Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Novo caso de racismo contra jogador; agora até de jornalista!

Eu, hein!?

Jornalista?

Brasil!!!!!!

Do portal Comunique-se:

* “Apresentador é afastado de afiliada do SBT após supostamente chamar jogador de macaco

jronalista

Jornalista da TV Tibagi, que faz parte da Rede Massa e é afiliada do SBT em Maringá (PR), o apresentador do ‘Show de Bola’, Lourival Santos, foi afastado de suas atividades. O motivo? Ele teria chamado um jogador de macaco. O caso aconteceu na tarde de domingo, 13, durante a transmissão da final do Campeonato Paranaense.

Santos foi denunciado pela colega de profissão Monique Vilela, que trabalha na Rádio Banda B. A jornalista teria escutado o apresentador de TV chamando o lateral-direito do Londrina Esporte Clube (LEC), Maicon Silva, de macaco. A partida era contra o Maringá e o xingamento teria sido após o gol do Londrina, que abriu o placar no estádio Willie Davids.

Ao SporTV, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, Isaías Bessa, contou o que aconteceu. “Ele estava devidamente credenciado pela emissora dele, que é do SBT aqui de Maringá. No exato momento que saiu o gol, ele correu junto com os jogadores e, segundo as informações que foram passadas, ele chamou o jogador de macaco. A nossa companheira de Curitiba, a Monique Vilela estava do lado, ouviu, se irritou com isso, levou ao meu conhecimento, levamos ao conhecimento do tenente. Ela se prontificou a fazer a denúncia contra ele, ele foi detido. O que ficou mais chato foi que ele tentou esconder o colete de imprensa dentro do vestiário do Maringá. Nós trancamos as saídas de imprensa, ele não teve como sair e foi obrigado a devolver o colete”.

Na noite de ontem, Santos foi encaminhado para a 9.ª Subdivisão Policial de Maringá, assim como outros dois jornalistas que aceitaram fazer a representação criminal. Ele foi liberado após prestar depoimento, mas deve responder por crime de injúria racial. Em nota oficial, a emissora da Rede Massa disse que condena todo e qualquer tipo de racismo e informou que o profissional foi afastado de suas funções. Porém, o canal não informa o tempo de ausência do apresentador.

http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/74145-info


» Comentar

Comentários:
25
  • isso nunca vai acabar assim como os ipocritas nunca somem se camuflam numa capa p poder passar desperssebido.temos varios exemplos esse citado e um.Se fosse eu entrando em um mercado e levado uma caixa de leite seria eu punido severamente. e por isso que talvez pq o sistema quer que façamos pq a Xuxa falou. na Ana maria braga foca na copa! E essas coisas oque fazemos com a impunidade jogamos no quintal de quem dela ou dá Global sistema de ipocresia? sei lá coisa de louco o ser humano.

  • Matheus Vinicius disse:

    Depois de muitos anos relegado ao ostracismo, o jornalismo do SBT vem sendo revigorado com chorumes polêmicas produzidas por seus jornalistas. Depois das experiências revolucionárias com Aqui e Agora e o Jornal das Pernas – em que jornalistas oriundas da Casa dos Artistas exibiam e cruzavam as pernas de forma sincronizada – , a emissora de Sílvio Santos amadureceu e segue em busca de uma credibilidade nunca antes alcançada.

    O SBT espalhou pelo Brasil os quadros mais aguerridos do jornalismo opinativo brasileiro. São três os maiores expoentes dessa modalidade: Luis Carlos Prates, em Santa Catarina, Paulo Eduardo Martins, no Paraná e a diva Rachel Sheherazade, trazida da Paraíba para brilhar em rede nacional.

    Shera, a camisa 10 do time, foi escolhida a dedo por Sílvio Santos para apresentar o principal jornal do canal. Suas opiniões fortes e conservadoras foram justamente o que encantaram o empresário. Cheia de confiança com o apoio do patrão, a colega de trabalho se sentiu à vontade para partir para o ataque contra tudo-o-que-está- aí, tornando-se uma das principais porta-vozes do senso comum. No auge do seu reacionarismo, Shera disse considerar compreensível o linchamento como instrumento de combate ao crime, o que causou revolta em uns e conquistou admiração de outros. A jornalista também já polemizou ao defender as loucuras do pastor Marco Feliciano e minimizar os pequenos delitos de Justin Bieber.

    O catarinense Luis Carlos Prates também ganhou destaque com seu conservadorismo sessentista. Com uma eloquência e um linguajar rebuscado de fazer inveja ao Professor Gravatinha, Luis é capaz de transformar um telejornal num mural do Facebook das Senhoras de Santana:

    “O Brasil nunca cresceu tanto quanto sob a chamada Ditadura Militar. Estradas rasgaram o Brasil, universidades foram multiplicadas. Ciência e tecnologia começaram para valer no país sob a tutela dos militares. (…) Que tipo de progresso veio com a chamada democracia? (…) A imoralidade tomou conta de todos nós. Que Brasil é esse que melhorou? ”

    Tio Paulo brada com tanta firmeza, que quase esqueço os US$102 bilhões de dívida externa deixados pela ditadura, uma quantia equivalente a 53,8% do PIB do país. Isso pra não falar na estagnação econômica e da inflação disparada nos últimos anos do regime, verdadeiras heranças malditas para a democracia. Quase também esqueço do carinho recebido pelos jornalistas críticos aos militares: paus-de-arara, choques elétricos, unhas arrancadas e assassinatos. Prates, usufruindo de uma concessão pública, desmoraliza vigorosamente o mesmo estado de direito que lhe permite criticá-lo. Um show de coerência.

