Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Leitura de fim de semana: uma cerva e um papo com Sócrates, Nelinho e cia.

Agradeço ao colaborador do blog, Evandro, que enviou este ótimo texto do Cassio Zirpoli, jornalista do Diário de Pernambuco, relatando um evento onde Sócrates e outros grandes nomes do futebol brasileiro abriam o coração e contavam histórias da melhor qualidade.

Entre os ex-craques, Nelinho, o maior chutador que vi, um dos melhores laterais do mundo e uma figura humana sensacional.

Vale a pena ler:

SOCRATES1

* “Cerveja, futebol, medicina e política

Sócrates nunca negou que gosta de uma boa cerveja gelada. Aos 54 anos, ele admite que gostaria de parar de fumar, mas ainda não conseguiu largar o vício. Carismático, o ex-craque do Corinthians e da Seleção Brasileira roubou a cena ontem à noite, durante o evento Toque de Classe, que aconteceu nos Aflitos, e que também contou com a participação dos ex-craques Paulo Cezar Caju, Nelinho e Raul Plassmann. Zé do Carmo e Lúcio Surubim foram os convidados especiais.

Bastava um dos amigos começar a falar na palestra para “Magrão”, como o doutor também era conhecido nos gramados, começar a provocar, com muito bom humor.

Paulo Cezar Caju, organizador do evento, abriu a palestra, após um vídeo com grandes momentos de sua carreira, no futebol carioca.

“Essa idéia surgiu quando eu estava no Rio de Janeiro, lançando a minha biografia”, dizia PC, até que…

“Mas você está gordo, hein?!”, gritou Sócrates, que ainda não havia sequer sentado à mesa de debate. O ex-meia aproveitava os últimos instantes para pedir mais uma cerveja no balcão.

Paulo Cezar tentou conter o riso e seguiu falando. Passou a apresentar os demais integrantes do Toque de Classe.

Tranquilão, Sócrates finalmente subiu no palco armado no bar Spirit Hall.

Olhou para a platéia (mesas lotadas), e comentou de leve:

“Mas só tem homem aqui… Não tem jeito. As mulheres gostam mesmo é do Raí”, numa clara referência ao irmão mais novo, ídolo do São Paulo nos anos 90.

Quando Zé do Carmo brincou com a fama de boêmio de Paulo Cezar Caju (“Ele era o negão das louras”), Sócrates completou: “Eu adoro uma loura também. Gelada”.

Entre um chope e outro, Sócrates relembrou alguns ‘causos’ que marcaram a sua carreira. Em um deles, contou sobre a excursão do Timão ao México, na década de 1980, com a companhia de Paulo Cezar Caju, já veterano na época.

“Numa folga lá, fomos para um bar e começamos a beber cerveja. Paulo chegou falando francês e pediu champanhe. Olhei desconfiado, mas a diversão do grupo seguiu. Depois, ele pediu mais uma taça. Minutos depois, Paulo foi para o banheiro. E nunca mais voltou. Estava sem dinheiro. Os outros jogadores tiveram que pagar a conta dele. E ali nascia a ‘Democracia Corintiana’”, disse Sócrates, contextualizando o episódio com o movimento que entrou para a história do clube paulista, no qual todas as ações eram decididas no voto, entre todos os funcionários.

Apesar das brincadeiras, também houve espaço para seriedade, como no momento em que falou sobre o jogador brasileiro.

“O jogador brasileiro é uma criança, e é fácil de ser manipulado. Um jogador só deveria se profissionalizar se tivesse pelo menos o ensino fundamental. Mas não… O cara nasce na favela e quer sair do buraco jogando bola, como o ídolo dele, que nunca estudou também. Ele precisa estudar, porque se não der certo no futebol, já teria um caminho para conseguir outra formação”.

Depois, criticou o modelo de gestão da maioria dos clubes brasileiros (após ser questionado sobre a situação do Santa Cruz).

“Não existe um modelo padrão para comandar um clube. O que existe é uma boa gestão. Não tem mais espaço para aquele dirigente cego pelo time, que faz tudo pelo seu clube do coração, mas que não é preparado para a função. O dirigente precisa ser profissional e responsável. A legislação precisa passar a punir de vez os responsáveis pelas grandes crises nos times”.

Finalizou comentando sobre o gol mais bonito. A resposta foi curiosa…

“Não lembro de um gol mais bonito. O que eu tinha mais prazer mesmo era dar o passe para o gol. E aí, todos foram bonitos”.

