Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Porque o Cruzeiro tem perdido jogos tão importantes?

Está no excelente site www.guerreirodosgramados.com.br e vale conferir as observações e questionamentos do Mericks Mendes:

“GDG – Por: Mericks Mendes 

Para resumir o que foi esse ano de 2009 para nós Cruzeirenses, nada melhor do que uma “?”. Creio que além de mim, muitos de vocês se perguntam: “Porque na hora do vamos ver o Cruzeiro não vinga?” Venho me fazendo esta pergunta há meses, para ser mais exato desde a final da Libertadores.
 
Ano passado éramos uma lástima fora de casa, esse ano somos um dos melhores visitantes, mas nunca houve uma regularidade. E o que mais preocupa. Em jogos para se decidir algo importante como manter uma sequência de vitórias, chegar perto da liderança ou vencer para levar vantagem em confrontos diretos o time refuga.
 
Sem contar que estas derrotas ou maus resultados foram dentro de casa e com Mineirão recebendo bons públicos. Fora de casa, dois jogos chamam a atenção:
 
Brasileiro:

EMPATE – Vitoria 3 x 3 Cruzeiro – Cruzeiro vencia por 3 a 1 até os acréscimos
EMPATE – Avai 2 x 2 Cruzeiro – Cruzeiro vencia por 2 a 1 até os acréscimos
 
Quanto as derrotas, vamos aos jogos que quero destacar:
 
Libertadores:

DERROTA – Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes – 64.800 pagantes – Final da Libertadores – Virada

Brasileiro:

DERROTA – Cruzeiro 1 x 2 Corinthians – 32.595 pagantes
DERROTA – Cruzeiro 1 x 2 São Paulo – 27.953 pagantes – Confronto direto – Virada
DERROTA – Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras – 26.282 pagantes – Confronto direto – Virada
DERROTA – Cruzeiro 2 x 3 Fluminense – 49.140 pagantes – Jogo que garantiria nossa entrada para o G4 – Virada
 
Reparem as coincidências. Jogos em que estávamos vencendo deixamos empatar no final em duas oportunidades. Derrotas de virada por 1 x 2 foram quatro, todas no Mineirão e em jogos importantes.

O que nos leva a estes vexames? Há uma explicação para isso?
 
Na minha humilde opinião, falta cabeça, falta confiança e atenção. O time do Cruzeiro é relativamente jovem, mescla jogadores novos porém mais rodados e jovens que subiram da base.
 
E sobre a base que queria focar um pouco essa discussão, pois é onde tudo começa para o jogador é onde ele se estrutura.
 
Nas categorias de base acontecem coisas que sinceramente não consigo compreender. E os clubes são “aliados” nisso.
 
Os jogos da categoria de base são em dias e horários em que nós torcedores não temos condições de comparecer para assistir e ver de perto quem nosso clube está revelando para um dia jogar no profissional.
 
Jogadores mais novos, jogam para seus pais, familiares e às vezes quando estes não comparecem, jogam para os funcionários do clube. Eles não estão acostumados com grandes públicos, não aprendem e não entendem o que é sentir a força da torcida a seu favor ou contra.
 
Isso acontece não só no Cruzeiro, mas em outros times. Os jogadores da base chegam ao profissional e quando encaram um estádio lotado com a torcida depositando toda a confiança do mundo neles, ou então torcendo contra, fazendo pressão, eles se perdem.
 
Do atual elenco profissional do Cruzeiro, jogaram na base: Rafael, Jonathan, Thiago Heleno, Diego Renan, Dudu, Bernardo, Uchoa e Eliandro.

Fica a pergunta: Quantos deles disputaram partidas pela base com um público maior que 10 mil pessoas por exemplo?
 
Eles não estão acostumados com isso. Os jogos são marcados para dias de semana como terça-feira e horários esdrúxulos como duas e meia da tarde dentro dos próprios clubes, geralmente vazios nestes horários e fechado ao público que na maioria das vezes não é sócio do clube, para entrar e assistir.
 
