Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Solidariedade com prazo de validade: Atlético e Cruzeiro cumpriram, mas muitos que prometeram não ajudaram a Chapecoense a remontar o time

No momento da comoção, poucos dias depois da tragédia, Milton Neves previu numa conversa com o Ricardo Boechat na rádio Band News FM: “Solidariedade tem prazo de validade. Tem muita gente prometendo tudo à Chapecoense neste momento, mas quando a poeira baixar pouca gente vai se lembrar do que prometeu”. Sábado o time fez o primeiro jogo depois do acidente e empatou com o Palmeiras, 2 A 2, em amistoso na Arena Condá. O Atlético emprestou o atacante Dodô e o Cruzeiro o zagueiro Douglas Grolli. Reportagem da Folha de S. Paulo mostrou antes da partida que a ajuda dos co-irmãos foi bem menor que a prometida:

* “Chapecoense teve ajuda em menos da metade dos reforços que contratou”

Solidariedade e trabalho. É apoiada nesses valores que a Chapecoense pisa no gramado pela primeira vez desde o acidente aéreo na Colômbia que matou 19 jogadores do clube -no total 71 pessoas morreram na tragédia.

Quase dois meses depois, uma parte razoável da caminhada para a reconstrução da equipe foi percorrida.

Neste sábado (21), às 16h30 (com ESPN Brasil e SporTV), em amistoso contra o Palmeiras, último adversário antes da tragédia, a equipe catarinense apresentará 23 novos jogadores à torcida que lotará a Arena Condá.

A despeito de promessas públicas de ajuda feitas por outros clubes, poucas se efetivaram. Mais da metade dos novos atletas foi contratada por esforço próprio da Chapecoense, sem ajuda.

Ao todo, o elenco terá 37 jogadores, somando contratados, remanescentes e garotos das categorias de base.

Folha apurou que apenas os zagueiros Nathan e Grolli; o lateral João Pedro; os meio-campistas Luiz Antônio, Moisés, Amaral e Dodô; e os atacantes Arthur, Túlio de Melo, Wellington Paulista e Niltinho tiveram sua chegada ao clube catarinense facilitada por suas antigas equipes.

Todos os demais foram escolhidos por Vagner Mancini, o diretor de futebol Rui Costa e o restante da diretoria do clube, e contratados seguindo os parâmetros de qualquer negociação no mercado de futebol: pagamento de valores pela transferência e de salários integralmente.

“Não há nenhum jogador empurrado no elenco da Chapecoense. Todos eles foram escolhidos a dedo por nós. E eu falo isso para eles. Não tem ninguém que foi dispensado ou preterido. Eles foram selecionados para participar do maior projeto de futebol do mundo”, afirma Costa.

Os goleiros Arthur (sem clube) e Elias (Juventude); os zagueiros Luiz Otávio (Luverdense), Fabrício Bruno (Cruzeiro); os laterais Diego Renan (sem clube), Reinaldo (São Paulo) e Zeballos (Defensor Sporting-URU); os meias Lucas Marques (sem clube), Andrei Girotto (Tombense) e Nadson (sem clube); e os atacantes Rossi (sem clube) e Osman (Luverdense) foram contratados após pesquisa da Chapecoense, que planejou ter dois jogadores por posição para dar mais possibilidades táticas para o técnico Vagner Mancini.

Diversos atletas contratados, como o próprio Costa analisa, deverão ter passagem curta pela equipe, mas foram necessários para que o clube conseguisse se reerguer no curto prazo.

“Os clubes emprestam e colocam uma multa rescisória de 7 ou 8 milhões de euros, que não podemos pagar. Então esse jogador vai me ajudar nesse processo de reconstrução, mas depois pode sair. Mais para a frente, com parcerias, eu vou conseguir oferecer 1 milhão de euros, e vou conseguir segurar alguns desses atletas. E a Chape vai vender atletas também, criando assim uma marca e gerando recursos”, diz Costa.

Para pagar os jogadores e a comissão técnica, a Chapecoense estipulou um teto para a folha salarial que não chega a R$ 3 milhões. O valor é apenas um pouco mais alto que o da temporada passada, o que restringiu as contratações -a folha salarial do Palmeiras, por exemplo, passa de R$ 10 milhões.

