Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os finalistas da Libertadores confirmam que o futebol brasileiro está defasado: clubes e seleção!

Pois é!

San Lorenzo e Nacional do Paraguai vão decidir a Libertadores 2014. Os argentinos detonaram o Bolívar na primeira da semifinal, 5 a 0 em Buenos Aires e perderam de 1 a 0 ontem em La Paz.

SAN

San Lorenzo em foto do site da Fifa

Tem tudo para ser campeão, pois o time é bem melhor que o paraguaio. Único dos grandes e tradicionais argentinos que ainda não pôs a mão nesta taça. O jogo final será em Buenos Aires e que o time do Papa pape essa!

Os dois finalistas passaram por Minas. O San Lorenzo eliminou o Cruzeiro nas quartas de final depois de 1 a 1 em Buenos Aires e vitória de 1 a 0 no Mineirão.

O Nacional empatou duas vezes com o Atlético na primeira fase: 1 a 1 no Independência; 2 a 2 em Assunção.

Desde o ano passado o Cruzeiro é o melhor time brasileiro. O Atlético não estava com time tão competitivo como em 2013, mas defendia o título da Libertadores, e caiu nas oitavas contra o Nacional de Medelín.

O outro brasileiro que conseguiu passar da fase de grupos, o Grêmio, também foi eliminado pelo San Lorenzo, nas oitavas, nos pênaltis em Porto Alegre.

Ou seja, a competividade internacional dos nossos clubes deixa a desejar. Não conseguir passar por argentinos mais falidos que nós e um paraguaio da prateleira de baixo é preocupante!

Pausa na Libertadores e veio a Copa do Mundo, com a seleção do Felipão como uma das principais candidatas ao título. Aquele vexame!

Logo depois dos 7 a 1 da Alemanha escrevi que nada mudará de verdade no futebol brasileiro porque os dirigentes que mandam na CBF são os mesmos e vão continuar lá, inclusive o “consultor” Ricardo Teixeira, com o apoio dos clubes, que votaram no candidato de Marin, o Del Nero, que assumirá a presidência em 2015.

Eu e ninguém, ao menos sonhava que o empresário Gilmar Rinaldi seria nomeado novo chefão do futebol e que este anunciaria Dunga (também intermediador de compra e venda de jogador),dias depois, como o novo/velho treinador da seleção. Me ative aos cartolas, mas não me atentei aos treinadores.

Mas o Mário Marra é mais astuto e foi lá na história de 19 anos atrás, mostrando que a situação é mais grave. Publicou este pequeno texto no blog dele, curto e grosso, que completa o quebra-cabeça da mesmice do futebol brasileiro:

* “Muricy era auxiliar técnico e se tornou interino do São Paulo em 95.
Levir Culpi foi campeão mineiro em 95.
Você sabia que Abel Braga saiu do Vasco e foi o Inter em 95?
Luxemburgo saiu e voltou ao Palmeiras, mas em 95 ele esteve lá no Flamengo.
São quase vinte anos…
Todos foram, em alguns momentos de suas carreiras, treinadores competentes.
E eles não têm a menor culpa de estarem onde estão.
O que me pego pensando é sobre a renovação do futebol brasileiro.
Será que os treinadores têm mesmo interesse em renovar o nosso futebol?
Pra quê renovar?
Entra ano e sai ano, entra contrato e mais dinheiro e lá estão eles na roda viva do insosso “país do futebol”.
Adivinha se o Felipão estava no Grêmio em 95.”

http://www.blogdomarra.com/de-volta-ao-passado-ou-presente-ou-futuro/


» Comentar

Comentários:
0
  • Hélio disse:

    Gostaria da sua opinião sobre:

    1)a volta do campeonato estadual de seleções pois ajudaria a filtrar bastante quem joga e quem não joga, principalmente eliminando o bairrismo do eixo rio/sp.
    2)Já quanto a premiação me perdoe pois não sei o critério, mas a premiação deveria privilegiar a classificação do ano anterior dos times!

    Saudações Celestes.

  • Dudú Galomaio,
    Inveja mata meu amigo…
    As taças estão à disposição para visita na sala de troféus…
    E tem mais de uma de cada tipo lá… diferente de você que ainda é MONO…
    MONOtítulo…

  • Pedro Vitor disse:

    Engraçado dizerem que o Cruzeiro é melhor sulamericano. Ate parece que campeonato Brasileiro é nível de europa. Se o líder do Brasileiro fez campanha ruim na Libertadores, essa teoria de que é o melhor caiu. Ele esta melhor, mas não é melhor!