Porque os clubes não facilitam para o torcedor e fazem os jogos da base nas preliminares dos jogos importantes? Porque não fazem campeonatos durante as férias do futebol profissional aos finais de semana? Por que não incentivar o torcedor a conhecer os futuros ídolos para quem ele vai poder torcer e um dia dizer: “Eu vi esse cara jogar desde a base”. Nós torcedores não temos essa oportunidade.
 
O mesmo se pode dizer de jogadores que jogaram em times que a cobrança é menor. Esse jogador tendo talento e se destacando, fatalmente vai parar em grandes clubes como o Cruzeiro. Aí, o que acontece? Os caras apavoram quando está tudo a favor e a torcida enche o campo. Parece que eles mesmos não acreditam. Para outros como no clube anterior não havia muita cobrança, eles acham que aqui vai ser a mesma coisa e não se empenham.
 
Porque os Clubes não se reúnem com a FMF para organizar um bom campeonato? Porque a própria FMF que deveria cuidar dos campeonatos, não chamam a atenção dos clubes para montar um campeonato de base atrativo e forte? Porque as emissoras de rádio ditas “grandes” como a Rádio Globo e a Rádio Itatiaia não entram nessa junto com os clubes para dar um atrativo aos torcedores?
 
Estas são perguntas que creio eu, ficarão infelizmente sem resposta por anos e mais anos.
 
Não é só planejamento, bons salários, estrutura física, que faz um time campeão. Cabeça no lugar e saber assimilar a pressão da torcida, contra ou a favor também conta. Claro, estamos falando de seres humanos e estes podem sim se desestabilizar, não estou cobrando que o jogador tenha nervos de aço em todos os jogos porque isso é impossível. Estou falando de adaptação, preparo e cuidado com nossos futuros atletas profissionais.
 
Não quero aqui, afirmar que essa é a receita infalível para a vitória, mas serve de exemplo para que o time não perca pontos como tem perdido. Uma coisa é perder lutando, outra é perder assistindo atônito e sem reação. Não se pode ganhar todas, mas também não se pode perder jogos como estes citados e da maneira como eles foram perdidos incomoda.
 
Claro também que existem outros fatores além desses que citei que interferem diretamente. Por isso quero que vocês, guerreiros comentem sobre o assunto.
 
O que você, guerreiro dos gramados acha? Qual o motivo para tanta irregularidade?
 
Opine e debata, o espaço está aberto.
 
É isso ae.”


» Comentar

Comentários:
22
  • Caio Almeida disse:

    Faltou falar da falta de profissionalismo de garotos nem tao garotos como o moleque travesso Tiago Heleno que esta jogando sua carreira golada a dentro,então o cruzeiro so irar jogar bem com publicos menos de 10.000 porque sentem o peso de uma torcida acostumada a titulos,pra mim isso nao cola.

  • Alisson Sol disse:

    Bruno,

    Eu sinto muito, mas decidi ficar um tempo sem visitar ou comentar neste espaço. Creio que o comportamento de alguns membros está em um nível inaceitável.

    Argumentos absurdos como citar segmentos de um hino composto antes da maior parte da torcida do Cruzeiro ter nascido são uma ofensa à lógica. Fica a curiosidade de saber se quem escreve isto sabe, por exemplo, que o hino do Clube Atlético Mineiro cita um título fictício, o de Campeão do Gelo, dado ao clube pela própria imprensa mineira. Isto após o clube ter feito uma excursão após a segunda guerra mundial a países devastados pela guerra, alguns ainda tendo racionamento de comida. Mesmo assim, o clube perdeu para um clube da Alemanha e foi goleado por um clube da Áustria. Não escrevo isto para diminuir o Atlético Mineiro, mas apenas para citar o absurdo que seria querer fazer análise de um clube ou torcida baseando-se no hino.

