Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Marcelo Oliveira saiu da mesmice tática contra o Palmeiras e se deu bem

Pressionado a fazer alguma coisa para a melhora do rendimento do time, o treinador do Galo teve que se virar. É isso que se espera de qualquer técnico: com um bom elenco nas mãos, se é competente, muda o esquema e a escalação de acordo com cada adversário. Ou não, se o time estiver rendendo dentro das expectativas.

A aposta em Lucas Cândido foi altamente positiva. Com três bons marcadores no meio, Robinho ficou livre para jogar do jeito que gosta, solto, e fez uma das melhores partidas dele pelo Galo.


» Comentar

Comentários:
37
  • Pedro Vítor disse:

    No Jornal Hoje em Dia, matéria do Frederico Ribeiro que o Zenit da Rússia hoje é treinado pelo Mircea Lucescu, pra quem não se lembra ele era técnico do Shakhtar Donestck da Ucrânia time que pagou 25mi de euros no Bernard em 2013, inclusive teve aquele amistoso entre Atlético e Shakhtar Donestck no Independência em que o Galo ganhou e o Carlos fez gol e jogou bem e o técnico elogiou o clube.

    Mas me parece que este deverá ser o destino do atacante Carlos no valor de 4,5 milhões de euros (16 mi de reais)

  • Edson Dias disse:

    Temos é um problema sério: uma complacência danada com camaradas que vêm de fora, em detrimento de bons jogadores que temos nas nossas divisões de base. O exemplo claro é o do Lucas Cândido. Tem talento e potencial para tornar-se um grande volante. Já demonstrou isso. Chega bem à frente, tem ótimo chute de fora da área. Mas, é ele jogar mal, e a torcida descasca o cara. Com esses treinadores bundões que temos, incapazes de dar suporte ao moleque e burilar algumas de suas deficiências, logo ele é sacado, perdendo ritmo de jogo e ficando inseguro. Pressão igual o Júnior Urso, que tem seu valor, mas ainda não achou seu lugar no time do Galo – uma vez que já foi usado até como armador, nunca sofreu, e nunca sofrerá. Afinal, ele veio de fora né?

  • Paulo f disse:

    Pessoal pedindo pra manter 3 volantes: acordem gente, voces acham que todo jogo vamos achar um gol no contra ataque desse jeito? O time nao criou nada, mas nem sempre (quase nunca) vamos jogar com um adversario que vem pra cima e abre espacos…. O galo joga no 4 2 3 1 desde 2011 e da certo. Essas formacoes alternativas sao somente opcoes

  • Leandro Fábricio disse:

    A qualquer momento o atacante carlos pode ser negociado, se for por uma boa quantia tudo bem, mas acho o carlos apesar de algumas deficiencias muito útil ao time do atlético, é bom cabeceador, raçudo e quando joga perto de centralizado faz muitos gols… enquanto isso hyuri e carlos eduardo continuam…

    e tem que resolver essa pendenga do datolo também, ninguém sabe se o datolo quer sair se não quer, se o marcelo tá meio que invocado com ele ou não tá, se a diretoria quer ficar com ele ou não quer, isso tá uma zona, ops peraí, esse negócio de zona é do outro lado da lagoa…

    • Edson Dias disse:

      Leandro Fabrício, meu caro…

      O problema com o Carlos é parecido com o problema do Patric: Patric rende melhorzinho como lateral-direito, mas ele só falta ser testado no gol e no lugar do Belmiro, mas “não é mais lateral direito”. Carlos é a mesma coisa: dá suas vaciladas, mas é perigosíssimo na área, tem um senso de posicionamento excelente. Mas todo treinador quer colocá-lo jogando pelos lados, e forçar o cara a se matar ajudando na marcação. Acho, realmente, que é bom quando todo jogador ajuda na marcação, mas isso não pode acontecer em detrimento à principal característica do camarada. Eu acho que os burros somos nós, viu? Não é possível…

      Lembrando que é um atacante que tem tudo para ser vendido por um bom valor. Atacantes mais instáveis e de qualidade muito inferior já foram vendidos por verdadeiras fortunas. Exemplos do próprio Galo: Afonso, Paulo Henrique (atancante que jogou no Galo em 2007, e só foi titular em alguns jogos) e pasmem: Quirino, o Quirigol.

