
·Com essa imagem dessa maravilha de Serra do Cipó ao fundo, pela MG de Prudente de Morais a Funilàndia, desejo um ótimo Natal a você, família e a todos que me prestigiam aqui.

Felicidades sempre! Muito obrigado pela companhia!
·Com essa imagem dessa maravilha de Serra do Cipó ao fundo, pela MG de Prudente de Morais a Funilàndia, desejo um ótimo Natal a você, família e a todos que me prestigiam aqui.
Felicidades sempre! Muito obrigado pela companhia!
Ronaldo/Divulgação
O que ele tinha de craque nos gramados está demonstrando também nos negócios. Ficou rico jogando futebol e aumentou a fortuna com boa gestão do que ganhou e diversificação.
Como dono de clube só não ganhou dinheiro nos Estados Unidos, mas se deu bem no Cruzeiro e no Valladolid.
Agora quer a presidência da CBF, entidade que é uma mina de dinheiro. Podre de rica, poder esportivo e político incomensurável, mesmo sem ter um jogador contratado sequer. Manipula com maestria os clubes, maioria de pires na mão, porém de dirigentes espertos que fazem bem o jogo pessoal. Quando alcançam seus interesses inconfessáveis caem fora e deixam os pepinos, abacaxis e muitas dívidas para o sucessor, ou, agora no caso as SAFs, para o futuro comprador.
Mas Ronaldo põe essa turma toda no bolso e não duvidem que se eleja presidente da CBF. Ele sabe que esse jogo se decide na política, principalmente em Brasília. Amigo de longa data de Aécio Neves, o ex-governador de Minas já está em campanha com ele.
Possivelmente eles terão Fernando Sarney como aliado e cabo eleitoral. Também grande articulador, o filho do ex-presidente da república, José Sarney nunca presidiu nenhum clube ou federação, mas era vice-presidente e muito influente na CBF desde 1989, quando João Havelange pôs o genro. Ricardo Teixeira, na presidência da entidade.
Até hoje o estado do Mato Grosso do Sul reclama que perdeu a condição de sede da Copa de 2014 para o Mato Grosso, por causa da atuação do Fernando nos bastidores a favor de Cuiabá em detrimento a Campo Grande. Em termos turísticos, o pantanal da parte Sul era e é muito mais atraente que o outro, mas valeu a força política do vitorioso.
O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da Federação baiana, também é mestre na articulação e corajoso. Foi ele quem tirou Fernando Sarney da vice presidência da entidade e das cobiçadas cadeiras de representante brasileiro nos conselhos da FIFA e CONMEBOL.
Deu e tomou rasteiras nesse complicado xadrez, comprando, estrategicamente, brigas com os antigos padrinhos e aliados, Marco Polo Del Nero, Rogério Caboclo e Flávio Sveiter. Da noite pro dia caiu da presidência, assim com do dia pra noite retornou ao cargo.
Neste baralho todo, algumas forças dos bastidores têm sido pouco ou nada faladas pela imprensa, mas certamente já acionadas pelos principais concorrentes e cada uma de olho em seus interesses e para onde destinar seus movimentos e votos: o Palácio do Planalto; o ex-presidente Ricardo Teixeira e o ex-deputado Marcelo Aro, irmão do presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro.
Ligado 100% ao Planalto, desde os dois primeiros mandatos de Lula, Alcino Reis Rocha, do PC do B, braço direito dos Ministros do Esporte indicados pelo partido. Nomeado secretário-geral da CBF pelo presidente Ednaldo Rodrigues. Muito ligado também ao ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches, que pode surgir como nome novo nessa parada.
Engana-se quem dá Ricardo Teixeira como acabado. Ainda detém poder de influência em votos, e o mais importante, muita informação sobre todos os envolvidos.
E muita gente não sabe ou não se lembra que em 1989 João Havelange contou com a FMF para lançar e bancar a candidatura de Teixeira, usando a influência e capacidade de articulação do então presidente da entidade, Elmer Guilherme Ferreira, filho do Coronel José Guilherme, que mandava na FMF desde 1966.