    E no Campeonato Brasileiro, o elenco é quem faz a diferença. Na Libertadores é o time, é o mando de campo.

    Dizer que o Lánus brigaria pelo rebaixamento no Brasil, porque venceu a Ponte Preta numa disputa sulamericana. Realidade é bem diferente, se ele chegou lá foi porque provou ser mais do que pensam que ele seja!

    Ponte Preta, foi rebaixada, assim como o Flamengo campeão da Copa do Brasil, e eliminou o Cruzeiro Campeão Brasileiro, dentro de campo. Fora do campo, quem foi rebaixado foi a Portuguesa!

    Então vamos encarar a realidade, o futebol brasileiro não inovou, parou no tempo. O Campeão Brasileio não mete medo fora do Brasil. Quando sai daqui, ele tem que jogar com raça e muita disposição, foi assim que o Galo venceu a Libertadores e Recopa, foi por falta de raça e competencia que Ponte e Cruzeiro perderam Sulamericana e Quartas de Finais de Libertadores. Foi por falta de raça e competencia que o Felipão tomou de 7, e foi com planejamento e consciencia tecnica e tatica que a Argentina chegou a final e peitou a Alemanha na Copa do Mundo, assim como o Corinthians do Tite conquistou o mundo dessa forma.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Pois é meu camarada Anderson Palestra!
    Sporting Cristal (PERÚ) e Barcelona de Guayaquil (EQUADOR) são as mais fracas e inexpressivas equipes a disputarem uma final de Libertadores. Sorte do crucru…

  • edson dias disse:

    Nacional do Paraguai não é um grande time em termos de nome, mas é um time acertadíssimo taticamente. Time muito coeso, com defesa bem sólida, que se fecha atrás muito bem. Não nos esqueçamos que não chegou à toa na final da Libertadores, pois, além do bom time do Defensor (desconhecido por alguns até poucos dias atrás) e também eliminou o Velez…

    Não creio MESMO que o San Lorenzo vai ter vida fácil.

    Parte das ferradas que nossos times sempre tomam na Libertadores, como as que vimos esse ano, vão além de questões técnicas. Como é comum o clima de “já ganhou” entre nossas torcidas, impossível isso não atingir os clubes. Há um menosprezo geral por clubes de outros países, e a impressão generalizada de que futebol só é jogado por aqui…

    Enquanto isso, as maiores revelações para o futebol sul-americano e mundial estão cada vez mais saindo dos outros países da América do Sul, enquanto aqui, as “revelações” são os protótipos de “jogadores modernos”, aqueles que “marcam e atacam” com a mesma desenvoltura, e que no final das contas, não fazem é nada bem feito. Vejam que de uns anos pra cá, a mística é de que precisamos de volantes que saibam sair jogando com a bola… lógico que isso é importantíssimo!! O homem SURPRESA sempre é muito bem-vindo mesmo. Por outro lado, não se fala mais que precisamos de meias criativos, capazes de arrebentar qualquer retranca, não se cobra que precisamos de laterais que sabem ir com qualidade à linha de fundo, não se fala que precisamos de grandes batedores de falta, não se fala que estamos numa escassez terrível de centroavantes.

    Por outro lado, as grandes revelações são os “volantes modernos”, e é aí que vem a geração dos Fernadinhos, Williams, Ramires, Hernanes, Paulinhos e por aí vai… há inúmeros exemplos!! Insisto: não que esses jogadores não sejam importantes, mas parece que a preocupação nos últimos anos é somente com essa posição.

  • Benedito Oliveira disse:

    Em 97 também!

  • Paulo Afonso disse:

    Anderson Palestra, ano passado acho que não foi, você certamente errou de ano… O Olímpia teve na primeira fase NOB e LaU (que vocês dizem ser grande equipe equipe sulamericana)… Terminou em 1º… Depois eliminou Tigre (Argentina), Fluminense (Brasil) e Santa Fé (Colômbia)… Santa Fé inclusive teve a 2ª melhor campanha da primeira fase (atrás só do Galo)… Logo, o Olímpia não foi qualquer um que chegou à final…

  • Anderson Palestra disse:

    Com certeza Dudu!
    Ano passado vimos isso.