SOCRATES

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=1276

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
8
  • Vladimir Rocha disse:

    Não gosto se chamá-lo ou quando ele (Sócrates) se intitulava um alcoólatra.
    Foi um gênio dentro e fora dos gramados, reflexo de um tempo, de um mundo revolucionário, se olhado pela ótica da história (Ditadura militar, crise do capitalismo, rock nacional, Diretas Já, Neoliberalsimo inglês e americano), por isso suas cervejas se justificam. Já dizia Chico Buarque “…E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça
    Ninguém segura esse rojão.”
    Com posições claras, avesso ao orgulhos, estrelismo e principalmente a uma visão hedonista da vida, o Doutor foi fundamental para o futebol e para política.
    Ainda bem que fui comtemporâneo seu Dr. Obrigado por ter existido!

  • Alisson Sol disse:

    Além do que o Dumont citou muito bem, é preciso lembrar o seguinte: Sócrates ao menos ganhou um dinheirinho bom, e ainda tinha um irmão com mais dinheiro ainda para ajudá-lo. Agora: quantos jogadores de futebol levados por este exemplo não vão acabar no outro extremo: morrendo na sarjeta sem que ninguém dê notícia?

    Agora, numa época sem jogos, quantos jogadores estão participando de reuniões de sindicato e tentando ajudar os jogadores já aposentados, ou ao menos pensar no que vão fazer durante a própria aposentadoria?

  • Basílio disse:

    Tive o desprazer de assistir ontem, a solene desistência de um torcedor do Galo. Foi num buteco, rasgou e pisoteou bandeira e camisa do Galo. Aos prantos e berrando: “nunca mais! Nunca mais!” Veja pra onde estão levando o Galo. Uma nobre instituição, vítima de locupletação de gente inescrupulosa.

  • Manoel Barcellos (Neo Gêmini) disse:

    BH 11 12 11

    Prezado Chico

    Primeiramente pelo excelente
    trabalho no jornalismo mineiro.
    Sempre leio no “O Tempo” e tam- bém no Super notícia suas ótimas
    colunas.

    Hoje pude ler também no jornal
    Edição do Brasil”, a bela matéria
    intitulada “Aprendizado para a vida”
    Realmente a soberba está sempre
    “pregando peças” nas pessoas.
    Como você mesmo diz, alguns
    aprendem a lição outros não.

    Aproveito a ocasião para desejar-lhe um feliz natal, próspero ano novo com muita paz, saúde e realizações

    Deixo meu site para você ler um pouco minhas obras literárias e também meu trabalho musical.
    Sou baixista e também compositor no grupo de rock PAU COM ARAME, aqui de BH
    Estamos em estúdio, finalizando nosso sexto disco.

    Vai ai
    http://www.neogemini.com.br

    para ouvir
    http://www.soundclick.com/paucomarame

    e trambém
    http://www.myspace.com/bandapaucomarame

    videos
    http://www.youtube.com PAU COM ARAME

    Tudo de bom !

    Neo Gêmini (Manoel Barcellos)

    Já conversei com voce na sede
    ]da Filmavideo, quando era na Fernandes Tourinho, Savassi.

    Também sou de Alvinópolis, igual-mente aos proprietários daquela
    empresa.

    – Belo Horizonte

  • Dumont disse:

    Que belo exemplo que ele deu . Um caro conhecido mundialmente na area do esporte pelo seu grande futebol e sobre tudo MEDICO . Acaba morrendo viciado em bebida , que grande exemplo . Vamos parar de so elogiar , tamben merece uma critica .

  • Murilo Pedro disse:

    O Cruzeiro tratou de controlar o jogo. Por isso tirou o pé do acelerador. Se mantivesse o ritmo, teria feito uns 8 ou 9. Mas o que importa, é que Atlético sabe cumprir muito bem os seus papéis: coadjuvante e saco de pancadas. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Por isso manifesto meu apoio à reeleição eterna do Alexandre Kalil. Vida longa ao Kalil.

  • tom vital disse:

    Chico no blog do Juca Kifouri tem uma bela música em homenagem ao
    Sócrates.

  • J.B.CRUZ disse:

    Os trêis maiores “CHUTADORES” pela ordem que eu já vi pela ordem:
    1) – PEPE (SANTOS)
    2) – NELINHO (CRUZEIRO) no galo nem tanto.
    30 -ROBERTO CARLOS (NO PALMEIRAS).
    —————————————————–