    Paulo Eduardo Martins, outra jovem revelação da emissora de Sílvio, também costuma banalizar o termo “ditadura” e lutar quixotescamente contra o fantasma comunista. Adepto do jornalismo-verdade-verdadeira, Paulinho não pensa duas vezes antes de desprezar o povo brasileiro e xingar o telespectador que não concorda como ele:

    “O brasileiro não faz nada. O brasileiro merece a ditadura do PT. (…) Só idiota acredita que ditadura se faz com tanque na rua. Não é assim não, ô animal! (…) e o louco sou eu quando falo isso. Então dane-se todo mundo também. Tem que viver com a ditadura do PT mesmo”

    E pra se juntar ao trio-de-ferro do jornalismo do SBT, temos o também paranaense Lourival Santos, que ficou famoso essa semana ao ser preso após xingar um jogador de “macaco”. Até me lembrou outro integrante da casa, Danilo Gentili, que gentilmente ofereceu bananas para um negro que ousou criticar as piadas racistas do seu programa.

    Todas essas estripulias dos colegas de trabalho acabaram tendo um preço. Shera não dará mais opinião no Jornal do SBT, o Jornal da Massa não contará mais com as polêmicas de Paulinho e Lourival foi afastado da emissora pelo ato racista. Enquanto os fãs culpam o regime comunista pela censura, Shera e Paulinho garantem não ter sido esse o motivo. Pressionado pelo Ministério Público, anunciantes e telespectadores, Sílvio se viu obrigado a mudar o formato dos seus jornais e dar menos ênfase à opinião. Mas o SBT é uma emissora gigante e, com certeza, abrigará os reacionários em outros programas da casa, tais como: A Praça É Nossa, The Noite e Programa do Ratinho…

  • THIAGO disse:

    Concordo com o Dudu, se fosse responsabilizado criminalmente com 10 anos de cadeia sem direito a atenuantes e outras bobagens da lei para aliviar, todos iriam pensar 10 vezes antes de ofender os outros.
    Sobre educação Marteens, sei que hoje professores não podem nem corrigir aluno em sala de aula pois podem ser espancados, denunciados, e colocados sobre programas de reciclagem ( efeito geladeira).quem dara essa educação???

  • Martens disse:

    Exatamente Renato, educacao vem de berco,no meu tempo de crianca quando tinha algum castigo na escola tinha castigo em casa tambem, hoje em dia os pais vao tirar satisfacao com o professor, pq o filho e um santinho.No Brasil estamos mais preoculpados em punir os adultos que educar as criancas.

  • Marcos Paulo disse:

    Prezado Chico Maia, acho que isso é um desejo, uma intenção. Jornalista, mais sensato e mais racional? Boris Casoy, Lélio Gustavo, e Reinaldo Azevedo? E podemos ficar aqui horas dando nomes de quem, infelizmente, não se encaixa nesse protótipo.
    Deveriam se encaixar, mas são humanos, com todos os defeitos e qualidades inerentes ao ser humano.

  • Xavier disse:

    Caro Eustáquio

    Estes termos não passam de uma brincadeira, porém não usarei mais, não é minha intenção ofender ninguém. Peço desculpas.

    Acontece que tem alguns cruzeirenses no blog que comentam com uma soberba fora do normal o que leva a entender que o cruzeiro tem super poderes… rsrsrsr.

    Um abraço e fica na paz!

  • Marcos Paulo disse:

    Assalto no domingo, Xavier? O bandeira marcou o empedimento. O resto depois disso não existiu! É obra de ficção. Inclusive o Jô se jogando para dentro da área, depois de ter segurado a camisa do Mito.
    Pare de chororô.

  • Marcos Paulo disse:

    Não entendi o “até de jornalista”? Jornalista é mais ou menos do que qualquer outro em que?
    Juro que não entendi o sentido!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O tal jornalista que ofendeu o jogador, deveria responder criminalmente e pronto.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Virou moda!
    O que tem de gente pegando carona neste assunto polêmico não está no gibi (vide a Presidenta da República, recentemente).

    Deveria ser tratado com mais seriedade e menos sensacionalismo.
    Todos somos iguais e na minha opinião, quanto mais ênfase se dá a esses erros, mais pessoas pobres de espírito tendem a repetí-los.

    Tem muito racista “fingido” que nesta hora se torna o maior defensor da raça negra no planeta.

    Até meus amigos e conhecidos negros, os quais converso sobre o assunto, se mostram incomodados com tamanho oba-oba, que na opinião deles, acentua a diferença (que nunca existiu na verdade)
    entre as etnias.

    A igualdade deve estar nas atitudes, bem mais que nas palavras.
    Mais ação e menos teatro, por favor!

