Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Investir em meios de hospedagem será um bom negócio para 2014

SAV_1910Atendendo ao editor-chefe do jornal Turismo de Minas, entrevistei Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo das Copas de Belo Horizonte. Formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Esportivo, acompanha o tema Copa do Mundo no Brasil há dois anos e está participando do programa de observador da FIFA na Copa de 2010.

Tiago ficou aqui na África do Sul durante toda a primeira fase, até o jogo do Brasil contra o Chile, pelas oitavas de final. Nesta foto do Eugênio Sávio ele concede entrevista ao Álvaro Vilaça, da Rádio Inconfidência, durante solenidade na Casa Brasil, em Johanesburgo.

Retornou a Belo Horizonte e voltará para aqui em função do lançamento oficial da Copa, dia 8 de julho, quando o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também estará, junto com o presidente Lula e vários Ministros.

Tiago foi o primeiro voluntário a se apresentar para a Copa de 2014 e não recebe nada no cargo que exerce.

Filho de Marcio Lacerda, era e continua sendo o seu braço direito no comando dos negócios da família, antes do prefeito encarar a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em 2008.

Uma pessoa simples e extremamente atenciosa com todos.

Confira em primeira mão a entrevista, cuja publicação no blog foi gentilmente cedida pelo editor do jornal Turismo de Minas, Marden da Mota Couto:

 

01 – Quais os principais proveitos que você tirou com a sua presença na África do Sul durante a Copa?

 

A experiência de acompanhar a Copa de 2010 foi muito proveitosa. Em alguns momentos vivenciei o evento como torcedor e turista comum. Em outros estive como observador oficial da FIFA. Isso foi importante pois tive a oportunidade de ver e ouvir o lado oficial “FIFA” e também o lado do torcedor comum, que as vezes sofre com alguns erros cometidos pela organização do evento. Posso dizer que o principal proveito foi ver erros que podemos evitar em Belo Horizonte, mas também os acertos e as boas ideias e soluções, que poderemos implementar.

 

02 – Como você situa Belo Horizonte em comparação às cidades sedes da Copa na África do Sul?

 

Está muito bem! Posso dizer que nosso sistema de transporte público, após os elevados investimentos (mais de 1 bilhão de reais), será de altíssimo nível, não apenas para o estádio, mas na cidade como um todo. Somos a primeira cidade-sede do Brasil a assinar o contrato de financiamento, no PAC da Copa.

Além disso, nossa prestação de serviço é melhor que na África do Sul, e isto faz uma diferença enorme da percepção dos turistas. Em relação aos estádios, não tenho dúvida que o Mineirão será o melhor estádio da Copa de 2014.

 

03 – Depois de viver a Copa de perto, sua expectativa em torno da importância do evento é a mesma de antes ou mudou em alguma coisa?

 

Depois de acompanhar a Copa das Confederacões em 2009, o Sorteio Final em dezembro, em Cape Town, e agora a Copa, não resta dúvidas em relação ao potencial enorme que uma Copa do Mundo tem, não apenas para melhorar os estádios e a infraestrutura das cidades, mas para desenvolver diversos projetos socias e de marketing na cidade. É a grande oportunidade!

 

04 – Quais os setores de uma comunidade ganham mais com a realização de uma Copa?

 

O Turismo é a área que mais tem a ganhar. Se considerarmos todos os investimentos que serão feitos, não apenas pensando na Copa, mas principalmente no legado, este segmento da economia vai crescer muito. A qualificacão dos trabalhadores será importante e vital para continuarmos sendo a cidade da boa convivência e da hospitalidade. Além disso, as crianças podem sair ganhando muito com os projetos educacionais e esportivos que a FIFA e seus parceiros apoiam. Vamos desenvolver alguns projetos nesta área.

 

05 – Depois de presenciar uma Copa, se você fosse empresário do turismo em Minas Gerais, em que mais investiria visando retorno em 2014?

 

Veja bem, sem considerar a Copa, eu investiria na ampliação e melhoria da rede hoteleira. Hoje já há uma carência, não apenas em BH, mas em todas as sedes. Se levarmos em conta a copa, e é claro que tem que pensar neste evento e também nas Olimpíadas, não há dúvidas que quem investir neste setor não irá se arrepender. Belo Horizonte será uma cidade muito mais conhecida no mundo todo, e nosso turismo de negócios e de lazer crescerá cada vez mais.