Marcelo e Adriano Aro são sobrinhos do Elmer, netos do Coronel e puxaram o talento da articulação deles. Têm como principal e antigo parceiro nessas articulações o advogado Castellar Guimarães Neto, presidente da FMF de 2014 a 2018, vice-presidente da CBF de 2019 a 2022 e atualmente presidente do Tribunal do Futebol da FIFA.
Ednaldo Rodrigues é naturalmente candidato. Também deve entrar na disputa o presidente da Federação Paulista de Futebol desde 2015, Reinaldo Carneiro Bastos.
Esse jogo é bruto e imprevisível. Para ser candidato, Ronaldo e qualquer outro precisa ter a indicação de quatro clubes e quatro federações, o que parece ser fácil, mas na prática não é.
As eleições serão a partir de março de 2025, mas ainda sem data definida. Votam os presidentes das 27 federações com peso três, os 20 clubes da Série A, com peso dois, e os 20 da B, com peso um.
Foto: x.com/paulpogba
Alguns clubes e dirigentes estão voltando a práticas antigas de marketing, muito comuns até os anos 1990, do jogo de cena, do “parto da montanha”, de anunciar que um grande jogador ou treinador está “praticamente” contratado e depois diz que não foi possível, mas que pelo menos “tentou”.
O torcedor mais apaixonado, que raciocina pouco, cai na conversa, fica feliz e só sente que foi enganado quando, lá na frente, no fim da temporada, a campanha do time foi decepcionante.
Mas, há publicitários inteligentes e empresas que também estão conseguindo fazer isso, com muita competência e usam grandes clubes e a imprensa para vender bem o seu “peixe”.
Para contar como funciona, sugiro a coluna do Rodrigo Capelo, no O Globo, de ontem:
“A mágica do patrocínio de mentirinha”
Esse é o tipo de jogo que pouquíssimas marcas podem jogar. Se você enrola o mercado desse jeito, perde credibilidade
Por
Rodrigo Capelo
Aconteceu de novo. A startup da prostituição diz que vai ajudar o Corinthians a contratar Pogba, todo mundo dá a notícia, com nome e sobrenome, do meia francês e da empresa, e aí tanto faz se a contratação acontece ou não. A propaganda já foi feita gratuitamente pela imprensa, por influenciadores e por torcedores. Nesses dias em que se celebra a magia natalina, já que aqui se fala de negócios, destaca-se a esperteza desta outra, a mágica do patrocínio de mentirinha.
O passo a passo da estratégia é simplérrimo. Primeiro, a companhia anuncia que apoiará tal clube numa iniciativa esplendorosa. No caso do Corinthians foi a contratação da estrela internacional, no Vitória a ideia foi batizar o próprio clube com a marca — R$ 200 milhões para trocar o nome do time! Dado que a intenção é oficial, autodeclarada e irrefutável, a imprensa trata como fato e repercute o anúncio. A exposição da marca ocorre aí. De graça e para valer.
Curioso é que as diretorias dos clubes podem estar a par da campanha ou não. Dirigentes, que estão habituados a conduzir a opinião pública, se veem acuados por alguém que sabe brincar com a repercussão melhor do que eles. E então cada um reage de um jeito. O Corinthians negou envolvimento. O Vitória levou a proposta pela compra dos naming rights aos sócios — que rejeitaram alterar o nome do clube, mas aprovaram por a marca junto do estádio Barradão.
O segundo passo dessa estratégia é a contenção de danos. Pois, veja bem, o sentido dela não é contratar Pogba, nem rebatizar o Barradão, e sim tapear jornalistas e influenciadores para que eles falem gratuitamente o nome da marca. No Corinthians, a empresa fez uma doação de R$ 200 mil à vaquinha para pagar a dívida do estádio. No Vitória, ela alegou que não daria para comprar os naming rights, pois a mídia não citaria o nome da marca. É brincadeira, ou não é?
