Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

César Masci é pré-candidato a presidente do Cruzeiro com a proposta de democratizar o estatuto do clube

Ele foi muito bom presidente. Sucedeu aos irmãos Salvador e Benito Masci. Este último foi o responsável pela recuperação financeira do Cruzeiro, na sucessão de Carminie Furletti. Ótimo papo do Vinícius Dias com o César no blog Toque Di de Letra.

Confira: * “Pré-candidato, César Masci revela ‘plano de modificações’ no estatuto do Cruzeiro

Presidente entre 1991 e 1994, ítalo-brasileiro defende a revisão de quatro pontos, além da diminuição dos requisitos para candidatura

Vinícius Dias

Nos bastidores celestes, a expectativa é de que o próximo mês marque o início das discussões sobre a possibilidade de modificação do estatuto. Pré-candidato à presidência, César Masci defende que, além da diminuição dos requisitos para disputa das eleições presidenciais, pelo menos mais quatro pontos sejam revistos. Ao Blog Toque Di Letra, o ítalo-brasileiro revelou detalhes de seu plano – duas das medidas já haviam sido antecipadas em janeiro -, prestes a ser formalizado.

“Vou apresentar antes da eleição. Lá para março, mais ou menos, estou entrando com essas propostas. Tenho que apresentar para o presidente do clube e para o presidente do conselho (João Carlos Gontijo de Amorim)”, garante Masci, que esteve à frente do Cruzeiro entre 1991 e 1994. Embora pré-candidato, ele faz questão de reafirmar que não se vê como nome de oposição a Gilvan de Pinho Tavares. “Aceito até uma composição”, disse em entrevista no mês passado.

Da relação do clube com seus sócios-torcedores à composição do Conselho Fiscal, passando pela gestão do departamento de futebol, confira, a seguir, os principais pontos.

Sócio-torcedor e Conselho Fiscal

Adotando o discurso de “devolver o Cruzeiro para o torcedor”, César Masci prega “maior valorização do sócio-torcedor”, que passaria a ter o direito de participar de processos decisórios, incluindo as eleições presidenciais. Hoje, apenas membros do Conselho Deliberativo votam. Se aprovada a medida, vislumbra a marca de 150 mil sócios no centenário, em 2021 – segundo o ‘Movimento Por Um Futebol Melhor’, atualmente são 79 mil.

Em relação ao Conselho Fiscal, ele defende a exigência de graduação em Contabilidade (Ciências Contábeis) ou Economia para exercício da função, visando ao “melhor exame dos relatórios técnicos”. O Conselho Fiscal conta com seis membros – três efetivos e três suplentes -, com mandato de três anos. O estatuto veda a remuneração.

Salários e direitos dos jogadores

Defensor da descentralização das decisões ligadas ao futebol, César Masci propõe que o acerto com “atletas com altos salários” seja acompanhado e aprovado previamente pelo Conselho Deliberativo. A aplicação partiria da definição de tetos salariais por níveis – atletas com passagem por seleção, com participação em grandes títulos do clube, entre outros. Nos casos em que os valores fossem superiores ao teto fixado, seria exigida a aprovação prévia por parte do conselho.

Crítico do atual formato de relação entre clubes e empresários, ele ainda defende que seja estabelecida a exigência de que o clube “fique com, no mínimo, 50% do passe (direitos econômicos)” dos atletas, não permitindo que os “empresários sejam proprietários quase que integralmente de seus passes”. Nesse cenário, o Cruzeiro teria direito a pelo menos metade dos valores em caso de venda futura.

http://toqdiletra.blogspot.com.br/2017/02/pre-candidato-cesar-masci-revela-plano-de-modificacoes-no-estatuto-do-cruzeiro.html

 


» Comentar

Comentários:
24
  • Alisson Sol disse:

    Vamos dar uma chance às novas gerações. Do jeito que as coisas vão, em breve o Tutancâmon se candidata à presidência do Cruzeiro…

  • Leandro Fábricio disse:

    Ábilão da salvação ou ábilão chuteira trocada errou um gol que minha nossa senhora…… fico pensando como um dia os felpudos tiveram a audácia e petulancia de querer comparar esse cara com lucas pratto minha gente…

    e o publico kkkkkkkkkkk minha nossa senhora nem copa itatiaia tem publico tão pifio…

    • J.B.CRUZ disse:

      Público do CRUZEIRO (com mistão): 4.612….do galo 4.454 (completo)..Tem alguma coisa errada aí,??..