 

06 – Você acha que será possível executar todo o projeto BH 2014 ou teme que haja cortes?

 

Nosso projeto está muito bem estruturado e planejado. As grandes obras, como a modernizacão do Mineirão e os investimentos em mobilidade, irão ocorrer com 100% de certeza. Além disso temos projetos de requalificacão de algumas áreas urbanas. Os outros também ocorrerão, pois temos muitos parceiros interessados já nos procurando. 

 

07 – A ideia é focar mais em turistas de alguma região do Brasil ou do mundo?

 

Penso que além dos turistas brasileiros, os turistas latino-americanos devem ser atraídos, pois esta será a Copa da América do Sul. É claro que faremos algumas ações para atrair os Europeus também.

 

08 – Existe algum plano especial para atrair mais estrangeiros para Belo Horizonte em 2014?

 

Sim. Um dos nossos principais projetos é o de atração de grandes seleções para se basear em Belo Horizonte e no interior do Estado. Temos muitas vantagens para conseguirmos isto. Clima, posição geográfica, estrutura de centros de treinamento, etc. Atraindo grandes seleções, os torcedores destes países também virão para cá.

 

09 – Até 2014 teremos duas eleições no Brasil: este ano e em 2012. Até que ponto isso pode influir nos preparativos para 2014?

 

Elaboramos um planejamento estratégico integrado, entre Prefeitura de BH e Governo de Minas, para profissionalizarmos nosso projeto. Temos certeza que a política não irá atrapalhar um projeto tão importante para a cidade e o Estado.

 

10 – Temos o Comitê Municipal e o Estadual para 2014. Como vocês estão fazendo para não haver conflitos de funções?

 

O planejamento que mencionei é a grande ferramenta. Ali definimos as responsabilidades, quem cuida do que. Isto está funcionando bem e a relação entre os dois governos é perfeita. Trabalhamos 100% integrados.

 

Tiago Lacerda e Ricardo Teixeira admirando a vitrine de_BH

Nesta foto, recebendo o presidente da CBF e Comitê Organizador da Copa de 2014, Ricardo Teixeira, no estande de Minas Gerais, na Casa Brasil.


» Comentar

Comentários:
3
  • doroti lopes vieira dos santos disse:

    Gostei de ler essa reportagem estou interessada em colocar minha casa de 16 comodos para servir como pousada para hospedar turistas estrangeiros na copa 14. Moro em Itaquera ao lado do metro. A casa é bonita, grande tem salão de festa e moramos eu e o marido. Gostaria de saber se tenho que estar inscrita em algum órgão de turismo, como proceder?

  • espero q pelo menos o metro estaçao barreiro seja ativada.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Oi Chico Maia,
    olha como o Perrela está bem por aqui:
    Zezé Perrela na lista ficha suja
    http://docs.google.com/View?id=dwwtwbp_133dw3pzgfh
    Por isso ele ta arrumando uma sujeira para entrar na política as custas do Hélio Costa.
    Assembléia Legislativa/MG
    Ademir Lucas (PSDB/MG)
    Alberto Pinto Coelho (PP/MG)
    Almir Paraca (PT/MG)
    Arlen Santiago (PTB/MG)
    Braulio Braz (PTB/MG)
    Dilzon Melo (PTB/MG)
    Dinis Pinheiro (PSDB/MG)
    Doutor Rinaldo (PSL/MG)
    Duarte Bechir (PMN/MG)
    Durval Ângelo (PT/MG)
    Elmiro Nascimento (DEM/MG)
    Getúlio Neiva (PMDB/MG)
    Gilberto Abramo (PMDB/MG)
    Inácio Franco (PV/MG)
    Irani Barbosa (PSDB/MG)
    Jayro Lessa (DEM/MG)
    Paulo Guedes (PT/MG)
    Pinduca Ferreira (PP/MG)
    Rômulo Veneroso (PV/MG)
    Ruy Muniz (DEM/MG)
    Zezé Perrella (PDT/MG)/