Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rio Branco de Andradas põe pá de cal nas pretensões do Funorte

Está no blog do Christiano Jilvan, de Montes Claros: www.devenetaonline.blogspot.com

Sonho de apenas um dia

Diretoria do Rio Branco considera proposta muito atraente, fala de ética e descarta parceria com o Funorte e mudança para Montes Claros
O Funorte bem que tentou, mas para jogar a Primeira Divisão do futebol mineiro vai ter mesmo que conseguir a vaga dentro de campo já no Módulo II do ano que vem. Foi negativa a reposta à sua proposta de parceria feita ao Rio Branco para que o clube de Andradas reveja seu pedido de licença na Federação Mineira de Futebol, volte à condição de competidor da elite estadual e transfira sua sede para Montes Claros pelos próximos três anos agregando ao seu nome o do Formigão. A notícia foi divulgada com exclusividade pela Veneta nessa quinta-feira.

Na tarde de hoje, a direção do time de Andradas publicou em seu portal eletrônico, às 17h37, um comunicado reiterando os atrativos da proposta feita pelo clube de Montes Claros, mas considerou que “os valores axiológicos falam mais alto” em um momento como esse. “Com os sinceros agradecimentos (…) pelo interesse demonstrado, a implicar expresso reconhecimento da tradição, da importância e do relevo do Rio Branco na cena futebolística, a resposta (…) será negativa”, assinou o presidente Cláudio Messias Turatti na nota intitulada “Resposta a Montes Claros”.

O QUE SERIA

A sugestão do Funorte era trazer para o Norte de Minas somente a vaga na Elite e o nome do Rio Branco. Todo o elenco e as despesas seriam assumidas pelo Tricolor, com jogos no Estádio José Maria Melo contra Atlético, América, Cruzeiro e outros elitistas do Estado. O clube chegou até a abrir mão da cota de TV – R$ 600 mil/ano –, permitindo que o Rio Branco ficasse com o dinheiro para ajudar no seu projeto de construção do estádio próprio.
Havia otimismo pelo lado do Formigão para o sucesso no acordo, não apenas pelo fato de o presidente Cláudio Messias Turatti – do Rio Branco – ter acenado a favor, mas pela legalidade na ação, que permite que um clube mude de sede a partir do estatuto. Mas a decisão dependeria do restante da diretoria e do conselho deliberativo do time de Andradas.

O comando do Rio Branco alega que o compromisso ético com a comunidade de sua cidade deve ser mantido, mesmo reconhecendo que “a parceria proposta pelos monte-clarenses é excelente. Do ponto de vista financeiro, pode até parecer irracional o Rio Branco recusá-la (…) Três anos de cotas de TV significaria um bom dinheiro. Mas dinheiro não é tudo”, acrescentou o mandatário em sua nota.

ABRE MÃO

Mesmo na Elite de Minas Gerais e com vaga na Copa do Brasil 2010 como campeão do interior neste ano, o Rio Branco vai levar adiante o pedido de afastamento por período indeterminado após os desentendimentos em Andradas. Sua diretoria quer assumir o estádio Parque do Azulão em definitivo em troca de um terreno de 250 mil metros quadrados. O campo pertence à Prefeitura, que concordou com a cessão, mas há correntes contrárias na Câmara Municipal, responsável pela aprovação ou não do projeto de troca.

Sem paciência para esperar a boa vontade dos vereadores de Andradas, o clube preferiu devolver a administração do Parque do Azulão – que funcionava em regime de comodato –, pedir licença na FMF e investir o dinheiro que aplicaria no futebol profissional na construção de um estádio próprio no seu terreno. A mesma iniciativa foi feita pelo Mamoré, que esteve três anos longe das competições oficiais até ter poder contar com o seu campo próprio em 2009. Na Segunda Divisão, o time de Patos de Minas é líder.


» Comentar

Comentários:
8
  • igor disse:

    È uma vergonha deixar o time acabar por causa de uma administração que não apoiou o esporte como deveria em Andradas

  • LEANDRO SCHAPER disse:

    O AMÉRICA DE TEÓFILO OTONI E SUA TORCIDA FEZ POR MERECER SUBIR. CASO O RIO BRANCO SE FANTASIE DE FUNORTE SERÁ O FIM DA PICADA PARA O FUTEBOL MINEIRO. ESTARIAMOS COMPARANDO A VAGAS EM FACULDADES…$$$$$$$

  • renato mendes disse:

    quem conhese o presindente do rio branco , sabia q isso eria acontecer pois se ele não quer jogar a 40km de andradas, imagine se iria jogar à mais 1000 km !!
    melhor assim , apesar de eu achar que é muito mais bonito o time cair dentro de campo, lutando do que fora dele por uns causa de uma meia duzia de vereadores maus intessionados.

  • Bruno Cesar disse:

    VAMOS VAMOS CRUZEIROOOOOOOOOOO
    VAMOS VAMOS A GANHAAAAAAAAAAAAAAAR!!!

  • Charlles de Assis disse:

    Parabéns a Diretoria do Rio Branco, por recusar a proposta do nosso Freguês.
    Apartir de agora vou torcer para que quando vocês voltarem, que voltem forte e organizados.
    Mecão na primeira divisao.

  • Eujácio Prates disse:

    Chico, foi melhor assim. Ainda que seja legal e com a aquiescência da FMF, não sedría ético na visão de muitos. Por direito a vaga é do América de Teófilo Otoni, 3º colocado no Módulo II. Vida que segue!

  • Guilherme Celegato disse:

    O Rio Branco de tanta tradição fora do Campeonato Mineiro, é ridiculo para região, que sabe assim a prefeitura poderá mais tarde reconhecer a importância desta agremiação, mas tomara que não seje tarde e possamos divulgar o nome de Andradas pelo Brasil e Mundo afora!!!!

  • Stefano Venuto disse:

    Só aqui em MG as prefeituras se negam a divulgar as suas cidades, mas também tudo quebrada de tanta roubalheira.