Esse é o tipo de jogo que pouquíssimas marcas podem jogar. Se você enrola o mercado desse jeito, perde credibilidade. Mas se o seu negócio não está sedimentado em reputação, no sentido convencional, que mal faz? Os objetivos dessa empresa são promover a própria marca, colocar o assunto prostituição em pauta e promover um certo debate público sobre segurança, confidencialidade, etc desse tipo de serviço. Empresas de outros setores não fariam igual.
A crítica, aliás, não é à startup da prostituição — que não nomeio justamente para não reforçar o ganho de exposição da marca. O problema está em todo o resto. A imprensa e o influenciador não deveriam repercutir qualquer coisa, mesmo que a afirmação seja “on the record”, sob o risco de executar a agenda oculta de alguém. Pode-se até ganhar alguns cliques com a notícia de imediato, mas a consequência disso é a poluição da opinião pública com nada sobre nada.
Antigamente, a Globo tinha o hábito de não citar marcas para não entregar retorno comercial a quem não a patrocinava. Detentora da maior parte da audiência e do mercado publicitário, ela tinha condições de conduzir seu editorial assim. Muita gente achava ruim. Pois bem. Com a multiplicação dos meios de comunicação e a descentralização do debate público, o cenário mudou. Hoje cada influenciador pode ser um player relevante. Está na hora de aprender algo sobre o negócio e cortar a propaganda gratuita em cima das mentirinhas que contam por aí.
EC Vitória/Divulgação
Em março de 2022, Atlético 2 x 1 Cruzeiro, de virada, jogo que marcou a carreira de Igor Benevenuto (Foto: Pedro Souza/Atlético)
As pressões dentro e fora dos gramados, antes, durante e após as partidas, bem como os bastidores da arbitragem foram o tema de uma conversa de quase três horas com Juliano Lopes Lobato e Igor Junio Benevenuto, em nosso canal no YouTube, Prateleira de Cima.
O programa vai ao ar hoje, 12h30, e os dois contam histórias que vão surpreender a quem só acompanha o futebol superficialmente.
Ex-árbitro, Juliano Lopes é o atual presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol. Ex-árbitro da FMF, desde 2021, quando sucedeu a Giuliano Bozzano, demitido após o fim do Campeonato Mineiro daquele ano. Também é vereador de destaque em Belo Horizonte.
Benevenuto é árbitro FIFA, há dois meses contratado pela federação dos Emirados Árabes e mora em Dubai, de onde falou conosco, sobre a decisão de se tornar um árbitro exclusivo VAR e optar por viver no exterior, numa região de costumes tão diferentes dos nossos.
Eles falam também de polêmicas que marcaram as suas carreiras no apito e que interferiram de forma direta em suas vidas profissionais e pessoais.
Juliano Lopes, por exemplo, deu detalhes sobre a derrota do Atlético para o Valério, 3 x 2, no Mineirão, com erros posteriormente reconhecidos por ele no apito, que rendeu processo judicial contra Procópio Cardozo e uma guinada na carreira dele como apitador.
Igor Benevenuto deu detalhes de como se safou das ameaças de morte de torcedores do Cruzeiro, após marcar um pênalti para o Atlético, aos 38 do segundo tempo no clássico vencido pelo Galo, de virada.
Eu, o Régis Souto e o Guilherme Veloso batemos este papo com Juliano e Igor, que você poderá conferir a partir das 12h30, hoje, 23 de dezembro e posteriormente no link https://www.youtube.com/@PrateleiradeCimaOficial
Em janeiro de 2005, Atlético 2 x 3 Valeriodoce, partida que provocou uma guinada na vida de Juliano Lopes Lobato. (Foto: Reprodução/Youtube)
Igor Junio Benevenuto conciliava a arbitragem com a enfermagem, como mostra essa foto feita por ele mesmo.
A partir da esquerda, Juliano Lopes é o segundo, ao lado do presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, na foto oficial da arbitragem mineira depois da conclusão dos preparativos para o Campeonato Mineiro deste ano.
Foto: Shakhtar Donetsk/Divulgação
As redes oficiais de comunicação do Atlético não chegaram a dizer que o treinador português estava contratado. Mas muitos companheiros da imprensa embarcaram em fontes extraoficiais de que estava tudo certo.
