Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Veto a qualquer tipo de jogo no Independência é uma vergonha, inacreditável!

Querer impedir qualquer tipo de jogo neste estádio é irracionalidade e fonte de suspeição

É até difícil acreditar que alguma instituição séria tenha soltado laudo proibindo jogos de maior porte no estádio do Horto. Os clubes e a Federação Mineira de Futebol não podem aceitar, sob nenhum argumento. Este tipo de medida só levanta suspeitas. De tão absurda, não dá para contestar nenhuma, como essa levantada pelo comentarista do blog Júlio César Ramos:

* “Ah! … alguem pra inventar esse laudo de segurança pra impedir o Atlético de realizar “grandes jogos” no Indepa… 2012 todo até 2016 todo são 5 anos e agora, do nada, surge esse laudo. Os argumentos que ouvi de um tal comandante são esdrúxulos, suspeitos. É uma forma de forçar o Atlético a jogar no Mineirão! Quer dizer que o Independência foi reconstruído pra receber Caldense, Criciúma, Vitória, Chape, Figueirense e etc somente?!?!? Aí tem!!! Pois se fosse eu dirigente, caso esta proibição permaneça, levaria o Galo pra jogar em outro lugar.
Fo*&##se Minasarena ! Por mais que pese jogar longe de Belo Horizonte”.


» Comentar

Comentários:
36
  • Leonardo de Matos disse:

    PPP. Parceria Público Privada questionando o Estado por ter reformado o Independência e inviabilizado o Mineirão. Daí a Polícia entra nessa briga com um laudo que contradiz 5 anos de fatos. Lamentável a Polícia se prestar a esse papel.

  • Eder Coelho disse:

    Porquê o America-MG não foi notificado, nem teve jogo “vetado” do referido laudo?

    Não estou sendo irônico. A falta da notificação mostra o caráter meramente político/comercial deste laudo.

  • humberto disse:

    Estranho que depois de 5 anos chegaram a esta conclusão, esse comandante está logicamente servindo de pau mandado do governo de minas, que quer a todo custo obrigar o galo a jogar no mineirão, até pode jogar lá, mas somente os jogos de apelo maior. A polícia militar vem agora dizer que o clássico entre galo e cruzeiro pode ser de torcida dividida, que é até mais fácil de tomar conta, engraçado que até uns dias atrás a própria policia dizia que era impossível o clássico com torcida dividida, e de uma hora pra outra agora pode. Cabe o galo recorrer disso e não baixar a crista pra essa turma do estado, ou então eu tenho a solução dignissima policia militar de minas gerais, derruba o indepa e ninguém joga mais lá. Lamentável esta atitude de uma instituição tão importante do nosso estado.

  • MCardoso disse:

    Desculpe Chico Maia. Desta vez devo discordar totalmente de você. Convido você a curtir https://www.facebook.com/forumdegestaodearenas/ Fui o fundador do maior fórum de gestão de estádios e arenas http://www.arenaplan.com.br/forum3 onde trouxemos os maiores nomes do setor, presidentes de clubes, das arenas, especialistas e etc. Fizemos 3 edições. Não tenho ligação alguma com ninguém. Na verdade, sou um estudioso do assunto….muita gente não gosta por eu dizer a verdade. O último evento foi no Allianz Parque. E por isso saliento que este estádio coloca as pessoas em risco em grandes jogos. O projeto está incorreto..em caso de tumulto dezenas podem morrer. Quem vai se responsabilizar? Eu sou um grande fã da sua coluna e como jornalista, mas alguém devia indenizar o estado pelo o que foi feito neste projeto. Devemos fazer o que é certo sempre, independente se é para ajudar o Galo. O Galo merece muito mais e a população de BH e de MG merece respeito. Nosso futebol precisa mudar, está na hora da Lava Jato do futebol. Chega de irresponsabilidade….E pior foi tudo isso ter sido feito com dinheiro público. O local poderia ser um caldeirão sim, mas com projeto moderno e com segurança reforçada, para gerar maior lucratividade da forma correta. Não é assim que se faz! Vamos repensar isso e parar de pensar que ajudar o Galo justifica tudo. Vidas estão em risco! E jogos ali só podem ter 1 torcida. Jogo grande é para estádio grande.

