Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Apagão alvinegro

Atuação desastrosa do Atlético contra o Sport no Mineirão. No primeiro tempo não deu sequer um chute a gol, enquanto o clube pernambucano teve quatro finalizações, perdendo pelo menos duas oportunidades incríveis. No início do segundo tempo o Sport fez 1 x 0 e passou a administrar o jogo, até que o Renan Oliveira empatasse com aquele gol chorado.

O técnico Celso Roth insiste em jogar com três zagueiros mas está claro que este sistema não funciona no atual time do Atlético, que não tem jogadores em condições de executar as funções necessárias para tal.

A paciência da torcida se esgotou e no primeiro tempo ela já vaiava quase todos os jogadores. Difícil explicar essa queda tão brutal de rendimento.

No Independência o América começou de forma empolgante contra o Guaratinguetá, mas só conseguiu chegar à final da Série C depois de uma decisão emocionante na disputa por pênaltis. Está em mais uma final, e apesar do principal objetivo já ter sido alcançado, que é a ascensão à B, mais um título será muito importante neste renascimento do Coelho. E depois tentar segurar o técnico Givanildo Oliveira, assediado por vários clubes das Séries A e B.

Em Salvador, uma raridade no time do Cruzeiro: Fábio e Marquinhos Paraná ausentes, por contusão.

Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
5
  • Renato César disse:

    Eu não tenho nada contra o 3-5-2, muito antes pelo contrário. Na verdade eu tenho é contra a deficiência dos técnicos: má escalação, treinamentos inadequados, pouca preparação técnica dos jogadores (correção de deficiências e valorização das qualidades). Este esquema costuma não funcionar aqui por os jogadores não são preparados para jogarem assim.
    Falando de esquema tático, com as chegadas de Corrêa e Coelho, eu inclusive entraria com um 4-3-3, para aproveitar melhor as qualidades de todos do time. Só não vai caber aqui uma explicação detalhada.
    Só para não deixar passar em branco, sobre um dos comentários anteriores, o Bruno tem mostrado grandes deficiências. Mas não foi o PCO que inventou uma falta naquele lance onde a bola chegou a entrar. O jogador do Sport claramente levanta o braço na cara do Bruno, além do outro jogador que participou do lance estar impedido.

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • Fred disse:

    Boa notícia para o Cruzeiro no domingo. Thiago Heleno foi expulso e não joga a próxima partida!

  • o esquema 1-3-5-2 nunca foi e jamais sera defensivo…o problema é o posicionamento dos jogadores em campo…infelizmente a maioria dos treinadores brasileiros não sabem utilizar o sistema..aliás, não é e nunca será o esquema tático o diferencial, o diferente em uma equipe é a postura do comandante e se olharem o historico do treinador de vcs, perceberão que ele tem um estilo “covarde” de montar suas equipes….o atletico mineiro cometeu um erro grave por causa da imprensa mineira (a maioria dela), que faz ate hje analises pelo coração e não razão e não deixaram que o treinador Leão continuasse o seu trabalho em um periodo mais longo…é visivel que as equipes que estao vencendo sao aquelas que estão deixando o treinador por um periodo maior…falar que Leao é ruim, estara desprezando o seu curriculo vencedor…eis a humilde opinião de um Americano que torce pela permanência do Givanildo!!! O Coelhão voltou!

  • Prezado Chico Maia,
    Eu te antecipei que cedo ou tarde o Celso Roth iria voltar a optar pelo 3-5-2, que é por mim conhecido como um esquema de técnico cagão…
    Pode observar… todos que entram com este sistema, basta tomarem um gol que fazem logo a opção por tirar um dos 3 zagueiros e colocar um meia ou um atacante.
    O problema foi o São Paulo ganhar 3 títulos seguidos jogando neste esquema famigerado, só que tinha alguns detalhes :
    – O São Paulo marcava os adversários no campo deles, em certas fases do jogo.
    – O São Paulo tinha bons zagueiros e volantes que marcavam e também tinham qualidade para sairem para o jogo.
    – O São Paulo sempre jogava fechado e no erro do adversário
    – O São Paulo nunca jogou um futebol de encantar, embora fosse muito efetivo em seus contra-ataques
    – E quando a coisa apertava entrava em cena o apito amigo, notadamente dos juizes paranaenses e gaúchos…
    Mas, e o Atlético-MG tem estes fatores a seu favor para empregar este sistema ? Não…
    E levou um passeio verdadeiro do Sport no Mineirão… E se não é o PCO dar aquela falta no Bruno no lance do final do jogo, poderia ter perdido, aliás, no 1° tempo o Sport teve 4 chances e seu time nenhuma…
    Pois é Chicão e não é que hoje o Adílson Batista me faz opção por entrar com este esquema contra o Vitória ???
    E depois de abrir 3 x 1 já no final do jogo cedemos o empate…
    E a culpa é do esquema…
    Mas, principalmente de uns e outros que ficam avoando em campo…

  • Renato Paiva disse:

    Um time que tem três zagueiros ruins tem que escalar o mínimo de zagueiros possível! Se pudesse jogar sem zagueiros seria melhor, mas não há como fazer isso. Portanto, o Galo tem que jogar com 2 zagueiros. Se o Welton Filipe jogar, Celso Roth tem que escalar alguém só pra marcar ele. Ele é um perigo ambulante.
    Além disso, o Atlético perdeu sua força ofensiva e, principalmente, sua velocidade no contra-ataque. O Éder Luiz já não joga futebol há muito tempo. Teve alguns lampejos e só. E o Tardelli caiu muito de produção. É uma pena! Tomara que os reforços comecem a jogar logo e que o time melhore!