Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As possíveis estratégias de Cruzeiro e River Plate para esta noite no Mineirão

Comentário do Tiago de Melo com muita informação sobre Cruzeiro x River desta noite:

* “River pode retomar 4-3-1-2 de sucesso, e triunfo celeste passa pelo lado direito

Expectativa é de que Gallardo faça duas mudanças na equipe; por vitória, Raposa deve explorar avanços do lateral Vangioni

Tiago de Melo

Há seis anos, o Cruzeiro conseguiu um ótimo resultado fora de casa na decisão da Libertadores. Saiu em vantagem no duelo em casa. E terminou derrotado e sem levantar a taça. Naturalmente o torcedor cruzeirense se pergunta: há a chance de uma repetição do drama no confronto contra o River nestas quartas de final?

LEIA MAIS: Um triunfo Monumental…

Claro, também há uma lembrança positiva, que mexe, em especial, com os mais antigos torcedores da Raposa. A decisão de 1976, quando uma falta cobrada por Joãozinho decretou o título azul naquele jogo desempate em que do outro lado estavam jogadores como Mostaza Merlo, Beto Alonso, Leopoldo Luque e Oscar Más, grandes ícones do River. O treinador era ninguém menos que Angel Labruna, monstro histórico do clube. E para piorar as coisas, lá estava Alejandro Sabella, ótimo armador, e treinador daquele Estudiantes de 2009.

Assim, o torcedor do Cruzeiro deve ter dúvidas. De um lado, a gloriosa lembrança do confronto de 1976, fortalecida pelo triunfo no duelo de ida, em Buenos Aires. De outro, a sensação de cautela adquirida após a final desastrosa contra os pincharratas de La Plata.

Queda de rendimento

O time do River é forte, tem bons jogadores, mas vive um ano terrível. A receita que funcionou perfeitamente em 2014, com muito toque de bola e um enganche conduzindo o jogo – Lanzini, sob o comando de Ramón Diaz no primeiro semestre; e Pisculichi, com Marcelo Gallardo como técnico, no segundo – não funcionou em 2015.

http://toqdiletra.blogspot.com.br/2015/05/river-pode-retomar-4-3-1-2-de-sucesso-e-triunfo-celeste-passa-pelo-lado-direito.html


» Comentar

Comentários:
38
  • Pedro Vítor disse:

    Eu avisei que o Marcelo tinha duas estratégias, uma era jogar no contra-ataque, e a outra era encarar o time do River Plate como se faz um mandante.

    Este time do Cruzeiro em 2015, é o pior mandante do futebol brasileiro!

    Empatou mais que venceu, e se iludiu com uma vitória sobre o São Paulo, sem comando técnico!

    O time não é ruim, mas se encontra em um nível abaixo do esperado. As contratações feitas no início do ano, não deram liga, e ate mesmo jogadores remanescentes que completavam bem a equipe, caíram de produção, caso de Maike, Willian e Henrique.

    Sem um armador, o time deveria equilibrar as forças defensivas e ofensivas, assim como faz o Levir sem o armador. Ele coloca o Dátolo de volante, e um esquema bem parecido com as grandes equipes europeias, o Real Madrid, Barcelona, atuam desta forma.

    Isso porque o Messi, não é armador, e Iniesta rende mais como volante. Daí, Messi vem buscar o jogo, e trás dois defensores com ele, aí abre o espaço pro Neymar, jogar em diagonal, Suarez é atacante, que joga solto, tem muita inteligência, não é fominha, serve bem os companheiros, e Iniesta, vem de trás, onde enxerga o jogo como ninguém.

    O Atlético faz isso, só num tem qualidade pra desempenhar a função com qualidade. Falta técnica!

    O Cruzeiro enquanto tinha o Ribeiro e Goulart, jogava num 4-2-2-2. Bem equilibrado. Perdeu os dois meias. E mudou pro 4-2-3-1, o que não funciona, pois a peça do meia é nula.

    Poderia alterar, pro 4-3-2-1. Colocando o três volantes, dois pontas, um atacante, o time ia ser mais equilibrado!