  • ita disse:

    PMMG se julga agora incapaz de fazer jogos no independência?

    Minas Arena agradece.

  • Leandro Fábricio disse:

    Outra coisa… o fato de argumentar que certos tipos de torcida podem e outras não podem reforça ainda mais a sensação de insegurança da população, e mais, isso é uma amostra de que a bandidagem está vencendo essa guerra… “olha essa torcida não pode vir aqui porque ela é rival da outra, essa pode porque essa é amiga”…. uai a obrigação não seria combater as tais “torcidas rivais” com rigor para que ela se comporte de jeito civilizado em qualquer lugar que seja??? Aí é que entra a ajuda da população, quando houve sim aquela baderna no jogo entre atlético x corinthians ano retrasado no campeonato brasileiro de 2015 quando a pmmg teve que agir com rigor contra os baderneiros e bandidos que provocaram quebradeira em torno do estádio, a maioria da população foi contra a ação da pmmg inclusive aqui no blog as criticas contra a pmmg foram em maioria, nesse caso aí é que talvez também estejamos dando indiretamente força a bandidagem e fazendo com mediadas como essas tomadas pela pmmg sejam realizadas…

  • Leandro Fábricio disse:

    Olha a maioria por aqui sabem qual é a minha profissão certo…. só tenho uma coisa a falar a respeito desse fato…

    o independencia e o bairro horto tem condições de receber qualquer partida de futebol seja contra qualquer time do estado, do país e do mundo…. o que falta é primeiramente educação dos torcedores, talvez um planejamento melhor dos orgãos de segurança publica, que aliás diga-se de passagem que segurança publica não se restringe só a pmmg, deu pra entender né, e apoio da propria população que mora em torno do estádio…

    o problema é que só a pm coloca a fuça pra bater, então todo mundo cai matando em cima da pmmg, eu acho que a pmmg errou no fato dela ser unicamente a responsável por divulgar esse laudo que diga-se de passagem novamente, não é a unica a corroborar com tal laudo, e o Ministério público o que acha??? Moradores das redondezas qual a opinião sobre tal fato??? O problema da pmmg é querer abraçar tudo… aí meu amigo a conta cai em cima só de vc mesmo se querer assumir tudo sozinho…

    o restante é bobagem… eu tô falando com conhecimento de causa, tem gente aqui falando asneira…

    O ESTÁDIO INDEPENDENCIA E O BAIRRO HORTO TEM CONDIÇÕES DE RECEBER QUALQUER TIME DE FUTEBOL E TORCIDA SEJA DE QUALQUER ESTADO OU PAÍS…

    pronto falei

  • Julio Cesar disse:

    Pô Chico, obrigado pelo destaque. Fico lisonjeado e vou contar la no cha com torradas que voce citou meu comentario (não é a primeira vez).
    Parece que alguns aqui ainda não entenderam o carater altamente suspeito e arbitrario dessa decisão. O que vejo principalmente nos vizinhos do Indepa é uma satisfação e aproveitamento da oportunidade de faturar. Ja se preocupam com esta possibilidade do Atletico ir para o bairro California.
    Mas que rolou um “super agrado” pra isso acontecer ah…rolou ! E concordo com o Bruno Silva: A PM não tem que decidir nada. Ela é chamada pra garantir a segurança ! “Obedecer ordem”. Ve se vão tirar SantosXPalmeiras da Vila Belmiro ?

  • thiago disse:

    Não tem sentido mesmo jogar jogos e maior relevância no puxadinho. Esse e o atlético, aquele q tem complexo de inferioridade. Pra ser igual ao Maior de Minas tem que pensar grande .kkkkk

    • Leandro Fábricio disse:

      vc só fala besteira… o que tem a ver, se julgar inferior por jogar em estádio menor… o santos joga na vila belmiro com capacidade inferior ao independencia e o santos é inferior onde???? Em compensação o paysandú joga em estádio com capacidade pra 60 mil torcedores e representa o que para o futebol brasileiro…

      em falar nisso já pagaram a minas arena????

