Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético B está mostrando o resultado da apuração da base do Galo

Trabalho das categorias de base é igual a garimpo. Se garimpar bem, no lugar certo, dá resultado, mas não é fácil. Tem que ter também paciência, mas não pode ser demais. Se insistir em demasia onde não há perspectivas de pedra ou ouro, o prejuízo é certo, já que os custos são muito altos. Em 2011 me cansei de ver a insistência do Democrata com Marion como titular ou reserva de luxo, sem render nada. Ele e vários outros jogadores não tinham a menor condição de serem titulares do Jacaré. A torcida vaiava, a imprensa dava cacete e o time não vencia e não subia na tabela. Era a parceria com o Galo, já sem Bernard que tinha sido incorporado ao profissional.

Um dia perguntei ao André Figueiredo e ao Rogério Micale o por quê de insistir tanto com jogadores nos quais não se via nenhum potencial de jogar no Atlético ou dar algum retorno financeiro. Eles foram didáticos, falaaram de questões sociais, problemas particulares de jogador por jogador, que “seguramente têm enorme potencial”, mas que precisavam ser melhor trabalhados psicologicamente. Que vinham de muito longe, Bahia, Maranhão e outros estados distantes. Longe da família, pais e irmãos problemáticos, etecetera, etecetera e etecetera. Ouvi, me toquei pelos problemas de cada um e até me emocionei. Mas, e o futebol? E o investimento altíssimo que o clube faz em busca de retorno? E os meninos que estão na fila aguardando ou os inscritos nas peneiradas? Filosofia de trabalho deles, que poderia dar certo, ou não.

Explicações que não me convenceram.

Marion passou pelo Democrata, Villa Nova, Betim, ganhou oportunidades no profissional, foi para a Arábia, Portugal, voltou, jogou no América, Joinville e no Santa Cruz. Só no início deste ano perdeu vínculo contratual com o Galo.

De 2011 para cá, já se vão seis anos. Aí você abre o site do jornal Sete Dias, de Sete Lagoas, hoje cedo e lê:

* “Atlético B joga na Arena do Jacaré nesta sexta, 25”

O Atlético B volta a campo nesta sexta-feira, às 16h, contra o Ipatinga, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Galinho, comandado por Caio Zanardi, vai contar com três atletas do time principal: o zagueiro Rodrigão, o volante Ralph e o atacante Elder.

O meia Thalis e o atacante Capixaba, titulares em partidas anteriores pelo Galo B, estão lesionados e fora da partida. A equipe conta com o retorno de Leleu, que cumpriu suspensão na derrota para o Coimbra.

O time alvinegro busca a primeira vitória na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O Galo B empatou os três primeiros jogos e foi derrotado pelo Coimbra.

A equipe comandada por Caio Zanardi ocupa a 7ª posição, com apenas três pontos. Coimbra é o primeiro, com 13 pontos, Ipatinga é o vice-líder, com 10, e o Democrata de Sete Lagoas é o terceiro colocado, com 9 pontos.

http://www.setedias.com.br/noticia/esporte/atletico-b-joga-na-arena-do-jacare-nesta-sexta,-25/56/17078


» Comentar

Comentários:
12
  • Marcel disse:

    Chico não adianta, essas categorias de base são lucrativas apenas para empresários de jogadores e ……. , sabemos muito bem que uma atleta como u Bruno Henrique nunca passaria em uma peneira de nossos clubes,por mais qualidade que ele tenha e mostra isso hoje na equipe do Santos. ou seja enquanto houver dinheiro envolvido a insistência com determinado atleta vai persistir . O jogador pode ter talento, habilidade ,força , tamanho enfim todos os requisitos , mais se não tiver quem invista em seu futebol financeiramente , a possibilidade dele seguir carreira e quase zero, enquanto isso jogadores sem nenhuma condição técnica mais bem apadrinhado vão tomando lugares de quem realmente merecia esta condição . sabemos bem que em cada 100 atletas apenas um tem condilçoes técnica para subir para o profissional ; malditos empresários e técnicos mercenários //

  • neiviston Pereira disse:

    Desde da minha epoca de menino,quem fala mais alto,e quem tem o q i forte.(Quem indica).Tem o lance daquele quem tem a familia rica.Com dinheiro e jeitinho brasileiro,vc consegue tudo.Muitos bons de bola,aqueles que jogava peladinha no campo de terra,na rua,na quadra,esses são descartados.Mas nem todos clubes são assim,nem todas pessoas são corrompida.O ruim que essas pessoas de base honesta ,não dura muito tempo no cargo.Faz um levantamento pra vc ver quem foi destaque jogando futebol,a maioeia são aqueles que do campo de terra,aqueles humildes meninos de familia pobre.Que muitas vezes tem que ser destaque na base de time de interior,onde rola pouca grana,o empresario ver,e depois leva para time grande.Más chegar de primeira e passar em uma peneira sem as condições acima que eu falei,o garoto não vai passar nunca.Pergunta varios que foi em teste aqui,e não passaram.Ou melhor, pergunta o Bruno Henrique que joga no Santos.

