Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um belo exemplo da justiça vindo de Sergipe

Senhoras e senhores, recebi ontem do Roberto Duarte e pensei que fosse mais uma lenda da internet. Fui conferir e constatei que é verdade. Saiu no O Globo em 2014. O Brasil seria um país perfeito caso os professores e a educação fossem valorizados e respeitados devidamente.

Vejam que legal:

* “Aluno que processou professor por ter tomado celular em sala de aula perde causa na justiça”
O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula.
De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula.
O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do “sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional”.
Na negativa, o juiz afirmou que “o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que “ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma”. Eliezer Siqueira ainda considerou que “o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor”.
Ainda considerou que “não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade edificante”.
E declarou:
“Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o ‘bullying intelectivo’, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”.
Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor.
“No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro herói nacional, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor.”
Isto deveria ser lido em todas as salas de aula do Brasil. Aliás, por todos os brasileiros

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/aluno-processa-professor-por-celular-retirado-em-sala-de-aula-perde-12718573#ixzz4VLBA8gLn


» Comentar

Comentários:
22
  • Renato César disse:

    Lembrando comentário meu do dia 03/01 (https://goo.gl/HF7rYR), janela abre amanhã. Nos próximos dias deve haver novidades ainda no futebol brasileiro, principalmente no Galo que foi o que menos contratou até agora.

  • Luiz disse:

    Isso sim…é um post. Parabéns Chico Maia continue colovcando coisa tão bacanas que não sejam apenas sobre futebol e por favor nunca volte com coisas do tipo “se Dico da massa”. Isso só denigre sua imagem.

    c

  • Renato César disse:

    Internacional rescindiu com o Alex. É o típico camisa 10. Maluf deveria sondar seu salário (já que é o único custo dele). De repente, seria uma boa opção para compor o grupo, permitindo variação tática na formação.

  • Marcão de Varginha disse:

    Está fazendo 01 ano que “àquele dirigente” assumiu espontaneamente ter comprado arbitragem para beneficiar seu time, e como até hoje ninguém foi sequer ouvido e/ou nem procurou contestar e provar o contrário de tais falas, cuja maioria se encontra literalmente amordaçada esperando a poeira baixar devido o tal do “rabo preso”, envio meus parabéns à esse respeitado dirigente que resolveu expor de forma espontânea os bastidores do combalido futebol brasileiro.
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2016/01/11/noticia_cruzeiro,327243/em-entrevista-a-programa-de-tv-supervisor-do-cruzeiro-lembra-tentativa-de-compra-de-juiz.shtml
    – Parabéns, ó CEC… SQN, pois, desde 10/01/2016 sua camisa exala sujeira de toda espécie, graças à coragem e ousadia de um seu dirigente réu-confesso!
    – #benecyeternomito

  • Alisson Sol disse:

    O problema está todo na frase “…O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação…”. É o problema fundamental do Brasil. De um lado, as mães que se esforçam para ciras os filhos honestamente. Do outro, as mães no estilo “O meu guri” da música do Chico Buarque.

    Escola dá às pessoas conhecimento técnico. Mas o problema do Brasil não é este. O rapaz que se acha no direito de escutar música com fone de ouvido durante uma aula hoje pode até ser um gênio entendiado que já sabe o conteúdo sendo apresentado. Mas ele não recebeu da família os princípios do “contrato social“.

    Este é o sujeito que amanhã, se for policial, irá torturar a maltratar um cidadão. Se for político, irá aprovar leis de interesse do seu grupo. Se for advogado, irá levar telefones para dentro do presídio. E todos os outros que estudaram, passaram em concursos, conseguiram bons empregos, e vivem felizes são “privilegiados”. Afinal, a explicação para o próprio fracasso será sempre “falta de sorte”, e o sucesso alheio só pode ser privilégio…

    • Marcão de Varginha disse:

      Garganta, e o sujeito que aproveita de sua função de ser dirigente de clube de futebol e literalmente compra arbitragens para ajudar seu time, e ainda vem à público e confessa tal artimanha e sequer é questionado pela CBF, FMF e pelo seu próprio clube? Também não recebeu de sua familia os tais princípios do “contrato social“? Isso o dará mais “oportunidade” para continuar manipulando arbitragens?, ou também é (sic) “falta de sorte”?
      – Garganta, já que vc é o famoso sabe-tudo, explica tudo, entende de tudo, explique cientificamente o que passa pela cabeça de sujeitos assim, que agem na surdina ludibriando os supostos “torcedores” de seu time!
      – #benecyeternomito

  • thiago disse:

    Isso seria o normal de qualquer ação contra o professor. Ainda veria esse magistrado condenar o aluno a trabalho para a comunidade como forma de desculpas pela infâmia sobre a professora.