  • Jorge moreira disse:

    È uma vergonha o senador azul fez um pessimo contrato com a minas arena e agora quer fazer o Galo pagar os prejuizos já que o time dele não consegue com suas rendas minusculas bancar a merda que ele senador aprovou, Sou radicalmente contra as mudanças, porque foi que quando a Coronel Cláudia então comandante da PM nuca as bagunças estrapolavam será que ela era mais competente(eu não tenho duvidas) sera que ela tinha mais comando(eu não tenho duvidas) será que sobre seu comando ela não mandava bater espancar os torcedores do Galo e sim dar proteção ao contrario do gatinho severo que só mandava bater , que o governo pague do seu bolso os prejuizos causados pelos governadores e tambem senadores inuteis azuis pelos prejuizos , agora qurer que nós Atléticanos paguemos mais este prejuizo NÃO

  • José Eduardo Barata disse:

    Ihh ! , quando enviei mandei pro Hélio Antônio uma
    resposta ao Renato – 7 Lagoas , me parece .
    Peço desculpas aos dois .

  • Fernando disse:

    PMMG – Preguiça Militar de Minas Gerais

  • Renato César disse:

    Claramente mais uma medida do Governador para aumentar as receitas do Estado. Lembrando que, ao incluir o Galo entre os mandantes de jogos do Mineirão, a Minas Arena passa a não ter prejuízo e, consequentemente, o Estado não precisa cobrir a diferença para garantir o lucro de mais de 3 milhões mensais ao qual a concessionária tem direito.

    Caso isto não seja modificado rapidamente, a diretoria do Galo poderia começar a mostrar publicamente que está procurando patrocinadores para mandar os jogos que não puderem ser realizados no Independência fora de Minas Gerais.

    E olha que nem estou considerando que o Governador é torcedor do clube celeste.

  • José Eduardo Barata disse:

    Taí o Pimentel a ajudar seu amigo Aécio a
    tentar reverter o “mico” do Mineirão …..

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Chico,
    Eu acho que foi um absurdo permitir a reforma e ampliação da capacidade do Independência. Basta dar uma olhada nesta foto para constatar que ali não é local adequado para deslocamento de multidões. Para acontecerem grandes jogos no estádio, são feitas várias (e bruscas) intervenções de toda natureza que causam transtornos diversos aos moradores, comerciantes e pessoas que transitam por ali. O Horto não foi concebido pra isso, infelizmente.

    Por outro lado, se a ampliação foi autorizada pelos órgãos competentes, proibir agora é um absurdo ainda maior. Simplesmente, uma atitude destas pode inviabilizar economicamente um empreendimento privado. Inadmissível, no meu modo de ver! É por isso que não é possível um planejamento de médio a longo prazo no Brasil. As regras mudam o tempo todo e há muita gente (PM, Bombeiros, Vigilância Sanitária, CREA, BHTrans, Secretaria de Meio Ambiente, etc. etc. etc.) para ditá-las, às vezes, até com umas contrariando as outras.

    É o Brasil! Sds.

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    Com todo respeito a todos. Mas garanto que o Bruno Silva, nunca veio assistir um CAM xCRU, aqui no bairro. Tomara que tenha pelo menos mais um, e ele venha para ver o que acontece .
    Vcs. se lembram do CAM x FLA? ou ja se esqueceram? pergunte no beco aqui existente, se alguem tem saudade dos grandes jogos? A anarquia foi tao grande que quando a policia chegou, bateu em todos inclusive em moradores que tiveram as suas casa depredadas.e ficou por isso mesmo.
    Aí virá um bocó que dirá que foi excesso da policia, mas só teria havido excesso, porque não ha como controlar em um espaço minusculo tanta gente e confusão.
    Como pode dar certo um local que pode receber 18 mil num jogo em que mais de 40 mil querem ir?
    Aí fica o Chico fazendo campanha pelo Indepa, sabendo que só a torcida do Cam é muito maior do que isto,que grandes jogos se tiverem juizo, nao pode ser com duas torcidas.
    Fica então lançado o desafio, a vocês que querem grandes jogos no Horto, venham, mas de preferência , venham de metrô ou onibus, subindo as ladeiras do bairro para ver o que é bom pra tosse.