  • Paulo Afonso disse:

    Será que o time argentino é mesmo bem melhor? Não sei não, mas acho o time paraguaio mais ajustado e com totais condições de levar o caneco… Seria até melhor para o Galo também isto… O time argentino só não perdeu fora para o Cruzeiro até agora nesta fase… E o paraguaio só não levou vantagem sobre o Galo… Mas na final não tem a questão do gol marcado fora de casa, então eu acho que o placar de ida será 2×1 para o Nacional e o de volta 2×2…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Depois que um Sporting Cristal da vida chegou a uma final de Libertadores, qualquer time que conseguir esse feito não será de se assustar.

  • Marcos 2014 disse:

    Tudo isso é culpa dessa gente que manda na CBF, que se transformou em um verdadeiro ‘bordel’, uma entidade que enriqueceu sugando até onde não dava mais os clubes brasileiros.
    O Campeonato Brasileiro de 2014 promete ser um suplício para quem for assistí-lo. A Copa do Brasil então, nem pensar.
    O nível técnico do futebol brasileiro hoje em dia é o mesmo das águas de São Paulo.
    O Cruzeiro que não se iluda, pode até ganhar Campeonato Brasileiro quantas vezes quiser mas quando o assunto é futebol internacional, se nivela aos demais clubes do Brasil.

  • Marcos 2014 disse:

    O respeito ao futebol do Brasil no cenário internacional acabou. Depois da conquista da Libertadores pelo Atlético, conquista que embora merecida foi em cima de um clube de um país que sequer disputou a Copa do Mundo nesse ano, nenhum time de futebol do Brasil possui mais futebol para bater de frente com times de outros países, principalmente europeus.
    Pela primeira vez na história, são grandes as chances de a próxima Copa do Mundo não ter Brasil.

  • Ariadne disse:

    Chico Maia, você faz um Jornalismo Esportivo de primeira linha, pois tens como meta levar informação aos seus leitores. Isto é raro hoje em dia no meio da Imprensa como um todo e principalmente dentro da Imprensa Esportiva.

    O pior tipo de Jornalismo, em minha opinião, é aquele que não cumpre o papel de informar devidamente as pessoas.

    Acabei de assistir a um Programa Esportivo Diário em um horário local de uma Rede de TV. O “jornalista esportivo”, que é até muito respeitado no meio, resolve emitir opinião sobre tudo, principalmente na questão política do país, dizendo que está tudo errado neste país e que tudo tem que mudar. Até aí, ele está utilizando do espaço dele para emitir uma opinião, que de certa maneira vai de encontro com a opinião de inúmeros cidadãos comuns. Muito embora eu ache que as opiniões dele sempre ficam fora do foco daquilo que o Programa dele se propõe: informar a quantas andam o futebol dos times de Minas.

    Mas eis que: No meio do programa ela manda um “beijo no coração” do grande amigo dele, o Aéreo Neves. (O que significa mesmo um “beijo no coração”? Que coisa mais evasiva e vazia. Que falta de recurso discursivo. Meu Deus! diariamente há´um tipo de jornalismo que insiste em destruir a língua portuguesa com essa falta de recurso discursivo).

    De todo modo, aquela cena do “Beijo no Coração ao meu Grande Amigo” seria cômica se não fosse trágica. Se algum dia alguém for dar um chute nas “vias baixas” do Aéreo Neves, vai quebrar, com certeza todos os dentes do dito Respeitado Jornalista, que tem um imenso vazio em sua postura diante do “status quo”.

    Por isso Chico Maia, continue assim, primando pelo bom jornalismo, mesmo que de vez em quando, sua opinião venha a desagradar alguém. O mais importante é manter essa linha editorial do seu blog, que com certeza se torna um espaço mais e mais democrático para as opiniões dos seus leitores.

  • Dilermando Costa disse:

    A Rede Bobo, Tv aberta, nos brindou, aqui na nossa cidade, com um Vasco x Ponte Preta, às 22:00 horas. Assim como no primeiro jogo em Campinas, parei de assistir com menos de 30 do 1º tempo. O Juíz roubou o tempo inteiro para o Vasco. Na hora do apito a camisa e os conchavos pesam, pena que meu Galo é o último na hierarquia da cbf, entre o Clube dos 13 e o Bota é o penúltimo.
    Um amigo meu que é Auditor do TCU, me confidenciou que, quem faz trambiques, sempre deixa pistas, repete números e talvez, este ano segue os anteriores; algum time que disputa a Segundona, chegar à final da Copa do Brasil.
    Os 7 x 1, é consequência desta bandidagem que comanda o futebol brasileiro!
    Meus amigos cruzeirenses exageram na soberba. Pelas atuações dos times brasileiros na Libertas 2014, nota-se uma superioridade do futebol de nossos vizinhos. Tanto que estão nas finais. Aceitem minha gente que dói menos! Pra ser o melhor das Américas, que nem o Galo foi 2013, ganhem a próxima.