Dessa forma, porém, o clube manteve a diretriz que pautou a gestão anterior, de manter os gastos dentro de suas possibilidades do clube -a Chape é um dos poucos clubes sem dívidas fiscais…

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2017/01/1851876-chapecoense-teve-ajuda-em-menos-da-metade-dos-reforcos-que-contratou.shtml


» Comentar

Comentários:
17
  • Julio Cesar disse:

    Ah ! Mas que a Minasarena molhou a mão de alguem pra inventar esse laudo de segurança pra impedir o Atletico de realizar “grandes jogos” no Indepa, molhou mesmo. 2012 todo ate 2016 todo são 5 anos e agora do nada surge esse laudo. Os argumentos que ouvi de um tal comandante são esdruxulos, suspeitos. É uma forma de forçar o Atletico a jogar no Mineirão ! Quer dizer que o Independencia foi reconstruido pra receber Caldense, Criciuma, Vitoria, Chape, Figueirense e etc somente ?!?!? Aí tem !!! Pois se fosse eu dirigente, caso esta proibição permaneça, levaria o Galo pra jogar em outro lugar.
    Fo*&##se Minasarena ! Por mais que pese jogar longe de Belo Horizonte.
    Chico, foi um ou foram dois times que prometeram. Pelo que acompanhei demais times poderiam emprestar mas sem promessa. Time brasileiro não ta com essa bola toda ! Quem poderia ajudar são os poderosos tipo Globo e mesmo a riquissima FIFA e CBF.

  • thiago disse:

    Opa, pera la. O Cruzeiro enviou uma lista de jogadores para serem emprestados sem custo, e a Chape não quis. Só faltava ela querer escolher os jogadores a seu bel prazer. Desde jeito ai também também demais. Outra coisa, o fato do tecnico indicar o zagueiro Fabricio aos catarinenses nao quer dizer que eles tenham direito sobre o passe ou direitos federativos ou econômicos. Se ele foi emprestado sem custo e ao final do contrato o clube quiser pagar a multa rescisoria e ficar com o atleta tem por direito a preferencia amtes de qualquer negociacao. Agora por causa de toda comoção nacional a Chape vai escolher o jogador de graca? Aí ja e um pouco demais. Todos os clubes apoiaram a decisão de não haver rebaixamento para o time Conda por três anos e eles não quiseram. Isso seria uma forma de manter seus direitos de televisão nos patamares que estão, o que numa série B poderia ser menor.
    Sem dúvida todos ficamos tristes e consternação com a tragédia mas as ajudas vieram, se não no nível que se imaginava mas até por escolha do Mancini que barrou a ida de algums jogadores, e não por falta de atitude do Cruzeiro.

  • Leandro Fábricio disse:

    É brincadeira mal começou o ano e já são 3 jogadores lesionados no atlético… erazo com um problema no joelho que lhe acompanha desde o ano passado, passado um mes de ferias o jogador retorna com a mesma lesão… será que foi lhe passado uma bateria de cuidados ou tratamentos visando uma melhoria para o inicio de ano???? zagueiro rodrigão com lesão na parte posterior da coxa… e agora novamente lucas candido com ruptura dos ligamentos cruzados do joelho direito…

    lucas candido infelizmente não vai adiante no futebol por causa dessas lesões cronicas que lhe perseguem, quem já jogou bola sabe do que estou falando, a mesma lesão no mesmo joelho é fatal pra carreira de um atleta de futebol, e se voltar não apresenta o mesmo futebol de quando estava isento da lesão, o mesmo digo do zagueiro dedé do enseada que não voltará a jogar o mesmo futebol de antes, dedé foram tres cirurgias no mesmo joelho, depois vcs me falem…

    então menos um volante no plantel… é nepomuceno o cerco está fechando…

  • Lucas H. Nobre disse:

    PM veta jogos do Galo contra rivais no Independência. Será que foi a PM mesmo? Por quê somente agora? Acho que foi a tremedeira…Tem gente que não se cansa de trabalhar contra o Galo!

  • Julio Cesar disse:

    Engraçado ! Na Europa eles pagam 20.000.000,00 de euros pra qualquer um. Agora, 15.000.000,00 pra Lucas Pratto é muito ! É porque eles sabem que os clubes brasileiros andam quebrados !

