Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em duas semanas a reafirmação das dificuldades e incertezas do nosso futebol

* Uma grande exibição contra um adversário que valorizou muito a vitória e a manutenção da liderança do Campeonato com um ótimo público. A tarde foi completa para o Cruzeiro contra o Santos no Mineirão, reforçando que as perspectivas da conquista do Brasileiro são enormes. E tudo indica que o Internacional será o perseguidor mais perigoso nessa corrida, já que o Corinthians tem sido irregular, Mano Menezes ainda não conseguiu arrumar o time, e o empate com o Bahia foi mais um sintoma claro disso. O Fluminense é uma incógnita e o vexame da eliminação da Copa do Brasil em pleno Maracanã, pelo América de Natal foi emblemática. Mostrou que atualmente regularidade positiva no Brasil é somente do Cruzeiro e que todas as críticas que têm sido feitas quanto aos nossos maiores clubes são merecedoras de crédito. Como pode um clube do porte do Fluminense ser eliminado em casa naquelas circunstâncias? As respostas são as de sempre, porém nunca assimiladas: prepotência, desrespeito ao adversário e sentimento de ‘já ganhou’.

Depois de cada vexame as explicações são sempre as mesmas: “falta de sorte”, “apagão” ou “Deus não quis”.

CRU

Ataque azul, o mais forte do Brasileiro

Para reavivar a memória geral quanto a dificuldade que é este Campeonato, vale lembrar a gangorra de cada rodada, onde o Flamengo saiu da lanterna para a 13ª posição em apenas dois fins de semana. O Palmeiras retornou à Série A este ano mas está de namoro firme com a segundona de 2015 novamente. Entre os rebaixados atuais, três já foram campeões nacionais (Coritiba, Botafogo e Bahia, com o Palmeiras rondando).

O Atlético entrava em campo quando enviei a coluna, mas o assunto predominante no mundo alvinegro era o chumbo trocado entre o presidente Alexandre Kalil e o técnico Levir Culpi. Nada mais fora de hora e despropositado. Gol contra das figuras mais poderosas do clube neste momento. É certo que Levir tem exagerado em algumas falas, mas totalmente errado o presidente usar rede social e ainda mais para por fogo no circo.

Antigo conselheiro do América, do alto da experiência dos seus quase 80 anos, o senhor Ubaldo Guilherme Chagas, pede para que a imprensa acorde aos americanos e lembre a eles que o momento é de unir forças visando à volta à Série A. Não adianta agora dizer que a diretoria, técnico e jogadores não são os ideais, pois é deles que o Coelho depende.

Por isso, força total contra a Luverdense, terça.

* Algumas notas da minha coluna de amanhã


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    Bobagem, o campeonato só irá se decidir faltando de quatro a cinco rodadas o Cruzeiro mantiver seis ou sete pontos de vantagem antes disso tem muita coisa pra acontecer. Faltam três quatro jogos pra terminar o turno : grêmio, Goiás, chapecoense e fluminense, sendo este ultimo o mais encardido por ser no rio e provavelmente com apoio arbitral. São 12 pontos e com mega de 10 pra chegar com 43 pontos faltando 35 provavelmente, destes 27 são em casa o que facilita mais, o Inter tem a mesma campanha só que uma vitória a menos e um empate a mais, portanto não tem nada ganho coisa nenhuma.
    Sobre esta situação de calendário, copa do Brasil e convocação acredito que o Marcelo já poderia já treinar o time pra enfrentar o Santa Rita com :
    Rafael, Mike, Manoel, Bruno Rodrigo, Samudio, Nilton e Tinga, Dagoberto, Julio Batista, Marlone e Alisson. Da pra encarar qualquer time aí no brasileiro também. Agora vamos precisar de todos as opções do banco pois a seqüência e fundida e provavelmente Alisson,Lucas, Everton, Ricardo e Dede estarão servindo as seleções sub 23 e principal.
    Vamo em frente que a caminhada e dura, bruta e sistemática.

  • Leandro disse:

    O sorteio da Copa do Brasil favoreceu ao Cruzeiro que certamente chegará a final com grande chance de ser campeão! O campeonato brasileiro será decidido nas próximas rodadas, Inter e Corinthians têm jogos mais difíceis que o Cruzeiro, se o Cruzeiro abrir mais do que 6 pontos, podem esquecer que o Tetra já está garantido! Eu acho que o Campeonato desse ano e do ano passado tiveram um ótimo nível técnico, melhor do que os anteriores, o fato é que o Cruzeiro hoje é um time muito superior aos campeões dos outros anos! Só falta o Cruzeiro colocar essa qualidade em prática em outros torneios para conquistar ainda mais títulos!