  • Raws disse:

    Raramente comento sobre o rival, então vamos lá.
    Ano passado na minha opinião, o Cruzeiro pegou carona com a situação. Galo desmerecendo o C.B., todos os times de São Paulo(pela primeira vez, ruins) e o time azul certinho. Esse ano mudou, o time azul, no momento é realmente o melhor, porém 1/3 do campeonato é muito cedo, ninguém tem certeza de nada até o momento, então calma moçada, muita calma…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Concordo, tem um bom tempo que não presenciamos qualquer novidade no futebol brasileiro e não é só falta de esquema tático, estamos cada vez mais pobres de craques. Antes o esquema era montado para favorecer os jogadores e suas qualidades, porque eles tinham, hoje o futebol é montado para favorecer a mediocridade, para igualar os péssimos, todo mundo joga igual, por isso, quando um time tem um pouco mais de empenho, uma ou outra jogada ensaiada, ele se sobressai, exemplo o cruzeiro. Se não privilegiarmos a habilidade nosso futebol só vai se igualar e apequenar.

  • Dario Diaz disse:

    O Nacional do Paraguai e o San Lorenzo da Argentina, foram comprometidos e competentes. Quanto aos times Brasileiros, nenhum comprometido ou competência, dentro do achismo, ganhariam quando quizessem, assim dançaram. Aliás o futebol Brasileiro vem com esse achismo já muito tempo, assim sendo poderão ocorrer muitos 7 X 1 ainda.

  • Julio Cesar disse:

    Observo frases feitas no futebol que não dizem nada como “…essa bola” e outras. Tem uma que foi repetida aqui hoje: “…time perdeu no detalhe”. Chico , desculpe mas, enquanto nos brasileiros ficarmos nessa de “detalhe”, não ter humildade de reconhecer que os outros são ou estão melhores vamos afundar e mais. San Lorenzo detonou o Pirangi (voce errou, foi 1X0 la e 1X1 aqui), e ficam dizendo que é azar ! A derrota pro Estudiantes tambem ? Contra Once Caldas….Enfim. O Atletico perdeu pro “desconhecido” Raja Casablanca, Internacional levou do Mazembe, Santos com Neymar nem conseguiu jogar contra o Barcelona. Foram recados que estão sendo dados a anos pelo futebol mundial ao futebol brasileiro. Agora alguem aí escreveu que o Pirangi é o melhor time da America do Sul !!!!! É muito delirio ! É muita pinga estragada ou qualquer coisa estragada !!!

  • Antonio Carlos disse:

    Apure por favor Chico Maia, pois vc é uma voz importante do esporte de MG. Alício Pena Junior execrado por Alexandre Kalil, culpado pela queda do falecido Lincoln Bicalho, esta para assumir a arbitragem da FMF. Excluiu o Jose Eugênilo das partidas do Independência e Mineirão, monopolizou o cargo de Delegado em MG. Mesmo com as despesas de sua vinda de Araguari/MG. E faz gestão na CBF / FMF para assumir a pres. da comissão de árbitros. Um retrocesso ético.

    – BH

  • Pedro Vitor disse:

    Nacional, mesmo não tendo um time acima da média, chegou a final. Bateu o Defensor, e chegou com méritos.

    San Lorenzo, chega com méritos, mas venceu por 5 gols uma partida decisiva, em um dia atípico.

    Todo cuidado é pouco, ja vi muito time dançar nessa de ja ganhou!

    Futebol Brasileiro não tem evoluído. Isso é correto. Mas na Libertadores houve uma overdose de conquistas brasileiras nos ultimos anos. Este ano quebrou o ciclo.

  • ely gonçalves borges disse:

    o futebol brasileiro hoje, é muito fraco, todos os jogadores ditos talendos daqui, são vendidos antes de se firmar e vai pra europa ser reserva dos reservas. Epoca de convocaçao dava pra convocar no minimo 4 seleções que qualquer uma ganhava dos sul americanos e hoje a situação é muito diferente. Estamos perdendo pra colombia, chile, paraguai, uruguai pra não falar na argentina. Teve time brasileiro que perdeu até pra time do peru. Então a força do futebol brasileiro está muito fraca. O cruzeiro está nadando de braçada no brasileiro e na libertadores, custou classificar na primeira fase e deu vexame nas seguintes.

