Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os limites da imprensa e a decadência do jornalismo

O assunto sempre gera debate acalorado. O Luiz Souza, comentarista tradicional aqui do blog mandou essa no post anterior: “Chico Maia, você chama isso de Imprensa??? Neto??? Jornal Extra??? Me desculpe mas você está perdendo seu tempo com isso!!”.

Não considero perda de tempo, caro Luiz. Também não considero ex-jogadores, ex-árbitros e ex-treinadores como corpos estranhos no meio jornalístico. Grande parte deles acrescenta e muito ao jornalismo. Alguns, realmente não têm nada a ver, mas têm público e são mantidos em seus espaços porque as empresas de comunicação precisam de audiência, leitores, publicidade, enfim… São empresas comerciais, não vivem de filantropia e não estão nem aí para os valores que deveriam nortear o compromisso de um veículo de comunicação com o público. Além do mais, com o tsunami chamado internet, está todo mundo batendo cabeça, procurando se reinventar e sobreviver. É um outro assunto, pra gente voltar aqui uma outra hora pra falar especificamente sobre.

Conforme disse no post anterior, agora transcrevo o que escreveu o Luiz Augusto Menon sobre a postura do ex-jogador Neto em relação à diretoria do São Paulo:

* “Neto, o que está caindo é o jornalismo”

O caso Neto/São Paulo é um exemplo do fundo do poço em que se está transformando o jornalismo esportivo em sua vertente entretenimento televisivo. Um show de horrores com ex-jogadores destilando pseudo conhecimento (eu sei tudo e você, chupou laranja com quem?) e fazendo gracinhas. E agora, ameaças.
Neto está revoltado porque a diretoria do São Paulo vetou a cessão de um camarote no Morumbi para a realização do programa Baita Amigos, como tem sido há um tempo. A diretoria está sendo pressionada por conselheiros e por torcedores organizados.

Leia AQUI
A justificativa é risível: Neto faria muitas críticas ao São Paulo. Mas, se o time está péssimo, ele iria elogiar? As críticas seriam muito jocosas. Mas, se fosse contra outros times, poderia?
Bem, o fato é que Neto vai sair do Morumbi. E qual é sua atitude? Amalucada e desprezível. Ele ameaça o clube. Como? Com sua opinião. E desnuda a falta de seriedade desse tipo de jornalismo. Se estou fora, vou torcer para o time cair.

Que coisa ridícula! Uma ofensa à profissão de jornalista.

O que diz Neto?
“Agora, assessor que vier me procurar para pedir ajuda, eu piso igual barata”

Que assessor? Assessor de quem? Da diretoria? Que tipo de ajuda?
‘Agora, vai ser na goela. Assessor que não ligue para mim, se passar perto, muda de lado porque eu atropelo”.
Novamente, que assessor? E, evidentemente ”eu atropelo” é uma expressão, não é literal.
“Eu sei coisas do São Paulo do arco da velha e vou vomitar tudo”.
Se sabe, se tem comprovação, já devia ter falado há tempos. Ou fico quieto porque fazia o programa lá?
‘Agora, estou livre para dizer, vai cair, vai cair, vai cair”
Antes, não estava livre? Era proibido de dizer alguma coisa? Quem proibia? A Band? O São Paulo?

Ele não expressava sua opinião correta por conta da cessão de um camarote?

Esse tipo de comportamento, jogando insinuações no ar, falando que estava proibido de externar sua opinião e que agora vai torcer para cair é um comportamento antijornalístico. Não causa espanto porque já houve muitos outros exemplos, como chamar Felipe Mello de “lassie” etc.

Não causa espanto, mas causa revolta. Somos, os jornalistas, cobrados diariamente por esse tipo de comportamento rasteiro e irresponsável.
Por fim, Marcelo Neves, que é o dono do camarote, precisa ir a fundo e denunciar as ameaças que teria sofrido. É muito perigoso deixar essas coisas sem apuração.

https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2017/08/17/neto-o-que-esta-caindo-e-o-jornalismo/


» Comentar

Comentários:
11
  • Luis Limão disse:

    Neto é um produto do meio, um meio que produz Edmundos e Ronaldos somado a um meio que produz gente como Galvão, Milton Neves e outras nulidades. O que difere Neto de Lélio (enquanto comentaristas fique bem claro)? O Extra da Itatiaia? Será que são diferentes? E Kajuru ameaçando a diretoria do Cruzeiro as vésperas de uma decisão? Quantos técnicos já foram derrubados pela imprensa? Alguns com a cumplicidade dos jogadores.
    A verdade nua e crua é que o jornalismo se perdeu com a massificação das redes sociais. O jornalismo brasileiro conviveu com o fim da censura, a massificação dos meios de comunicação e agora das redes sociais e as vezes parece não ter aprendido nada e do deserto de idéias surgem os Netos e crescem, não por ser bom no que faz mas por suas relações com empresários, jogadores e dirigentes. Gente desprovida de inteligência e capacidade profissional mas que se mantém mais pela polêmica idiota que pelo conteúdo inteligente ou discussão em alto nível.

