Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Boas mudanças na Libertadores, cuja final será em país neutro, como na Champions

O presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães, estão na sede da Comenbol, no Paraguai participando das discussões sobre essas mudanças, que preveem, inclusive, a entrada de mais um clube de cada país na fase de grupos. A notícia está no Uol:

*“Presidente da Conmebol anuncia Libertadores com final única em campo neutro”

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou que a competição terá mais mudanças em 2017. Além de durar 42 semanas, a final do torneio será em jogo único e em campo neutro.  Alejandro Domínguez anunciou a novidade em seu Twitter. “Analisando as estatísticas das finais da Copa Libertadores, a equipe que jogou em casa o segundo jogo ganhou 7 das 10 finais. A justiça do esporte exige final única em campo neutro”, disse.

Mais cedo, a Conmebol anunciou mais novidades no torneio continental, com a ampliação da competição, que passará a partir de 2017 a ser disputada de fevereiro a novembro, com 42 semanas no total.  As reformas ainda precisam passar pelo Comitê Executivo da Conmebol, que é composto por membros de cada país. A parte final do processo é uma formalidade, pois os filiados da entidade já foram ouvidos.

Outra novidade que já passará a valer a partir de 2017 é de que os dez clubes que não avançarem às oitavas de final terão a oportunidade de seguir competindo a Copa Sul-Americana. Além disso, os campeões dos dois torneios entrarão diretamente na fase de grupos da próxima edição da Libertadores.

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas-noticias/2016/09/27/presidente-da-conmebol-anuncia-libertadores-com-final-unica-em-campo-neutro.htm?cmpid=tw-uolesp


» Comentar

Comentários:
20
  • Ademilson disse:

    Boa Chico? Agora me decepcionou hein… Poderá ser boa para os patrocinadores, Commebol, Clubes, mas e o principal interessado, o torcedor? Primeiro para prolongar a mesma assim, teríamos que nos adequar ao calendário mundial. Imagina no meio da “libertas” o time perder 3 jogadores na janela de transferência? E outra com os clubes atuais já está muito cheia, tem times que não tem condições técnicas e nem estrutural de jogar o torneio, tudo bem, foi campeão ou vice em seu país, mas a situação local lá é precária. Aumentar o número de clubes só cairia a técnica. Não aprovei essa mudança de imediato, seria coisa para daqui a três anos, daria tempo para o Brasil se adequar ao calendário.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Esse negócio de final em País “Neutro”, na minha opinião não seria uma boa coisa…
    Agora, se forem mesmo adotar o sistema de Ranking da Conmebol, onde os 05 primeiros times do Ranking sempre teriam participação garantida, opaaaaaaa… rs Aí isso me interessa muitoooo !! rs Porque nesse caso, o Cruzeiro estaria garantido ! rs

    • Alex disse:

      …de bobo vc não tem nada Claytinho….kkkk…tá querendo aproveitar os resquícios de qdo seu time ainda era Copeiro né?….kkkkk…..

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Graaaaande Alex….

        É o jeito né ?? rsrs Fazer o que… rs

        Apesar que o justo é se conquistar a vaga dentro de campo mesmo. Mas caso haja mesmo essa mudança e passem a utilizar o Ranking da Conmebol com critério, aí o Cruzeiro já teria o direito adquirido pelos seus feitos já alcançados também dentro de campo… rsrs

        Abraços

  • Paulo Cesar disse:

    Esta final em jogo único será um verdadeiro fiasco. Ou acham que, numa hipotética final entre um Colombiano e um Peruano em BH, haveria público? Ou no México? Realmente acham que um jogo destes levaria mais de 15 mil (no máximo) pagantes? Já disseram abaixo: querem comparar um continente rico, estruturado e com distâncias razoáveis (a Europa) com a América Latina? Quanta estupidez!

    • Jc disse:

      Concordo plenamente. Prefiro ver o Cruzeiro perdendo pro Estudiantes em Casa, na final. É ótimo ver um estádio cheio… e calado!

      • RODRIGO COUTO disse:

        talvez o galo consiga ser BI!! quem sabe??

        • Alex disse:

          …será bi Rodrigo qdo vcs ganharem uma finalzinha sequer do Galo em âmbito nacional….vc procura um Bi, eu procuro uma única final….kkkk…campeões nacionais em final contra o galo, nunca SERÃO…kkkk…e uma coisa, vc já era nascido qdo seu time ganhou a última Liberta?…se já era , posso te chamar de ancião com todo respeito?…aqui não pica-pau….

  • Luiz Ibirité disse:

    Ainda dizem que fizeram estudos por alguns meses e que ad mudanças de faziam necessárias, que coisa não. Será também sorteio a partir das oitavas ou será chaveamento? Como muitos ja disseram não concordo pois a diferença é gritante em todos os aspectos inclusive o futebol apresentado nos últimos anos.