  • Rafael disse:

    Tanto Levir quanto Kalil estão errados de discutirem as coisas do Atlético pela imprensa ou internet.

    Levir falou umas verdades e Kalil quis mostrar quem manda. Mas este seria muito louco mesmo se mandar o primeiro embora, pois iria contratar quem?
    Tem que fazer um contrato de 4, 5 anos com o Levir e deixar ele montar um time, subindo garotos da base aos poucos, dispensar os mediocres atuais do time, dispensar uns veteranos que nao correspondem mais, deixar vender quem quer ir embora, enfim, fazer a renovacao a longo prazo.

  • Alex Dias disse:

    Cruzeiro está voando como em 2013 mas acredito
    que com a chave da copa do Brasil meio facilitada, o Cruzeiro
    tera que dividir as atenções para os dois campeonatos.

    Cruzeiro pega Santa Rita e talvez o Vasco depois. E por fim Botafogo ou Gremio para chegar as finais.

    Logo, Marcelo Oliveira terá que ver isso para poupar jogadores no tempo certo.

    Quanto ao Galo, o time ja ta mal e ainda deu azar de pegar na sequencia
    Palmeiras e se passar Corinthians. Vamos ver…

  • Alisson Sol disse:

    No geral, o Cruzeiro jogou o bastante para merecer vencer. Mas o Santos perdeu várias oportunidades claras de gol. A defesa do Cruzeiro continua no “vai você”. Jogadores do Santos passavam por dois ou três defensores, que ficavam se olhando, como se o “outro” é que tivesse de desarmar a jogada.

    Com o chaveamento absolutamente favorável que o Cruzeiro pegou na Copa do Brasil, só as trapalhadas desta defesa podem impedir o time de chegar à final. O resultado de uma final seria imprevisível agora. Mas, olhando os times do lado do Cruzeiro, seria vergonhoso não chegar à final (a não ser que o Grêmio engrene com Felipão, o que não parece estar acontecendo).

  • ivan junior disse:

    Novamente estamos tendo um campeonato brasileiro com baixissimo nivel. Isto já vem acontecendo alguns anos, mas nos dois ultimos ficou acentuado. O que melhor se desponta fica dificil de se alcançar. A prova disso foi o 7×1 da alemanha.

  • Thiago disse:

    E no mata mata que um erro de arbitragem pode arrebentar com um clube de campanha melhor e favorecer um flamengo, curintia ou fluminense da vida. Exemplo: final do brasileiro de 74 onde o cruzeiro foi roubado, e o atlético de 77 que perdeu nos pênaltis tendo vários pontos a frente do segundo. São absurdos que a partir de 2003 foram corrigidos premiando sempre quem e melhor.

  • thales rosa disse:

    Jose Antonio sobre os indices de audiencia eu pergunto: Como a globo quer audiencia no futebol se ela passa jogos que não interessam ao publico? Por exemplo, ontem aqui em Curitiba a globo passou Cruzeiro X Santos, enquanto jogavam Coritiba X Flamengo lutando contra o rebaixamento.. Qual jogo daria mais audiencia?????? è uma resposta dificil ne!!!

    Ai a ficam la reclamando que a audiencia caiu 50% em cinco anos, mas é claro passam o que nao interessa.. ai Em BH deve ter passado Coritiba x Flamengo ou PAlmeiras X SP…

    Esses gestores da globo precisam se reciclar ou serem reciclados mesmo, pois parece que perderam o juizo….

  • José Antonio disse:

    Chico e leitores do blog,

    tenho visto uma crescente pressão da Rede Globo pela volta dos “mata-matas”… A quem interessa esse tipo de disputa? A emissora alega que os níveis de audiência estão caindo… Mas isso de seve ao tipo de disputa ou á qualidade do produto que é mostrado? A qualidade do nosso futebol está abaixo da crítica, basta ver a quantidade de jogadores dispensados na Europa que são recebidos aqui como craques. A torcida se acostumou a ver grandes jogo na copa, mas parece que a emissora insiste em mostrar os piores jogos do campeonato (desde que tenham cariocas e paulistas) ontem passou para todo o Brasil o jogo do lanterna contra o vice lanterna enquanto no mineirão jogava o líder contra o Santos. Qual teria mais audiência? Mata-matas é retrocesso. Ou será que dessa forma é mais fácil de “arrumar” o resultado?

  • Marcio Borges disse:

    Chico, o pior cego é o que não quer ver. É nítido que o cruzeiro simplesmente nao goleia os adversários porque em certos momentos quer fazer gols bonitos. O Moreno ontem perdeu um gol que não ser perde nem em pelada. Ainda bem que o time, como já disse, é superior aos outros. E para quem fica falando em ajuda ao cruzeiro basta ler o blog do Juca que, no meu ver é do eixo rio/sao paulo e em nada quer beneficiar os mineiros.

    http://blogdojuca.uol.com.br/2014/08/cruzeiro-sobra-palmeiras-socobra/

    A vantagem era pra ser maior.