      • Leandro Fábricio disse:

        Grande Edson, correto seu cometário… ficam sacrificando certo tipos de jogadores os colocando totalmente fora de suas posições, queimam o cara perante a torcida e quem acaba perdendo com isso o proprio clube, que desvaloriza o proprio patrimonio…

    • Pedro Vítor disse:

      Também acho o Carlos produtivo dentro do elenco, não é pra ser titular, mas um bom reserva, que faz gols importantes, mas dizem aí que pode ser vendido por 5 milhoões de euros, um valor alto por um jogador que vive altos e baixos, e pode ser a solução imediata para o um problema que pode vir no futuro, considero boa a venda.

      Hyuri apesar de não ter dado certo, pode ser emprestado ou ate mesmo ser uma opção mais em conta no elenco. Carlos Eduardo por ter vindo de graça, se o clube conseguir coloca-lo em forma, ele pode vir a ser um bom banco, não dá é pra depender dele da forma em que vinha atuando.

      Dátolo ainda considero um jogador importante do elenco, mas não teve um ano bom, muitas lesões, o departamento medico do Atlético errou bastante na preparação fisica do elenco, acho que o Dátolo tem o restante do Brasileiro pra voltar ao time, e mostrar que merece a renovação pra 2017.

      resta saber se o Otero vai encaixar no time, se encaixar, alguém vai rodar, prefiro que seja o Carlos Eduardo!

      • Leandro Fábricio disse:

        Fala Pedro… concordo com vc se for por 5 milhoes de euros acho uma boa quantia mesmo achando o carlos muito util ao elenco, se for por menos de 4 milhoes acho bobagem… mesmo porque com esse dinheiro dá pra segurar o pratto mais tempo por aqui sem sofrer pressão do mercado de fora…

        o datolo realmente é um grande jogador e acho que se conseguir dar um tempo nas lesões, acrescenta demais ao elenco, mas ele que ficar??? O que o marcelo tá achando dessa história??? A diretoria também tem interesse que ele fique?? São fatores como esse que me deixa intrigado…

        ouvi dizer que marcelo oliveira já está meio que sem paciencia e incomodado com essa situação dele dentro do clube…

        • Pedro Vítor disse:

          Marcelo Oliveira tem que ter paciência com o Dátolo afinal mesmo que não queira ficar, ele tem contrato ate dezembro e contundido nenhuma equipe vai querer. Agora chegando em dezembro e o Dátolo não correspondeu e não esteja nos planos do Marcelo, ele pega seu boné vai ser feliz em outro lugar.

          Uma pena porque a gente não sente confiança alguma no Carlos Eduardo, nem no Hyuri, e ainda podemos perder o Carlos, e o Dátolo joga bem na esquerda onde Hyuri atua, joga bem também na direita onde o Carlos Eduardo engana. E ficaríamos aí sem duas peças importantes do elenco que é forte, mas tem jogadores que ainda não mostraram nada com a camisa do Galo!

  • Leandro Fábricio disse:

    Acho lucas candido melhor que eduardo, mas os dois tem uma coisa em comum, marcam de longe e cercam demais, não agridem o adversário (no bom sentido), mas isso são falhas fáceis de corrigir…

    como já dizia meu velho pai, treinador bão é aquele que inventa pouco, é só colocar as peças em suas verdadeiras posições e a coisa tende a correr bem, seja com tres volantes ou com dois…o time com dois volantes não estava dando certo porque só um marcava (donizette e carioca), mas se os dois marcassem o time com dois volantes também iria dar certo, vide donizette e pierre, os tres volantes não estavam dando certo porque dois saiam demais e não marcavam (donizette, carioca e junior urso) aí continuava apenas um marcando, agora com dois marcando e apenas um saindo mais a coisa funcionou vide donizette, carioca e lucas candido… então na minha opinião a coisa é simples assim sem muito lero lero…

  • Leandro Fábricio disse:

    Enquanto que nós atleticanos pelos comentários aqui lidos, com o nosso time perto do g-4, com um bom elenco, com uma vitória em cima do lider fora de casa continuamos com os pés no chão, cobrando postura do time, cobrando do marcelo oliveira e analisando friamente as atuações dos jogadores do nosso time…

    enquanto que do lado azul calcinha, o que se lê de alguns lunáticos aqui do blog é que com a chegada do mano agora o enseada vai deslanchar e se possível até ser campeão como se o mano fosse uma espécie de milagreiro, genio da lampada ou coisa parecida, e isso com o time em penultimo lugar, com um elenco que tem bruno viana, lucas, cabral, elber, allison, mayke, edimar, rafinha, bruno ramirez, léo, pisano, gino etc etc…. eis a diferença… uma torcida enxerga a realidade a outra vive cheios de vaidade…

  • Igor Mendes disse:

    Gente, sei não, mas este sistema ai era justamente o que todo criticavam no Aguirre, embora eu ache que em jogo for, é o time ideal. A poucos dias apos uma derrota do Galo, detonaram o Lucas Cândido. O futebol brasileiro está um sobe e desce danado, acho que contra o Palmeiras, o Galo estava no lugar certo e na hora certa. O resto, perguntem aos deuses do futebol!

