Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Levir Culpi vai lançar livro e elogia Marquinhos Cambalhota

Do portal IG:

LEVIR

* Especialista em Atlético, Levir Culpi aprova reforço ‘japonês’

Treinador com história no clube está há quatro anos no Japão e diz que Cambalhota é uma boa contratação

O atacante Marquinhos Cambalhota, de 34 anos, já está em Belo Horizonte. O jogador assinou com o Atlético por dois anos e vai ser apresentado pelo clube mineiro nesta sexta-feira, somente depois que fizer todos os exames médicos. Recomendado pelo técnico Oswaldo Oliveira, do Kashima Antlers, do Japão, e garantido por Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético, o jogador ganha mais uma aprovação na chegada ao clube alvinegro. O treinador Levir Culpi disse com exclusividade ao iG que Marquinhos Cambalhota pode fazer sucesso em Minas Gerais.

No Cerezo Osaka desde 2007, o técnico vai completar quatro anos de Japão em junho. Foi justamente nesse período que Marquinhos Cambalhota viveu seu melhor momento no país asiático, conquistando o campeonato nacional por três vezes, sendo artilheiro uma vez e melhor jogador em outra oportunidade. Além do conhecimento sobre o futebol japonês, Levir Culpi pode falar muito sobre o Atlético.

Técnico responsável por resgatar o clube na Série B, em 2006, Levir Culpi é quarto treinador que mais comandou o Atlético na história. Com 175 partidas, ele só perde para Telê Santana (434), Procópio Cardozo (328) e Barbatana (227). Com duas semifinais de Brasileirão e dois títulos estaduais nas três passagens pelo clube. Juntando o conhecimento sobre o Atlético e sobre o futebol de Marquinhos Cambalhota, Levir acredita que o jogador pode brilhar no time alvinegro.

“Acho que ele (Marquinhos Cambalhota) deve ter uma grande dificuldade para se adaptar, afinal foram dez anos no Japão. Ele tem todas as qualidades de um grande atacante, o controle de bola, o domínio e a finalização. Mas é um jogador que precisa de um encaixe do time, não sei como vai funcionar o Atlético, em relação ao Marquinhos”, disse Levir, que também falou sobre como o atacante atuava no Kashima Antlers.

“Aqui no Kashima o time era centralizado em cima dele. Ele não pode resolver sozinho, se o time andar, o Marquinhos tem condições de ter uma boa passagem em Minas. A finalização dele é o ponto forte”.

Marquinhos Cambalhota vai ser apresentado e ter mais de um mês para se adaptar até a estreia pelo Atlético, possivelmente contra o Atlético-PR, na abertura do Campeonato Brasileiro. Esse tempo apenas de treinamentos pode ser o diferencial para o sucesso no Brasileiro. Para Levir Culpi, o jogador e clube saíram ganhando com isso, já que Cambalhota não vai poder jogar imediatamente.

Com a contratação aprovada por Levir Culpi, o treinador ainda respondeu se faria o mesmo. Se caso estivesse no Brasil, se buscaria Marquinhos Cambalhota para ser seu centroavante. “Claro que sim, ele tem condições de jogar nos grandes clubes do Brasileiro. Agora, se vai render ou não, isso não vai depender apenas dele, mas de como vai jogar o time, de como vai ser a campanha no Brasileiro. Quando contrataram o Daniel Carvalho, eu disse que o time faria sucesso no Brasileirão, por se tratar de um jogador extraordinário, mais ainda não rendeu o esperado. Tem uma série de circunstâncias que pesam, mas o Marquinhos tem um caráter excelente e é muito profissional”.

Livro

Desde a época do Atlético que Levir Culpi fala em escrever um livro sobre a sua carreira. Belo Horizonte vai ganhar um espaço especial, afinal ele também teve três passagens pelo Cruzeiro. Somados os dois clubes, são mais de seis anos em Minas Gerais. Somente o fato de ouvir o sotaque mineiro e conversar sobre o Atlético, fez o treinador relembrar os bons momentos em BH.

“Estou escrevendo o meu livro e tenho muitos casos em Belo Horizonte. Foram passagens marcantes pelos dois principais clubes da cidade. Tenho muitos amigos aí. Já são quatro anos no Japão e quando lembro de Minas, me dá uma saudade da comida mineira. Belo Horizonte é uma cidade muito especial”.

* http://esporte.ig.com.br/futebol/especialista+em+atleticomg+levir+culpi+aprova+reforco+japones/n1300073337917.html


» Comentar

Comentários:
22
  • alex disse:

    Levi é um ótimo técnico.
    O problema dos cruzeirenses é que nao respeitam os
    tecnicos que dao titulos ao time (veja Luxa e o proprio Levi).