      • Alex disse:

        …tem sim….vc….kkk…o Galo jogou fora com mando da Tombense…e vcs jogaram em casa vindo de vitória no clássico…..agora, já que vc ficou chateado com o público me explica aí como que faz pra perder 20000 sócios em um mês….kkkkkk…a culpa é do Galo também?….kkkk

  • lauro disse:

    Cesar masci , perrela fizeram bons trabalhos e tambem ” situações ” para serem criticadas, resumindo : obrigado pelo passado mas acho que o cruzeiro tem de continuar moderno com uma administração nova e jovem que tem de sobra em seu conselho,

  • Marcão de Varginha disse:

    Mano, comente o lance do impedimento não marcado do Ábila perna-de-pau que resultou mais uma vitória de seu time… aproveite e fale-nos também se àquele dirigente réu-confesso também estava no Mineirão, apesar que para agir não é necessário presença física do mesmo nos estádios.
    – Erros de arbitragem sempre houve no futebol mas quando beneficiam o time celeste, são no mínimo suspeitos, assim como os campeonatos que o clube azulino “conseguiu” nos últimos quase meio-século de “serviço” do mesmo dirigente que ainda é considerado mo braço-direito de todas diretorias que por lá passou e está passando!
    – #benecyetenomito

  • J.B.CRUZ disse:

    Contra o Tricordiano, O MAIOR DAS AMÉRICAS, mostrou mais uma vez sua força,coragem e determinação…Com uma formação alternativa, mas dentro de suas possibilidades o CRUZEIRO venceu o Time de Três Corações por 2 x 1, sem maiores atrope-los..Isto só mostra a boa administração, onde todos (Diretoria,comissão técnica,jogadores e torcedores) estão irmanados e entrosados por um só ideal: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE ….SEMPRE !!!…

  • Alex Souza disse:

    Cruzeiro 0 x 0 Tricordiano – 0517:00fev2017 – Domingo
    Motivo: 2ª Rodada do Mineiro 2017 – Estádio: Mineirão – Cidade: Belo Horizonte/MG

    Alternativo: O Cruzeiro foi a campo diante do Tricordiano com uma equipe alternativa, ou seja, profundamente alterada em relação ao time que iniciou a temporada como titular, sendo mantidos apenas Léo e Rafael. Com 10’ de partida se percebia um jogo lento, sem boa articulação na preparação das jogadas; até 15’ nenhuma emoção ofensiva e nenhuma investida do Tricordiano, que se limitava à defesa.

    Incrível: Depois de ataque do Tricordiano a 17’, pela esquerda, a bola sobrou para um meia, depois de corte parcial de Léo; Luis Felipe chutou forte a a bola passou perto do gol defendido por Rafael. O Cruzeiro deu a saída e respondeu com ataque pela direita; Maike passou a bola a Ábila, livre de marcação. O atacante dominou sozinho e fez o mais difícil: chutou mal, longe do gol de Marcão.

    1 a 0 Cruzeiro: A 19’ a bola foi lançada na extrema esquerda para a velocidade de Rafinha que foi ao fundo, evitou a saída e deu um passe perfeito para o meio da área. Ábila apareceu na frente do zagueiro e tocou fora do alcance do goleiro Marcão, inaugurando o marcador.

    Contusão no Tricordiano: Dinelson saiu na equipe do Tricordiano a 22’, de pois de cair no gramado sentindo uma contusão. Carrara entrou em seu lugar. O jogador já vinha sentindo uma contusão num dos pés e saiu reclamando de um pisão.

    Precipitação na bandeira: A auxiliar Helen Aparecida assinalou dois impedimentos do ataque azul de forma equivocada. Um impedimento em lançamento para Elber e outro para Ábila. Na imagem ela sempre aparece fora de posição (deveria acompanhar o penúltimo defensor, mas estava à frente). O time estrelado estava explorando o posicionamento em linha da defesa do time do sul de Minas, realizando lançamentos nas costas da defesa, contudo as jogadas foram incorretamente impugnadas quando os lances eram promissores, pois os atacantes iam livres rumo ao gol.

    Penal não marcado: A 40’ Bryan, que pouco mostrou ofensivamente, ficou marcando de longe e permitiu a entrada de Carrara na área azul; de forma infantil o lateral derrubou o adversário, no famoso “trança-pés” e a arbitragem nada marcou. Definitivamente o lateral Bryan, que veio ao Cruzeiro depois de ser campeão pelo América, vai mostrando que não está à altura do que o clube precisa no setor.