    • PAULO ROBERTO MALTA disse:

      na realidade o estado está fugindo da responsabilidade de dar segurança ao cidadão, se houve tumulto então que prendam aqueles que provocam e nunca mais possam estar em nenhum estádio, isto tem que virar lei e ponto final, mas como a segurança no país está falida, vem as desculpas, ai fica uma pergunta, e se houver tumulto no mineirão, ele também será interditado????????

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        PAULO, com todo respeito à sua tese.
        A questão para mim, é que grandes jogos terá uma demanda de público muito maior que a capacidade do Indepa.é esta a questão. O que vem depois, é consequencia deste fato.
        Se 40 mil querem assistir a uma partida, e só cabe a metade, pronto, problemas instalado,aí sobra para todo esta insatisfação .
        Eu narrei , as confusoes que vi ao longo destes 5 anos, vi uma quase tragédia (CAMxFLA)
        nao defendo o fechamento do estadio, defendo a nao realização de grandes jogos. , pela incapacidade de receber bem todo o público que gostaria de estar presente. apenas isto.
        No nosso (de torcedor) mundo ideal, gostariamos que fosse assim mesmo, baderneiro, em dia de jogo, fica proibido a sua presença, mas eu você e toda a nação, sabemos que isto nao vai acontecer, então……….?

    • José Eduardo Barata disse:

      Meu caro , polícia tem que prevenir para não ter
      que agir e receber “pancada” de todos os lados.
      Subi por anos a “ladeira” para chegar ao estádio .
      E o Gigante do Horto está lá desde 1950 .
      E a “ampliação” não foi tão significativa assim.
      Se vão 40 onde cabem 10 que se faça uma boa
      venda antecipada e que se limite o acesso aos
      demais , com bastante informação .
      Quanto às brigas não é exclusividade do entorno
      do estádio .
      Basta ler as notícias .
      Portanto , PREVENÇÃO , planejamento e atitude
      para se evitar tudo que você detalhou .
      E deixe o GALO em paz .

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        JOSE EDUARDO BARATA, acompanho sempre seus pitacos no blog, sempre lúcido, às vezes divertido. então vamos lá.
        Se vc. subiu as ladeiras do bairro em dias de grandes jogos, não ha novidade nenhuma que você não tenha visto,brigas etc. até porque , não é privilegio do Indepa. esta situação.
        Vc. disse que o estadio é dos anos 50, desculpe amigo, era outra realidade , em tudo, no país e no futebol, nao havia toda esta selvageria de hoje.
        Quando vc. diz, que se cabe 10, vende-se para 10, e não 40, na verdade , vc. está ´´e confirmando a tese de que lá não é para grandes jogos, ou não foi isto que eu li.?
        Se a policia vai limitar a entrada de uns contra a vontade da maioria, concorda que aí ja se tem atrito?
        Por fim;
        Perca um tempinho, e vá ao BECO DO PITIMBA, pergunte às pessoas de lá o que elas acham de grandes jogos,? e te digo mais, a grande maioria destas pessoas, amam o Atlético, é só ir la e conferir.
        Nao ha nada contra o time(vc. disse deixe o galo em paz), o que ha é ; querem contrariar a física;
        2 corpos não podem ocupar o mesmo espaço. se cabe 20 mil, não ha porque fazer jogo que a demanda é de 50. pura e simples assim.

        • José Eduardo Barata disse:

          Vamos lá
          ========
          Os tempos são outros , mas a ladeira é a mesma
          Não tem problema pra subir .
          Carga de ingressos = 10 , quando acaba , fim , não
          tem mais lugar ; barreira física e fim de conversa
          Beco ? Põe policial nas entradas e vamos ver se vai
          existir confusão .
          Tudo na vida , meu caro , quando planejado não tem
          erro . Ou tem , haja vista o imponderável .
          Mas a discussão , MESMO , é a atitude subreptícia dos
          políticos de plantão que precisam dar um jeito de
          encobrir o MICO do Mineirão .
          Se o Nepomuceno for cabra macho vai liquidar com essa
          politicagem covarde .
          Basta não mandar os jogos pra lá .
          Ou COBRAR uma taxa extra pra levar o GALÃO da MASSA
          para aquele elefante cinza . Ou branco , como quiser .