  • Silvio T disse:

    Não é só na base. Passem um pente fino no time principal do Atlético e me digam quem realmente sabe jogar futebol, sabe tratar a criança? Na minha opinião: plateleira 1) robinho e cazares – 2) leo silva e fred – 3) marcos rocha, gabriel, luan e adílson. O resto, meus amigos é um misto de caneladas, trombadas, sofrimento, correria, má vontade e ruindade pura. Mesmo na época do decantado Maluf tivemos paneladas de pernas de pau. Quando lembro que fomos campeões da Libertadores com michel e rosiney corro prá rezar um terço.

  • Oswaldo disse:

    Concordo com o Carlos Henrique. Nós não revelamos jogadores de meio-campo ou ataque. É só zagueiro e poucos. O trabalho de captação e formação de jovens talentos no Atlético me parece falho. A maioria dos grandes clubes brasileiros revela em torno de 3 ou 4 jogadores por ano: Santos, São Paulo, Fluminense, Grêmio, entre outros. Vejam o Grêmio: Artur, Luan, Pedro Rocha e Everton, entre os titulares ou reservas aproveitados continuamente. E nós? Fora o Bernard, ninguém nos últimos dez anos. É preciso mudar a gestão da base. E custo alto não é argumento, pois a venda de Bernard e Jemerson é suficiente para mostrar que a base é investimento muito lucrativo.

  • Audisio disse:

    Chico Maia. Otimo comentario.
    Como sou da area de ciencias exatas, vejo que voce foi objetivo nos seu comentario.
    Com poucas chances, um bom observador como Barbatana reconheceria se o cara joga ou nao joga. Clube de futebol pode até ter um aspecto fe assistencia social porem de maneira alguma se trata de uma instituicao do gênero.
    A logica é absolutamente simpkes e binaria.. joga ou não joga!
    Tele Santana foi o maior exemplo. O que passar disso passa ser desculpas que muitas vezes causam desconfianças num ambiente onde jorra muito dinheiro e o valor das cousas e muito subjetivo.

  • Carlos da Mata disse:

    Se pudesse ser feito um “CPI” nas categorias de base do Galo certamente muito podre seria encontrado.

    • Jorge moreira disse:

      Que deveria fazer ´e o sempre omisso conselho deliberativo, que só serve pra comprar ingresso para os amiguinhos sem fila, O que já fez de utiu este conselho deliberativo, nada, quantas contas que endividaram o clube eles sempre aprovaram todas

  • José Eduardo Barata disse:

    Zé das camisas , Wilson de Oliveira , Barbatana …
    Lacy , Lôla , Romeu , Beto , Humberto Ramos ,
    Vanderlei , Edvaldo , Pedrilho , Heleno , Moacir ,
    Danival , Sérgio Araújo , Alves , Cerezo , Buião ,
    Reinaldo , Marcelo , Isidoro e mais e mais ….
    E o espelho do passado se quebrou , a história
    se perdeu e a modernidade entrou em campo .

    • Regi.Galo/BH disse:

      “… e o espelho do passado se quebrou…”
      Quanta nostalgia e tristeza numa frase só, Barata.
      Com a sua permissão.

      “(…)
      Ê, vida boa!!!
      (…)
      Ê, vida voa!!!
      (…)
      E o meu medo maior é o espelho se quebrar.
      E o meu medo maior é o espelho de quebrar.
      (…)”

      https://youtu.be/WEU1TEO3njQ
      João Nogueira – Espelho

      • José Eduardo Barata disse:

        Mas não é , ? caro REGI.GALO .
        Essa turma de hoje tem uma necessidade doentia
        de se afirmar menosprezando a história , quer de
        qualquer maneira reinventar a roda .
        Quer o diferente , quer o inusitado , quer a glória
        da criação .

    • Carlos Henrique disse:

      Bem lembrado Barata, mas atualmente, vejo o Santos revelando
      o Atletico perdeu pro Vasco com um gol de um atacante de 17 anos
      O Botafogo, tem jogadores da base formados la
      e esses clubes fora o Santos, nao tem um Ct. como nos temos
      Você pelo que leio, conhece muito futebol
      já observou, que so revelamos, zagueiros e goleiros
      o ultimo atacante revelado no Atletico foi Bernard
      e você viu o que ele postou no twitter
      nesses times que citei, tem Gente que conhece futebol
      e nao vai mandar um garoto embora, pelo porte fisico
      como tentaram fazer com Bernard e outros