Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Valendo uma aposta: Villa e Flu pela Série C

O Arivelton Carlos escreveu:

“Moro em Nova Lima e todos os dias no horário do almoço, no serviço, assistimos a todos os programas de esporte  e fazemos aquela mesa redonda para discutirmos os assuntos do mundo da bola. Num desses dias surgiu a questão que gerou uma aposta e que precisamos da resposta correta de uma pessoa inquestionável e que tem todas as informações. Você seria essa pessoa! Pois vamos à questão: naquele ano em que o time do Fluminense veio a Nova Lima para jogar com o Villa e teve aquele tremendo quebra pau!!!

Esse jogo foi válido pela Copa do Brasil ou pelo Campeonato Brasileiro da série C?”

Fui ao site www.flumania.com.br e achei, dentre muitas coisas, o seguinte:

“O Fluminense Football Club sagrava-se Campeão Brasileiro de 1999 – Série C e garantia sua ascensão a Série B no ano 2000.

OS JORNAIS CARIOCAS ESTAMPAVAM EM SUAS MANCHETES DO DIA 24/12/1999:

Jornal do Brasil

“Tricolor solta o grito de campeão”

“Torcida festeja time e dá ao herói Roger título de Papai Noel”

“É campeão! É campeão! Sou tricolor de coração, sou do clube tantas vezes campeão!” Assim foram recepcionados os jogadores do Fluminense, campeões da Série C, ontem, no Aeroporto do Galeão, por centenas de torcedores.

E nada como um dia após o outro. Se na partida de estréia do Fluminense – derrota para o Vila Nova/MG -, os jogadores chegaram a ser agredidos por desesperados tricolores – que vislumbravam mais um fracasso -, ontem, véspera de Natal, foi diferente. Sorrisos e faixas de campeão no peito formavam o cenário da recepção.
O herói da vitória contra o Náutico, o meio-campo Roger, autor dos dois gols, foi carregado nos ombros pelos torcedores, que o elegeram o papai-noel tricolor. Mas dividiu o mérito. “A conquista foi de todos, jogadores, comissão técnica e, principalmente, da torcida”…

O Globo

“Roger é carregado pela torcida na volta do Fluminense ao Rio”

“Depois de anos de sofrimento, uma festa que valeu como um desabafo. Cerca de 250 torcedores estiveram ontem no Aeroporto Tom Jobim para receber o Fluminense campeão da Terceira Divisão do Brasileiro. E se a cantoria da torcida saudava o clube, os pedidos de autógrafo se concentravam no herói do título. O atacante Roger recebeu uma marcação muito mais cerrada dos fãs ontem do que nas partidas decisivas da Série C. E ficou boa parte do tempo literalmente nos braços da torcida, que o carregou nos ombros”…

“Parreira lembra os desafios de 94”

“A dramática campanha rumo ao título da Terceira Divisão começou com a derrota de 2 a 0 para o Villa Nova, em Nova Lima, mesmo placar da vitória da Bolívia sobre a seleção brasileira nas Eliminatórias de 93, no início da também dura caminhada para o tetracampeonato nos Estados Unidos, em 94. Nas duas conquistas, o mesmo comandante, o técnico Carlos Alberto Parreira.

– As duas campanhas foram igualmente exaustivas e, embora não exista parâmetro para comparação, ser campeão da Série C pode ser considerado até mais difícil, pois na seleção tínhamos todos os recursos e os melhores jogadores do país – diz Parreira.

É por isso que o técnico aguardou com grande expectativa os últimos minutos do jogo com o Náutico, quinta-feira à noite, no Estádio dos Aflitos, em Recife, para comemorar a vitória (2 a 1) e o título da Série C do Brasileiro.

– Tenho muito orgulho desse título. Em todo currículo que fizer daqui para frente, vou fazer questão de citá-lo entre as minhas conquistas como treinador – afirmou.

Emocionado, mas sereno, o técnico dedicou o título ao ex-vice-presidente de futebol Francisco Horta, afastado no meio do campeonato depois da derrota para o Anapolina, no Maracanã (mais tarde o Fluminense recuperaria os pontos na Justiça porque o adversário escalou um jogador que estava em situação irregular):
– O Horta foi o responsável pela minha vinda para o Fluminense e deu todo o apoio à comissão técnica no início do trabalhou que culminou com o título. É claro que este apoio teve continuidade com o presidente David Fischel, mas se não fosse o Horta talvez não estivesse aqui hoje”…

O Dia

“Explosão tricolor”

“Festa pelo título da Terceirona começa no vôo e termina na apoteótica recepção da torcida no Aeroporto”…

Os Jogos

A Campanha jogo a jogo – Primeira Fase

29.08.99

Villa Nova 2 x 0 Fluminense

Villa Nova
Cláudio, Pablo, Giovani, Fabrício e Vânder; Paulinho, Taú, Cristiano e Edmílson (Marco Aurélio); André e Dé (Nilo). Técnico: Júlio Espinosa

Fluminense
Gabriel, Paulo César, Mano, Alexandre Lopes e Paulo Roberto; Marcão, Roberto Brum, Bruno Reis (Magno Alves) e Rogério (Carlão); Roni e Róbson (Vinícius). Técnico: Carlos Alberto Parreira

Local: Estádio Castor Cifuentes (Penidão)
Gols: André 10′ e Dé 33′
Cartões amarelos: André, Dé, Gabriel, Alexandre Lopes, Carlão
Cartão vermelho: Paulo Roberto
Árbitro: Alfredo Leobeling (SP)
Renda: R$ 17.830
Público: 1.874 pagantes

A partida foi interrompida pelo árbitro, após incidentes ocorridos entre a torcida do Fluminense e seus jogadores, além da total falta de segurança no Estádio.
Com o ocorrido o Fluminense foi punido com a perda de um mando de campo.”


» Comentar

Comentários:
5
  • Arivelton disse:

    CHICO MAIA, BOA NOITE!

    TENHO CERTEZA QUE ESCOLHI A PESSOA CERTA, POIS A RESPOSTA FOI MAIS DO QUE COMPLETA, FOI UMA AULA SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO DA SERIE C.
    TO INDO DIRETO PRA VER O BLOG!!!!

    NAO ESQUEÇA, O GALO AINDA TEM CHANCE, O TIME TITULAR E MUITO COMPETITIVO, PENA QUE NAO TEMOS UM BANCO NO MESMO NIVEL!!!
    NAO E SE CONTENTAR COM POUCO, MAS PRA QUEM ATÉ O ANO PASSADO JA ENTRAVA NO CAMPEONATO LUTANDO PRA NÃO CAIR!!! E SO DE ESTA NA FRENTE DOS “MARIA AZUL ” JA TA DE BOM TAMANHO!!!

  • marta dias hoadley disse:

    valeu Chico Maia..li de novo até ao fim…nao tinha prestado atencao que foi vc quem foi ao site, e todo aquele texto enorme era sua resposta…desculpe a falta de atencao e…obrigada
    Abraços tbm!
    MD

  • marta dias hoadley disse:

    E aí Chico, se voce nao souber responder…tenho um amigo jornalista, carioca, torcedor apaixonado do Flu que saberá dar a resposta…estamos aguardando…

  • marta dias hoadley disse:

    ISSO LEIO OUTRA HORA …PARECE INTERESSANTE…