  • luiz ibirite disse:

    por isso que o futebol é bom, a umas duas rodadas atras tinha gente aqui descendo a lenha no M.O. dizendo que o ano ja estava perdido, hj a moral ta la em cima, inclusive brigarão pelo titulo, que coisa não?

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Marcelo aprendeu a vencer na toca 3,poderia levar os ensinamentos para vespasiano mas ai não a santo que de jeito.40 e não sei quantos anos na fila,sou fã de Dada Maravilha mas não posso esquecer da mumia de 71.
    enquanto isso Mano chega nos braços do povo,sabendo da sua responsabilidade.
    força Mano,a china azul esta com você,com o cruzeiro ela sempre esteve em todos os momentos, nos lindos e nos tristes evamos tirar junto nosso cruzeiro dessa situação.quinta estarei na caixinha de fosforo do estadio do America.

    • Alex disse:

      ….vai e paga ingresso, o caixa do Galo agradece…..e leva um por fora pra gastar lá dentro…..45% vi pro Galo…..inquilino bom sempre acaba voltando…..kkkk…..e vê se não quebra nada lá não senão o seu time vai ter que pagar o preju…..eu te avisei que galinha de casa não se corre atrás, ela sempre volta….kkkkk

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Vai la na caixinha do america deixar uns trocados pro Galao da Massa !!!!
      Mandaram o mano pra mierda com tanta diplomacia la na china que ele chegou sorrindo na mierda. KKkkkkk

  • juninho disse:

    Veremos frente ao Stª Cruz em que estágio estará o Marcelo;aqle que venceu a SEP ,ou, aqle que em seu início, parecia ainda treinar a SEP . Espero que tenha outras alternativas na manga … pois nem todo dia toparemos com times que se sujeitem em levantar bolas na área a torto e a direito , tendo um atacante de metro e meio de altura brigando com dois de 1.90 m …

  • Adolfo disse:

    Pra mim, o grande mérito do Marcelo deixar de insistir com a escalação equivocada, tratada por muitos como improvisação, do Patrick no meio campo. Façamos a análise da frase: “Pressionado a fazer alguma coisa para a melhora do rendimento do time, o treinador do Galo teve que se virar.”
    Embora receba criticas, Patrick não tem culpa de seu futebol limitado, nem tão pouco pediu para que o escalassem em outras posições. Levi inventou a situação, Aguirre a manteve. Esperava-se que o Marcelo a mudasse. Como isso não aconteceu no primeiro momento buscou-se no excesso de desfalques uma justificativa que minimizasse a insistência.Talvez… pode ser.. Mas Marcelo persistia. Assumiu a responsabilidade, fazendo com que a pressão sobre si aumentasse. O rendimento do time era comprometido, dentre outras coisas, pela falta de rendimento do atleta na função. Após o jogo contra o Flamengo, Marcelo alegou que o atleta já não rendia na lateral devido ao tempo em que estava jogando improvisado. Justificou? Pra mim, não. Ora, se não poderia jogar na sua posição de origem, por não render, como poderia continuar jogando improvisado, sem rendimento? Não estou culpando o atleta, mas é fato que a saída do Patrick do time melhorou o poder ofensivo. Antes, a bola chegava nele (e é incrível como ele sempre recebia passes) e, na maioria das vezes, as jogadas não prosseguiam. Era regra, não exceções. Agora, ainda que o Maiconssuel não tenha rendido o que pode, as jogadas ao menos prosseguem. Robinho toca e se descolaca para receber, e recebe a bola novamente, diferente das tabelas do “Patrickão da Massa”.
    Outra mudança importante foi entrada do Lucas Cândido. Desde a época do Aguirre, o sistema com 3 volantes apresentava falhas. O time com Donizette, Carioca e Júnior Urso deixa enormes buracos na marcação. E o Urso saindo para armar o time não funciona. Eduardo trouxe mais pegada ao meio, mas ainda persistem as falhas na transição ao ataque. Lucas Cândido é mais regular. Marca bem, passa bem e chega melhor ao ataque.
    com o retorno de jogadores, Marcelo terá melhores opões. Basta não inventar.