          • Helio Antonio Corrêa disse:

            Jose Eduardo Barata, Vc. deve estar zombando da minha inteligência, só pode.
            Quando disse que era para subir as ladeiras do bairro, amigo. Não queria dizer que elas mudaram ao longo dos anos e sim que as torcidas se degladiavam ja nestas subidas. (Vc. se lembra no CAM x CRU que mataram um torcedor do cruzeiro? pois bem, foi no ponto de onibus na descida das torcida para uma desta ruas).era isso que eu falava do torcedor subir ladeira, não do fato delas serem íngremes. Quer que desenhe? Nao é como ir ao Mineirão, onde se pode separar AV.a.Carlos para um Av.Carlos Luz para outros, o Indepa, tem caracteristica só dele.E a animosidade, começa nos tragetos.nas ladeiras.
            Você disse fechar com a policia o Beco do Pitimba, Vc. com certeza não foi ver CAM x FLA
            Deixaram a torcida do FLA, espremido na rua Ismenia Tunes, com um só portão para esta torcida, nas ruas de baixo vieram os torcedores da Galocura, em cima deles a policia a cavalo, qual foi a saída dos torcedores do Fla? o Beco, e aí amigo, foi um salve quem puder, está noticiado inclusive no blog do Chico, é só procurar, E porque isso? porque lá nao se comporta grandes jogos. só isso
            Ou vc. acha que tem policiamento disponivel para um bando de arruaceiros quando querem fazer arruaça?
            Invadiram as casas das pessoas, quebraram tudo que encontravam pela frente (este quebra quebra, teve a participaçao da policia, bateram em homens e mulheres, e tudo ficou por isso mesmo.
            A estas pessoas que la estão até hoje, ficou o prejuizo a humilhação, e a certeza de que grandes jogos lá é inviavel, e você deve se lembrar, este pessoal que sofreu todo este desconforto, é tão atleticano que quando do Indepa antigo, fundaram o GALO MURO. lembra ?

  • José Antonio disse:

    Esse pseudo “laudo” feito por “burrocratas” incompetentes não deve, sequer, se comentado, tem que ser ignorado e rasgado. Então para essa corja Galo X Sport é jogo de risco? Galo x Atlético PR é jogo de risco? Galo x Godoy Cruz é jogo de risco? Acho que deve estar faltando serviço pra essa gente. Deve ser por que BH é uma cidade super segura, né não? Que esse pessoal vá trabalhar e fazer jus ao salário que a sociedade que trabalha e produz lhes paga fazer.

    • José Eduardo Barata disse:

      Isso é coisa de Aécio e Pimentel .

    • Jorge moreira disse:

      Só lembrando nos confrontos contra o paraguaio lá do Paranã e contra o sport la do Recife quem provocou a baderna e quebradeira foram os animais azuis infiltrados assim como nos jogos contra este outro time que sempre em minoria sempre aprontam ,assim como aprontaram em festakkkkkk do time deles la no mineirão, só mais uma coisa voltem com a Coronel Claudia pro comando da policia militar já que este comandante se julga incompetente pra administrar e prevenir bagunça nos jogos do Galo, e tem mais lembram- se do gatinho severo que sempre mandou dar porrada na torcida do Galo ao invés de prevenir e dar segurança ele mandava bater, VOLTEM A CORONEL CLAUDIA ela consegue dar segurança inclusive a população

  • Pedro Vítor disse:

    É um grande absurdo realmente Chico e demais participantes do Blog está decisão da Pm MG se não tem condições de receber clássicos no Horto imagina no Mineirão onde a capacidade de público e aglomerações de pessoas é muito maior?