    Custa-me a acreditar também que os comentários estejam sendo moderados. A presença constante de palavrões, insultos e outras considerações absurdas é inaceitável. Houve também a execração pública de um jornalista. Não sei se o Chico Maia realmente permitiria que isto fosse feito com um colega de profissão, o que me leva a pensar que o site esteja no “piloto automático”. Quando o Campeonato Brasileiro terminar eu volto e verifico se o nível melhorou. Até lá, vou acompanhar as notícias em outros locais.

  • Dicionário – Significado de Vaidade: “Qualidade do que é vão; instável ou de pouca duração; ostentação; presunção; futilidade.” É preciso dizer mais? Prá “música” de voces que não lhes lembra do passado, do presente e sequer do futuro, deverá ser acrescentada a palavra “Arrogância”… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….
    – Segundo alguns blogueiros, o Cruzeiro é o maior, o superior, o tal – só esqueceram de avisar os profissionais do Boca Jr e Estudiantes, além dos profissionais do Fluflu!
    – Com a histórica virada pró Fluflu, o Cruzeiro não só ANTECIPOU o dia de Finados como o PROLONGOU para o resto de sua triste e vil existência!
    – Vida longa aos CUzeirenses…

  • Nelson Oliveira disse:

    Preciso nem falar que o CRUZEIRO é superior,,

    Nem sempre ganha o melhor,,

    Apenas tenho certeza que estaremos sempre brigando por títulos e libertadores. Nosso único pensamento é esse.

    O Atletico está fazendo jus ao apelido de camaleão. Não se sabe se é galo, abelhinha ou se agora será Zebra,, a cor ja tem.

  • audisio disse:

    Concordo com o Leandro Alves: O Cruzeiro apesar deste vexame contra o Fluminense, jogo que o time merecia até o troféu “La Bruxita”, para não dizer que não falei de flores, isto é, de títulos. O time celeste ainda é o grande favorito para ser o campeão brasileiro! Só precisa torcer pelos “sem títulos” ganharem do Flamengo, depois torcer pelos “sem títulos” ganharem do Inter, depois torcer pelos “sem títulos” ganharem do Palmeiras e depois torcer contra os “sem títulos” nos jogos contra o Curitiba e Corinthians e torcer pelo “maior” time do mundo ganhar todos os jogos que lhe restam e com certeza estarão comemorando…
    Enchendo o Mineirão com meio quilo de Fubá e sal e rodando roleta para aferir recorde de público da temporada e levando o título de “Despedida do ano” com troféu “Olha a cabeleira do Sorin”.

  • Leandro Alves disse:

    Quem não reconhece o time pequeno que tem são os torcedores do atletico 80% deles nunca viram o time ser campeão de um titulo de importancia e ainda se acham no direito de falar de um time tantas vezes campeão como o cruzeiro, agora provem que estou mentindo.

  • Nelson Oliveira disse:

    Concordo que em tais momentos decisivos,, o Cruzeiro parece que fica nas nuvens,, que tem o pensamento que pode decidir em qualquer momento. Mas também não será que o adversário dá a vida pra ganhar do CRUZEIRO nesses momentos ?? certamente só sei que o CRUZEIRO é superior a todos,, mas tem que ter humildade,, senão os pequenos sempre irão se agigantar perante o Glorioso.

    Abraço a China Azul.

  • Bruno Silva disse:

    Meu caro Alisson Sol, você me parece ser de fato uma excessão entre os simpatizantes “acima do bem e do mal”. Quando falamos que vcs são arrogantes, basta ver a rídicula discussão do site que o Chico citou. Estão querendo descobrir pq o Cruzeiro perdeu os jogos citados. Simples: Porque o outro time foi melhor, ORA!!!. É que vcs tem dificuldade de reconhecer a derrota, não admitem que foram inferiores, daí tanta antipatia dos demais torcedores. Veja o que o cruzeirense Rafael citou acima em seu comentário: “…ainda acho que o Cruzeiro tem um grande grupo, ainda mais comparando com os outros times do Brasileiro, que para mim estão nivelados para baixo…”, quer dizer, perdem, tomam um chocolate e ainda descem a lenha nos outros times. Depois não reclame.