  • Fernando Cabral disse:

    Sei q vou ser criticado mais coincidentemente o melhor jogo do galo do MO foi voltando a jogar como o Aguirre

    • ita disse:

      Aguirre não sabia o que queria, inventava mais que podia.

      Mesmo com uma escalação exdruxulamente receosa do adversário, ele mesclava o esquema de 4 atacantes mas enfiava volantes pra conter o adversário. Uma aberração.

      O SPFC chegou na cara do gol do galo nos primeiros minutos de jogo e só não fez o gol pq o jogador errou p passe para o atacante chegar livre na frente do Vítor.

      Não evitava lances como esse e não conseguia ter jogadores certos pra fazer uma jogada de ataque que destrincha a defesa montada do adversário (o fato mais importante do jogo de domingo). Os principais gols do galo eram jogadas de bolas parada, uma quase loteria.

      Não esquece a sensação de espera de um milagre contra o Racing, pq jogada não fizemos nenhuma.

      Aguirre é provavelmente um dos técnicos mais enganadores da história do futebol. Um técnico q conseguiria ganhar uma Copa do Brasil por um time pequeno num alinhamento de astros, pq sua capacidade de motivar jogador não posso ignorar, mas só.

      • José Eduardo Barata disse:

        Ô gente , será que o tal do Aguirre merece essa
        conversa toda até hoje ?
        O cara é horroroso . Larga dele , gente .

        • Edson Dias disse:

          José Eduardo Barata, meu caro…

          Merece sim, viu? E vou te falar porque: Aguirre conseguiu perder o Campeonato Mineiro, com suas invencionices para ESSE time do América. Não é pouca coisa não, meu caro.

          Suas invenções, improvisações e “rodízios” serviram apenas para lenhar o time fisicamente. Isso de que “o esquema do Aguirre com três volantes deu certo” é balela. Quando ele realmente precisava funcionar, foi uma MERDA. Esporadicamente, funcionou, como no jogo contra o Racing, lá na Argentina. No geral, o time era improdutivo: vide o jogo contra o São Paulo, lá no Morumbi, onde o time entrou unicamente pra parar o adversário na porrada.

          Não acho que o Marcelo seja um excepcional treinador… mas por estar inventando menos que seu antecessor, o time vai se encaixando.

        • Silvio T disse:

          Enquanto houver torcedor maluco que sente saudades de Aguirre ou Autuori, eles têm que ser assunto. O Levir até entendo, por causa da Recopa e Copa do Brasil, mas esses dois..É gostar demais de sofrer!

  • mauricio souza - serrano disse:

    Tudo bem que ele encontrou esta formação, agora que o Junior Urso voltou a treinar, é só ele não inventar que entrar com ele como titular, pois ele é muito ruim.

  • Pedro Vítor disse:

    Mas só pra constar e lembrar a todos que quem entroduziu e insistiu com este esquema com três volantes foi o Diego Aguirre e que deu certo em algumas ocasiões como naquele jogo contra o Racing em que o Atlético controlou bem a pressão lá na Argentina e trouxe bom resultado pra decidir em casa. Mas também deu errado já nas quartas contra São Paulo no Morumbi, e desta vez já deu certo novamente contra o Palmeiras.

    Então o Marcelo tem todos os méritos por utilizar o esquema que o grupo de jogadores ou seja o elenco do Atlético já está adaptado. Agora contra o Santa Cruz dentro de casa precisando do resultado jogar fechado aí já não sei se é a melhor estratégia, se tiver por exemplo o Luan mais inteiro fisicamente ou até mesmo o Pratto pra fazer dupla com o Fred e liberar o Robinho pode com os laterais cruzando bola na área pode ser uma opção mais ofensiva.

    Eu entrava com este time:

    Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos;
    Rafael Carioca e Leandro Donizete; Robinho lado esquerdo com Pratto e do outro lado Maicossuel com Fred sem meia armador, até porque não tem disponível no momento.

    Com resultado na mão pode até voltar o esquema no decorrer do jogo, é só retirar um dos atacantes e colocar um volante como Lucas ou Urso, e recuar o Robinho ou Maicossuel pra formar a linha de quatro no meio de Campo

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Caro Chico Maia,

    Só ontem a noite fiquei sabendo que vc publicou novamente ontem no Super, aquela minha “conversa imaginária” com o Paulo Bento… rs

    Um amigo, inclusive Atleticano, me ligou perguntando se eu tinha visto e eu disse que não. Mas aí ainda deu tempo de encontrar uma padaria que ainda tinha o jornal pra vender.

