Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Arena do Jacaré em discussão 1

Meu conterrâneo Paulo Henrique Leão, enviou pertinentes observações sobre a “casa” dos nossos três maiores clubes em 2010. Respondi a ele, também via e-mail, e publico o papo na íntegra, para que o público fique melhor informado sobre a situação. Vale a pena conferir, neste e no próximo post: 

“Bom dia Chico! 

Tenho acompanhado no noticiário que os clubes da capital querem jogar na Arena o mínimo possível. Até entendo o lado deles, mas cá entre nós: alguém acreditava que aquele projeto “mega-audacioso” do Independência – em área habitacional, sem estudo de impacto ambiental, de custo (recursos públicos) elevado e considerando-se as leis pertinentes – ficaria pronto tão rapidamente? Levantar um estádio em moldes europeus, no bairro Horto, em menos de um ano e ainda seguindo a burocracia (infelizmente necessária) parece loucura. Será que ninguém desconfiou disso desde o início? 

O noticiário tem destacado demais as dificuldades de se levar jogos para Sete Lagoas – distância, deslocamento, capacidade reduzida, prejuízos aos clubes, etc. Não via ainda ninguém falando dos pontos positivos – acesso por duas estradas, fácil deslocamento a partir da Toca ou Vespasiano, acesso direto de Confins sem passar no hipercentro, praticidade do Estádio e facilidade em reformá-lo, menor custo da reforma para os cofres públicos, atrativos turísticos da cidade, etc. 

Reclamam dos prejuízos aos clubes, mas tenho visto poucas reclamações sobre os prejuízos que esta Copa 2014 trará ao país. A promessa do Ricardo Teixeira da não necessidade de recursos públicos é quebrada diariamente. Ficaremos com a conta para pagar – e olha que já estamos no “cheque especial” há muito tempo. Com certeza algumas famílias vão ficar três ou quatro gerações sem precisar trabalhar após receberem os “dividendos” da Copa. Não é de se estranhar que governos e oposições, direitas e esquerdas, em todas as esferas, vibraram bastante com a escolha de nosso país. 

Saudações! 

Paulo Henrique”


» Comentar

Comentários:
18
  • Leandro Menezes disse:

    Chico Maia,
    Meu conterrâneo, apesar de torcermos pra times diferentes sempre sigo suas matérias nos jornais ,tv, e posso te dizer que a cada dia que passa vc fica melhor em suas colocações, quanto para o lado de time A,B ou C, gosto da sua imparcialidade e suas matérias não são massantes como algumas outras e como sempre nunca esqueceu de sua terra natal, a bela SETE LAGOAS, espero que com essa reforma da Arena do Jacaré nossa cidade possa ter o reconhecimento que merece , calando a boca dos criticos de plantão que não são poucos. Como moro lá , outro dia passei pra dar uma olhada na reforma e ta ficando lindo(verdadeiro Santiago Bernabeu…kkkk) .Sou policial do btl de choque, manda um abraço pra turma aqui no super , todo mundo aqui lê sua coluna no jornal.

    um grande abraço pra vc e sua família e todos Sete Lagoanos.

  • Juninho TOG BH disse:

    Ano que vem to todos os Jogo do galoo ae Galoucura fazendo a festa !

    Arena do Jacare nossa segunda casa !

  • WILSON SILVA TEIXEIRA disse:

    Ótimo Chico, estaremos usufluindo deste espaço plantando e colhendo informações.

  • WILSON SILVA TEIXEIRA disse:

    O Sr. Emanuel Carneiro da radio Itátiaia está para Sete Lagoas igual a imprensa esportiva paulista esta para Minas Gerais.(se lixando)
    Teremos, aqui, um bom estádio e ele vai ter que dar cobertura nos jogos juntamente com sua equipe. (dalhe Sete Lagoas).
    Forte abraço.

  • Paulo disse:

    O FREd o que vc está falando????

    Otario são aqueles que vivem da grande mídia. Cuidado com o que vc fala do COELHO!!!!!!!!!!!!!!!!

