Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A nova geração de políticos brasileiros

A deputada Ana Arraes foi eleita ontem para o Tribunal de Contas da União, não é!?

Pois vejam a história que rola paralela, através da coluna do MELCHIADES FILHO, publicada segunda-feira, na Folha de S. Paulo.

Tudo sobre minha mãe”

BRASÍLIA – Eduardo Campos (PSB) foi reeleito no primeiro turno com 83% dos votos, um dos resultados mais espetaculares de 2010.
Faz uma gestão bem avaliada pelos pernambucanos. Obteve a melhor nota entre os governadores na pesquisa Datafolha mais recente.
É cogitado para várias posições na seleção de 2014: senador, candidato à Presidência alternativo nascido no seio do governismo ou vice dos sonhos de muita gente (Dilma Rousseff, Lula, Aécio Neves).
Galante, “Dudu Beleza” se empenha em projetar a imagem de político moderno. Mantém boas relações com os dois polos do quadro partidário nacional. Não raro critica o petismo, pelo apetite por cargos e pela leniência com a corrupção. Mas também dispara alertas incisivos sobre o risco de deixar Dilma à mercê do fisiologismo do PMDB.
Nada disso, porém, combina com o tempo e a energia que ele investe para instalar a própria mãe, a deputada Ana Arraes, no cargo vitalício de ministra do Tribunal de Contas da União. A eleição deve ocorrer nesta quarta, na Câmara.
A campanha de Campos inclui romaria pelos Estados, acordos com ex-adversários, jantares para congressistas, pit-stops semanais em Brasília. É sua prioridade zero.
Depois do asfixiamento orçamentário da Polícia Federal, o TCU tornou-se o órgão que mais preocupa e incomoda o poder central.
Foram seus auditores, por exemplo, que primeiro detectaram as fraudes que culminaram na “faxina” nos Transportes e no Turismo.
Vinculado ao Congresso, é natural e até desejável que o tribunal vire alvo de disputa política. Mas o lobby de Campos, de tão escancarado, humilha a Câmara -e diminui a mãe, uma advogada qualificada.
Aos poucos, surge uma outra face do pernambucano, antes conhecida apenas pelos poucos que haviam ousado desafiá-lo dentro do PSB, como os irmãos Ciro e Cid Gomes. Será ainda cedo para falar em um novo coronel de olhos claros?

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
5
  • pedro disse:

    Coronel! É um problema de cultura política, infelizmente. E não é só lá não, aqui no “Sul Maravilha” também acontece, talvez de forma mais sutil, mas também tem. Sem uma verdadeira reforma política, as coisas não mudarão. Essa reforma, como dizem, é a mãe de todas as outras reformas, é o único jeito de “quebrar a espinha” do esquema. Mas, como esperar que os congressistas mudem um esquema que lhes favorece? É muuuito difícil!

  • Paulo Henrique disse:

    Não sou filiado a nenhum partido e sou favorável a punir corrupção em todos.

    Realmente a leniência do PT com a corrupção e o fisiologismo é um fato lamentável. Uma decepção para quem esperava mudanças drásticas quando da primeira eleição de Lula.

    Não falarei sobre o Campos pois conheço pouco. E também porque, como bem disse o Ademário, devemos ter sempre um pé atrás com Folha, Estadão, Veja, Globo, etc – os panfletários dos donos do poder.

    Por outro, existem situações lamentáveis e mafiosas que, quando acontecem do lado do PSDB, não recebem o mesmo destaque.

    Vejam a operação no link abaixo. Um esquema bilionário que envolvia dezenas de crime.

    Detalhe sórdido: a exoneração do secretário saiu no mesmo dia da operação. Ou seja, o governador ficou sabendo de tudo antes da operação começar. Onde está a independência do MP de Minas????

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/09/22/interna_politica,251988/ex-secretario-investigado-pela-pf-perde-outro-cargo-no-governo-de-mg.shtml

  • Bertoldo disse:

    É tão fácil enganar o eleitor, que, quem tem a máquina administrativa nas mãos, elege quem quer. É tanto que temos no governo nacional e estadual verdadeiras “crias” das velhas raposas, sendo parentes ou correlígionários de partidos.
    É muito fácil detectar os políticos pelo sobrenome. Os atuais gestores guardam recursos destinados às obras, para eleger seus simpatizantes ou à reeleição. Enquanto isso, ficamos destituídos de coisas elementares para o nosso dia a dia. Tá um caos a saúde, educação, segurança, transporte e saneamentos básicos.
    A omissão do setor público, em geral, é tão grande, que em muitas cidades brasileiras ocorrerá um colapso impedindo-nos de se locomover, estudar, trabalhar, adoecer, dormir, enfim, não poderemos exercer o que de melhor, barato e mais simples, um cidadão de bem necessita para poder viver.
    E gastam um monte de dinheiro com propagandas enganosas, alardeando desenvolvimento. Enquanto isso, pacientes morrem nos corredores, BRs congestionadas e muitas locomotivas apodrecem nos trilhos da Central do Brasil, escolas ruindo, esgotos a “céu aberto”, assaltos e assassinatos a todo instante.
    Sei que as “bolsas” amenizam a situação dos menos favorecidos, mas queremos recursos que fomente o setor produtivo do Brasil, que se importe menos e a geração de empregos, possa diminuir a mortalidade infantil, o trabalho infantil, a fome, a evasão escolar e melhores rendas para as famílias.
    Nosso setor público, normalmente nepotista, é composto por apadrinhados de políticos, que, nunca trabalharam e sem experiência na atividade que exerce, acarreta um alto índice de retrabalhos, prejuízos do erário público, obras mal feitas, muitas tragédias e desperdícios com obras inacabadas.
    Foi se o tempo que políticos ganhavam eleições no discurso, hoje são feitos nas “coxas” e são embrionários de excelentes mestres na arte de “roubar” e surrupiar os cofres públicos.
    Ainda creio que uma “revolução” e o voto são nossas maiores armas, basta unir-mos!

  • mineiro realista disse:

    sou mineiro e moro na paraiba, estado satelite de pernambuco. o governo daqui e do mesmo partido do eduardo campos, um coronelista q quer dominar o nordeste e futuramente o brasi. a paraiba de janeiro de 2011 ate os dias atuais vive a merce de pernambuco governada pelo ditadorzinho. o estado de pernambuco e uma lastima, nao tem estradas, saude ,educacao, e se nao me engano recife ea capital mais violenta do brasil.nas eleicoes de 2010 a maquina estadual e federal funcionaram como um trator a favor do coronelzinho. aguardem 2014 e voces de todo brasil veram.

  • Aldemário Filho disse:

    Quando a Falha, digo Folha parar de boicotar outros candidatos fora de São Paulo se esquecendo por conveniência dos políticos que estão no poder naquela província, talvez possa ser levada a sério. É um jornalão muito ruim e golpista.