Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Galo deixou de ser “Faixa de Gaza”; Flamengo virou “Flaganistão”!

A política interna costuma provocar grandes atrasos e estragos na vida administrativa de de um clube; principalmente dos maiores do nosso futebol.

Detalhes interessantes sobre os bastidores do Flamengo, o clube mais popular do Brasil, na coluna do Renato Maurício Prado, no O Globo.

Ele cunhou um apelido para a política interna rubro-negra, “Flaganistão”, que me fez lembrar o Atlético, até a chegada de Alexandre Kalil à presidência.

Chamávamos o Galo de “Faixa de Gaza”, e por incrível que pareça, ao contrário do que todos imaginávamos, com Kalil, a “Faixa de Gaza” entrou em paz e nem a disputa eleitoral do ano passado foi capaz de fazer a “guerra” interna de facções voltar.

Veja um trecho da coluna do Renato sobre o Fla de hoje:

“… o que ferve é a política do clube da Gávea, onde o ex- presidente Delair Dumbrosck entrou, no Conselho Deliberativo, na sexta-feira, com um pedido de esclarecimentos e ameaça de impeachment de Patrícia Amorim.
Alega, entre outras coisas, descuprimento de prazos — as contas de 2010 (!!!) ainda não foram aprovadas — e improbidade administrativa. A atual dirigente corre sério risco de perder o mandato, que se encerra no final deste ano? Não creio. Mas que o panorama político só tende a esquentar até as eleições de dezembro, é certo.
O famoso “Afeganistão rubro-negro” (cheio de tribos formadas por ex-presidentes das mais variadas correntes) anda em polvorosa. E o milionário investimento em Ronaldinho Gaúcho (até agora, com pouquíssimo retorno) é a bola da vez.
Praticamente ninguém no clube, fora da atual diretoria, considera que ele valha tanto dinheiro.
Vai virar, com certeza, mote de campanha.
EXPLICAÇÕES I. Patrícia Amorim admite que, de fato, atrasou pagamentos de Romário e Petkovic, como noticiei no Blog RMP e aqui na coluna “Poço
sem fundo”. Mas rechaça a impressão de que o clube está descontrolado financeiramente. Primeiro, através de um telefonema dela própria (relatado no meu blog) e, depois, do seguinte e-mail que me foi enviado pelo vice de relações externas, Walter Oaquim, tentando esclarecer a situação…”


» Comentar

Comentários:
12
  • Reinaldo disse:

    Parabéns Kalil, num mundo tão competitivo, perdemos espaços para os clubes mais organizados que hoje fazem futebol com profissinalismo e competencia. Num passado recente tinhamos jogadores com mixirica, nilson sergipano e meio kilo, que mostrou claramente a quase a falencia do meu querido Galo, criticas sempre existirá, mas os fatos mostram que o Presidente Alexandre Kalil está fazendo o trabalho correto.

    Bica elas Galo!!!!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O flamengo é o time mais desorganizado do país, mas tem a mídia a seu lado e sempre contou com um apoio imenso de governos e CBF.

  • bessas disse:

    Comentário sobre torcida organizada sem embasamento. Pelo contrário quando Alexandre assumiu a primeira coisa que fez foi cortar subsídios pra torcida organizada. Tanto que a mesma passou a entoar refrão no mineirão contra Kalil.

    Ps: Pode inventar outra porque essa…..

  • Pedro Santos disse:

    é com muito pesar que discordo de você, desta vez, Chico. Pra mim o Sr. Kalil só fez o básico do básico, aquilo que tinha que ser feito para o time não acabar…
    Quanto a inovações, crescimento da marca, expansão de mercado, isso o Kalil se mostrou muito a quem, uma vez que os resultados em algumas pesquisas de mercado se devia muito mais a força da torcida do que das ações da diretoria. O grande mérito do Kalil, foi ter peito e cara para enfrentar a globo na briga pelos direitos de televisão, e infelizmente ficou sozinho nessa cruzada. Mas tirando isso não vejo grandes feitos de sua gestão. Lembrando que a Cidade do Galo, que é infelizmente o nosso maior orgulho recente, vem de anos de administrações, desastrosas, mas que pelo menos investiram no nosso CT.