    Saudações alvinegras.

  • Simples: ningúem ganha nada por antecipação, inclusive o Cruzeiro! E, lógico, ainda falta acrescentar em seu hino, aliás, “música” (e de péssima qualidade!), a palavra “Arrogância” após o trecho “… cheio de vaidade”!
    – Por falar nisso, com a virada sensacional pró Fluflu, o Cruzeiro não apenas ANTECIPOU o feriado de Finados como o PROLONGOU… KKKKKKKKKKKKKKKKKKK….

  • Leandro Alves disse:

    Verifiquem como o Palmeiras joga se o cruzeiro jogasse com a metade da vontade dos jogadores do palmeiras seriamos campeões facil desse brasileiro e da libertadores, falta e vontade de ganhar compromisso com o clube e a torcida.

  • sabado tem america e atletico no independencia, vai ficar vazio porque a torcida é passiva e só quer reclamar. não acompanha os juniores quem não quer. preferem ficar vendo aquelas peladas da europa ou no buteco. todos os clássicos sao disputados no Independência.

  • Guilherme disse:

    Toda arrogância será castigada.

  • Alisson Sol disse:

    Acho a análise válida, mas equivocada.

    Vamos pegar o melhor time que vi jogar na minha vida, que é a seleção brasileira de 1982. Lá estava o time no jogo contra a Itália, que começa com um resultado suficiente para o Brasil, que era o empate. A Itália faz um gol, o Brasil empata. A Itália faz outro gol, o Brasil empata. A Itália faz outra gol, aos 29 minutos do segundo tempo. O time do Brasil teve inúmeras chances depois disto, mas não conseguiu empatar. Vão dizer que aquele time era inexperiente? Que o problema era devido a categorias de base? Ou que o problema era o treinador? (o melhor que já vi?!)

    O problema é que há um “excesso de análise” em relação ao futebol, sendo que falta encarar o simples. Quem faz mais gols ganha, e quem faz menos gols fica criando explicações mirabolantes. Alguém já parou para explicar vitórias?

    Outra coisa que está ficando difícil é aceitar estes comentários “moderados” de torcedores do Atlético Mineiro citando “arrogância” dos jogadores, dirigentes ou torcida do Cruzeiro. Acho que está na hora de filtrar estas mensagens, ou se informa de vez que este é um site para atleticanos, e os cruzeirenses vão embora.

  • Luís Carlos disse:

    Chico , você é um jornalista independente e nuca teve rabo preso com ninguém. Ao contrário da maior parte da imprensa mineira que é monitorada e ajustada pelo aécio e irmãos perrellas. Um outro jornalista igual a você é o Juca, Veja o que ele escreveu no blog dele , fato que a imprensa mineira até agora não comentou e nem vai comentar!
    Do blog do Juca kfouri
    http://www.blogdojuca.blog.uol.com.br

    Covardia de Aécio Neves

    Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

    Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

    A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

    Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.

    O blog a mantém inalterada.

    Opinião do Blog

    Quero ver se a mídia nacional vai abafar isso, se fosse o Lula o alarde estava feito.A Lei Maria da Penha é para todos, inclusive para o novo Color, versão mineira ou o Berlusconi brasileiro.
    Postado por Carlos Hermes às 13:22

    • Chico Maia disse:

      Caro Luiz,
      Obrigado pelo contato. Política é um negócio complicado. Certa vez, disse o Ministro da Cultura da França, que não me recordo o nome agora, que “quem não tem estômago, que não entre em política ou numa fábrica de lingüiça”. Desconfio de tudo e de todos antes de embarcar em qualquer história. Nessa do Juca, tem muita coisa estranha, e te repasso texto e endereços da internet onde há outras informações importantes sobre o caso. Confira.
      Grande abraço e vamos falando. Escreva sempre,
      Chico Maia

      http://www.minasprageral.com/cafeperola/2009/11/02/fofoca-e-eleicao-2010-o-caso-aecio/