Eu estava achando tudo muito estranho, principalmente depois que vi essa notícia no portal ESPN:
“Presidente do Cuiabá diz que Corinthians e Atlético-MG devem quase R$ 23 milhões ao clube e ataca: ‘Doping financeiro’ – Presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch voltou a tecer críticas a Atlético-MG e Corinthians pela inadimplência ao longo de 2024 em transferências de jogadores do Dourado – a dupla fechou com Deyverson e Raniele, respectivamente…”
Pensei: uai! Se não está pagando nem ao Cuiabá, como vai contratar um treinador cuja comissão técnica vai custar em torno de R$ 3 milhões por mês?
E mais: estão dizendo que o português teria feito um punhado de exigências, principalmente quanto a contratações de jogadores de alto nível para brigar por todos os títulos que disputaria em 2025.
Lembrei-me de dois grandes mestres do jornalismo, os saudosíssimos Flávio Anselmo e Rogério Perez, que em situações como essa diriam, respectivamente: “vou guardar a minha boca pra comer a minha farinha”, e “menos gente, muito menos! …
Não deu outra. Ontem à noite deu no portal da Itatiaia: “Atlético desiste de Luís Castro e já tem novo técnico na mira”.
E hoje, também no portal da Itatiaia, mais essa: “Acertado com Palmeiras, Paulinho viaja a São Paulo e curtirá show no Allianz Parque – Atacante de 24 anos estará no estádio do futuro clube neste domingo (22)”.
Bruno Fuchs chegou emprestado ao Atlético em dezembro de 2022. (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Administrar empreiteira e banco é totalmente diferente de futebol. O Galo tem sido um mosaico de desilusões para a sua torcida com essa SAF.
O estádio que era pra ser um “caldeirão” imbatível, é uma fonte de problemas: pontos cegos, segurança, acústica e falam sério em gramado sintético já que por um erro de projeto não bate sol numa parte considerável, que não teve reparo que resolvesse até agora.
Mas, no que importa mesmo, que é o futebol, os donos do Atlético anunciaram com pompas a criação do CIGA – Centro de Inteligência do Galo – que seria um departamento de análise de dados e observação de jogadores e treinadores que poderiam ser contratados.
Ainda bem que a memória eletrônica está aí para relembrar promessas e devaneios, bonitos no papel e microfones, mas que na prática, são muito difíceis de se tornar realidade. No dia dois de setembro, reportagem assinada pelo Pedro Faria, no portal O Tempo, dizia que “… Com isso, o clube também vai poder ter escolhas mais definidas na hora de contratar jogadores e técnicos. Um exemplo desse modelo é o mesmo utilizado em clubes da Europa, como o Barcelona, que é conhecido por revelar ótimos jogadores nas categorias de base. A explicação foi feita por Diego Weber, gerente de mercado do Centro de Inteligência do Galo (CIGA)…”
E a reportagem segue: “… Quando contratou o técnico Gabriel Milito, o clube apresentou a ele seis “macroprincípios”, que serão o norte do departamento de futebol do clube nos próximos anos. Dentre eles, ficaram definidos dois ofensivos (preferência pela saída curta e construção vertical), defensivos (pressão na bola e incomodar a saída de bola do adversário) e de transição (pós-perda agressivo e explorar contra ataques).
O treinador argentino foi contratado justamente por preencher esses requisitos, de acordo com um estudo feito pelo CIGA.
Nas próximas janelas de transferências, o Atlético vai procurar por jogadores que preencham esses conceitos. O clube também quer optar por montar um elenco próprio, que se identifique com as características do clube, ao invés de ter jogadores indicados por treinadores…”
Dois meses depois Milito era mandado embora e até hoje o Atlético está sem técnico, faltando menos de um mês para a bola rolar na temporada 2025. E contratar jogadores sem ouvir o treinador nunca deu certo em clube nenhum. De repente, essa nova safra de cartolas do Galo vai conseguir.
