Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Armando Marques morreu sem explicar o motivo da anulação do gol que daria o título de 1974 ao Cruzeiro

Responsável por algumas das páginas mais vergonhosas do futebol brasileiro, mesmo assim Armando Marques sempre foi cortejado pelas cúpulas do futebol brasileiro, até cair no escândalo da arbitragem do Brasileiro de 2005.

Ele tem passagens históricas nada agradáveis com os maiores clubes mineiros.

ARMANDO1

Nunca explicou a anulação do gol que seria legítimo marcado pelo Zé Carlos contra o Vasco em 1974, num dos maiores escândalos da história do nosso futebol.

Antes, em 1972, levou um chute depois de um Botafogo x Atlético, no Maracanã, que valeu Prêmio Esso de Fotografia ao autor da foto.

Numa entrevista à Renata Dayrrel na BHNews TV, Nelinho conta todos os detalhes daquela final no Maracanã.

https://www.youtube.com/watch?v=CabX30GYul0

– –

E numa rara fala ao Superesportes, em outubro de 2012, Armando Marques joga para os espíritos a explicação da sua “falha” absurda.

ARMANDO2

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/por-onde-anda/2012/10/09/noticia_por_onde_anda,231190/armando-marques-comenta-arbitragem-de-cruzeiro-e-vasco-consciencia-tranquila.shtml

– –

Em dezembro de 2012 postei aqui no blog esta foto, que valeu Prêmio Esso ao autor, do Armando sendo chutado pelo então diretor de futebol do Botafogo, o ex-lateral Nilton Santos, depois de um jogo contra o Atlético no Maracanã.

armandochutado

http://localhost/victor/chico-maia-old/2012/12/30/nilton-santos-chuta-armando-marques-premio-esso-de-fotografia-1972/

No portal Terra mais detalhes da morte do ex-árbitro:

“O ex-árbitro de futebol Armando Marques morreu na madrugada da última quarta-feira, aos 84 anos, no hospital CER Leblon, no Rio de Janeiro. Ele foi internado na última terça em estado grave de insuficiência renal e não resistiu.

Carioca, Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques foi um dos mais famosos e polêmicos árbitros do futebol brasileiro, e também presidiu a Comissão Nacional de Arbitragem entre 1997 e 2005 – deixou a entidade após o escândalo da “Máfia do Apito” no Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o árbitro Edílson Pereira de Carvalho admitiu ter manipulado resultados.

Outras polêmicas de sua carreira incluem gols anulados: um de Leivinha, do Palmeiras, contra o São Paulo, no Campeonato Paulista de 1971; e outro de Zé Carlos, do Cruzeiro, na final do Campeonato Brasileiro de 1974, contra o Vasco. Armando Marques apitou nada menos que 12 finais de Brasileiro ao longo da carreira.”

http://esportes.terra.com.br/futebol/ex-arbitro-armando-marques-morre-no-rio-aos-84-anos,c368432559447410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html


» Comentar

Comentários:
18
  • Rodrigo disse:

    bandido, canalha, mau caráter, vendeu vários jogos e ganhou muito dinheiro roubando, p.ex. para o Vasco em 74, anulando um gol legítimo do Cruzeiro na final do brasileirão, anulando o gol de cabeça de Leivinha contra o São Paulo na final do paulista de 71. na copa de 74, num jogo contra a Alemanha, fez tantos erros que acabou nunca mais apitando em copas.

  • Giulliani disse:

    Descanse em paz Armando o melhor arbitro de todos os tempos!!!

  • Raws disse:

    Os cariocas são mestres em criar “celebridades”.
    Um ser humano antipático, um profissional sem caráter e um árbitro questionável. Falar mais o que desse senhor.

  • Não sei o porquê de tanto ódio… roubar, furtar, subtrair e outros substantivos contra a equipe radicada, não são erros: são acertos de contas!

  • Thiago disse:

    JB vc elogiar o árbitro por apitar bem sem prejuízo pra algum lado e o seu dever profissional, agora ele roubar descaradamente um título de um time e falha de caráter.

  • Anderson Palestra disse:

    Um lixo a menos.

  • thales rosa disse:

    Ele que va agora dar explicações aos espiritos sobre suas atitudes…

  • Rodrigo Couto disse:

    ESTE SAFADO FOI UMA DAS PIORES MAZELAS DO NOSSO FUTEBOL SEMPRE FOI PREPOTENTE E ARROGANTE QUE SE QUEIME NO FOGO DO INFERNO!!

  • Félix Mota disse:

    Uai Chico, certa vez este tema foi objeto de debate na Band no programa que você e o Flávio Carvalho apresentavam. Neste mesmo dia foi dito, que o Felício Brandi vendeu o mando de campo, achando que o título era “favas contadas”. Sempre lembrando que hoje, o Vasco está cheio de jogadores do Cru Cru e o Cru Cru cheio de jogadores do Vasco. As boas relações entre os dois clubes são antigas!
    Coisas de lá!

  • VALDEILSON SILVA DE ALMEIDA disse:

    sou Cruzeirense ate morrer mais acima de tudo sou cristão…
    por isso todos aqueles que de alguma forma se sentem lesados pelo Armando Marques, que o perdoen!!

    cordialmente.,

  • Alisson Sol disse:

    As falácias escritas este ano sobre a “herança eXtrutural” da Copa do Mundo são imbatíveis…

    Competindo pelo segundo lugar em divulgação de desinformação, vem a explicação que li sobre o fato de que é preciso voltar o “mata-mata” no Campeonato Brasileiro, pois o Brasil foi derrotado por 7×1 na Copa porque “nossos jogadores estão desacostumados ao mata-mata“.

