Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Negócios

* A Copa do Mundo envolve negócios paralelos ao futebol o tempo todo, dos mais variados segmentos da economia. O Brasil tem um apelo fantástico em algumas áreas, como o entretenimento e gastronomia, porém, em pouquíssimos casos estas atividades são exploradas por brasileiros. Os portugueses é quem sabem explorar filões altamente rentáveis.

Aproveitam o idioma, exploram a simpatia que sul-africanos e estrangeiros em geral teem pelo nosso país, e se dão muito bem.

 

Mercado

 

Outro fator importante que favorece aos empresários portugueses aqui: os lusitanos formam uma das maiores colônias estrangeiras da África do Sul. São mais de 500 mil entre portugueses, moçambicanos e angolanos. São muitas as churrascarias que prometem “rodízio” brasileiro, cafés e bares “legítimos” do Brasil, casas de espetáculos com “samba” e “sambistas” verde e amarelos.

Quem não conhece e frequenta, sai até achando que estava consumido produtos do Brasil.

 

Nosso frango

 

Setores da economia brasileira também estão aproveitando a Copa para marcar posição e ampliar mercados. O do frango, por exemplo, que tem Minas Gerais como um dos grandes produtores do Brasil, está fazendo um bom trabalho de divulgação através da Agência Brasileira de Produtores e Exportadores (Apex) e da Abef. O publicitário gaúcho Lenine Pereira, ex-repórter esportivo, é o responsável pela divulgação e contatos do frango brasileiro durante a Copa.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
1
  • Alisson Sol disse:

    O tal “rodízio” fora do Brasil tem 50% de chance de ser bom, e 50% de chance de ser pura enganação…

    Há colônias portuguesas no mundo inteiro: é só lembrar que, ao lado da Espanha, Portugal tinha o domínio dos mares há uns 500 anos. Como voltar para casa não era uma “viagem rápida”, foram se espalhando. Os próprios ingleses admitem que, se Lisboa não tivesse sido atingida por um terromoto de 8.7 graus em 1755, os Portugueses teriam dominado o mundo. Infelizmente, no Brasil se conhece muito pouco da História de Portugal, parte devido ao ranço contra os exploradores da “ex-colônia” e parte devido a preguiça mesmo…