      Fofoca e eleição 2010: o caso Aécio
      O arqueiro que dispara uma flecha sabe que não tem como fazê-la recuar ao arco. Com o jornalista tarimbado e responsável acontece algo semelhante, principalmente quando se trata da flecha da calúnia. Na noite do último domingo (01/11/2009), o jornalista Ricardo Noblat, autor do blog político de maior audiência no Brasil, escreveu quatro comentários seguidos no seu twitter (@BlogdoNoblat). Era para tratar de um assunto que havia pipocado durante aquele dia na rede social mais em voga atualmente. No limite dos 140 caracteres de cada post, Noblat contou o seguinte:
      Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.
      Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.
      “Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político,” me disse Letícia. Aécio não quis comentar.
      Letícia disse mais: “isso me parece exploração política.” Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.
      De fato, o petista Ricardo Berzoini (@RicardoBerzoini) havia publicado três comentários, também seqüenciais, reproduzindo as acusações veiculadas naquele dia pelo jornalista Juca Kfouri, em seu blog e em seu twitter. Coube a Berzoini se explicar logo em seguida:
      O Sergio Guerra, presidente do PSDB, me ligou assegurando que é falsa essa notícia do Aécio, publicada no blog do Juca Kfouri.
      Creio que assuntos desse tipo devem ser sempre bem apurados, para evitar que se cometam injustiças. Kfouri é um jornalista experiente.
      Mas as versões de fatos sempre podem ser apimentadas pelas supostas testemunhas. Cabe ao jornalista avaliar suas fontes.
      É inacreditável, mas quem quiser pode conferir os fatos no twitter de ambos. Presidente de um grande partido brasileiro e político calejado, com décadas de militância, Ricardo Berzoini reproduziu um ataque sem qualquer fundamento à reputação de Aécio Neves, potencial adversário da petista Dilma Roussef na disputa eleitoral de 2010. Momentos depois, afirmou, candidamente, que “assuntos desse tipo devem ser sempre apurados, para evitar que se cometam injustiças”, pois “as versões dos fatos podem se apimentadas pelas supostas testemunhas”.
      Se realmente acredita nesse procedimento, por que, então, Berzoini não apurou melhor antes de passar adiante a história fantasiosa?
      A resposta é simples: a internet virou uma máquina de triturar reputações, e salve-se quem puder. O comportamento do presidente do PT é típico dessa nossa era dos vorazes liquidificadores digitais. Antes, uma fofoca nascia numa roda de comadres, amigos ou colegas de trabalho e podia levar semanas para chegar a uma coluna social. Publicada, contudo, manteria seu status de fofoca – o tempero da vida, como alguém já disse – e não mais que isso. Hoje, com a velocidade dos blogs, do Orkut e do twitter, tornou-se muito fácil plantar fofocas na internet e ter uma colheita garantida de malefícios contra a reputação alheia.
      No mundo da internet, não há a menor relevância se uma fofoca não vier a ser comprovada. Na seara digital, poucos são os que se dispõem a fazer como Ricardo Noblat, que entrevistou seis pessoas presentes na festa da Calvin Klein no hotel Fasano. Depois de localizar e conversar com elas, Noblat saiu de mãos abanando, mas pelo menos não induziu seus leitores ao erro. E o que fez Berzoini? Ora, a flecha da calúnia escapuliu do seu arco antes da hora… e, agora, paciência!
      Noblat e Berzoini tiveram atitudes diferentes, mas não é pelo fato de um ser jornalista e de o outro ser um político. A posição de ambos exige seriedade, respeito a lei, rigor e compromisso com a verdade. Noblat mostrou que está a serviço de seus leitores. Berzoini comprovou que trabalha apenas para tentar demolir a imagem de Aécio Neves, pré-candidato de um partido adversário na corrida presidencial de 2010.
      Certamente, foi preciso esforço organizado para fazer uma acusação dessa gravidade contra Aécio andar sem nenhuma comprovação e sustentação nos fatos. Nas redações da imprensa, sabe-se que plantação da história da suposta agressão durou vários dias sem qualquer sucesso. Outros jornalistas receberam a “dica” e, obviamente, correram atrás para tentar confirmar, mas em vão. À semelhança de Noblat, não acharam quem tivesse visto e testemunhado a tal cena. Os onipresentes paparazzi dessa vez não tinham fotos, nem mesmo se tratando de um evento fashion de celebridades, da Calvin Klein no templo do hotel Fasano. Não havia sequer uma mísera “fotinha” de celular, dessas que sempre aparecem em tais ocasiões, tiradas pelos simples mortais.
      A ausência de qualquer forma de comprovação impede um boato de virar noticia na imprensa responsável. O que é bom para todo o pais. Mas, nesse caso, a esse argumento, numa absurda inversão de valores, a aparentemente organizada rede de distribuição da acusação responde, nos últimos dias, com um mantra: a imprensa está blindando o assunto! E ponto final. E a morte do ônus da prova!
      A politização do assunto é evidente. Governador muito bem avaliado em seus dois mandatos, com uma pré-candidatura muito consistente à Presidência da República, Aécio Neves está sendo vítima de uma campanha orquestrada, que busca transformar uma fofoca sem fundamento em tema da sucessão de 2010, para abalar suas legítimas pretensões de concorrer ao Planalto.
      Não é à toa que as acusações buscam atingi-lo naquilo que mais o diferencia de seus adversários Dilma Roussef e José Serra: a simpatia, a delicadeza no trato com as pessoas, o espírito de conciliação. Ao mirar esses atributos inquestionáveis, a reprodução da fofoca tentar transformar Aécio num cara antipático, nivelando-o nesse particular com Dilma e Serra. Sem falar, que se almeja também tirar de Aécio a natural simpatia feminina. Se considerarmos que ainda falta quase um ano para a votação de 2010, os tristes e pesados ataques pessoais que marcaram as eleições de 1989 poderão parecer um mero conto da carochinha diante das baixarias que parecem se anunciar no horizonte da internet. Sir Winston Churchill não conheceu o twitter, mas a frase seguinte cabe em 140 caracteres. “A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças.”
      Gabriel Sousa Marques de Azevedo está no twitter @gabrielazevedo.