    Resumo do 1º Tempo: Não foi uma boa partida. Poucas emoções e muito cadenciamento do jogo por parte do Cruzeiro, que deveria ter forçado os lances com o apoio dos laterais Maike e Bryan, além da velocidade de Rafinha e Elber. O jovem estreante Raniel mostrou se um tanto lento; Bryan, Elber e Maike pouco apareceram; já Ábila, precisa aprimorar a pontaria.

    Pressão azul: Depois de reinício lento no 2º tempo o Cruzeiro passou a pressionar. Rafinha recuperou uma bola na intermediária defensiva e passou a Ábila que tabelou com Raniel. O atacante recebeu e fintou o zagueiro, sendo derrubado: ele mesmo cobrou a falta para boa defesa do goleiro. A 6’ Rafinha recuperou outra jogada e tabelou com Raniel, que se precipitou para finalizar e permitiu o corte pela defesa.

    Defesa de Rafael: A 11’ a arbitragem assinalou uma falta de longa distância em favor do Tricordiano, depois que Hudson e Romero chegaram firme na marcação. Augusto cobrou forte, buscando o ângulo direito superior do gol de Rafael, que espalmou para escanteio e evitou o empate da partida.

    Perdeu e perdeu: A 16’ Hudson acertou um lançamento perfeito para Elber, nas costas da defesa que continuava jogando em linha. O atacante recebeu livre de marcação, dominou e concluiu bisonhamente, perdendo a oportunidade de mostrar serviço ao treinador e de ampliar a vantagem. Faltou bola a ele. A 22’ Elber voltou a receber excelente acionamento pela direita, em passe de Robinho. O atacante dominou, limpou a jogada para o meio e finalizou de perna esquerda. Jogada bisonha; chute longe do gol.

    Empate do Tricordiano: A 26’ Léo perdeu uma disputa de bola de forma inaceitável na intermediária para Lucas Vieira. Ele tabelou com Carrara, que passou em velocidade pelos zagueiros, e este apenas tirou a bola do alcance de Rafael, que nada pode fazer, sendo decretado o empate em 1 a 1.

    Bate rebate: A 35’, depois de bate rebate na defesa azul, Rodrigo Paulista recebeu a bola livre e chutou forte, com perigo, mas a bola passou sobre o gol de Rafael.

    2 a 1 Cruzeiro: A 41’ o Cruzeiro achou um gol salvador. Bryan deu um chute despretensioso da esquerda e a bola chegou forte, cruzando a área. Ábila, impedido, conseguiu dominar e dar um toque que cobriu o goleiro Marcão e entrou.

    Incompetência: A 46’ Álisson, como sempre, recebeu a bola de Robinho em ótimas condições de marcar. Sozinho deu um toque errado, à esquerda do goleiro Marcão, perdendo mais um gol feito.

    Resumo do 2º Tempo: O Cruzeiro fez um jogo de forma preguiçosa. A turma que recebeu oportunidade como titular não rendeu, as jogadas não apareceram e as poucas chances foram desperdiçadas, sendo a situação agravada por uma falha no sistema defensivo que permitiu um gol ao fraco Tricordiano.

    Resumo do Jogo: No jogo de “observação” viu-se que todos já sabiam: “nada há de novo debaixo de sol”. A fragilidade defensiva de Bryan, a falta de força em Maike, a moleza de Léo, a correria improdutiva de Elber, o quase gol de Alisson… Foi bom o time ter passado pelo aperto; assim que se percebe logo com quem não se pode contar. Será que falta mais alguma coisa para Mano Menezes ver? Ao que parece só se salvaram, entre os observados, Hudson, Romero, Rafinha, Ábila e Caicedo.

    Arbitragem: Embora a arbitragem tenha errado dois impedimentos contra o Cruzeiro (chances claras de gol) o Tricordiano foi o grande prejudicado. Houve um penal não marcado, feito em jogada infantil de Bryan no 1º tempo, além do impedimento de Ábila no gol da vitória azul, no tempo final.

    FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
    Escalação do Cruzeiro: Rafael, Mayke, Caicedo, Léo, Manoel e Brian; Hudson (Alisson), Lucas Romero, Elber (Robinho) e Rafinha; Raniel (Arrascaeta) e Ábila – Técnico: Mano Menezes.
    Escalação do Tricordiano: Marcão, Marcelo Tchê, Wescley, Augusto e Renan Luis; Rodrigo Paulista, Léo Bertholo, Luis Felipe, Léo Cordeiro (Rivaldo) e Dinelson (Carrara); Rodriguinho (Luis Vieira) – Técnico: Edinho.
    Arbitragem: (Todos da FMF) Antônio Marcio Teixeira da Silva com auxílio de Márcio Eustáquio Souza Santiago e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
    Cartões Amarelos: TRI: Luis Felipe, a 18’2t ; CRU: Robinho, a 34’2t.
    Cartões Vermelhos: Não houve.
    Público pagante/Renda: Não divulgados.