  • Carlos Almeida disse:

    Enfim, uma boa notícia.

    Mas infelizmente a grande maioria dos professores não podem tomar essa atitude, pois colocam em risco sua integridade física, sofrendo até risco de morte.

    Ainda demandará mto tempo pro poste deixar de mijar no cachorro…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Antigamente castigo na escola era castigo em casa tambem,hoje se o filho pega castigo na escola o pai vai tirar satisfação com o professor.

    • Frederico disse:

      Escola para os pais antigamente era oportunidade para a família- o filho que teria a educação que pai/mãe não tiveram oportunidade.
      Hoje os pais/mães vêem a escola como “creche” e prof. Como babá.
      Joga-se muito a culpa no Estado, mas não somos dignos de cobrar do mesmo. Pois no peito e na raça na base de “cuspe e giz” com apoio da comunidade cobsegue-se muito. Se a sociedade não abraçar a educação dando o devido valor com certeza o governo será forçado a dar resposta. Essa mãe é uma de muitas que não valoriza a educação.

  • José Eduardo Barata disse:

    Por falar em bagunça , um pouco de futebol .
    Do GALO e suas mirabolantes contratações .
    A contratar esses portentos , jogadores como
    os poderosos Conceições , Carlos Eduardo e
    agora o fantástico Roger Bernardo , bem que
    a direção do GALO poderia dar um pulo ali
    em Nova Lima, ou em Pedro Leopoldo, quem
    sabe em Ponte Nova ? e procurar por atleta
    com nome composto ( vale mais no mercado )
    para nosso elenco .
    Porque de algum destes lugares esses caras
    saíram . E de graça .
    Então porque ir lá fora para buscá-los ?
    A peso de ouro ?
    Sei lá !

    • Carlos Almeida disse:

      Caro Barata, se entendi seu comentário:

      Se for pra contratar meia boca, jogadores ruins que não resolvem o problema da posição, mto pelo contrário, inflam a folha e acabam encostados vide Emerson Conceição, Carlos Eduardo, Ronaldo Conceição…

      Melhor ficar com os Serginhos e Leandros Almeidas…

      Sem dúvida!

      Não são tão ruins, têm mto mais vontade e custam bem menos.

    • Renato César disse:

      Quanto busca um “Zé Esteves” ali do lado, a torcida reclama. Se busca lá fora, reclama também. Foi-se o tempo onde se contratava por nome. Contratações do Galo, no profissional, são feitas por critério e/ou ocasião.

      Roger Bernardo é um primeiro volante. Marcador incansável. Pouca técnica mas muita entrega. Compõe elenco, já que não temos este perfil desde a saída do Pierre. Sua contratação foi questão de oportunidade.

      O cara já ganhou dinheiro lá fora, não teria chances de ficar em um clube de ponta na Europa e resolveu que voltaria ao Brasil caso surgisse uma oportunidade. Apareceu tanto para ele quanto para o Galo.

      Agora é vir (só na outra janela) e jogar.

      • José Eduardo Barata disse:

        Os Zés Esteves ali do lado , nas cidades que citei , só nos
        trouxeram “pouca técnica e muita entrega” , como Marcelo ,
        Luizinho e … Reinaldo !!!! Pouca coisa , não é mesmo ?
        Critério e ocasião no futebol nos deram Cerezo , Piazza ,
        Tostão , Dirceu Lopes , Isidoro , ah! , deixa pra lá .
        Vamos lá fora buscar os craques que ganharam muito
        dinheiro da Europa .
        Ah , dentro do critério apontado , seria interessante ver
        uma escalação com os repatriados .
        Ronaldinho não vale . Esse joga por prazer .
        E que tempo é esse que “se contratava por nome” ?
        Essa turma aí de cima quando muito era conhecida
        só pelos amigos da rua em que moravam .
        Hoje em dia , sim .
        O nome composto da hora deve ter chupado laranja
        uma vez na vida com um grande jogador de fato e
        isso foi pro seu currículo .
        A turma de empresários e intermediários agradece .

