Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nem o risco de ebola afasta jogador do sonho de disputar a próxima Copa

fotos-jonatas-obina-atacante-cartolafc-73029-300x300Muito interessante a situação do atacante Jonatas Obina, nascido em Sete Lagoas, onde começou no Democrata, com passagens pelo Boa e pelo Atlético. Por idéia de um empresário foi naturalizado como guiné-equatoriano, para defender a seleção de Guiné Equatorial nas eliminatórias da Copa Africana de Nações prevista para o Marrocos em 2015. Ele não tem nenhuma ligação com o país, que conheceu apenas quando foi chamado, duas vezes, para servir à seleção que é dirigida pelo técnico brasileiro Gilson Paulo. Situação normal do futebol, não fosse a ameaça do ebola, doença ainda misteriosa que está assombrando o mundo, principalmente aquela região (Guiné, Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Senegal), onde há o maior registro de casos.

Mais três brasileiros também já serviram à mesma seleção: Emmanuel, do América-PE; Eduardo Santos, do Piauí-PI; e Ronan, do Botafogo-DF. Obina não teme contrair a doença e diz que toda vez que for chamado irá, já que sonha disputar a Copa 2018. Além do ebola a malária é outra ameaça à região e já matou um jogador, colega de Obina: o zagueiro Claudiney, conhecido como Rincón, 33 anos, ano passado, picado por um mosquito. Apesar de nascido em Sete Lagoas, Obina não guarda boas lembranças da cidade e em 16 de julho de 2011, quando estava no Atlético, deu entrevista ao Globoesporte.com manifestando a sua mágoa. A Copa Africana de Nações corre o risco de não ser disputada já que o Marrocos está temeroso em realizá-la e a África do Sul se recusa a “quebrar o galho” como opção.


» Comentar

Comentários:
2
  • Juscelino Pereira disse:

    E ai Chico, o Curingão foi absolvido. O STJD culpou a FPF e CBF. O BID livrou o Curingão. Será que o jogador do América não teve seu nome divulgado no BID?
    As federações, apesar de um erro crasso, foram punidas com apenas 10 mil reais. Mais uma vez, ficou visível na nossa justiça: a sentença é conforme o “vale quanto pesa”.
    Quanto a atuação do Jônatas Obinas numa Copa, o cara não está nem aí, ele quer fama e sobrevivência e não sabe o risco que corre por causa da epidemia. Mas também ficou visível, os empresários, estão muito bem informados sobre as “brechas” das leis. Antigamente isto não existia, pouquíssimos casos de estrangeiros representarem outras nações.

  • Pedro Vitor disse:

    Ele é louco, pode começar a rezar, porque o Ebola é um vírus que chegou pra acabar com a humanidade!