Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Grandes jogos e a descoberta do time ideal, porém, sem Neymar

Nada como enfrentar a Alemanha para aferir se a seleção brasileira realmente merece ser campeã da Copa. O confronto de formas diferentes de jogar, a legendária disputa entre América do Sul e Europa com direito à apuração de quem está jogando melhor neste mês de ótimos jogos.

Nas quartas de final estão passando os favoritos de antes do Mundial começar.  A Alemanha se impôs diante da França e o Brasil passou bem pela Colômbia. Foram confrontos continentais cuja tradição de freguesia foi mantida: os alemães sempre atropelam os franceses e brasileiros idem em relação aos colombianos, que foram muito bem nesta Copa, mas ainda longe de chegar perto do título.

O time do Felipão fez o seu melhor jogo até agora onde prevaleceu o conjunto. Nada de ficar esperando uma jogada individual do Neymar ou de qualquer outro jogador.

NEYMAR

Menos mal, já que Neymar está fora dos jogos restantes da Copa.

A aguardada entrada do Maicon no lugar do Daniel Alves surtiu o efeito esperado. O ex-lateral do Cruzeiro não vai ao ataque loucamente como o ex-titular, e é mais firme na defesa.

Porém, a melhor mexida feita por Felipão até agora foi a inclusão do Fernandinho entre os titulares. Eficiente na marcação, nos desarmes, nos contra ataques e acima de tudo no exercício da liderança; o capitão ideal.

Lamentável que uma dessas seleções tivesse que sair da Copa ontem no Maracanã. Mas a França fez bonito e valorizou à altura a classificação da Alemanha. E eu que pensei que os comandados do Joachim Low estivessem melhor preparados fisicamente, já que optaram pelo calor do sul da Bahia na preparação em terras brasileiras. Custaram agüentar os últimos 15 minutos, mais os quatro extras.

Na última oportunidade da França Benzema chegou na cara de Neuer, porém, enviesado, pela esquerda. Lembrei-me de Nunes diante do João Leite, na final do Brasileiro de 1980, também no Maracanã. Só que ao contrário do ótimo João, e da maioria absoluta dos goleiros do mundo, o alemão não caiu para um dos cantos. Friamente aguardou o chute e espalmou a bola para fora.

Vitória garantida e passaporte assegurado para enfrentar o Brasil.

Na entrevista após o jogo o zagueiro Thiago Silva usou as palavras e frases feitas, muito possivelmente recomendadas pela psicóloga e a meia dúzia de jornalistas chamados pelo Felipão para acudi-lo nos momentos de desespero depois da partida contra o Chile. Confirmou que escalá-lo como “capitão” foi um erro. Suspenso, não jogará a semifinal, momento ideal para David Luiz ou Fernandinho assumir o posto.

A camisa pesou no jogo. Começou no sorteio da Fifa que deu ao Brasil a condição de usar a amarela. Além de tomar 1 a 0 logo aos sete minutos a Colômbia só conseguiu se encontrar em campo depois dos 30, quando a seleção brasileira já era senhora de si no espetáculo. O gol do Thiago Silva foi típico de nervosismo dos colombianos. A cobrança perfeita da falta, pelo David Luiz sacramentou a vitória e deu moral à essa dupla de zaga, muito questionada a partir do começo da Copa.


» Comentar

Comentários:
0
  • humberto disse:

    O nego largo este felipão, técnico ultrapassado, não tem esquema nenhum de jogo e o pior de tudo, vai ser arrogante e mal-educado lá pqp, mas tem uma sorte enorme, estou até achando que o brasil será campeão com este futebolzinho medíocre, sinceramente achava que seleção campeã em 94 tinha um futebol medíocre, mas esta atual bate todos os recordes de ruindade.