    Se o Ministerio Público não afinar essa lavanderia azul vai fechar. Aí esse pessoal do frigorifigo que é fachada vai para o plano B (ipatinga).
    O que vcs vão falar hein???????

  • joão luiz cunha pontelo disse:

    Chico.

    Fala com Emanuel Carneiro parar de pegar no pé de Sete Lagoas, a muitos anos que ele só fala mal da nossa cidade, já passou dos limites e a babação de ovo em cima do mediocre Villa nOVA?

    aBRAÇOS.

  • Fred disse:

    Renato.
    Sinto-me esclarecido. Nestes moldes, e tomara que de fato tudo corra dentro do planejado, vai ser muito bom para todas as partes.

    Chico.
    Parabéns pelo blog. Sempre que possível estarei por aqui “enchendo o saco”.

    Abraços.

  • Renato Paiva disse:

    Caro Fred,
    Pelo que estou sabendo, uma parcela das receitas ou alguma dessas receitas citadas será destinada ao Democrata. Ao contrário do que acontece hoje, e que certamente levaria o Jacaré ao fim dentro de muito pouco tempo, o Clube passará a ter algum tipo de receita regular. No meu ponto de vista, esta reforma poderá ser a última chance de o Democrata voltar a ser um clube de respeito como aconteceu nas décadas de 50 e 60.
    Sds.

  • Fred disse:

    Prezado Chico.
    Não percebi nada de errado. Apenas aventei a possibilidade de que isso pudesse ocorrer à revelia do blogueiro, o que não seria bom. Como você disse que, de qualquer modo, verifica todos, perfeito.

    O que tem acontecido é justamente o contrário. Em sua grande maioria os comentários são de ótimo nível, permitindo que, inclusive em casos de opiniões antagônicas, a troca de ideias ocorra sem problemas e com enriquecimento do debate.

    • Chico Maia disse:

      Obrigado mais uma vez, caro Fred.
      A idéia é realmente permitir o debate, a troca de idéias e até brincadeiras entre torcedores rivais e do mesmo time. Não podemos permitir é agressão, ofensa e coisas desse tipo, porque não acrescentaria nada de positivo a ninguém. Estou muito satisfeito com esse contato direto com o público através do blog.
      Abraço,
      CM

  • Fred disse:

    Então, se entendi bem, o estado passa a ter a posse do estádio pelos próximos 10 anos, usufruindo de suas receitas e arcando com seus custos de manutenção, pagando ao Democrata, pelo “arrendo”, o investimento da reforma. Sendo assim, sem entrar no mérito dos valores, é um negócio como outro qualquer e não investimento público a fundo perdido. Ótimo.

    Agora me preocupei com o outro lado; o do clube. Imagino que de alguma forma, nesta negociação, o Democrata não ficará pelos próximos 10 anos sem seu estádio e sem qualquer fonte de renda que dele provenha. Caso contrário corre o risco de, quando tiver de volta a posse de seu maior patrimônio, estar em muito má situação financeira ou mesmo quebrado. Exemplo simples de dúvida neste sentido: o Democrata pagará à ADEMG para jogar na Arena do Jacará?

    De alguma maneira suponho que deva haver um equilíbrio entre os dois lados neste contrato entre Clube e Governo, para que seja proveitoso para ambas as partes, garantindo a lisura necessária em processos que envolvem o uso de dinheiro público.

    Espero que Democrata e Governo do Estado dêem um bom exemplo de como fazer este tipo de parceria, escancarando para o contribuinte os termos do contrato e seus investimentos para que não paire qualquer tipo de suspeita sobre nenhuma das partes. Explicar bem antes é sempre melhor que ter que responder depois a denúncias ou suspeitas, mesmo que infundadas. É típico dos honestos.

  • Renato Paiva disse:

    As colocações do Fred fazem sentido. Todos ficam com um pé atrás quando se trata de investimento público na coisa privada. Ocorre que o Estado, em contra-partida ao investimento que fará, terá a posse do Estádio por 10 anos, prorrogáveis por mais 10 se as partes acharem conveniente. Assim, que administrará e auferirá receitas (estacionamento, publicidade, % de renda) durante esse período é a ADEMG, que é um órgão do Estado.

