Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Academias da enganação

Feriadão hoje! Que beleza hein!?

Uma segunda feira com a cara de domingo. Mas, já que é o “dia da pátria”, falando falar de mazelas do nosso belo país!

Num domingo desses revi uma entrevista do saudoso escritor Fernando Sabino, outro mineiro espetacular, onde ele falava de tudo e todos. Foi na TV Câmara, que apesar de estar a serviço de grande parte dos piores políticos do país, tem ótimos programas, assim como a TV Senado, com a sua banda não apodrecida.

Perguntaram ao Sabino porque ele nunca se interessou em pertencer aos quadros da Academia Brasileira de Letras – e tornar-se um “imortal”. Ele deu uma risada debochada, gozando essa bobajada de “imortal”, e disse que preferia a frase do humorista norte-americano Groucho Marx (Julius Henry Marx), que dizia: “Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio”.

Imagine! Fernando Sabino junto com um José Sarney, Marco Maciel e tantos outros, inclusive fora da política partidária, mas figuras esquisitas, como o Carlos Heitor Cony, jornalista que entrou no “bolsa ditadura” por ter sido perseguido pela ditadura militar, e contou com amizades de grosso calibre para ver seu processo de indenização andando mais rápido que o normal, furando fila.

Fico imaginando se esse Cony teria o prestígio que tem como jornalista e escritor se não fossem os processos que lhe foram movidos pelos militares! Aliás, militares cujo golpe para derrubar João Goulart foi apoiado pelo próprio jornalista em seus textos da época.

Aliás o Golpe de 1964 é repleto de “Madalenas arrependidas”

A proeza mais recente desse senhor foi defender bravamente José Sarney nos recentes escândalos do Senado. Ele é um dos motivos pelos quais não vou renovar a minha assinatura da Folha de SP, “um jornal a serviço de São Paulo”, diferente do slogan que usa ,”um jornal a serviço do Brasil”.

Voltando à “Academia” Brasileira, há similares de menores proporções em toda parte do país. Dia desses o presidente da república cassado, atual Senador, Fernando Collor de Melo, foi empossado na Academia Alagoana de Letras. E antes que alguém diga que estou sendo preconceituoso contra a belíssima Alagoas, digo logo que Minas Gerais também tem uma dessas, cheia de gente sem a menor condição cultural ou cívica para merecer algum destaque neste sentido.

Vida que segue!

Este texto foi apenas para prestar uma homenagem a um grande mineiro, Fernando Sabino, irmão do, também, grande Gérson Sabino, jornalista com quem tive o prazer de conviver, um dos recordistas do nosso meio em coberturas de Copas do Mundo. Esteve em pelo menos 10!

Uma ótima figura.


» Comentar

Comentários:
0