Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Conceição do Mato Dentro agora tem agência de turismo receptivo

Constantemente alguém pergunta sobre Conceição e região, na intenção de conhecer algumas das mais impressionantes cachoeiras do país, a legítima culinária mineira, trilhas fantásticas e tantos outros atrativos de fazer cair o queixo.

ITACOLOMI3

Agora ficou fácil, já que Igor Duarte, maior conhecedor de tudo isso, abriu a agência de receptivo turístico Espinhaço Eco Tour, com passeios e dicas sob encomenda. Como o Distrito de Itacolomi (foto), por exemplo.

Com ele, o Daniel Melo, que foi da Master Operadora, uma das maiores do país, por cinco anos. A agência funciona no centro da cidade e pode ser contatada pelos telefones: 31 99518 2238 / 98438 8112 / 98262 8556 / 98888 9229.

E-mail: contato@espinhacoecotur.com.br

Conceição do Mato Dentro Distâncias (km)

BH – 170

Confins – 136

Lagoa Santa – 126

Sete Lagoas – 163

Guanhães – 84

Serro – 63

Itabira – 176

Diamantina – 142

Rio de Janeiro – 608

São Paulo – 746

Brasília – 812

Localização

Capital Mineira do Ecoturismo, fica a apenas 170 km de Belo Horizonte. Conduzindo pela MG 010, atravessa-se a cidade de Lagoa Santa e os distritos de São José de Almeida (Jaboticatubas) e Cardeal Mota/Serra do Cipó (Santana do Riacho). Os últimos 70 sinuosos km da estrada exibem rara beleza, pois é inteiro percorrido entre vales, montanhas e serras.

História

CORREGOS

Conceição do Mato Dentro, é uma das principais referências do Caminho dos Diamantes, da Estrada Real, no trecho entre Diamantina e Ouro Preto. Na foto acimaa, o Distrito de Córregos.

Foi importante posto de fiscalização da coroa portuguesa na tentativa de controle do contrabando de ouro e pedras preciosas no Século XVIII. Nesta foto, a antiga cadeia.

????????????????????????????????????

As construções que remontam aos Séculos XVI, XVII e XVIII guardam inúmeras histórias. Igrejas, casarões e prédios públicos dão um charme todo especial à sede e aos distritos.

????????????????????????????????????

De 13 a 24 de junho é celebrado o Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos. Tradicional festa religiosa, cuja primeira edição data de 1787, anualmente, conta com a presença de milhares de romeiros oriundos de todos os cantos do Brasil. A belíssima cavalgada é um dos símbolos dessa demonstração de fé.

????????????????????????????????????

Cachoeiras

A mais famosa delas é a do Tabuleiro (3ª mais alta do Brasil e a maior de Minas), contudo, inúmeras outras podem ser visitadas durante todo o ano.

2017-08-27-PHOTO-00000922

São mais de 90 que atendem a todo tipo de excursionista (desde crianças até idosos). Nesta foto, a cachoeira do Sossego.

VISTADOSALAODEPEDRA

Há também diversos níveis de caminhadas para acesso aos atrativos; desde simples até travessias mais longas.

TABULEIRO2

Cânions

Os mais conhecidos são: Cânion do Rio Preto e Cânion do Peixe-tolo, que ostentam gigantescos paredões de pedra, em um longo trecho a ser percorrido sobre o leito do rio, saltando sobre pedras de todos os formatos e dimensões.

CANION

Não obstante, há outros diversos cânions menores, que também podem ser explorados com profissionais capacitados.

Gastronomia

Encontra-se na região a legítima comida mineira: frango caipira ou costelinha com ora-pro-nobis, frango ao molho pardo, linguiça caseira, entre outros; sem citar o famoso pastel de angu, iguaria tradicional de Conceição do Mato Dentro.

 

????????????????????????????????????

Esportes

Para os mais audazes há diversas ladeiras e montanhas. Para os menos, passeios contemplativos também são irresistíveis. Ciclismo, canionismo,  cachoeirismo, natação, trekking, hikking, mergulho, cavernismo, cavalgada entre outros podem ser praticados ao ar livre.

Espiritualidade

DSC00808

Em meio à natureza é o lugar ideal para se encontrar. Sob essa ótica há vivências xamânicas guiadas por experientes orientadores.

2017-07-25-PHOTO-00000638

Idealizador da agência, Igor Duarte (direita) com um dos primeiros clientes, os cariocas Sheila, Carlos Frederico e Maria de Fátima.

IMG_0920


» Comentar

Comentários:
4
  • Regi.Galo/BH disse:

    No guia Os Melhores Lugares do Mundo incluem também Ipoema, Morro do Pillar, Serra dos Alves, Itambé do Mato Dentro e o povoado Cabeça-de-Boi.
    É claro que todas as suas adjacências.

    Não deixem aquele coreano ‘sem-noção’ saber disto.

  • Sabrina duarte disse:

    Conceição estava mesmo precisando dessa força no turismo, tem pontencial pra receber turistas de todo o país. Parabéns ao idealizador Igor Duarte, seu futuro em conceição será brilhante. Parabéns tb ao Daniel, que fez a escolha sábia de deixar o agito de bh e se entregar nas belezas de conceição. Essa agência é um orgulho pra conceição do mato dentro.

  • Lucas Davis disse:

    Esses dois sao os caras!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Opaaaaaa…
    Informação importantíssima pra mim que atuo na área de Turismo.
    Já tô salvando aqui esses contatos e já vislumbro a possibilidade de alguns bons negócios…