  • Fred disse:

    Chico.

    A propósito, seu blog está postando os comentários sem moderação agora. É isso mesmo? Arriscado, não? Afinal de contas, a liberdade de expressão (essencial) precisa obedecer obedecer algumas regras básicas de educação e respeito, coisa que muitos ainda não sabem ou fingem não saber.

    Abraço.

    • Chico Maia disse:

      Caro Fred,
      obrigado pela observação. Estou cuidando da moderação pessoalmente, mas felizmente ainda não tive que vetar nenhuma baixaria. Por gentileza me diga se viu algum comentário inconveniente, porque pode ter escapado algo sem que eu tivesse visto. Envie para o e-mail chicomaia@yahoo.com por favor.
      Abraço,
      CM

  • Fred disse:

    Chico.

    Acho que as ponderações foram muito bem colocadas e bastante razoáveis. Quem conhece sabe que se trata exatamente disso. Inclusive as do comentário do Renato, da possibilidade de continuidade do uso do estádio pelos time da capital mesmo com o Mineirão pronto. Isso tem boa chance de ocorrer.

    Pelo que entendi, parece que o clube cederá ao estado, por um período determinado, o estádio para a ADEMG administrar, recebendo-o de volta depois deste prazo. Sendo os recursos da reforma públicos, investidos no patrimônio de um ente privado, que é o caso do Democrata FC, gostaria de saber sua opinião sobre isso?

    Apesar do benefício que parece que trará à cidade de Sete Lagoas e do respaldo legal que a manobra que será executada parece ter, você acha isso moralmente correto e aceitável?

    Não quero pensar e sinceramente não penso que seja o caso do Democrata, que parece ter pessoas sérias e honradas à sua frente neste momento, mas se isso se reveste de legalidade, muita farra pode ser feita com dinheiro público nas mais diversas áreas neste país cheio de gente que adora isso.

    Será correto e moralmente aceitável o Erário bancar a adequação do Morumbi para a Copa 2014? O “distinto” Ricardo Teixeira ontem afirmou que, sem isso, o Morumbi não vira realidade. O mesmo vale para dinheiro público no Independência. No caso do Mineirão, não há muito o que fazer, afinal o dono do estádio é o o proprio estado. E que ele banque sua reforma. Se conseguir fazer uma PPP, por exemplo, melhor para nós, os pagantes.

    Não sou advogado e não conheço os meandros jurídicos pelos quais estas coisas se justificam e/ou se amparam. Mas que parecem estranhos, a mim, parecem.

  • Renato Paiva disse:

    Chico,
    Você e o Paulo estão cobertos de razão! Aliás, mandei um email ao Emanuel Carneiro da Rádio Itatiaia, crítico fervoroso dos jogos na Arena, talvez pelo amor que tem por Nova Lima, com mais alguns dados:
    – Sete Lagoas tem quase que somente Americanos, Atleticanos e Cruzeirenses. Não temos a situação de Uberlândia, Ipatinga e Juiz de Fora, por exemplo, pra citar apenas 3 cidades.
    – A Arena fica a exatos: 46,5 km do Aeroporto de Confins, 68,3 km da Toca I, 71km da Toca II e 50,1km da Cidade do Galo. Podem conferir no programa Google Earth.
    Não estou entendendo toda esta rejeição, mas acho que os dirigentes destes clubes irão adorar a receptividade do povo setelagoano, as condições do estádio e mandarão seus jogos em Sete Lagoas para sempre! É isso mesmo! Mandarão para sempre, logicamente alguns poucos jogos por ano.
    Um abraço e parabéns ao Paulo pelas suas colocações!

  • Chico, você não acha que 25 mil torcedores é realmente uma baixa capacidade para times como Atlético e Cruzeiro? Pra o America nem tanto, pois esta praticamente falido e sem torcida. E não teria como a Arena do Jacaré, ter a sua capacidade expandida para além de 25 mil torcedores?