Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A volta de Felipão ao ninho gaúcho

O ex-técnico da seleção assume o Grêmio amanhã, seu clube do coração, no lugar do Enderson Moreira.

Ambiente ideal para empregar a sua estratégia de motivação do grupo e da torcida. Na seleção é que não dava mais mais.

Pega o clube gaúcho na 10ª posição com 19 pontos. Que seja mais feliz lá do que foi no Palmeiras em 2012.

O Globoesporte.com publicou resumo da trajetória do treinador:

FELIPAO

* “Nome: Luiz Felipe Scolari
Idade: 65 anos
Clubes: CSA, Caxias, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Juventude, Grêmio, Coritiba, Criciúma, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira, Seleção de Portugal, Chelsea, Bunyodkor
Títulos: Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1995), Brasileirão (1996), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), Copa do Mundo (2002), Copa das Confederações (2013)”.


» Comentar

Comentários:
0
  • Pedro Vitor disse:

    Agora vejam vocês, o Flamengo nesta situação em que se encontra. Ofereceu 60 milhões ao Gaúcho, e desbancou o Grêmio, e Assis levou Ronaldinho para Gâvea.

    Poderia dar certo, porém a desorganização de um clube, que ate tem boa receita, mas gasta mal, não tem marketing. No Flamengo hoje deve ter uma loja inteira com camisas, bonecos, objetos do Ronaldinho.

    Ele saiu pela porta dos fundos, o clube devendo 45 milhões de reais ao jogador.

    O Atlético, pode ter desembolsado, 12 milhões por ano, com despesas com o jogador. Mas hoje a camisa vale mais, a marca esta espalhada na América inteira, China, Europa, valorizando ainda mais o clube.

    E se procurarmos camisas do Ronaldinho pra vender, não encontra, pois estão esgotadas em todas as lojas do Galo, e representantes licenciados. Imaginem o quanto o clube arrecadará com mais essa ação de marketing, porque Ronaldinho significa isso ao Galo, a recisão do Ronaldo vende camisas!

    Eu tenha pena dos Flamenguistas, que vão chorar por muitos anos ainda a falta de organização do seu clube.

    Já o Galo, trocará de comando ao final do ano, e o Kalil esta Parabens, quando ele chegou em 2008, não imaginávamos que o clube tinha tal potencial. O Kalil resgatou a torcida, errou muito, mas acertou demais, pagou caro por erros, mas soube dar a volta por cima. Sinceramente o Kalil contornou a trajetória rumo ao fracasso, e deixou o clube no trilho novamente, RG, Paulo Cury, Nelio Brant, entre outros, tem muito o que agradecer ao Kalil, porque o Galo ia quebrar naquele rumo que tomou de 90 ate 2008.

    Quando vejo Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Fluminense, e ver que o Galo passou todos eles e subiu de patamar, dá vontade de gritar.

  • Pedro Vitor disse:

    Talvez não tenhamos um numero alto de novas opções, ate porque renovação não é feita apenas pelo clube. O treinador tambem tem ter segurança, se falta experiencia, que o tecnico procure simular situações de risco, pressão antes de pegar grandes projetos, porque como dizia minha avó, ” quanto maior o sonho, maior o tombo”.

    E um treinador comunicativo como o Luxa, Felipão, ser rebaixado ou goleado, é fácil de ser digerido. Agora se o Marcelo, estudioso tomar um sacode nacional, ele ficará rotulado tambem.

    Acho que os clubes apostam em novos nomes, mas não é sempre que resistem as más campanhas. O Marcelo mesmo, é exemplo. Pra chegar a este nível teve de estudar bastante, foi tecnico de base, aprendeu a trabalhar co jovens talentos, interino, apredendo a reagir em situações extremas, como no Galo em 2007 e 2008. Trabalhou em equipes pequenas, tendo desenvolvidos filosofias de resultados a curto prazo, com pouco investimento, como Paraná, e pegou equipes medianas com potencial alto, como Coritiba, ali ele foi vice duas vezes da Copa do Brasil, comprovando a sua teoria. Hoje é o principal tecnico do Brasil!

  • Pedro Vitor disse:

    Essa questão dos treinadores em seus respectivos times há 20 anos atrás, reflete que não ha renovação no futebol brasileiro em modo geral.

    Mas pouquíssimos são os treinadores invovadores que conseguem resultado diferentes. Peguem os ultimos campeões Brasileiro, Copa Do Brasil, Libertadores e Sulamericana. A renovação tecnica alcança o título ou uma campanha acima da média, na mesma proporção em que é feita a renovação!

    A renovação existe, o Ypiranga com o Marcelo é o caso de sucesso, assim como o Coritiba de Marcelo. O Botafogo de Cuca, e o Galo tambem de Cuca. O Enderson fez boa campanha no Goias, e esta desempregado, era uma boa para o Galo no momento, mas o Levir não teve tempo para reorganizar a equipe.

    Dorival Junior, é da nova geração, já foi rotulado. Ney Franco, tambem mais um rotulado, agora o Cristovão Borges vem se destacando, não venceu campeonatos, mas pega trabalhos mais difíceis, como foi no Vasco, Bahia e agora no Fluminense.

    Na seleção mesmo, o Dunga é um nome da nova geração. Agora existe tambem a confiança, experiencia, e modo de reagir com pressão. Felipão, Levir, Luxemburgo, Abel, Muricy, Tite, os caras tem trabalho reconhecido, ja enfrentaram este tipo de situação diversas vezes, então tem nome. Sofrem menos nas derrotas, e ja os novos e inovadores, ainda não suportam pressão de arquibancada.