Quase todo dia saem notícias de grandes negócios, faturamento, recorde disso e daquilo. Por outro lado, o lado, no que realmente importa, o futebol, até o Bahia dá de cima de jogadores imprescindíveis ao time, como o goleiro Everson, por exemplo. O River Plate fala em Battaglia, o Palmeiras quer Paulinho e o Corinthians fala em levar Guilherme Arana de volta.
Uai, desse jeito, como colocar o Galo entre os cinco maiores do mundo em cinco anos, como prometido em 2021?
Ah, tá! O zagueiro Bruno Fuchs atingiu as metas estipuladas e o clube ficará com ele até 2028!!! Metas? Que metas?
Fuchs era do CSKA Moscow, da Rússia. Segundo reportagem de O Tempo, de ontem, 18, “… O jogador estava emprestado ao clube mineiro até o fim deste mês e atingiu as metas estipuladas no contrato para que o Galo realizasse a compra…”
Aguardemos no que vai dar!
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Para os clubes, é o momento mais importante. Época de contratações e dispensas. O que está sendo feito nestes dias terá consequências positivas ou negativas na reta final da temporada de 2025.
O Atlético, por exemplo, sem treinador para comandar o planejamento e montar o elenco, está começando mal. Largando atrás dos principais concorrentes.
Para quem torce, é o pior momento. Além de não ter jogos para assistir, tem que aguentar notícias requentadas, plantações de informações por parte de clubes e empresários de jogadores e técnicos, além de muitos chutes quanto a quem pode chegar ou ir embora.
O comentarista do blog, Marlon Brant, resumiu bem o momento:
* “Chico, bom dia. A partir de amanhã, mini férias até dia 02/01 e vou me desligar um pouco destes assuntos futebol e política. Neste período, muito chato por sinal sempre vai aparecer muitas lorotas com notícias plantadas aqui, plantadas acolá, afinal as rádios, jornais, blogueiros, jornalistas e demais pessoas que trabalham ou vivem deste esporte bretão precisam de algum “fato” novo para manter a audiência. Quanto ao troféu Guará, sinceridade nunca dei muita bola, mas os destaques para mim são:
Everson, William, João Marcelo, Bataglia, Marlon. (Arana deixou a desejar em muito neste ano)
Lucas Romero, Alan Franco, Mateus Henrique e Mateus Pereira
Hulk e Paulinho ou Jonathan do Atlantic
Técnico: Fernando Seabra (Fez grande trabalho no primeiro semestre)
Roger Silva que levou o Atlantic a série B
Craque de 2.024: Mateus Pereira que carregou este time nas costas
Revelação: Não lembro de nenhum atleta.
Prêmio destaque: Sada Cruzeiro – Penta Campeão Mundial de Vôlei, a máquina azul de moer adversários.
Abraços !!!!”
* Marlon Brant
Foto: www.itatiaia.com.br/esportes/Philipe Guimarães
A tradicionalíssima promoção da Rádio Itatiaia, que tem a votação de 25 veículos de comunicação da capital e do interior terá os escolhidos até a próxima terça-feira, dia 17. É a 61ª edição do Troféu Guará.
O nosso jornal SETE DIAS é um dos votantes e além de nossa equipe, peço a opinião dos leitores também, inclusive aqui do blog.
Mande a sua seleção e nos ajude a definir o nosso voto que será enviado à Itatiaia.
Em toda edição há facilidades de se votar em alguma posição de jogador, ou dirigente, treinador, árbitro e jogador revelação, por causa de superioridade gritante de algum. Mas também dificuldades enormes, pelo equilíbrio dos concorrentes ou pela falta de alguém que realmente mereça.
Ano passado, por exemplo, o goleiro Everson (Atlético) foi quase unanimidade: 24 votos. Por mais incrível que pareça, o técnico Felipão foi unanimidade: 25 votos.
Alguns jogadores que hoje têm chances de ser unanimidade, como o Arana, ano passado foi eleito, mas com 14 votos.
Outros entraram em baixa e perderam relevância ou foram até dispensados para a temporada deste ano.