    • Alex disse:

      …xara´, não sei por vergonha ou por que não achou mesmo, mas teve público e renda sim…..deixa eu te ajudar :””Público pagante: 4.612
      Renda: R$108.204,00
      ps; isso é porque vieram de vitória no clássico, imagina se tivessem perdido?…kkkkkkkkkk….como disse o Lázaro diretor do Galo: “vitória limpa e povão presente”….kkk

  • Alex disse:

    …só uma perguntinha para o “chiliquento” e chorão Money Meneses: vitória limpinha?…tá feliz?…kkkk….nada como um dia após o outro….

  • Flávio Lopes disse:

    Aí Mano Meneses, vitória apertadinha com o árbitro deixando de assinalar penalidade claríssima a favor do Tricordiano. Ganharam na Mão Grande!! Vai dancinha, fala mais!

  • José Eduardo Barata disse:

    E aí , Mano Aeroplano , ganhou limpinho ?
    Vergonha !!!

  • Alex disse:

    …um pequena pausa na zoeira do futebol pra falar sobre a morte da Dona Marisa….eu já havia visto MISSA DE CORPO PRESENTE é inédito pra mim….ele não respeita nm o velório da esposa….essa mania de vitimização petista é um nojo….vc Lula, entristeceu sua esposa por se envolver com uma quadrilha…..vc é o grande culpado pela tristeza dela…..sendo assim , todos os parentes de quem está envolvido nessa podridrão acabariam morrendo de tristeza….vc deveria ter respeitado pelo menos o velório dela …..que Deus a tenha dona Marisa….tomara que esse cara não ganhe nem pra presidente da assosiação dos presos lá de Curitiba…..aonde vai chegar a ignorãnica humana……velório não é lugar de “Showmício”

    • Alex disse:

      …Missa de corpo Presente eu já vi, mas Palanque ELEITORAL e Showmício em VELÓRIO é algo inédito pra mim….esse Lula tem traços de psicopatia…..alguém tinha dívida de que ele usaria a morte da esposa pra fazer campanha?….coitado de quem ainda acredita nesse senhor…..

  • José Eduardo Barata disse:

    Que chato !
    Perdi meu texto. E eu estava indo tão bem…
    Vou tentar de novo , pedindo permissão aos azuis, pois
    o post trata de seus assuntos internos.
    Mas é que o GALO jogou ontem e já tem comentário na
    praça dizendo que o Roger “achou o time”.
    O Danilo, bem, o Danilo não sai mais do time , pois faz
    o que tem que ser feito de forma simples e objetiva .
    Tem chute forte , então chuta .
    Tem força física, então a usa .
    Firulas, deixa pra quem gosta .
    Ah , me lembro de ter dito aqui que se ele entrasse
    não saia mais .
    E o Pratto ? Jogou como jogava na Argentina .
    Mas aqui não ! Jogou com Enganche e Amplitude .
    E assim segue o mundo da bola , criando mitos ,
    alimentando a ficção , “emponderando” ( esse
    termo é TOP ) treinador e fazendo do futebol
    matéria para consumo filosófico .

    • Leandro Fábricio disse:

      Fala barata… barata acho que temos que ter um pouco de calma com danilo, danilo no américa mineiro sempre foi muito irregular apesar de jogar em um time menor ele nunca foi unanimidade lá…

      vejo danilo um bom reserva pra lateral esquerda e só, talvez possa a ter sua titularidade no time daqui ha um tempo, mas não acho que danilo vá vingar jogando no meio campo do atlético, sem querer comparar danilo a patrick, mas vejo danilo no meio campo se repetir o caso patrick, patrick é um bom reserva pra lateral direita e só também, mas inventaram ele no meio campo e aí todo mundo sabe no que isso deu…

      bem essa é minha opinião e tomara que eu esteja totalmente errado, pois sempre queremos o melhor pro nosso galão…

      abraços..