    Esse mesmo amigo, me perguntou se eu ia ligar também agora pro Mano Menezes e eu tô pensando seriamente… rsrs

    Obrigado mais uma vez e um forte abraço !

    • juninho disse:

      Claytinho ! Apesar do amigo Atleticano antecipar-se pergunto-lhe … Farás uso do ‘grahanbell’ para o brother ‘money’ treismeses tbm ? rsrsrs … abc aí velho !

    • clauber disse:

      Grande Clayton, blz? Realmente seu texto foi excelente, engraçado e extremamente atual. Assim, com toda essa experiência, dou uma dica para a introdução do seu diálogo com o mano: “Mano, deu mer…da……”.

      Grande Abraço. Tem algo para gente apostar?

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Graaaaande Clauber !!

        Seu fedazunha ganhador de aposta… kkkk

        Como falei acima com o Juninho, vou ligar pro Mano nada… rs
        Eu fico tentando alertar os caras, não ganho nada com isso e eles é que ganham os milhões ?? rsrs Agora, se quiserem me contratar como um auxiliar, aí eu posso até passar o nr. do celular do meu empresário… kkkkkkk

        Já fiz uma aposta com um amigo Atleticano de 01 caixa de Brahma. Ele, afirmando que o Atlético Mineiro será o Campeão Brasileiro esse ano. E eu, obviamente, apostando que não… rs

        Ele queria apostar também que o Cruzeiro será rebaixado. Mas aí eu não topei… rs Porque além de não ter confiança nenhuma nesse atual time do Cruzeiro pra esse ano, meu dinheirinho é muito suado pra ficar arriscando assim… rs

        Abraços

  • José Eduardo Barata disse:

    O Lucas tem uma característica forte, que é a antecipação. Incrível a força dele nesse quesito. Possibilita uma enorme vantagem nos contra-ataques. Era a marca do Luizinho, saber antecipar. Significa estar ligado o tempo todo.

    • Stefano Venuto disse:

      Pois eu já penso o contrário, o Lucas Cândido é um péssimo marcador, só chega atrasado ou fica simplesmente cercando, ele precisa ser mais combativo e aprender a marcar mais de perto, com risco de perder uma boa carreira , já que ele tem algumas boas características como um bom apoio ao ataque.

      • José Eduardo Barata disse:

        Vemos aqui um caso clássico da nova onda dos
        comentaristas : fulano “chegou atrasado”.
        É a turma da “bola quebrada” , “essa bola” ,
        “recomposição” e “acelerou o jogo”.
        Justificam atuações com palavras e expressões
        bonitas , criativas , “modernas” . Aliás , “futebol
        moderno que se joga hoje” é outra obra prima .
        Melhor seria contemporâneo , não é mesmo ?
        Mas , ‘tá bom , cada qual com seu linguajar .
        Agora , questionar a atuação do Lucas na partida
        contra o Palmeiras é estar totalmente fora da curva.

        • José Eduardo Barata disse:

          O que eu quis dizer com “contemporâneo” é que
          entendo que o que se joga hoje é o que se joga
          desde sempre .
          Moderno , para mim , foi a Holanda 74 .
          Foram os azuis de Airton Moreira .
          Foi Telê 82 .
          Foi o GALO de Barbatana .
          Essa turma aí inovou . Criou . Inventou moda .

    • Pedro Vítor disse:

      Lucas Cândido tem uma característica boa, foi pouco utilizado como volante e como meia por causa que Atlético não tinha um reserva para lateral esquerda e Lucas por já ter atuado ali mesmo como um quebra galho sempre era observado como um reserva tanto do meio campo como da lateral, só que no meio temos bons volantes a concorrência é maior.

      Eu manteria ele ali sem um armador pra fazer a transição mas em jogos dentro de casa ou até mesmo fora de casa contra algumas equipes o time do Atlético precisará de Mais criatividade e mais rapidez na chegada ao ataque e é aí que Robinho e Lucas Cândido vão ter que mostrar uma dinâmica maior .

  • Silvio T disse:

    Assino embaixo. O amontoado sem noção que o marcelo Oliveira estava fazendo no galo saltava aos olhos de qualquer torcedor pé no chão, principalmente dos que vão ao estádio. Esqueçam os “chutadores” profissionais, tipo os da rádio de minas. O time estava/está precisando de consistência tática para poder fazer valer a qualidade técnica de vários de seus jogadores.