    Rumo ao tetra jogando e dando show…..

  • Mário Werneck disse:

    Mesmo estando por cima da carne seca, elas não esquecem o Galo.

  • Silvio Torres disse:

    Tudo normal. É chegar no Mineirão que o juiz valida gol impedido e fica por isso mesmo, imprensa caladinha, diretoria mudinha com a “honestidade” das arbitragens e Lá Nave Vá….Graças a Deus começou a Premier League!

  • Chico, Boa Noite! Meu Cruzeirão fez bonito ao ganhar da sempre forte equipe do Santos. Agora Chico, o Cruzeiro precisa melhorar o sistema defensivo (não a zaga em si, mas a região da intermediária). Temos chegado atrasado e dado muito espaço. O Santos teve algumas oportunidades onde se os finalizadores estivessem numa tarde mais inspirada poderia ter complicado. É preciso antecipar. Mas estão de parabéns pela aplicação e sobretudo, pelo resultado. Agora é jogar mais sério ainda contra o sempre aguerrido Grêmio. É uma batalha a cada rodada…

  • Rick Cardoso disse:

    Uma boa entrevista p entendermos o que se passa e quem é Marcelo Oliveira! Na minha concepção, o objetivo de um trabalho é ter uma equipe competitiva, porque os títulos são consequência! Mas as vezes uma fase aguda pesa muito contra um treinador e ele acaba demitido! Espero que isso não aconteça com o M.O, porque eu sozinho não conseguiria segurá-lo no cargo !!! Por mim Dr. Gilvan poderia entregar as chaves da Toca p o homem !!!

    https://www.youtube.com/watch?v=UH4jIiLBOLM

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2014/08/16/noticia_cruzeiro,291016/os-outros-nao-perceberam.shtml

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Quando eu reclamo (sempre) aqui que diretoria, técnico e jogadores não são ideais é porque estou vendo o América ser transformado em um “cascudo” do Galo. Nada que vem de lá presta, senão não viria.

    Já temos de aguentar Tchô, Obina, Mancini e agora, abusando de nossa paciência, falam em… Renan Oliveira. Só mesmo sendo muito americano, para apoiar e para acreditar que vai dar em alguma coisa.

    Por mim, o técnico, só por ter colocado o Willians na lateral, já deveria ter sido demitido. Não há lugar em time nenhum para este pseudo-jogador. Nem na série D.

  • luiz Ibirité disse:

    Time jogou com propriedade e mereceu a vitória acho difícil o internacional conseguir manter um padrão de jogo com o futebol ruizinho q vem apresentando daqui a pouco tá igual o flu e o coringuinha foguetes molhados e a galinha depenada é melhor arrumar primeiro a casa pois neste momento lá é terreiro ninguém sabe de quem.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma aula de futebol no MINEIRÃO..
    Para o América falta pequenos ajustes..
    Já o galo,,,,,,,,sem comentários!!

  • thales rosa disse:

    Tudo normal, Santos eterno fregues do Cruzeiro… Cravei 2×0 mas o golaço do Julio Batista me fez errar o placar, o cara de vez em quando mostra porque jogou no Real Madrid tanto tempo…. No mais o time jogou demais, marcou em cima, totalmente diferente do time que vi ao vivo la em Criciuma..

    Marcelo Oliveira ama o Ceara, foi so o mayke tomar o cartão amarelo para voltar com o Ceara.. e hoje Mayke jogou demais, ele troca passes com Everton Ribeiro e deixam os marcadores loucos.

    La no inicio disse que eu me preocupava apenas com Inter, que esse sim tinha time para bater de frente com o Cruzeiro, e que o Fluminense sempre preocupa pois é o time da CBF.. nesse momento o Flu vai perdendo de 2×0 pro botafogo…

    Cruzeiro rumo ao TETRA”!!

  • lauro disse:

    Chico com relação a polemica do kalil com o Levir vejo de outro ponto de vista, o Levir esta fazendo um favor ao atletico apontando os erros ( logico que de forma errada fazendo em publico e a resposta do kalil tambem ) mas o que ele fez NINGUEM da imprensa em minas teve coragem de fazer, mas como cruzeirense acho bom pois tampão o sol com a peneira desde a final da libertadores .

    Só para exemplificar o Jaecir em sua coluna hoje no EM tomou as dores do Kalil criticando o Levir, isto é, ninguem aponta os erros e quando aparece um é massacrado também pela imprensa .