  • audisio disse:

    Parafraseando o Chico Maia, toda arrogância será castigada. Mais uma vez. o cruzeiro nao jogou mal. Jogou como sempre que precisa decidir em casa, isto é, TREME!

  • Alex Souza disse:

    Cruzeiro x River Plate: 3a0 no nosso lombo hoje foi pouco.

    Doída esta eliminação, em casa, com o Mineirão lotado. Uma grande frustração para a nossa torcida patrocinada por um time apático, que foi facilmente engolido.

    Passam os anos e o Clube não aprende… Até quando a postura de jogo vai ser mudada para tentar defender uma vantagem mínima? Podem fazer uma pesquisa: na maioria das vezes em que o time teve uma vantagem e procurou administrar saiu derrotado.

    O Cruzeiro tem um padrão histórico de atuar dentro e fora de casa, contudo, de forma estranha, alguns jogadores e técnicos acham que podem desconstituir aquilo que é a nossa natureza para montar retranca. Esta é causa do fiasco deste dia 27Maio2015.

    Hora de remontar este grupo e repensar a titularidade de jogadores como De Arrascaeta, Willian Bigode, Manoel, Mena e o próprio Henrique (um líder mas, hoje, irreconhecível e um dos piores em campo); nossa zaga e a dupla de contenção fizeram uma apresentação ridícula.

    Nem mesmo o tal time aguerrido mencionado em muitas avaliações de início de ano, quando se falou que o Cruzeiro perdia por um lado mas ganhava por outro, apareceu.

    A eliminação não foi uma surpresa até para o mais otimista dos torcedores; os sinais vinham se manifestando (péssimas apresentações, dificuldade na classificação em um grupo teoricamente fácil, falta de postura defensiva e ofensiva em alguns jogos e gols em falhas terríveis do sistema de defesa). Tamanha oscilação acaba sendo punida com uma “tunda”, como a sofrida pelo Cruzeiro diante do River Plate. Escapamos de uma goleada histórica que, ao invés de fazer argentino comemorar com tango, levaria os hermanos a dançar o tal do créu.

    Tivemos dois grandes momentos isolados nesta Libertadores 2015, na volta contra o São Paulo e na ida contra o River Plate e só. 3 a 0 no lombo hoje e eliminação foi completamente justo; não há justificativa para mudar tanto o sistema de jogo para tentar defender uma vantagem mínima; Cruzeiro nunca dependeu e nem pode depender disto. Pouco para que se pudesse sonhar com título.

    Em suma, este parece um grupo de qualidade discutível, com apostas que não produzirão resultado. Como esta turma não há indicativo de resultado positivo no Brasileiro 2015 (e olha que estavam descansados para este jogo).

    Venho alertando a diretoria desde o início do ano pois e até agora conseguimos: eliminação no Estadual, eliminação na Libertadores e zona de rebaixamento no Campeonato Nacional (contra a Ponte Preta os reservas mostraram o que pode ser esperado quando for necessário lançar mão da maioria deles).

    Li muita coisa defendendo a Direção do Clube e alegando que o tempo mostraria que as reposições depois do desmonte eram de alto nível. Mentira; demagogia de escritor “chapa azul”.

    Fico por aqui; pronto para correr da “Dona Segundona”! Não esperava e nem espero muita coisa deste grupo; estou chateado com a postura do Clube na requalificação do time. Para mim a responsabilidade dos dois primeiros vem antes da Comissão Técnica de Marcelo Oliveira.

  • Adolfo disse:

    Mas hein????
    De novo???
    Hehehehe…

  • audisio disse:

    A diferença entre os mineiros é que o Atletico caiu lutando, acuando a adversario dentro de sua casa. O Cruzriro foi o tradicional Tres Patetas de sem. Entregou. Cuidado pra nao cair no brasileiro.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Comentário de um cruzeirense depois dos 3 a 0 do river:

    O zé, foi hoRIVER, fomos humilhados no “marião” parecia jogo contra o galo…

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Eu fui o unico aqui a cravar que o fraco enseada não iria se classificar, foi longe até demais na competição, um time que tem marquinhos e arrascaeta ( o kerlon foquinha uruguaio ) como referencias no time só cruzeirense alienado pra achar que seriam campeões da libertadores, não conseguiu nem o vice do estadual kkkkkkk