  • Paulo Afonso disse:

    Olha que legal… A Globo publicou uma reportagem tirando o mérito da atual Libertadores, indicando que esta é a “pior final” desde 2000, porque os dois piores times da primeira fase se enfrentarão na decisão… Neste levantamento, a “melhor final” segundo estes critérios teria sido justamente a de 2013, quando 1º e 3º da primeira fase se enfrentaram… Atirou no viu, acertou o que não viu… Segue link:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2014/07/nacional-par-e-san-lorenzo-fazem-inedita-final-das-piores-campanhas.html

  • Paulo Afonso disse:

    A soberba celeste é impressionante! Time de outro mundo, melhor time do Brasil, elenco mais forte que do Real Madrid e Bayern… Até inveja do coelhinho têm para desenterrarem um “decacampeão”… Nacional-PAR é fraco (não porque era da chave do Galo) e Lanús também é ridículo (também nada relacionado ao fato de ter perdido para o Galo)… A Libertadores do ano passado foi a pior da história e a deste ano teve um acidente de percurso com o copeiro e sempre complicado time do San Lorenzo dando uma sorte danada no Mineirão e tirando o único time forte da competição… E a turma não aprende nunca!

  • Alisson Sol disse:

    Estranho: Quer dizer que durante is vários anos seguidos em que o Brasil venceu a Libertadores, incluindo 2013, tudo estava bem. De repente tudo está ruin. E se vencer ano que bem, tudo fica bom de novo?

    O perigo destas “análises” é ver o claro movimento de parte da imprensa Para avacalhar de novo as regras do campeonato Brasileiro, pois estaria faltando emoçäo? Gostam é de Copa Joao Havelange, juízes suspeitos, invasao de campo, etc. Mais um gol da Alemanha!

  • audisio disse:

    Pelos comentários dos cruzeirenses acima, tá na hora do Marcelo Oliveira sair do cruzeiro e eles trazerem imediatamente o copeiro Marco Aurélio, ou até mesmo o Felipão!

  • Enio Eduardo disse:

    A TORCIDA ATRÁS DO GOL.

    Caro Chico, utilizo aqui este espaço para manifestar minha constatação sobre os modernos estádios construídos para a Copa do Mundo no Brasil.

    Passado evento mais importante do futebol, resta-nos constatarmos que os Estádios ficam com o legado da Torcida atrás do Gol.

    Atrás do Gol em presença física e Atrás do Gol na expectativa de bolas no fundo da rede.

    O legado da Torcida Atrás do Gol fisicamente, é a única forma que os torcedores (participantes dos programas sócio-torcedor) podem acessar um lugar nestas modernas “Arenas”. Os demais espaços têm preços fora da realidade cotidiana do cidadão comum. Só lotam quando há jogos decisivos e/ou final de campeonato.

    Os Governos dos Estados onde temos o Maracanã, o Mineirão, a Fonte Nova, a Arena Pernambuco, etc. Fizeram um “grande favor” para enterrar mais ainda o Futebol Brasileiro: trouxeram mais um sócio a ter dividendos com o espetáculo futebolístico. Esses Governos trouxeram os Empreiteiros para dentro do Futebol. Esses Abutres é que administram a maior parte das Arenas Construídas. E como abutres, visam o lucro a qualquer custo. O que os Governos não quiseram ver é que o custo desses novos “sócios” do negócio futebol, vai empobrecer ainda mais a qualidade dos jogos.

    É simplesmente ridículo assistir um Jogo do Brasileirão pela TV, quando os times jogam nestas Arenas. O que vemos o tempo todo são cadeiras vazias. claro, vemos a torcida – em flashs – Atrás do Gol.

    A torcida também anda Atrás do Gol, aquele cuja bola morre nas redes. A qualidade do nosso futebol é sofrível. Jogadores de péssima qualidade e técnicos com teses mais que estapafúrdias para as quatro linhas.

    Hoje, o ponto fora da curva em termos de qualidade, infelizmente para mim que sou atleticanos é o time Azul Estrelado. Tirando isto, vemos times fraquíssimos, alguns com a ilusão de nomes de “peso”, como o caso do São Paulo. Para mim, são pesos mortos, nome não joga futebol e esses nomes estão em decadência, algo natural com o avançar da idade desses jogadores.