E como o futebol não é uma “ciência exata”, tem jogador que até muda de posição de um ano para o outro. Caso do Battaglia, que foi eleito em 2023 com o volante e este ano foi transformado em um ótimo zagueiro pelo técnico Gabriel Milito. Inclusive entrou na seleção da CONMEBOL entre os melhores da final da Libertadores da América.
Os eleitos em 2023:
Everson, 24 votos;
lateral-direito: William (Cruzeiro), 19 votos; zagueiros, Maurício Lemos (Atlético): 20 votos; e Luciano Castán (Cruzeiro), 19 votos; lateral-esquerdo, Guilherme Arana (Atlético), 14 votos; meio-campistas: Battaglia (Atlético), 14 votos; Lucas Silva (Cruzeiro), 13 votos; Benítez (América), 13 votos; Zaracho (Atlético), 13 votos; atacantes, Paulinho (Atlético), 25 votos; e Hulk (Atlético), 24 votos.
Técnico, Luiz Felipe Scolari (Atlético), 25 votos; artilheiro, Paulinho (Atlético), 31 gols; revelação, Japa (Cruzeiro), 10 votos; craque do ano, Paulinho (Atlético), 25 votos; dirigente do ano, Rodrigo Caetano (Atlético), 15 votos;
Árbitro do ano, Paulo Cesar Zanovelli da Silva, 7 votos.
Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), à esquerda, Thiago Reis “Seu Nome Seu Bairro” e Paulinho, que levou três troféus na edição 2023: seleção Guará, artilheiro do ano e craque do ano. (Foto: www.itatiaia.com.br/esportes/Philipe Guimarães)
Foto: Vítor Silva/ BFR
Numa mistura de prepotência com risco mal calculado o campeão brasileiro e do continente assustou seus próprios torcedores quando o técnico Arthur Jorge anunciou a escalação: Botafogo escalado: John; Ponte, Adryelson, Barboza, Cuiabano; Allan, Gregore; Luiz Henrique, Eduardo, Matheus Martins; Igor Jesus
@msanjad02
Acho q era melhor ter poupado domingo do que hoje
@leo__bfr7
caraca kkkkkkkk arthur jorge tacou o fodase
Thiago Silva
@silvatjdsilva
Uau…..que frio na barriga
Phyllype Andrade ★彡
@PHYLLYPEANDRADE
Aí é muita confiança meteu uns reserva
@BrunoSo32389683
O lado esquerdo está totalmente enfraquecido
@JosAraj47769039
Difícil hein, quando Botafogo poupou não foi nada bem, mas não tem oq fazer. Se os caras foram poupados é pq realmente não dava pra iniciar o jogo
Em campo, melhor futebol do Pachuca que notauteou o time carioca, que ainda teve um frango do goleiro John.
Botafogo é o quinto brasileiro a fazer feio na largada do Mundial.
Os outros:
Internacional 0 x 2 Mazembe, do Congo – Mundial de Clubes de 2010
Raja Casablanca (Marrocos) 3 x 1 Atlético – 2013
Palmeiras 0 x 1 Tigres UANL (México) – Mundial de Clubes de 2020, realizado em fevereiro de 2021, por causa da pandemia da COVID-19
Flamengo 2 x 3 Al-Hilal (Arábia Saudita) – Mundial de Clubes de 2022
Bom demais o Prateleira de Cima de segunda-feira, nosso canal no YouTube, com o Guilherme Frossard, que contou ótimas histórias, sobre o futebol, o Atlético, a profissão de jornalista, a vida dele e a decisão de deixar a Globo, onde estava sendo promovido, para encarar a carreira “solo”.
Foi neste programa, ào vivo, às 12h30, que ele falou a primeira vez sobre as perseguições e ameaças que ele já sofreu, sendo a mais recente a do filho do principal dono do Atlético.
Mais tarde, às 19 horas, no próprio canal dele o Guilherme Frossard deu mais detalhes, a revista Placar repercutiu nacionalmente em seu canal.
Para assistir, na íntegra, só clicar neste endereço:
Guilherme Frossard iniciou em maio deste ano o seu próprio canal, que está sendo um sucesso!