Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Não se justifica

FOTÓGRAFOS

Dunga exagerou nas medidas restritivas à imprensa e a Fifa o colocou no devido lugar. Determinou à CBF que acabasse com essa história de treinos fechados à mídia, e que ela respeite as normas, que são cumpridas por todas as seleções que disputam a Copa.

O treinador então abriu o treino de sexta-feira durante os 20 minutos mínimos exigidos pela entidade maior do futebol mundial. Não fosse pela sua literal ignorância no trato com os jornalistas, até daria alguma razão ao Dunga. É gente demais falando e perguntando as mesmas coisas aos jogadores, que passam a repetir feito papagaios as mesmas respostas e impressões sobre isso ou aquilo.

Mas tudo poderia ser resolvido com civilidade e bom senso, pois o treinador da seleção não está lidando com nenhum idiota.

Luiz Felipe Scolari impunha suas restrições, mas sempre respeitou e foi respeitado pela imprensa. Tinha a exata noção de onde começa e onde termina o direito de cada um. Dunga é ignorante na forma e no conteúdo no relacionamento com a mídia. Fala pelos cotovelos, erra dados históricos e geográficos, no tempo e no espaço, e se acha um letrado.

Na plateia de uma entrevista de qualquer jogador, dirigente ou treinador da seleção brasileira numa Copa do Mundo, há pessoas como um Tostão, Luiz Fernando Veríssimo e até um professor Pasquale Cipro Neto, como é o caso aqui na África do Sul. Ou seja: gente letrada em futebol, literatura e até português, que por mais famosa e respeitada que seja pelo notório conhecimento, mantém a humildade, discrição e respeito a quem se dirige a eles.

Respeitam até um Dunga com suas tiradas de almanaque! 

Sintomaticamente o Comitê Organizador e a Fifa cancelaram a permissão que tinham dado à CBF para que a seleção fizesse um treino de reconhecimento hoje no estádio Soccer City. E ainda determinou que o ritual de todo treinador cuja equipe jogue lá no dia seguinte, fosse cumprido. Dessa forma, Dunga foi obrigado a sair do local alternativo do treino da seleção para dar a entrevista coletiva obrigatória de véspera de jogo à imprensa.

 

Forte

 

A imprensa da África do Sul é muito forte e segue a linha britânica, em termos visuais e editoriais. Tem até um Daily Sun, tablóide, quase idêntico ao inspirador The Sun, londrino, que bota lenha em todas as fogueiras, e vende muito, ao preço de 2 rands, o equivalente a  R$0,50.

A maioria é no formato standard à moda antiga, bem maior que os nossos da mesma referência, até difíceis de segurar para uma leitura cômoda. Custam, de 4 a 8 rands.

 

As rádios e TVs da África do Sul têm programação para todos os gostos, nos mais diversos idiomas. Três rádios transmitem ao vivo os jogos da Copa: uma em inglês e duas em uma das 11 línguas deles. Nas TVs, convidados ilustres, entre ex e atuais treinadores e jogadores. A maioria africana ou de origem. O mais famoso é o Edgar Davids, nascido no Suriname, que fez fama no Ajax, seleção da Holanda e clubes da Itália e Tottenham Hotspur, da Inglaterra. 

Como sempre, o sistema Globo foi quem mais enviou profissionais à Copa, entre jornalistas, técnicos e coordenadores. São tantos, com canetas e microfones à mão, que rola até uma piada: estão com dificuldades em descobrir assuntos para as pautas, e um atravessa o samba do outro.

Dessa vez os globais não têm nenhum privilégio com o técnico da seleção. Alguns colegas até aplaudem o Dunga nisso. Para mim, demonstração ridícula de poder.


» Comentar

Comentários:
3
  • Basílio disse:

    A imprensa exagera, cria factóides, faz muitas perguntas bobas e repetitivas sim, mas o Dunga já vai para as entrevistas armado. Ele sempre apela, está sempre de mal humor e não tem humildade e esportiva que seu cargo requer. Vá lá que é o jeito dele e temos que respeitar, mas bem que ele podia ser mais elegante em todos os aspectos.

  • Bruno Silva disse:

    Uai Chico não entendi, então vc é a favor de previlégios a Globo?
    Acho que o Dunga realmente exagera, fala tudo errado, e demostra uma arrogância a la Zezé Perrela. Porém vale lembrar que ele tem toda razão qdo diz que em véspera de Copa a mídia sempre polemiza em cima de algum jogador. Quem não se lembra do massacre em cima do Felipão em 2002, para convocação do Romário?
    Este ano começaram com R. Gaúcho. Qdo viram que não dria resultado, começaram a onda em cima de Neymar e Ganso. Então apesar de tudo, em certos pontos o Dunga poe o dedo na ferida, por isto tamanha perseguição.

  • sobre o Dunga ser rabugento dá pra entender: a imprensa colocou nas “costas dele” a culpa de uma derrota em 1990. Em 1994 ele deu a volta por cima e ajudou no tetra! agora ele dá espaço e os caras da imprensa ficam “sacaneando” ele….aí ninguem tem sangue de barata mesmo não….tem alguns caras da imprensa que só ficam lá conversando fiado da vida do cara para falar mal…aí não dá…vcs da imprensa falam mal de gilberto silva…..olhem o curriculo do cara….já sei o que vai ocorrer, vamos ser campeõe snovamente e a imprensa vai ficar a vida toda desvalorizando a copa igual fazem com o Parreira…nao vejo italiano nenhum reclamando q foi campeão mundial nos penaltis…seria bacana se a imprensa esportiva fala-se sobre esporte e parasse de ficarem igual “fi-fi fofoqueira”….la na frança ja estao falando q o zidane pode ser o culpado por o fraco desempenho da frança..a única culpa dele é ter aposentado…somos odiados pelos argentinos e a imprensa aqui fica puxando um s… danado pros caras….nunca entenderei….volta campeonato brasileiro, tô doido pra ver o atletico mineiro ganhando todos jogos pois o luxa várias vzs disse que depois da copa o time dele ia voar…