  • Jonas Moura Reis disse:

    Off topic…

    Alckmin põe o metrô paulista a serviço da Globo !!!

    O governo paulista anunciou nesta terça-feira (29) que mudará o horário de funcionamento do metrô e dos trens de São Paulo nos dias dos jogos para atender aos caprichos e garantir os altos lucros da TV Globo. Na semana passada, parte da torcida corintiana deixou o estádio do Itaquerão antes do final da partida para não perder o transporte.

    Houve muita reclamação sobre os horários das partidas, que começam às 22 horas para não prejudicar a novela global. Diante da chiadeira, os tucanos decidiram atender à bilionária famiglia Marinho – que, afinal, dá uma baita ajuda na campanha pela reeleição de Geraldo Alckmin.

    A decisão irritou o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.
    Segundo o líder sindical, em entrevista ao site do ESPN, a medida prejudica os metroviários e os torcedores. Ele garante que será impossível, com o atual número de funcionários do metrô, dar bom atendimento às pessoas que vão aos estádios para acompanhar os seus times durante a semana.

    “É uma decisão que não pensa nos torcedores. Além de torcedores, eles são trabalhadores. Mesmo com o metrô aberto, eles demoram para chegar em suas casas e ainda têm de ir ao trabalho no dia seguinte. Por que não se muda o horário do jogo? É uma decisão que só atende à TV Globo. A cartolagem parece que prefere desse jeito também. Não quer bater de frente com a Globo, afirmou Altino Prazeres”.

    A TV Globo, que tem os direitos de transmissão do campeonato, evitou destacar a sacanagem. Mas o tema ganhou as redes sociais. Teve até petição online dos torcedores exigindo mudanças no horário dos jogos.

    Como lembra a jornalista Camila Mattoso, do ESPN, “o horário das partidas é definido conjuntamente pela CBF e pela TV Globo, a detentora dos direitos do campeonato, que definiu sua grade de programação nesse formato”.

    Entrevistada pelo ESPN, a vice-prefeita da capital paulista, Nádia Campeão, defendeu a mudança no horário dos jogos e criticou qualquer alteração no funcionamento do metrô e trens.

    “O torcedor tem razão ao cobrar melhores condições para desfrutar de seu direito ao lazer. Mas, a meu ver, é mais razoável antecipar o horário das partidas do que mudar o funcionamento de toda a rede de transporte de massa. Como o sistema segue uma série de normas e protocolos para atender ao conjunto da população, o interesse público deve continuar preservado”, afirmou.

    Já o governo tucano, que deve muitos favores à TV Globo, preferiu ceder aos privilégios da famiglia Marinho…

    E tem gente que não consegue enxergar o mal que a Rede Globo faz ao futebol e ao Brasil.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Do blog do Juca Kfouri:
    “Nesta altura do campeonato, há exatos 19 anos, os seguintes times tinham os mesmos técnicos que têm agora:

    Flamengo

    Grêmio

    São Paulo

    Atlético Mineiro

    Internacional

    Quer dizer… nada a dizer.”

    Por essas e outras é que o futebol brasileiro está tão atrasado. Nada se cria, nada se copia (dos grandes centros). Tudo se repete.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Grêmio tem o mesmo estilo de administração confusa e incoerente do Galo. O Kalil tem me decepcionado muito nos últimos dias, tá me lembrando o Kalil da era Luxemburgo, totalmente apático e descuidado até com a vida pessoal. Esse desequilíbrio reflete no clube, cada hora o Kalil diz uma coisa e desmente em seguida, há até um desencontro entre o que Maluf fala e o Kalil.

  • Frederico Dantas disse:

    Postagem do Juca Kfouri…
    Como podemos ver, renovação é um palavrão para os ouvidos do futebol brasileiro.

    “Tudo como dantes no quartel de abrantes

    Nesta altura do campeonato, há exatos 19 anos, os seguintes times tinham os mesmos técnicos que têm agora:

    Flamengo

    Grêmio

    São Paulo

    Atlético Mineiro

    Internacional

    Quer dizer… nada a dizer.”

  • Silvio Torres disse:

    Alô Kalil, alô Maluf, alô Autuori, viram quem é o primeiro finalista da Libertadores? É o segundo colocado do grupo do galo. Estão vendo o que vocês fizeram? Que tal vir a público e pedir desculpas á torcida?

  • Thiago disse:

    Esse clube e a cara dele.

  • thales rosa disse:

    Vamos ver se a humilhação serviu para acordar o vencedor que o felipao foi um dia.. acho dificil pois o futebol nao é mais o mesmo… vamos ver q q da..

  • luiz ibirite disse:

    o chico o futebol vai demorar para fazer as mudanças necessarias, a começar pela cultura nossa q a cada dia se torna mais pobre querendo resultados pra ontem, os dirigente são os que deveriam dar o ex.mas mandam os treinadores embora para se esconderem atras destes escudos provisorios, a pressao em cima deles deve ser enorme e não aguentam, então preferem o “caminho mais fácil”, acho q pobre não é o futebol e sim o torcedor que carece de pessoas sérias que lidam com as suas fantasias e sua paixão sem limites.

  • Alessandro Oliveira disse:

    Sou cruzeirense, mas respeito e muito a passagem do Ronaldimho pelo Atletico. Poderia dar uma ideia a diretoria do Cuzeiro. Poderiam prestar uma homenagem a ele.

    – Belo Horizonte