  • Adolfo disse:

    Na minha opinião, muito da agitação de outrora era devido ao presidente do conselho deliberativo a época, que hoje é o mandatário do clube. Mas penso que o Kalil fazia barulho de acordo com a conveniência. Aceitou, calado, os descalabros protagonizados pelo dono do BMG, que pra mim se tornou dono do CAM. É aí que mora o perigo. Kalil colocou ordem na administração alvinegra. Retirou o Galo das páginas policiais e promove reestruturação eficiente faltando o essencial, um título de expressão, para completar. Louvável. Porém, nem tudo são flores não. Tudo tem um preço e esse poderá ser alto sem a fiscalização de um conselho que se faça presente. Exemplos não nos faltam. Recentes, aliás. Aqui mesmo, nos cercadinhos das serras… Kalil fala como se fosse dono do Galo e age como se assim fosse. Mas se perde em explicações mal dadas, como o “digue…digue…digue…” que usou para tentar justificar o injustificável ocorrido no fim do ano. Essa mancha carregará para sempre, pois foi em sua gestão que a honra do CAM foi posta suspeição. O ideal “VENCER, VENCER, VENCER…” foi rasgado pelos seus comandados quando colocaram em dúvida o comportamento que tiveram. Quando liderava o conselho, O Turco bradava nas derrotas estrondosas. Não se escutou, de qualquer um dos conselheiros, murmúrios que reivindicassem cabeças, atos, desculpas, enfim, quaisquer justificativas aceitáveis após o vexame. Mais: não se ouviu pedidos de averiguações, pois o disse-me-disse rogava a vergonha das 30 moedas. Kalil tem os conselheiros na mão, como trocados guardados em porta-níqueis, lembrados somente quando necessários. Não? Basta lembra da consulta ao conselho para renovação do acordo do Diamond. Kalil tem méritos. Mas, como diria Raul, “a guerra é produto da paz”
    Saudações alvinegras!

  • Rodrigo Assis disse:

    Caro Alisson…

    O Presidente do Atlético financia torcida

    O do Cruzeiro financiou fazenda de 60 mi, gado, carro importado pro raposão, time laranja em nova serrana, ipatinga entre outras…

    Essa dor de Cotovelo é normal, hj o galo incomoda como nunca

  • Schubert disse:

    rsrs o diretor de finanças do Flamengo e braço direito da presidente é o Cap. Leo, ex presidente da torcida jovem e ……. ah deixa pra lá.

  • J.B.CRUZ disse:

    A maioria dos clubes brasileiros tem dívidas impagáveis…É só rolar as dívidas e vida que segue !!!!

  • alex disse:

    Alisson,

    No caso da Galoucura, a mesma está em silêncio devido a problemas com a justiça (violência, brigas entre torcedores rivais, drogas, etc).

    Acompanho a comunidade do Galo no Orkut diariamente e lá eles também reclamam da postura da Galoucura. Veja que as outras torcidas
    como a do Esquadrão Atleticano, etc, sempre estão criticando o Kalil.

    O silêncio da torcida organizada do Galo não é devido ao dinheiro dado pelo Kalil, e sim pelos motivos que citei anteriormente.

    Na era Ziza houve esse problema sim, mas agora acredito que não, pelo menos não temos provas.

  • joao disse:

    EU TENHO EM MENTE QUE O FLAMERD..MESMO ARRECADANDO 100 MILHOES DA GLOBO NAO TARDARÁ A QUEBRAR (NOVAMENTE). OS CLUBES QUE FOREM MELHOR ADMINISTRADOS É QUE CONSEGUIRÃO SE FIRMAR A PARTIR DE AGORA.

  • audisio disse:

    Como na frase histórica da idiotice institucionalizada:
    “Flamengo é Flamengo…”.
    Perdão pelo lapso!

  • Alisson Sol disse:

    A diferença é que a presidente do Flamengo hoje não está financiando a torcida organizada. Já no Atlético-MG… É só lembrar como a torcida organizada, com o time tendo resultados muito melhores, ameaçava fisicamente presidentes anteriores…