    No Horto quando muita gente leva 20 mil ou no máximo 22 mil entre transeuntes, flanelinhas e barraqueiros no máximo 25 mil pessoas no entorno fora a população do bairro e adjacentes

    Agora no Mineirão além da capacidade de 60 mil há muito mais aglomerações de pessoas, trânsito dá um nó gigantesco com reflexos em praticamente em toda a cidade e região

    Acho que faltou discutir melhor está decisão pra depois ser tomada agora perderão força perante a opinião pública pois os argumentos são facilmente justificados

  • José Eduardo Barata disse:

    Ô gente , não dá mais para suportar esse bando
    de vagabundos .
    Todo mundo sabe que o Mineirão “micou” como
    empreendimento imposto por Aécio e sua turma.
    Para não virar um Maracanã da vida aparece
    essa decisão vergonhosa , a “forçar” jogos no
    estádio .
    O Brasil precisa , URGENTEMENTE , se ver
    livre desse bando de alucinados que jogaram
    o país nas trevas .
    Pior : a imprensa,exceção de poucos , jamais
    irá se posicionar na cobrança da realidade .
    Ninguém , exceção de poucos , cobrou de
    forma enfática , o que aconteceu com essa
    trama mirabolante para preparar o Mineirão
    para a Copa .
    Vamos ver o que vai ser .

  • Alex disse:

    …agora, começa a fazer sentido o clássico com torcidas divididas…..nunca fui muito adepto a “teorias da Conspiração”, mas no Brasil, não se pode duvidar de nada…..muito estranho…..

  • Silvio T disse:

    É tão escandaloso que acho que com uns pouquíssimos Argumento$$$, o galo reverte esse laudo..

  • Pablo de Oliveira disse:

    É claro que isso é uma decisão política tentando obrigar o Galo a jogar no Mineirão para pagar os altos custos do estádio.
    Até acho que grandes jogos tem jogar é no Mineirão mesmo, mas essa decisão quem deve tomar é o clube e não o governo.
    O Independência tem suas limitações sim, e está no meio de um bairro residencial não é a toa que foi dado ao América que não tem torcida e não vai incomodar ninguém.
    Fica feio é para o PMMG entrar nessa e ficar como incompetente. sou do tempo do velho Mineirão torcida dividida espetáculo e emoção e a PMMG dava conta sem problemas.
    O negócio é tocar o projeto do estádio próprio a casa do GALO, e deixa o méquinha e o cruzeiro como eternos inquilinos…

  • Eder Coelho disse:

    algum interessado poderia pegar esse laudo e entrar com uma ação de improbidade administrativa contra governos estaduais e federais que bancaram a reconstrução de um estádio que, segundo a PM, é inútil para times da série A e boa parte dos times da série B.
    Galo deveria solicitar junto à todos os órgãos competentes (administrativos e judiciários) a aplicação do princípio da isonomia, estando assim igualmente “vetados” a Vila Belmiro, São Genuário e todos estádios de pequeno porte do Rio, todos estádios de SC, do interior de SP, etc…
    Deveria ainda “vetar” a Minas Arena por falta de acordo e solicitar, junto à PM é o Governo Estadual a utilização gratuita do Mineirao nos citados jogos.

    • José Eduardo Barata disse:

      Isso mesmo !!!
      Quando da reforma do Horto para abrigar os jogos
      contra TODOS os adversários esse problema não
      foi considerado . não foi discutido ?
      Quer dizer que lá podia , agora não mais ?
      Bando de vagabundos !!!
      E ainda usam uma instituição como a Polícia
      Militar para atingir seus objetivos .
      Hipócritas !!!
      Quero ver a imprensa questionar , dar voz e vez aos
      cidadãos de bem se posicionarem .
      Chega de Aécio , de Pimentel , chega de manobras .
      Ninguém aguenta mais .

  • Bruno Silva disse:

    Desculpa ridícula do comandante da PM.

    O Vasco recebe grandes rivais em São Januário, em uma região muito mais crítica que a região do Independência.

    O Santos recebe TODOS os seus grandes rivais de SP na Vila. Ou seja, a PMMG demostra ser inferior as de RJ e SP. Uma vergonha. E outra, que poder tem a PM de definir alguma coisa em BH? Tem é que cumprir ordens e ponto final!!!!