  • Eduardo Miranda disse:

    Não vamos transformar a saída de NEYMAR do time uma tragédia.O FELIPÃO,que na minha opinião,é um técnico meia boca.Teria a grande chance de mostrar que ainda tem um pouquinho de lucidez.Vem escalando jogadores medianos e deixando outros de melhor nível de fora.Sem falar dos não convocados,tipo Ronaldinho Gaúcho,Luiz Fabiano,Kaká e Tardelli, que dariam à Seleção opções mais qualificadas.
    No meu time,HULk, OSCAR (jogador de playground,que corre corre,não suja o uniforme e não acontece nada)mas principalmente,este suposto jogador de bola,chamado FRED.Impressionante, como este “jogador” tem todas as chances do mundo possíveis.Já jogou pessimamente 5 partidas seguidas e não acontece nada,o time joga com dez.Acaba o jogo e ele não tem uma história para contar,a não ser que deu de tudo cantando o Hino e não errando a letra.Ele é péssimo, para ficar ruim tem que melhorar muito.Não entendo como a imprensa ainda o defenda.
    Escute Felipão,coloque Bernard,Hernanes e William e corra para o abraço,com a faixa de Campeão.Sem medo de ser feliz.

    Eduardo Miranda – Saudações Alvinegras

  • Paulo Afonso disse:

    Achei os jogos péssimos… Só a Holanda tentou jogar alguma coisa, já que a Costa Rica abriu mão de jogar e queria levar a decisão para os pênaltis… Também estou achando covarde o comportamento da imprensa com relação ao lance que tirou o Neymar da Copa… Contato é do jogo e o colombiano não teve maldade alguma… O Neymar ameça pular e o colombiano é enganado e pula… Aí há o choque normal de jogo, uma falta comum… Tanto que o Brasil segue para o ataque, ninguém para o jogo e o árbitro da a vantagem… O lance foi tão acidental que o Marcelo chega a puxar o Neymar como se estivesse falando para ele “levanta, não faz cera agora não que o jogo já vai acabar, senão o juiz da mais uns minutinhos…” A imprensa brasileira tem sido covarde com o colombiano… Por que não têm esta mesma postura com o Fernandinho que bateu no James Rodrigues o jogo inteiro e nem cartão levou? Brasil caminha forte fora de campo rumo ao hexa…

  • Marcos disse:

    Ruim com Neymar, pior sem ele…

  • Thiago disse:

    Marcos vc está confundindo o fernandinho com o pierre ou com Leandro donizeti?

  • Marcelo disse:

    O Felipão vai armar com time com:

    Julio César
    Maicon
    David Luis
    Dante
    Marcelo
    Luis Gustavo (à frente da zaga)
    Fernandinho (cobrindo as laterais)
    Paulinho (apoiando o ataque)
    Oscar (armador centralizado)
    Hulk (aberto na esquerda)
    Fred

    Se o Oscar estiver inspirado, o Brasil passa fácil !!!
    Se o Hulk acertar um chute ao gol, o Brasil passa fácil !!!
    Se o Fred….aí já e querer demais, né…rsrsrs

    Essa Copa já entrou para a história como a melhor de TODOS os tempos

    http://terramagazine.terra.com.br/blogterramagazine/blog/2014/07/03/na-reta-final-da-copa-imprensa-gringa-destaca-%E2%80%9Cvitoria-da-simpatia-e-honestidade-dos-brasileiros%E2%80%9D/

    http://blogln.ning.com/forum/topics/o-fracasso-da-copa-no-brasil-e-o-cinismo-da-m-dia-brasileira

  • Raws disse:

    Dúvidas – A seleção brasileira melhorou? Ou a Colômbia amarelou?
    A Colômbia não jogou ou a nossa seleção não deixou?
    O Felipão está decadente ou nunca foi uma Brastemp?
    O Fred não procura a bola ou a bola não chega no Fred?
    O Neymar prende demais a bola? Ou ele pensa, melhor só do que mal acompanhado.
    Para que o Bernard e o Hernanes foram convocados?
    O que é mais forte no Brasil, o racismo ou o bairrismo?
    Certeza de decadência, quantos titulares dessa atual seleção, conseguiriam vagas no banco de reservas em 1982? Precisa responder?…

  • Raws disse:

    Não quero ser o inventor da lâmpada e muito menos o dono da verdade, porém no lance da falta sofrida por Neymar, quando visto pelo ângulo que o árbitro estava, também não achei passível de amarelo. Quando focada pelo lado contrário, aí sim, talvez caberia até um vermelho e com o agravante de que o mesmo agressor já havia desferido uma solada no joelho do Hulk, ou seja, a santo ele jamais seria candidato.