  • Alisson Sol disse:

    Bem. Acabo de chegar, e ver os gols (link). Infelizmente, o Marcelo Oliveira provou hoje ser o “burro sem sorte”. Conseguiu a proeza de entrar com o time totalmente diferente do que havia feito em Buenos Aires. Um time com a vantagem do empate entre com uma linha de 3 zagueiros? Isto com a zaga horrível que o Cruzeiro tem? Aí fica difícil…

    Pior é que não há muito o que fazer, pois o time reserva, conforme visto no final-de-semana, é muito pior. O jeito é manter o Marcelo Oliveira até o final do ano, e contar com uma classificação para a Libertadores. Aí, dependendo de como for, talvez sim se possa pensar na troca de técnico. Agora, seria bobeira.

  • Stefano Venuto disse:

    THALES ROSA
    27 de maio de 2015 às 16:48
    E se a Final for Cruzeiro x Tigres o Cruzeiro já está no mundial de clubes mesmo perdendo a final (algo impossivel) pois os mexicanos vão por outra confederação para o mundial….

    • Hernando disse:

      Não vai nem aparecer aqui, comédia dos blogs, tem uns outros também aí que estavam saltitantes pegando fogo, la bestia azul, clientão do Galo!!

  • Nelson Henrique disse:

    Entrevista do jogador do Cruzeiro ao final do jogo.
    Eu não sei o que aconteceu. Perdemos a primeira bola, a segunda bola. Aí nos bobeamos e entrou até as bolas.
    KKKKKKKKK

  • joao disse:

    Ao Profeta azul ou rosa, parabéns! Acertou em cheio. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fausto disse:

    Hahaha… E a Mula cor de Rosa falando em ir ao mundial pois iria enfrentar o Tigres. Não aprendem mesmo…. Muita arrogância.

  • Nelson Henrique disse:

    Tem time se especializando em dar vexames no Mineirão. Tomou um sapeca ia ia. KKKKKKKKKKK

  • clauber disse:

    Mesmo sendo Atleticano, sinceramente ” Eu acreditava.” kkkkkk

  • Claudio Santos disse:

    “estrategias”? TREMEU !!!!!!!

  • Marcão de Varginha disse:

    A certeza da classificação antecipada é tanta que tem um caboclo aí que de tanta arrogância já está prevendo a disputa de título mundial mesmo sendo vice-campeão… quem viver , verá!
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Calma, turma – o jogo só termina “quando acaba”…

  • Amaury disse:

    Chico e demais participantes, Boa Tarde! Claro que estou confiante e esperançoso, mas sem esquecer que o futebol não perdoa quem vacila e se desconcentra; basta lembrar de eliminações nossas passadas para tirarmos lições. Espero que os jogadores joguem com muita aplicação e seriedade, sem brincar/virar bolas para o meio ou dar passes de calcanhar no meio de campo ou desnecessários. Equilíbrio é o termo adequado. Nada de retranca e muito menos de jogar irresponsavelmente no ataque. É preciso dosar e ter um posicionamento consistente, sobretudo no meio de campo.

  • Thales Rosa disse:

    E se a Final for Cruzeiro x Tigres o Cruzeiro já está no mundial de clubes mesmo perdendo a final (algo impossivel) pois os mexicanos vão por outra confederação para o mundial….

  • Thales Rosa disse:

    Aos Cruzeirenses de BH é bom providenciar um gerador de energia ao menos para manter a TV ligada.. É tanto nego secando que vão causar uma pane no sistema elétrico da cidade….

    Cruzeiro 2X0… e digo mais a Final desta libertadores vai ser Cruzeiro X Tigres…

  • Anderson Palestra disse:

    Quem tem muita história em confrontos na libertadores para contar, conta as muitas. Quem tem pouca história conta rapidinho.
    O Cruzeiro tem história, felizes e infelizes, muitas…

  • Paulo Afonso disse:

    Não existe a possibilidade de não classificar o Cruzeiro hoje… Muito fraco o time do River… Torcedor celeste hoje vai acompanhar Santa Fé e Inter desejando profundamente a classificação dos colombianos… Aí eles que vão ter que ir ao México depois da Copa América… E devem torcer muito amanhã para o Guaraní eliminar o Racing… Aí já podem comprar os pacotes para o Japão que não terá erro mais não…

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    A mesma frieza que o Cruzeiro demonstrou semana passada no Monumental de Nunes, tem que mostrar hoje no Mineirão. Nada de achar que por jogar em casa já está em vantagem, porque a história mostra que contra times Argentinos isso não vale de nada. Eles as vezes se jogam até meio como “kamikazes”, fazem de tudo em busca do resultado que lhes interessa.