  • Leandro Fábricio disse:

    E a pmmg dando manota e assinando atestado de incompetencia… vetando estádio independencia para grandes jogos do atlético alegando acesso inadequado das vias em dias de grandes jogos….

    pra mim incompetencia…

  • Jorge moreira disse:

    Eu penso que já deu, que a Chape tenha forças(e tem) para deixar de ser a coitadinha, a que comoveu todo mundo, bola pra frente a vida tem que seguir,,ontem depois e muito tempo comecei e não suportei assistir ao programa(pqp) do chato do galvão, era a mesma coisa do desastre, muita comoção,muito choro muita demagogia, sabe mudei logo de canal,(como perdi meu tempo em assistir esta coisa do tal debem amigos, a solidariedade tambem tem limites, o chororo tambem,só esta faltando querer que a Chape seje campeã do mundo, que a memoria dos falecidos seje respeitada, e que o amparo as familias tambem não agora ficar com esta coisa já encheu o…. tudo tem limites que as familias sejam sempre amparadas e que elas tenham o direito de retomar a vida sem exposição da midia, dia destes vi não sei a onde que a esposa de um dos jogadores estava querendo ser atriz, e que caso houvesse convite ela estaria até mesmo disposta a posar nua,caramba os 15 minutos de fama já se esgotaram vida que segue, deixem que os falecidos tenham o descanço no pós morte eles merecem e nós tambem

  • J.B.CRUZ disse:

    Evite a EMPOLGAÇÃO, tanto para o BEM, como para o MAL..Seja sempre tranquilo, e sereno em suas AÇÕES…

    • Alex disse:

      “EVITE a empolgação”….J.B., por acaso vc escreveu isso para vc mesmo?….eu nunca vi ninguém mais empolgado do que vc…..pra vc , no ano passado o cuzerão seria campeão de tudo…..kkkkk….amigo, autoridade pra falar não vem do que vc fala e sim do que vc vive…..pega essa aí do filósofo da vida aqui que vos fala….kkkkk…esse ano mal começou e vc já declarou seu time como campeão de tudo….vc quer que eu cole alguns posts seu aí pra provar?…melhor não né…..kkk

  • José Antonio disse:

    Todo mundo sabe como as coisas funcionam no Brasil, e não é só no futebol. Existem cinco fases que depois de tragédias são seguidas à risca pelo povo e pelas autoridades. Vamos a elas: a primeira é a revolta, querem prender todo mundo, querem encontrar a todo custo os responsáveis, querem punições severas, a imprensa coloca as vítimas como se fossem da nossa família, o choro e a comoção é geral, passado um tempo vem a indignação, que uma forma mais branda de revolta, as pessoas começam a esperar os acontecimentos, começam a se distanciar dos fatos, a comoção já não é tanta, depois vem a aceitação, frases como “no Brasil é assim mesmo”, “mais do mesmo”, “nada vai acontecer”, “ninguém será punido” passam a ser udadas, em seguida vem o conformismo, quando cada um vai cuidar da sua vida e por fim vem o esquecimento, até que aconteça a próxima tragédia. Alguém se lembra ou fala da Boate Kiss???? mais de 250 mortos…Lembram do governador prometendo punição? lembram da presidente prometendo medidas? Lembram das mães na Ana Maria Braga? Quem foi punido? Quem está preso? Que providencias foram tomadas para que não volta a acontecer? Boates como aquela, verdadeiras arapucas, estão espalhadas pelo país à espera de outra tragédia… E aí começa o ciclo todo de novo…..

    • José Eduardo Barata disse:

