Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A luta do Cruzeiro em duas frentes: por um título e por uma vaga na Libertadores

SAMANO

No dia 26 de junho do ano passado Samuel Venâncio, da Itatiaia, anunciou no Bate Bola Bom Dia, da ESPN, aa volta de Mano Menezes para o Cruzeiro, no lugar do demitido português Paulo Bento.

***

Disse hoje cedo o Samuel Venâncio™ @samuelvenancio: “Cruzeiro volta a treinar às 11h na Toca II e hoje fala o técnico Mano Menezes. Ele deve confirmar time alternativo diante do São Paulo.”

O destaque para a entrevista do treinador é tão valorizado quanto a informação principal, de que o time será mesclado, já que o Cruzeiro está também se preparando para enfrentar o Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil. Poucos treinadores e jogadores merecem atenção às suas falas, antes ou depois dos jogos. É sempre a mesma coisa, as mesmas justificativas, nornalmente embromações, com a concordância da maioria dos perguntadores, que se limitam a balançar a cabeça, concordando e nem prestando atenção às respostas. Muitos, perguntam por perguntar, para dar sarisfação ao chefe, que poderá cobrar, caso o representante da emissora, jornal, ou seja o que for, não marque a presença na coletiva.

Samuel é uma exceção. Tem coragem de peitar entrevistados e contesta ou pergunta de novo quando não fica satisfeito com a resposta.

Também gosto de ouvir as falas do Mano, exceção quando ele começa a reclamar de arbitragens, calendário e essas coisas. Mas aí é só usar o rastreador do rádio ou o controle remoto para mudar de emissora. Até que ele não tem me obrigado a isso. Trata-se de um dos melhores treinadores do país, tirou o Cruzeiro de situações difíceis, sem exigir grandes esforços financeiros do clube. Adota a forma de jogar de acordo com a qualidade dos jogadores que tem e sempre de olho no adversário. Na atual fase só discordei dele na insistência em manter o Ábila na reserva ou nem isso. Porém, na sequência, ficou claro o motivo: o argentino não ficaria no clube, por questões financeiras.

No Brasileiro, o Cruzeiro briga por vaga na Libertadores, na Copa do Brasil é candidato ao título. Com todo respeito a Flamengo e Botafogo, acredito que o campeão será mineiro ou gaúcho. O Botafogo tem jogado bonito, com um time operário, bem dirigido pelo emergente Jair Ventura, mas costuma vacilar diante de uma camisa de mais peso. O Flamengo parece o Atlético; cheio de estrelas, que não rendem o que se espera delas. Tem fortíssimo a seu favor, dois fatores: torcida e força na CBF.


» Comentar

Comentários:
7
  • João Chiabi Duarte disse:

    Prezado Chico Maia e Amigos deste espaço,
    Samuel Venâncio é um repórter antenado com as coisas do Cruzeiro, que está no clube todos os dias e vai fazer o seu trabalho. Conduta ética e profissional. Um golaço da rádio Itatiaia ao escalá-lo para substituir ao Artur Moraes que nos últimos tempos vinha gostando demais de criar “marolas” no clube. Foi acumulando e angariando antipatia dos torcedores e dirigentes, demorou-se a cair na real. A rádio teve que tirá-lo do ar…
    As rusgas aparentes entre Mano e Samuca foram tiradas de letra, quando ambos perceberam lisura no comportamento do outro.
    Mano Menezes é um bom treinador, um dos melhores que existem no Brasil.
    Mas, parte da torcida foi envenenada contra ele, em função de alguns maus resultados, nos quais a parcela de culpa dele foi ter insistido demais com atletas em má fase.
    Quando largou isto de mão, o nível de atuações do Cruzeiro cresceu e o time, ainda pode melhorar muito. Pesaram contra ele o fato de programar o uso de certos atletas como Mayke, Manoel, Dedé, Hudson, Lucas Silva, Robinho e muitas vezes não poder utilizar em função de contusões.
    Outros como Mayke e Sóbis atravessaram momento técnico muito ruim ao longo do ano.
    Vamos ver se na reta final o time consegue atuar com a melhor formação e renda bem contra o Grêmio.
    Saudações celestes – João Chiabi Duarte

  • leandro fabricio disse:

    Eu só sei que até agora não ganharam nada, nem o “rural”…. festa mesmo só com as derrotas do galo

    pode isso arnaldo????

  • leandro fabricio disse:

    Mano menezes é aquele da dancinha???? freguês do galo…

  • antonio luis disse:

    Ta na cara que o são paulo vai ganhar o jogo, se o time principal e fraco,o alternativo e horroroso,faltam 18 pontos.

  • J.B.CRUZ disse:

    MANO MENEZES é Técnico da Prateleira de cima..Eu gosto dele, por que não vai na ”pilha” dos Repórteres de plantão que são ”mestres” em querer escalar os times…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!

  • luiz ibirite disse:

    Chico muito boa sua análise, no começo eu achava que havia uma implicância entre os dois, o samuel querendo meter o dedo na ferida e o mano se sentindo confrontado ( tinha hora que parecia que o circo iria pegar fogo), agora com o passar do tempo vejo que o reporter não é igual ao anterior, que ja respondia a propria pergunta durante a coletiva, e vejo que o mano tb percebeu que por traz do microfone não existem somente fantoches, o samuel se mostra um profissional muito bem preparado, isto tb força o entrevistado a virar o disco, e o mano tem sim uma leitura muito boa de jogo, o cruzeiro hj carece demais de um matador, olhe os ultimos jogos, criou inumeras chances e nao tem quem empurre a bola pra dentro.