    Levi ganhou uma copa do brasil com o Cruzeiro e a maioria
    da torcida nem se lembra que foi ele o técnico.

    Deveriam respeitar mais as pessoas e os profissionais…

  • Douglas disse:

    Levir Culpi é um grande treinador, competente e sério, se ele falou que o cara joga, então joga.

  • Hermano disse:

    Sr. Emílio Melo Figueiredo, poderia então diferenciar em modo de disputa, ou tamanho do campo, ou formato da bola, a Taça Brasil de 66 e o Campeão dos Campeões de 37?

  • Leandro disse:

    Se ganhar o Rural e o Brasileirão série B é digno de honras, também deixo as minhas, com um pesar de carência.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O ultimo treinador que deu certo no C.A.M foi o de 1971, nao?!

  • Renato Paiva disse:

    Levir foi o último treinador que deu certo no Galo. Pena que brilhou o dinheiro japonês na frente dele.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Correto Sr Francisco Barbosa. Em 1966 foi a Taça Brasil, frente ao lendário Santos de Pelé. Mais um título que o C.A.M ( Clube Atletico Monotitulo ) não possui. Correto?

    Abs!

  • Francisco Barbosa disse:

    Caro Emílio, tu escreveu certo pois em 1966 foi COPA mesmo, só não foi com o Levir Culpi de técnico.

  • Paulo Santos disse:

    dEPOIS DO rONALDINHO GAÚCHO MAIS UM PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE lETRAS. É UMA PIADA DE MAU GOSTO!

  • rodrigo assis disse:

    Ele falou o que eu queria ouvir:

    O cara é bom finalizador

  • Marcelo Veloso disse:

    Será que a chegada do Marquinhos Paraná, já é recomendação do time que o Levir vai montar? Perguntar não ofende!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    1996…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Retranqueiro que deu ao maior de MG, dois grandes títulos: Copa do Brasil de 1966 e 2000!!!

  • tom vital disse:

    Chico desculpe a brincadeira.Mas esse tópico da opinião do Levir Culpi sobre a contratação do Marquinhos Cambalhota me fez lembrar um antigo sucesso do Zenilton,que dizia assim:

    ” Lá tem culpa todo mundo seu dotô
    Lá só não tem culpa eu…”
    Tem que cantar rápido.rsrs

  • J.B.CRUZ disse:

    Aqui em Minas, Levir Culpi só fez um bom trabalho no CRUZEIRO em 96, quando em início de carreira,ganhou a COPA BRASIL em cima do PALMEIRAS e depois já como tecnico do SÃO PAULO nos presenteou com a COPA BRASIL 2.000…Já no galo ele tirou o time da segunda divisão..Realmente tem que que agradecer Minas pelas suas passagens em ¨nossos ¨ clubes…

  • Alisson Sol disse:

    Na minha opinião, até o time entrar em campo o Levir Culpi é o melhor técnico que já tive a oportunidade de acompanhar. Ele consegue contornar situações fora de campo, lança jogadores jovens no time, e contrata e demite bem em 90% dos casos.

    Só tem dois problemas: depois que o jogo começa, eu creio que ele vê algum outro jogo, principalmente se o time que ele está treinando vai mal. E tem ainda o relacionamento com a imprensa, onde ele dá aulas ao Adílson Batista sobre “como não responder perguntas em público”.

  • Mario Ribeiro disse:

    kkkk. Ele lembra dos bons tempos quando fala sobre o Atlético. O que ele ganhou no Atlético? Ahhhh Lembrei. Ganhou a segundona. KKKKKK.

  • Júlio Ribeiro disse:

    Chico,

    Atleticano é perseverante por natureza.

    Jamais abandomanos o Galo.

    Lamento apenas que jogadores como Diego Souza não tiverão a oportunidade de ver, sentir e ouvir a paixão da torcida quando está na sua casa ” O Mineirão”.

    Que sejam benvindos aqueles que realmente incoporem o espirito da gloriosa camisa centenaria das Minas Gerais.

  • Geovany Altissimo disse:

    Não senti muita firmeza na declaração dele não. Sei não viu. Deus é mais.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Um livro do Levir eu compraria, será que ele vai falar, porque chamou Ramon Menezes de cabeça de alface?

  • Leandro disse:

    Chico,

    Está existindo um esforço muito grande para justificar a contratação de um centroavante de 35 anos que até hoje não jogou em time grande no Brasil!

  • Fernando disse:

    Levir sabe o que fala!!!