    Ignore-se que a maioria dos jogadores da seleção não joga no Brasil. Ignore-se que a maioria dos jogadores da seleção disputa Liga dos Campeões (Marcelo acabara de ser campeão). Ignore-se que os poucos que ainda jogam no Brasil, podem disputar Copa do Brasil e Libertadores. O pior da “lógica” deste argumento é ignorar os absurdos que ocorriam na era do mata-mata do Campeonato Brasileiro.

    Na era mata-mata, time que era “campeão”, às vezes tinha uma dúzia de pontos a menos que o segundo lugar. As partidas decisivas eram cheias de lances “duvidosos”. Senhores como este Armando Marques, faziam coisas “estranhas”, e ficava por isto mesmo. Que descanse em paz…

  • J.B.CRUZ disse:

    Nascemos sozinho,vivemos acompanhados(parentes,amigos,vizinhos,inimigos,adversários,)e morremos sozinhos..
    vivemos sempre em conflito interno, com dois senhores que nos querem escravizar..O BEM E O MAL….Temos o livre arbítrio para escolha pessoal entre estes dois senhores.Virtudes,defeitos,verdade,mentira,pecados,tentações,pureza, ingenuidade,confiança,fazem parte do nosso dia-a-dia na convivência com nossos semelhantes..
    Fiz este preâmbulo para prestar uma homenagem a ARMANDO NUNES CASTANHEIRA DA ROSA MARQUES que foi um excelente Juiz no final dos anos 50, década de 60 e meados da década de 70..
    Me lembro de 3 jogos do CRUZEIRO que Armando apitou com vitórias estreladas….

    1-) CRUZEIRO E ATLÉTICO decidiam o campeonato mineiro de 1.967 em uma melhor de três jogos(foi decidido em 2 jogos(3 x 0 e 3 x 1), pois terminaram com o mesmo número de pontos nos 2 turnos…
    O primeiro jogo foi em 21/01/68 e terminou 3 x 0 para o CRUZEIRO, com gols de TOSTÃO aos 41 e DIRCEU LOPES 45 do primeiro tempo e EVALDO aos 22 do segundo tempo..
    Público: 79.981.
    JUIZ: ARMANDO MARQUES..
    ——————————————————————————————–
    2-)DECISÃO DO PRIMEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO(TAÇA BRASIL) ganho pelo CRUZEIRO..
    ———————
    CRUZEIRO 6 X 2 SANTOS.***
    1) JOGO:MINEIRÃO…30/11/66.
    GOLS: Zé Carlos(do Santos,contra) a 1 min. NATAL aos 5 min. DIRCEU LOPES aos 20 e 39 e TOSTÃO aos 42 do primeiro tempo; TONINHO GUERREIRO aos 6 e 9, e DIRCEU LOPES aos 27 do segundo tempo..
    PÚBLICO: 77.325.
    JUIZ: ARMANDO MARQUES..
    OBS: ARAMANDO expulsou PELÉ e PROCÓPIO por agressão mútua, chamando-os pelos seus respectivos nomes: “SRS: EDSON ARANTES DO NASCIMENTO E PROCÓPIO CARDOSO NETO, estão expulsos”(na época, não havia cartões vermelhos e amarelos)..
    —————————-
    2)JOGO:PACAEMBÚ…07/12/66.
    SANTOS 2 X 3 CRUZEIRO…
    GOLS: PELÉ aos 23 min. e TONINHO GUERREIRO aos 25 min. do primeiro tempo; TOSTÃO aos 18 min,DIRCEU LOPES aos 28 min. e NATAL aos 44 min. do segundo tempo..
    PÚBLICO;30.002.
    JUIZ: ARMANDO MARQUES..
    —————————–
    DESCANSE EM PAZ………….

  • ivan junior disse:

    Agora e esperar que o lixo imundo do jose Roberto rato também morra e VA queimar nas chamas do inferno junto com este merda que morreu hoje.

  • mauricio sepultura disse:

    Bicha não morre, vira purpurina.

  • Enio Eduardo disse:

    Armando Marques, a primeira “Libelula” a desfilar nos gramados brasileiros. Bom Arbitro: Polêmico, Autoritário, Escandaloso . . .

    Dentre suas marcas está a de errar a contagem dos Penaltis na decisão do Paulistão de 1973, entre Santos X Portuguesa, o que levou a Federação Paulista a proclamar dois campeões.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1973

  • Rogério Perdigão disse:

    Chico, desculpe-me pelo que vou dizer, mas gostaria muito de ver a carcaça fedorenta desse verme imundo ser jogada na ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO da cidade do Rio de Janeiro. É o local mais apropriado para os pilantras desse naipe.
    Esse procedimento evitaria a contaminação do solo e do lençol freático com as substâncias nocivas ao meio ambiente.

    • Marcos Schwob disse:

      O Armando Marques errou muito, sem dúvida, mas não contra algum time em especial. Errou, por exemplo, contra o Flamengo num Fla x Flu em 1968, em que o ponta tricolor Wilton desviou a bola com a mão diante do goleiro Marco Aurélio e fez o gol da vitória do Fluminense por 1×0. Sua opinião parece a de um doente mental, provinciano e patético. Vai ter que rezar muito para se livrar do inferno.