  • Frederico Dantas disse:

    O lance do Neymar pra mim foi uma imprudência que resultou numa fatalidade. Coisa do jogo, infelizmente.

  • Frederico Dantas disse:

    Alemanha passou com bola parada e morrendo no final. Brasil passou com bolas paradas. Argentina jogou uma bolinha e fez um gol numa bola resvalada de um passe errado. Vejamos a Holanda, que pegará o time mais fraquinho das quartas.

    Pra mim todos estão no mesmo balaio.

  • Marcos - DF disse:

    Chico permita-me discordar de alguns pontos. Fernandinho entrou no time e Neymar sumiu. Quem abriu a “caixa de ferramentas” contra Chile e Colômbia? O revide foi em quem? Estas duas perguntas tem tudo a ver com a dupla Neymar e Fernandinho, este último um jogador comum e violento.
    Ainda em relação ao jogo, a arbitragem mundial é tendenciosamente brasileira, ainda mais jogando em casa. Por fim deixo outra pergunta, perigo claro e manifesto de gol, o último jogador faz falta dentro da área, é cartão amarelo ou vermelho?

  • Xavier disse:

    Desculpem, mas só consigo expor minhas opiniões em tópicos…rsrsrsr

    1 – Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas da irresponsabilidade que ceifou suas vidas.

    2 – Agora haverá gastos com demolição e remoção do viaduto que caiu, bem como construção de novo viaduto. Fica a pegunta: Nós contribuintes pagaremos tudo de novo ou os responsáveis vão assumir???

    13 – Uma construção relativamente simples não cai assim, do nada……

    4 – Uma pena não ter tido pelo menos um minuto de silêncio no jogo do Brasil, já a comoção com a contusão relativamente simples do Neymar é um absurdo. O ser humano é mesmo muito esquisito!!

    5 – Quanto ao futebol do Brasil ontem, o time se resumiu a dois zagueiraços: David Luiz e o chorão (é chorão, mais joga muito).

    6 – Como eu imaginava, a Colômbia ia tremer e tremeu.

    7 – De terça feira, acredito que não passa, infelizmente teremos um ” Mineiraço”.

    8 – Dois gols de bola parada, um em bola aérea, coisa que não é fácil sobre a Alemanha e outro por falha grotesca do goleiro.

    9 – A falta foi muito bem batida, mas o goleiro ter ficado atrás da barreira é imperdoável.

    10 – Lembrei-me do livro do Levir Culpi, o Felipãp é um burro com sorte, ao perder para Alemanha a desculpa já existe, e ninguém vai se lembrar que o time não apresentou nada coletivamente…. Cara de sorte…..

    Saudações…..

  • luiz ibirite disse:

    acho que jogaremos no sábado contra a argentina pelo terceiro lugar, time ta jogando mal e achando gols durante o jogo que nesta reta final são dificeis de achar.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Muito boa a análise do Júlio Cesar, vi exatamente o mesmo jogo que você.

  • Thiago disse:

    A FIFA tem que punir este agressor do Neymar com o dobro da pena imposta ao Luis suares. Ele não deu só uma pancada em lance do jogo, ele quebrou uma vértebra e quase colocou o brasileiro em uma cadeira de rodas. Foi uma idiotice do técnico que gosta de fazer graça e grosserias em coletiva, não tirar fred q mais uma vez não jogou nada, não tirar neymar que já tinha um cartão amarelo e que com dois a zero poderia ser poupado. Inclusive o Ronaldo fenômeno na transmissão disse isso cinco minutos antes do neymar ser agredido. Deveria ter colocado bernard ou william no lugar do fred e mais um como Hernandes como ele fez mas no lugar do neymar. Mais uma vez o técnico escalou mal e mexeu mal. O Brasil ganhou o jogo por uma mudança de atitude e não pela escalação, e pra finalizar pq não fizeram um minuto de silêncio pela morte das pessoas que morreram em BH? Será que do fazem um minuto de silêncio quando e algum figurão?