        • Renato César disse:

          Eu sabia das exceções das cidades citadas, que marcaram história no Galo. O que estou dizendo é que a torcida do Galo só tem reclamado. Segue uma lista de jogadores daqui ou de cidades próximas que tiveram oportunidades no profissional (nenhum nome composto): Émerson (Esmeraldas-MG); Sheslon (Barão de Cocais), Werley (Oliveira), Adriano (Ponte Nova), Eron (Belo Horizonte); Bruno (Pedro Leopoldo), Serginho (Contagem), Hernani (Belo Horizonte), Tchô (Belo Horizonte); Túlio (Montes Claros), Kim (Juiz de Fora).

          Bons e maus exemplos vamos achar em todos os casos. A questão é só o tanto que se reclama atualmente do Galo.

          • Renato César disse:

            José Eduardo Barata, hoje qualquer “Zé Ninguém”, de nome composto ou não, joga em qualquer time do mundo desde que tenha um bom empresário. Isto não é exclusividade para as terras tupiniquins não.

            Jogadores comuns são transformados em super-heróis mundo afora. E isto não é de hoje. Futebol virou um negócio tão absurdo, que pais compram vagas nos times para seus filhos. Isto desde os 5 anos de idade.

            Sem campos de várzea e com futebol começando nas escolinhas, como que poderia haver espaços no mundo de hoje para os olheiros de antigamente? Este profissional foi extinto do mercado.

          • José Eduardo Barata disse:

            Ô Prezado , eu não disse que não há um monte de “babas”
            por aqui .
            O que eu disse é que nos falta hoje os “olheiros” de antanho,
            que sabiam “garimpar” os jogadores .
            Hoje , qualquer Zé Ninguém ( nome composto ) que tenha
            um bom “empresário” joga (???) nos melhores times do nosso
            Brasil Varonil .

  • José Eduardo Barata disse:

    Como o Brasil precisa dos Eliezeres ……
    A nossa situação equipara-se à Revolução
    Cultural da China , por Mao Tse Tung .
    Um horror !
    E nós não temos um Deng Xiaoping , que
    consertou aquela bagunça .

  • J.B.CRUZ disse:

    Sempre guardei com carinho e admiração a figura de minha Professora de quarto Primário. Dona Terezinha era daquelas Pessoas de um Gênio irrascivel com os meninos peraltas e arteiros, como se dizia antigamente..Mas, com quem se comportava bem na sala de aula e no recreio, era um doce de pessoa..Só por uma vez, levei um puxão de orelhas, por jogar uma bolinha de papel no colega de classe que ficava na cadeira da frente..Cheguei em casa com a orelha “”quente e vermelha” e Mãe perguntou o que era aquilo..E eu disse a ela que foi a Professora que fez aquilo..Resultado: Levei outro puxão, agora, na outra orelha para aprender a respeitar a professora que naquela época era considerada uma segunda Mãe..
    Naquele tempo, até os familiares dos Professores eram tratados com respeito e admiração…

  • edson dias disse:

    A mãe deveria ser condenada por ajudar a arrebentar com o futuro do seu lindo filhinho…

  • Renato César disse:

    Chico, este é um dos desafios do Prefeito para a nossa capital. Transformar as salas de aula em ambiente seguro e pacífico, adequado para transferência e absorção de conhecimento.

    Professores que não conseguem vagas nas unidades administrativas (secretaria de educação, regional, etc.), acabam abandonando a rede. Aqui os alunos na maioria das escolas públicas ameaçam e agridem professores. Se o professor revidar ou se mostrar autoridade, há punições até mesmo administrativas.

    Pensar numa forma de resolver este problema é o grande desafio da educação pública.