  • Eustáquio disse:

    Vá dormir, Professor Xavier. Pára com essa bobagem de “marião”, “meninas”, e blá blá blá… Concentra no seu time. Perdeu, perdeu e coloca a viola no saco e vai pra casa. Coisa mais infantil do mundo.

  • Roberto Martins disse:

    Todos nós somos racistas. Nas redes sociais todos ficam condoídos, com pena, mas dificilmente, pouquíssimos, reagem de outra maneira em off. Os que condenam são os primeiros a exercê-lo. Na Europa é muito pior. E o atleta aproveita pra fazer seu marketing pessoal. Sempre coitadinho!!!!
    Já pensou se antigamente as mães dos árbitros fosem à justica? Já pensou se o Raul ou o Richarlyson fossem importar com isso? E o Barbosa, o Silvestre; que acabaram no ostracismo.
    Aqui mesmo no blog, é visível nos comentários, a presença de intolerância, radicalismo, xenofobia, fundamentalismo, enfim, coisas muito ligadas ao desrespeito humano e à Democracia.

  • Paulo Henrique disse:

    Lamentável!!

    Também parabenizo a jornalista que teve coragem de denunciar.

    O SBT tem se destacado pelo baixo nível de seu jornalismo.

    Racismo foi demais!!

    E nem é problema exclusivo do Brasil. Absurdo o que fizeram com Neymar na Espanha.

    Educação só não basta, tem que ter educação e punição.

  • Clark W. Griswold disse:

    em compensação, o mau caráter, Tinga retribui o apoio dado a ele pela torcida atleticana no episódio do racismo, com provocação.

    http://tinypic.com/view.php?pic=n6eww6&s=8#.U00j6qJIWK4

  • Xavier disse:

    Uai Chico, racismo no Brasil?

    No jogo de volta das meninas super poderosas contra o Real do Peru o seu colega João Vitor Xavier “gritava” na “maior de Minas” que o povo peruano iria ver que no Brasil não existe racismo, que somos um povo civilizado….

    Hipocrisia no Brasil é mato.

    E outra que me faz rir, a imprensa azul de queixo caído com o “assalto” domingo passado no marião fez questão de enfatizar que o cru cru merecia ser campeão pois tinha feito a melhor campanha. Então para quê os jogos finais???

    Pior é o desespero dos simpatizantes nas redes sociais, cada um queria dar explicação para o inexplicável, uns diziam que estava impedido, outros que o Jô se jogou, outros falaram que foi fora da área, outros que foi em cima da linha, quanto desespero……

    Dito isso, chego à conclusão que não deveríamos ter tido os dois jogos finais, poderiam ter dado o troféu antecipadamente para as meninas superpoderosas.

    Não vejo merecimento nenhum, pois campeonato mineiro são dois jogos, o resto são jogos contra times péssimos (inclusive e principalmente o américa). Só servem para preparação do time para o ano.

    Nos dois jogos que valeram houve empate, sendo no último com participação decisiva do bendeira.

    Então essa de merecido é só para fazer média… E olha que jogamos as finais sem onze combatentes….. e com nove em campo contra 12.

    Isso não é choro, é só constatação, afinal de contas um CAMpeão das Américas não vai chorar um mineiro a mais ou um mineiro a menos…

    Saudações Alvinegras!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Chico, sinceramente, ja cansou esta historia de racismo. No fim, a raça é uma so: raça humana. Então, é melhor nem que se noticie. Mesmo que o cara seja afastado, ou outra punição. Ignorar o fato e a punição. Que fique nos tribunais. Fulano me chamou de macaco, sicrano foi chamado de baleia, o outro de lagartixa….Perto de minha casa um é papagaio !! Interessante, o mico leão dourado é macaco !! Não é preto, é dourado !

  • Fabiano Silva disse:

    Veja só como o Tinga retribuiu o apoio dado a ele no episódio do racismo. OK! Uma coisa tem nada a ver coma outras, mas faltou a ele um pouco de cordialidade.

    A Massa Atleticana apoiando-o pelo racismo sofrido e ele provocando.

    http://tinypic.com/view.php?pic=n6eww6&s=8#.U00kE6JIWK5

    – Raposos

  • mario santos disse:

    Que atropelamento é esse? meu Deus é melhor ler isso do que ser cego.

  • Martens disse:

    Thiago nao e punicao que resolvi racismo e com educacao.

  • Olá, Chico!
    Coisas de um país preconceituoso… Esse deu manchete. E tantos outros que não são manchete?!

  • thales rosa disse:

    Cadeia nele.. Racista merece apodrecer na cadeia.. numa cela daquele jeito……….

  • Mauro disse:

    Parabéns pra jornalista que teve a coragem de denunciar.

  • Ronaldo Bento disse:

    Não é que o Alexandre Mattos entende de atropelamento! O time do OUTRO MUNDO já está atropelando….

  • THIAGO disse:

    Isso ta virando mania pq não tem punição severa. O nosso código penal passou da hora de uma reforma bem detalhada, mas pra isso precisamos cobrar dos nossos últimos representantes eleitos e procurar votar melhor neste ano.