    Então, o negócio é foco, determinação, pegada e pés no chão. Porque não tem nada de jogo fácil. Aliás, muito pelo contrário. Se o time conseguir repetir o futebol das últimas duas partidas na Libertadores, talvez seja suficiente. Talvez…

  • Pedro Vítor disse:

    Hoje vou ver o Internacional e Santa Fé, jogo que assistir semana passada.

    Inter suportou a pressão durante os 90 minutos, e tomou gol aos 92!

    O Santa Fé se vir com a mesma proposta que veio jogar contra o Atlético, vai dar um trabalho danado ao Aguirre. Obviamente, o Inter tem um elenco muito forte, Vitinho e Anderson não foram sequer relacionados, os dois seriam titulares na maioria dos clubes brasileiros!

    Expectativa de ver o Racing e Guarani. Eu disse em uma de minhas postagens, que o Guarani sabe jogar contra equipes de grande qualidade técnica, e que o Corinthians teria grande dificuldade ao enfrenta-los, porque tem estilos parecidos, só que o favoritismo, nesta hora, é pior coisa que se pode ter a favor, principalmente na casa do adversário.

    Guarani cozinhou o Corinthians no primeiro tempo, e matou no segundo, depois fez o mesmo no Itaquerão. Com o Racing não foi diferente, os argentinos favoritaços, aí paraguaio cozinha, e mata.

    Só lembrando que em 2013 e 2014, Olímpia e Nacional, fizeram campanhas parecidas, a diferença é que o Olímpia era favorito contra o Atlético, e o Nacional, decidiu com o San Lorenzo, que também era franco atirador!

  • Pedro Vítor disse:

    O Marcelo Oliveira, tem que aprender a jogar este tipo de jogo. Ano passado, ele perdeu os dois jogos contra o Atlético na Copa do Brasil, e este ano perdeu o Campeonato Mineiro, no qual o time não se encontrava no nível de concentração em que hoje esta.

    Essa eliminação do São Paulo e uma vitória fora de casa, colocam o time um patamar acima, analisando um todo.

    Agora, o River virá pra cima, não tem outra estratégia, e o Marcelo tem duas estratégia, ou joga nos contra-ataques, e o time dele sabe fazer isso muito bem, ou joga com domínio, autoridade, de quem joga em casa.

    Se faz um gol no inicio, mata o jogo. Se joga nos contra-ataques, leva o risco do mesmo jeito que se jogar pra frente.

    Eu acho que vão passar de fase, não vejo o River Plate com toda esta gana, pelo menos não mostrou isso na competição. Passou na bacia das almas, e foi beneficiado por decisão da Conmebol, ao eliminar o Boca Juniors, que era mais forte, tanto que fez a melhor campanha da fase de grupos.

    Ontem o Tigres fez valer o mando de campo, com o Rafael Sobís, fazendo uma diferença tecnicamente, fez um gol, e deu uma assistência, 2 a 0, e o time mexicano na semi final.

    Time forte, alias, o River só se classificou porque o Tigres venceu o ultimo jogo da fase de grupos por 5 a 4, e com time reserva. Joga sem o centro avante fixo, com dois jogadores flutuando no ataque, é o Guerron e o Sobís, tem bons jogadores na armação. E não ficam levantando bola na área constantemente, como fazem os colombianos do Santa Fé, e o Cruzeiro, que também depende muito deste tipo de situação.

    Quem passar deste confronto no Mineirão tem grandes chances de enfrentar o Tigres. A viagem ao México já é um tormento, são 12 horas de vôo, ou no caso 24 hs, pois é ida e volta!

  • audisio disse:

    O River é uma potencia. Você tem duvida?