Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fox Sports x Globosat: no fim das contas, o consumidor vai pagar a diferença

Futebol é assunto tão sério no Brasil que essa polêmica da ausência do canal Fox Sports Brasil na Sky e Net virou tema do editorial da Folha de S. Paulo, quinta-feira passada.

E a conclusão mais comum quando se fala de Brasil: “no frigir dos ovos o consumidor é quem vai pagar”:

“Bola fora da TV”

Disputar a Copa Libertadores da América transformou-se no sonho de grande parte dos clubes e torcedores de futebol brasileiros. As principais competições do país, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, oferecem vagas para o torneio continental. Este, por sua vez, garante ao campeão a disputa do Mundial de Clubes, como ocorreu em 2011 com o Santos -derrotado pelo Barcelona na partida final.

O renovado prestígio da taça latino-americana coincide com o sucesso internacional da milionária Champions League, que reúne as principais agremiações europeias.

Neste ano, os dois maiores clubes de massa do Brasil, Flamengo e Corinthians, participam da Libertadores, ao lado de Fluminense, Vasco e Internacional, além do último campeão, o Santos.

Com tantos interessados em acompanhar a competição, era de esperar que as televisões aberta e por assinatura facilitassem o acesso às transmissões das partidas. Ocorre que uma disputa travada nos bastidores entre redes e canais de TV criou uma situação paradoxal, na qual parte da torcida ficará a ver navios.

A explicação está na entrada em campo de um novo “player” do mercado de canais esportivos, Fox Sports. Ligado ao conglomerado multinacional News Corporation, do empresário Rupert Murdoch, o canal, que detém valioso acervo de direitos de transmissão de eventos esportivos, será o único na TV paga a transmitir os confrontos da Libertadores.

Anteriormente, os jogos eram exibidos pelos canais SporTV, da Globosat. Na TV aberta, a Rede Globo mostrará só algumas partidas.

A Fox Sports dava como certa sua entrada sem custo adicional na grade das operadoras Net e Sky, que já transmitem outros canais do grupo. Não foi, porém, o que aconteceu -ao que tudo indica por pressões da Globo, que detém 33,6% do capital votante da Net e uma pequena cota da Sky, além de ser a maior fornecedora nacional de conteúdo para ambas, por meio da Globosat.

Sky e Net constituem uma espécie de duopólio na TV paga, respondendo, juntas, por quase 70% do mercado de quase 13 milhões de domicílios. Esse poderio é usado na tentativa de diminuir o alcance do concorrente, até aqui circunscrito a operadoras menores, como Oi, Telefônica e Embratel.

As negociações com Net e Sky permanecem inconclusas. Uma das alternativas aventadas pelas duas operadoras é incluir o canal em seus pacotes, mas mediante cobrança de uma taxa extra do assinante -que, nessa disputa, parece fadado a ser o grande perdedor.


» Comentar

Comentários:
9
  • caio disse:

    monopolio mesmo infelizmente a net comprou a claro

  • Alfredo Rocha disse:

    Se me ocorreu agora que já que a Sky alega que para incluir o canal FOX SPORT, terá que aumentar em aproximadamente R$ 15,00 por assinante, quanto será que nós clientes da SKY economizariámos se pedíssemos para tirar do nosso pacote “Spotv, Sportv 2, Gnt, Multishow, Viva, Globonews. Os canais Telecine e os canais de rádio da Globo?
    Porque os canais Sportv passam jogos que já tenho no PFC (Assinei o Brasileirão série A + O carioca e o paulista) então futebol é só PFC , os canais ESPN e FOX SPORT.
    Eu acredito que essa medida é melhor do que pedir para cancelar assinatura, espero ter ajudado nessa polémica.

  • emerson aquino disse:

    uma bosta esse comentario do rica perone. nó brasileiros é que somos usados de massa de manobra, quer ver o que acontece?passa todo mundo pra outra OPERADORA, quero ver a tal poderosa globosat, defender seus interesses. ela vai enfiar o rabo nas pernas e colocar a fox e ainda vai fazer comercial que tem a fox sport hd….ora merda me diga um canal da globosat que seja….insubstituivel? só o premiere fora isso…num tem nada dela. ela faz filmes? quais ? grandes bostas.

  • Para mim não faz diferença nenhuma.

  • wallisson disse:

    ola gente eu sou infelismente asinate dessa porcaria que chamam de sky e sabe qual será o desefesho ou nao tra fox sports ou será combrado de nos 4.50 pelo canal

  • Felipe disse:

    Eu pensava assim também chico, mas dá uma olhada nesse outro ponto de vista aqui…
    http://www.ricaperrone.com.br/2012/02/simples-assim/
    A questão é simples: é negócio, é dinheiro…
    É só mais uma fatia das cifras astronomicas que o futebol movimenta… E ninguem quer perder, como a Sky e a Net já perderam…

  • sim mas podem me cobrar uma taxa extra. mas me de opção de olhar meu colorado. eu pago se for preciso. mas façam isto logo. quem assina tv tem condições de pagar extra. quem nao quer nao paga e não ve. eu gosto de futebol e não de BBB. por isso assino canais de esporte e respeito quem gosta de novelinhas e filminhos.

  • jean disse:

    É isso aí. Esse Ministério Público é muito afeito a aparecer realmente, é só alguma coisa ter uma repercursão que lá estão eles, que coisa.

  • Rodrigo disse:

    O engraçado é que, nessa hora, não aparece nenhum representante do Ministério Público de Defesa do Consumidor, para dar seu parecer, e aparecer da TV bradando contra as emissoras e operadoras de TV a Cabo, como costumam fazer na hora de proibir festas, bares (como os da Prudente, vizinhos de um promotor), blocos de carnaval (como o Santo Bando do Sto Antonio, também vizinho de um promotor), ou quando um promotor “descobre” que 6mil lugares do Independência são da Torcida Organizada Ceguinhos do América (na ótima paródia do 98FC).
    E aí!? Cadê o MP que tanto gosta de aparecer que sumiu inexplicavelmente!?