  • thales rosa disse:

    Ainda bem que ficamos sem o Neymar. Quando ele joga o time busca o tempo inteiro tocar bola para o estrela, o estrela esta sempre marcado quer resolver tudo e nao toca a bola novamente!!

    A falta de gols do Fred vai se resolver agora, a bola vai chegar no atacante!! Como ele vai marcar gols se a bola nao chega? A bole chegava apenas no Estrela que nao tocava para ninguem..

    Neymar é um jogador acima da media mas é muito individualista.. A seleção vai crescer agora.. Thiago Silva vai fazer mais falta que Neymar no jogo contra a Alemanha.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Foi um jogo estranho, a Colômbia muito nervosa, jogou mal e o Brasil a mesma corrida de boi de sempre. O Brasil se salvou com duas jogadas de bola parada e não fez mais nada no jogo.

  • Julio Cesar disse:

    Voltei pra dizer que a copa não perde sem o Neymar. A seleção, como criou a Neymardependencia, sim. Quem sabe alguem esteja esperando a chance pra fazer mais do que ele fez ate o momento ?
    Copa sente falta se jogadores consagrados não entrem como Ibrhaimovic, Robben, Messi, Falcão Garcia. Neymar , no momento, não tem este status;

  • Chico BOM DIA!!! Maravilha! Passamos por mais uma etapa. Nosso time tem evoluído. Que Deus dê saúde e equilíbrio para nossos atletas contra a poderosa Alemanha (fria, organizada, disciplinada e sobretudo, PERIGOSA). O Brasil ganhou por causa da importante ajuda dos três jogadores do CRUZEIRÃO, TIPO EXPORTAÇÃO!!! Brincadeira, claro! Só para despertar a polêmica. Pena q o Neymar se machucou. Não tem jogado lá essas coisas, mas é considerado a estrela do time.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! Não vi essa bola toda da seleção brasileira. Duas bolas paradas. Ainda prevaleceu as tentativas de arrancadas individuais. Ate David Luiz, todo desajeitado tentou a sua. Hulk tambem tentou ser o heroi quando poderia ter passado a bola. Marcelo no primeiro lance ja tentava apitar o jogo. Neymar mais do mesmo. Parece ser dificil ele entender o aspecto coletivo. E se joga tanto (me lembrei do Luisinho cambolhota, que rolava pelo menos cinco vezes quando levava um encontrão, penso que era esse o nome mesmo), que fiquei na duvida se realmente ele teria, desta vez sim, algo grave. Que se recupere o mais rapidamente possivel e possa exercer seu futebol.
    Fernandinho assim como contra o Chile, me parece que nem amarelo levou. Os colombianos apontavam para o arbitro “ja é a quarta pancada” e nada. James Rodriguez (muito bom de bola) que o diga. Sofreu. Os arbitros estão sendo “estranhamente” caseiros.
    Quanto a Colombia, facilitou o jogo para o Brasil, principalmente ate metade do primeiro tempo. Falha na marcação e tentativas de sair driblando na defesa que geraram chances para a seleção brasileira.
    Quiseram mostrar um futebol que eles ainda não tem.
    Chico, li no site do Lance sobre as manifestações na rede social contra o jogador colombiano que fez a falta no Neymar. Entra la (se é que ja não o fez) .

  • Rodrigo Galodoido disse:

    A entrada no Neymar foi com vontade de machucar, e acabou fazendo estrago maior. Poderia ter sido mais trágica. Merece punição. Numa dessas, o cara abrevia a carreira do outro.

    Acho que o time da cbf já tem um álibi pra ser eliminado pela Alemanha. Pode sair da Copa sem grande crise.

    Pensei que a seleção fosse perder o jogo, mas a Colômbia amarelou. Camisa pesa…