  • Pablo de Oliveira disse:

    Quem diria o esquema que derrubou o Aguirre é o esquema que pode nos salvar!!!
    Hoje eu percebo que nós torcedores e principalmente a mídia que é formadora de opinião fomos muitos injustos com o Aguirre.
    Viemos de grandes conquistas em um esquema 4-2-3-1 que já não funcinava mais só ganhamos o Mineiro em 2015.
    O Aguirre percebeu isso e armou seu time no 4-3-1-2 com três volantes, mesmo esquema que o Roger Machado jogou Sábado. E o time fez grandes jogos nesse esquema obteve grandes vitórias Robinho ou cazares era o 1 e o Luan e Pratto o 2 mas o Luan e o Robinho de machucaram e como o Clayton não estava rendendo como até hoje ele foi obrigado a improvisar o Patric de atacante e daí a chuva de críticas que hoje vejo que foram injustas afinal o Luan e o Robinho machucados e o Clayton que veio como grande contratação a camisa pesou.
    Com relação ao rodízio foi uma questão de priorizar a Libertadores, uma decisão tomafa juntamente com a diretoria e como perdemos o Mineiro veio mais uma chuva de críticas e ele acabou não resistindo a sombra do Marcelo Oliveira que tinha sido bi campeão Brasileiro.
    O Marcelo Oliveira foi justamente o contrário ele morreu abraçado no 4-2-3-1 se esquecendo que sua melhor partida no comando do time foi justamente no 4-3-1-2 na vitória contra o Palmeiras lá dentro, ele remou contra a maré e se deu mal.
    Outro exemplo a ser seguido é o Palmeiras do Cuca campeão Brasileiro ano passado, o time só engrenou depois que ele mudou o esquema para o 4-3-1-2 com variação para o 4-3-3 três volantes que sabem jogar com três bons atacantes.
    Esse era o caminho que o Aguirre já tinha percebido e o Marcelo Oliveira ignorou, como o Roger Machado fez nas duas primeiras partidas desse ano.
    Espero que o Roger Machado tenha aprendido a lição e mantenha esse esquema 4-3-1-2 ou se inspire no Chelsea do Antônio Conte no 3-4-3 meu esquema favorito.
    Esse é o caminho, vamos apoiar
    o Roger Machado com a mudança do esquema esse time vai engrenar,
    Deu certo nos jogos em que atuou assim ano passado e vai dar certo esse ano, Eu acredito!!!

    • Leandro Fábricio disse:

      Parabens pablo pela bela análise e perfeito comentário…. só que vc arrumou briga aqui no blog e sabe porque?? Porque vc falou bem do aguirre… sempre achei aguirre um bom treinador e dos estrangeiros era o que tinha mais chances de vingar no futebol brasileiro o que arrebentava e pesava contra o aguirre era a sua pessima comissão tecnica principalmente preparador fisico, vc matou a charada, o que demitiu o aguirre não foi o presidente daniel nepomuceno, e sim a torcida que fez uma pressão absurda para que isso acontecesse, hj roger machado usa o mesmo esquema que aguirre usava mas para roger machado são só aplausos e flores por parte da torcida e da imprensa… fomos desclassificados na libertadores por um time grande como o são paulo, nada de anormal, e principalmente por dois erros cruciais do victor, perdemos lá e ganhamos aqui… não demos vexame mas fomos desclassificados por um dos maiores clubes do mundo chamado são paulo… e no outro dia aguirre não fazia mais parte do clube…. vexame pra mim foi a derrota dentro de casa nessa final de copa do brasil para o gremio onde parte dos jogadores boicotaram sim o treinador marcelo oliveira e o que o nosso presidente novamente fez??? Demitiu mais um treinador… vamos ver até onde roger machado vai… e estou de olho também até onde vai a benevolencia da torcida e parte da imprensa com ele caso esteja fazendo um trabalho ruim…

      abraços..

    • José Eduardo Barata disse:

      Ô Pablo , os tais esquemas vencedores contaram com
      jogadores em suas devidas e corretas posições .
      Ou seja , na minha modesta opinião quem faz a tal
      numerologia dar certo é a escalação dos melhores do
      elenco .
      Quem marca , marca .
      Quem ataca , ataca .
      E assim segue o jogo .

  • Frederico Dantas disse:

    Volta ao passado. O clube tem que andar é pra frente.