      José Antônio , esse seu comentário é pra ser
      publicado em caixa alta e lido em praça pública .
      Somos todos cúmplices dessa idiotia que assola
      o país .
      Parabéns pelo texto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico esse período de pré temporada é muito chato, muita especulação e muitas dúvidas.
    Como torcedor quero ver meu time sempre ganhando e conquistando títulos e para isso tem que ter planejamento e sabedoria.
    Ano passado sofremos com a montagem do elenco e escolha errada de treinadores, esse ano contratamos um bom treinador mas que vai precisar de tempo para implantar sua forma de trabalho o Grêmio só foi conquistar um título após mais de um ano do Roger.
    Com relação a montagem do elenco ao meu ver continua os erros do ano passado e os reforços foram pouco para o que precisamos.
    E para piorar por falta de planejamento total o Pratto já disse que não quer ir para China e times europeus não vão pagar o que o Atlético pede, provavelmente vai ficar e ele ou o Fred vai ter que ficar no banco, isso é um Problemão técnico e financeiro que o Roger vai ter que administrar.
    Desde do ano passado ficou muito EVIDENTE nossas carências, um zagueiro, um volante e um meia e o que foi feito até agora??
    Zagueiro Felipe Santana (parado a 6 meses)
    Volante Roger Bernardo só para Julho, e ainda saiu o Donizete e o Urso
    Meia Ninguém e ainda saiu o Datolo
    O próprio Roger já percebeu que temos um elenco totalmente desequilibrado, tentou colocar o Robinho pelo meio, mas ali ele não rendeu o esperado, tentou escalar Pratto, Robinho e Fred Juntos e não deu certo, tentou o Luan de volante mas parece que também não deu certo e ele vem escalando o jovem Yago, o trabalho dele ele vem fazendo mas e a diretoria???
    Temos um meia só, nosso camisa 10 o Cazares
    Temos um volante só o Carioca
    E temos 6 atacantes de lado de campo Luan, Clayton, Robinho, Otero, Maicosuel e Hyuri
    E temos 4 Centroavantes Pratto, Fred, R.Moura, Carlos
    São 10 jogadores onde no máximo 6 já estava bom, do jeito que está fica difícil até do técnico administrar são jogadores caros muito ego para administrar sem falar na folha de pagamento do Atlético que deve ser uns 10 milhões por mÊs altíssima!!!
    Vejo a diretoria tentando trazer o Elias ok, se vier ótima contratação, ótimo reforço mas ele ganha 500 mil por mês tem que vender esse excesso de atacantes também.
    Tem que equilibrar esse elenco e não vejo a diretoria propor trocas, ou negociar algum jogador pelo preço justo e dar opções ao Roger.
    O Internacional foi rebaixado e tem o Volante Rodrigo Dourado o meia Valdivia dois ótimos jogadores que se encaixariam muito bem no Galo, hora do bom diretor de futebol propor uma troca.
    Olhem quantos meias perdemos para nosso adversários, perdemos o Guerra para o Palmeiras, o Tiago neves para o Cruzeiro, o Vagner para o Vasco o Montijo para o Botafogo.o Clayton xavier para o Vitória, o Diego para o Flamengo etc
    Galera o Roger não vai fazer milagre, temos bons jogadores que não se encaixa, temos jogadores sobrando e jogadores faltando e não é de hoje, 2016 ficou evidente nosso elenco desequilibrado e até agora NADA FOI FEITO!!!
    Alerta!!! Nosso rival tem o time mais equilibrado que o nosso, e fizeram duas ótimas contratações se reforçando ainda mais o zagueiro Caicedo e o meia Tiago neves, só lembrando no returno do Brasileirão ano passado o Cruzeiro ficou em 5 lugar e o Galo em 8 oitavo, se nada for feito vamos ficar atrás do nosso maior rival de novo essa é a realidade.
    Chico e amigos do blog além desse problema técnico de falta e sobra de jogadores me preocupa muito a saúde financeira do Atlético são salários altíssimos e ainda tem o cano da DryWorld a esperança era a venda do Pratto e até agora nada, só espero que essa bomba não estoure deixando dívidas milionárias…
    Meu desabafo foi feito agora é torcer e esperar, saudações galera!!!

  • Alex disse:

    …eu escrevi sobre isso nesse blog….na hora da tragédia todo mundo quer aparecer e agora?….escrevi isso na época do acidente….infelizmente no Brasil as pessoas vivem pra passar uma imagem daquilo que não são….fama X poder X prazer….esse trinômio domina uma grande parte dos brasileiros….algumas pessoas fazem de tudo pra conquistar essas 3 coisas….”o que a mão direita dá, nem a esquerda precisa ficar sabendo”…qdo se quer ajudar de verdade, não precisa anunciar nas praças públicas…..mais atitude e menos falácia….

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Esse novo time da Chape vai dar trabalho. Vários bons jogadores de nível mediano, que se “derem liga”, vão formar uma boa equipe.

  • José Eduardo Barata disse:

    Exemplo !!!
    Parabéns , Chapecoense !!!

  • Pedro Vítor disse:

    É muito difícil essa situação da Chapecoense montar tudo as pressas e ainda ter um critério na montagem do elenco em meio a 50 dias, é um trabalho bem difícil, mais difícil ainda é fazer isso dar certo pois o clube tem suas ambições também

    Atlético ajudou e colocou o Raphael Dodô lá, poderia ter ajudado mais com mais algum jogador por exemplo o Patrick que não consegue se destacar no time tenho certeza que seria ídolo na Chapecoense!