  • Dedé de Dora disse:

    Preguiça de ler texto grande na internet…

  • Sergio disse:

    Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    http://www.difundir.com.br

  • Lucas disse:

    O fato é, o time do Cruzeiro é ruim, e estava ganhando sempre com ajuda do juiz, quando ele foi isento o Cruzeiro perdeu.

  • Rafael disse:

    Respeito a opinião, mas não acredito muito que esses fatores levantados realmente interfiram no rendimento do time. Na história, tivemos vários jogadores de base que estrearam em clássicos jogando muito bem e até marcando gols. Na fatídica final da Libertadores, por exemplo, os experiêntes também deixaram muito a desejar. Acho que falta mais é confiança. Confiar no potencial de cada um. Ainda acho que o Cruzeiro tem um grande grupo, ainda mais comparando com os outros times do Brasileiro, que para mim estão nivelados para baixo.

    Abraços

  • Gabriel Wirz disse:

    O time do Cruzeiro menospreza seus adversários e a própria arrogância da torcida contamina seus jogadores. Como você mesmo gosta de dizer Chico, “Toda arrogância será castigada”.

  • Leandro Alves disse:

    Chico você vai lembrar de mim no seu site, no mural de recados quem olhar o mural ainda tem recado lá pedindo pelo amor de Deus para tira-lo do time o problema se chama Thiago Heleno o time não vinha tomando gols foi só ele entrar que tomamos 2 por partida.

  • Cristiano Ozório disse:

    Salto alto, empáfia, arrogância generalizada. Tudo isso aliado a um futebol de pouca qualidade e jogadores sem sangue no olho.