  • Leandro Fábricio disse:

    Pros enseadenses que estavam animadinhos com essas mudanças achando que a conmebol iria convidar clubes para a libertadores… faiô… kkkkkkkkkk presidente da conmebol confirma que as vagas não serão por convites e sim por classificações kkkkkkkkk

    enseadenses sem libertadores em 2017

  • Leandro Fábricio disse:

    Pra mim nada a comemorar nessas supostas mudanças, final em campo neutro???? Final da libertadores de 2017…. atlético-MG x racing na bolívia….

    nem tudo que vem da europa seria bom para o nosso futebol, aí entra cultura, geografia do continente (distancia), economia financeira dos clubes etc etc….

    seria melhor a conmebol se preocupar com a violencia nos estádios argentinos, uruguaios, paraguaios etc etc e aquela pressão violenta em cima de clubes adversários que por lá atuam… e punição exemplar para quem pratica esse tipo de coisa, coisa esta um verdadeiro retrocesso no futebol sulamericano…. melhores condições dos estádios… melhores patrocinios etc etc, a atual formula de disputa da libertadores pra mim está correta, isso é a menor dos problemas se é que a atual formula de disputa é verdadeiramente um problema…

    • José Eduardo Barata disse:

      Perfeito , mais uma vez , caro Leandro .
      O quesito “distância” é fundamental .
      Qual o meio de transporte de que dispomos
      em nosso continente para deslocar torcedores ?
      Cada vez mais “elitizando” o futebol , pois só os
      abonados podem dispor de dois , três dias em
      solo estrangeiro , mais passagem aérea .
      A turma está se lixando para o torcedor comum .
      Só quer saber de grana , grana e grana .
      Permitir que assistamos jogos finais em nosso
      reduto , com a sadia disputa de um jogo fora e
      um em casa , para esses engravatados , é puro
      atraso .
      A alegação que de 10 finais 7 foram favoráveis
      a quem jogou o segundo jogo em casa é , para
      dizer o mínimo , uma piada .
      Acabe com o gol “qualificado” fora , joga-se por
      vitória independente do placar e por um jogo
      extra , aí sim , em local definido PELOS TIMES .
      Está no limiar , ali pertinho , o momento em que
      nós , VERDADEIROS TORCEDORES , iremos
      buscar no amadorismo a paixão pelo futebol que
      essa gente está a nos roubar .

  • Robert Quadros disse:

    Também não vi muita coisa positiva nas mudanças, essa de final única em campo neutro então, nem se fala. Isso é tirar a chance de quem sempre acompanhou o time ver ver uma final em casa do seu time. Estão elitizando cada vez mais o futebol, excluindo o povao. A mudança levou em conta os interesses do torcedor ou o interesse maior da TV? Temos obstáculos financeiros enormes, distâncias enormes…Não somos Europa

  • Paulo Roberto disse:

    Se não adotarmos nosso calendário teremos um final de ano com muitas disputas e um primeiro semestre vazio….

  • Carlos Almeida disse:

    Ao que tudo indica, Libertadores já era pra clubes brasileiros, que já sofrem com o calendário nacional e mal conseguem chegar inteiros até o final do Brasileiro e Copa Brasil.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Nada a ver, final em campo neutro, ja pensou uma final como a ultima que o pirangi ganhou na venezuela ?? publico zero kkkkkkkkk

  • Silvio T disse:

    O retrocesso brutal do nosso triste continente chegando com força total no futebol! Bizarrice completa essa final em partida única. É de dar gargalhadas querer comparar nossas ferrovias, estradas, aeroportos e renda per capita com a do torcedor europeu. E já vazou que quatro ou cinco clubes seriam “convidados” de acordo com um ranking sul americano?!? Mais gargalhadas e muitas lágrimas, para carpir a desmoralização total do eterno terceiro mundo. Os “jênios” de nuestra America querem marretar fórmulas da Champions em cima de equipes que disputam a Libertadores que não têm nem estádios com gramados decentes. Sabem qual será o próximo passo da nossa volta á idade das trevas? Virada de mesa no brasileirão. Podem anotar.

  • Edson Dias disse:

    Não vi nada positivo nas mudanças, sinceramente. Principalmente a questão da final em jogo único e campo neutro. Para quem ver? Aí a Conmebol vai e vende a final para ser jogada nos estados unidos ou México. Isso faz algum sentido? Pra mim, nenhum. Transformar a libertadores em algo parecido com a Champions League parece passar ao largo dessas mudanças.

  • Amir Mattos disse:

    Mudanças esdrúxulas!