  • J.B.CRUZ disse:

    CEZAR MASCI***, está entre os cinco maiores Presidentes que o CRUZEIRO já teve…
    CEZAR em seu mandato, levou o CRUZEIRO a conquistar o BI-CAMPEONATO do MAIOR TÍTULO de um dos maiores torneios esportivos da AMÉRICA DO SUL: A SUPER COPA (1.991 e 1.992)..
    Foi também Bi-Campeão Mineiro em 92(ganhando do América na final com show de Renato Gaúcho) e 94( o campeonato mais fácil ganho em cima do rival com mais de 10 pontos de diferença), desbancando a ”famosa selegalo” com Ronaldo Fenômeno canetando e humilhando o Becão do galo deixando-o no chão..
    É presidente sangue Azul…
    Será bem vindo se concorrer a eleição no CRUZEIRO,mesmo se for contra o ZEZÉ PERRELLA – (terceiro melhor Presidente que o PALESTRA-CRUZEIRO já teve)..
    ***Pela ordem os cinco melhores Presidente que o CRUZEIRO já teve; segundo a família CRUZ)..
    1-) FELÍCIO BRANDI..
    2-) MÁRIO GROSSO..
    3-) ZEZÉ PERRELLA..
    4-) BENITO MASCI.
    5-) CEZAR MASCI..
    Obs: Menção Honrosa a: AURÉLIO NOCE -o primeiro, ANTONINO PONTES- o Presidente do Tri(59-60-61, pré Mineirâo) GILVAN DO PINHO TAVARES; atual e ALVIMAR PERRELLA; e os demais Presidentes( 39 NO TOTAL), que pelo que se consta em suas folhas corridas à frente do PALESTRA CRUZEIRO, foram gestões limpas e Honradas..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!!!

  • Anderson Palestra disse:

    Ultrapassado. Essa é a cara de quem perdeu uma cadeira de vereador e depois uma boquinha na ADEMG. Não temos que levar a sério nosso ex-presidente.
    Chico, queria falar a respeito do entorno do Mineirão. Costumo estacionar pelos lados da Abraão Caram, mas como esse jogo foi torcida dividida, tive que parar pelos lados da Catalão.
    Pois bem, me deparei com sinalização de proibido estacionar de um dos lados da rua em dias de eventos. Ruas largas, como a do Dom Orione, que não justificam se estacionar somente de um lados. Opa, justifica sim, a Minas Arena tem todo interesse em não ter vagas de estacionamento perto, assim vende as suas vagas dentro do estádio. Além do interesse da Minas Arena a qual nossos governantes são subservientes, há interesses de “pessoas influentes” que residem na região. Um certo dePUTAdo que se candidatou ao pleito municipal contra o Kalil mora na região e constatei que a rua em que reside também tem essa regra de trânsito. Essas mudanças, idiotas por sinal, que aconteceram nos últimos anos contribuíram para uma péssima prestação de serviços e desespero para a vizinhança rica do estádio. Antes bebia-se cerveja no estádio. Com a proibição de venda dentro dos estádios (por motivo de conter a violência “quanta idiotice”) o torcedor passou a beber do lado de fora, nas barracas e tumultuar a entrada no estádio (todos querem tomar umazinha até o limite do tempo). Proibiram então a venda nas barracas, passou-se, o torcedor, a levar sua própria cerveja e a comprar de ambulantes (que eram caçados como ratazanas prenhas pelo poder público). Resolveram criar uma regra que não se poderia vender cerveja em determinado raio de distância do Mineirão, mas o consumo é particular, não se pode intervir.
    Expulsaram os barqueiros e é a torcida passou a fazer churrasco no entorno do estádio e a vizinhança rica se incomodou (com razão) da sujeira, urina, fumaça das churrasqueiras, poluição sonora (sertanejo elemento nas alturas). Como são ricos e possuem influência, criaram uma lei de proibição de usar churrasqueiras nas calçadas, mas, mesmo assim, não se livraram completamente já que não há fiscalização suficiente. A pressão externa (de quem tem mais grana que nossos podres políticos “copa do mundo e seus patrocinadores) foi enorme e liberaram a cerveja, mas após a copa, os ricos daqui pressionaram é a cerveja voltou a ser liberada, Mas com uma dose de hipocrisia de quem quer dizer que foi traído mas aceitou a mulher de volta e vendeu o sofá, já que só durante o primeiro tempo e na arquibancada não pode.
    Não seria mais fácil chamar o torcedor para o estádio e ocupar o concretão da esplanada? Libera a cerveja ao longo de todo tempo. Põe os barraqueiros no concretão, põe-se banheiros químicos para ninguém urinar no chão e tirem essa regra estúpida de estacionamento proibido. Tenho certeza de que será melhor para todos, excetuando os hipócritas, políticos demagogos e a TFM (que precisa arrumar um serviço ao invés de palpitar).