    Os técnicos perderam o viço de lançar a meninada da base. Por onde anda o Marion, o Carlos e o Eduardo no Atlético? O Levy Culpi chegou e esses meninos estão vendo suas chances diminuir. A mesma realidade vemos na maioria dos times brasileiros.

    E a Torcida? Bem, aquela torcida, massa de assalariados, que tinham uma única diversão nos finais de semana, foram espurgados dos Estádios. A torcida meio Classe C, meio Aspirante de Coxinhas, ficam ali, Atrás do Gol com os olhos fixos Atrás do Gol.

    Triste enredo de um futebol que outrora foi mágico, foi encantador, foi divertido.

  • Roberto Breno disse:

    Bom dia,

    Chico discordo um pouco o retrospecto brasileiro em competições sul americanos não é ruim, vide as ultimas edições da libertadores, sul-americana e recopa aonde a praticamente uma hegemonia brasileira.

    Sinceramente pode-se creditar o atual fracasso das equipes nacionais ao “legado da copa” aonde os clubes brasileiros foram muito prejudicados por conta do nosso calendário maluco e mais ainda por conta da copa que espremeu mais ainda a pré-temporada e a preparação dos times.

    O Galo foi ainda mais prejudicado por causa do mundial de clubes do ano passado.

    Quanto a seleção acho que é o grande problema é de quem administra pois a muita matéria prima no quesito jogadores que não foram aproveitados no baile que levamos na copa. (Philipe Coutinho, Luis Adriano, Rafinha, Miranda, Lucas, Ganso, Filipe lateral, Anderson, Kaká, Tardelli, Everton Ribeiro, Marcos Rocha e etc).

    Agora sinceramente no que estamos defasados mesmo é no quesito treinadores. Não existem cursos, palestras para qualificarem os profissionais e o mais dos mesmo sempre reinam no mercado.

    Fala-se muito na profissionalizações dos árbitros de futebol mas para se tornar treinador também deveriam existir requisitos mínimos pois de toda forma de médico e treinador todo mundo tem um pouco.

    Eu acredito, aqui é Galo.

  • Leandro disse:

    Eu discordo plenamente! O time do Cruzeiro que é o melhor do Brasil é também muito melhor que todos os outros times sul americanos, esses times sul americanos no Brasileirão brigariam pra não cair. A Ponte Preta que foi o vice lanterna ano passado deixou de ganhar a Sul Americana contra o Lanús por detalhe! Mas jogo é jogado e o lambari é pescado, o Cruzeiro foi eliminado pelo San Lorenzo da mesma forma que foi eliminado pelo fraco time do Flamengo no ano passado. O maior culpado pela eliminação foi o Marcelo Oliveira que tem se mostrado péssimo em torneio mata-mata. Espero que ele ganhe a Copa do Brasil esse ano para apagar isso, o Brasileiro é quase certo que ganharemos!

  • Anderson Palestra disse:

    Discordo. Mata não é competência. É competência, ousadia e sorte.

    O time do Cruzeiro já ganhou alguns mata-matas sem ter um time tecnicamente superior ao adversários (Copa do Brasil 1996 frente ao potentíssimo Palmeiras) Torci muito para que o Palmeiras pudesse fazer o primeiro gol aquele dia e que pudéssemos fazer um no finalzinho e levar para os pênaltis. Foi melhor que a encomenda. Se fizéssemos o gol primeiro o Palmeiras viria para cima e iria nos massacrar.

    O Cruzeiro com o time, arrecadação e diretoria que tem, pode ser decacampeão nacional, mas “periga” não ganhar sequer uma copa do Brasil.

    O jeito de montar o time do Marcelo Oliveira não nos permitirá comemorar uma copa, a não ser que mude.

    Se eu pudesse encontrar o Marcelo Oliveira diria a ele para entrar massacrando o adversário na copa do brasil, em casa ou fora. Que esquecesse essa história de gol tomado em casa. Ele tem crédito com a torcida e a perda da copa do Brasil não abalaria a torcida, o time e nem o técnico.

    Se ganharmos, é o caminho a ser seguido na Libertadores. Se perdermos, termos chances de ir na Libertadores pelo campeonato brasileiro e verificar o que foi feito de errado e o que foi feito de certo.

    Esse Nacional do Paraguai é sorte, não tem time para enfrentar o San lorenzo. Foi como o Olimpia no ano passado.