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    EM TEMPO
    Nao sou jornalista e nem estudante da cadeira.
    Sou apenas um torcedor, que leio muito, principalmente sobre futebol

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    GENTE.
    Nao concordo com o título do post.
    Vejam bem; ter bons e maus profissionais , não é privilégio do jornalismo. Isto ha em todas as profissões
    Talvez a velocidade da informação, com todo este aparato tecnológico, nos dê esta sensação, mas vejamos alguns exemplos disso.
    Alguns ja se perguntou porque o Flamengo tem toda esta massa de torcedores no Brasil inteiro?
    Alguem ja se lembrou que foi efeito de uma rádio poderosa nos anos 30 e vários dos seus jornalistas, como por exemplo Ari Barroso (mineiro inclusive).,?alguem ja parou para pensar que o inicio do suicídio de Vargas começa quando ele é perseguido a exaustão por um jornalista (Carlos Lacerda)?
    Alguem ja parou para perguntar o porque da perseguição que o Mauro César faz sistematicamente ao jogador Marcio Araujo? eu não vi nenhum da imprensa se indignar com isto. será porque? cooporativismo
    Aqui em Minas mesmo, ha um jornalista , que se gaba de ser amigo de presidentes de clube, pensando que com isto , fica mais importante, mal sabe ele, que ´´e justamente o contrário, como se diz amigo, nunca tem isenção para poder criticá-lo e vive sempre a bajula-los.
    O que eu quis dizer com isto tudo.? É que sempre foi assim e não será diferente daqui pra frente
    O problema é que para cada Armando Nogueira, Luciano do Vale,Oldemário Toguió, Sandro Moreira , Roberto Drumont,Joao Saldanha,nascem 20 Netos, 20 Mauros Cesares etc. mas nos tempos desses bons, também tinha gente desses que falamos agora, porque bons e maus, nascem em qualquer epoca..

  • Márcio Couto disse:

    Grande Chico!
    Lúcido, firme, necessário, preciso e brilhante!
    Perfeita sua opinião. De um Jornalista de verdade e de verdades!!!!

  • Carlos Henrique disse:

    A entrevista do ex goleio Marcos do Palmeiras e seleçao brasileira
    para quem nao viu , veja no youtube.
    Marcos detona Neto , falando que sempre comparava ele com Rogerio Ceni
    e mais, que pisava em todo mundo no Crorinthians
    que nao é amigo dele e que ele é mau carater
    que teve duas chances na vida e jogou fora
    uma como jogador
    outra como comentarista.
    seu programa foi eleito o pior
    pelos “boleiros”segundo o site uol.
    detona o Galo, em seus programas fazendo chacota
    um jogador que nao deixou saudade, e nao respeita o Atletico
    um mala comentarista sem filtro, que tem muitos desafetos entre boleiros
    clubes co irmaos paulistas e torcedores
    cria do Milton Neves

  • Raws disse:

    Em um país que Sarney, Collor, Lula, Dilma e Temer chegaram ao cargo maior, em um país que as letras poéticas musicalizadas não conseguem espaço na mídia e nas “massas”, em um país que grandes profissionais da comunicação se afastam ou são afastados pelos valores de mercado, esperar o quê? Respondo, cada vez mais “Netos” Guela abaixo.

  • Igor Mendes disse:

    Observem as opiniões de Júnior, Juninho Pernambucano e outros. Sempre isentos, não vivem de polêmicas, bombas e muito menos de marketing individual. Tem alguns ai que é melhor mudar de canal!

  • Rodrigo Assis disse:

    Em uma semana de tantas noticias ruins, e poucos jogos de futebol, o seu post sobre a Serra do Cipó foi o que houve de melhor e aguardo ansioso dia 29 para ir passar merecido final de semana por lá. Aliás você tirou aqueles links de pousadas do site?

  • Jorge moreira disse:

    Se em SP tem o babaca do neto aqui em BH nós temos o idiota do dario josé dos santos ambos idiotas e sem conteudo algum, qual a diferença do neto pro dario nenhuma,se existe era só em jogar futebol o neto jogava muito quanto ao dario se sustenta em BH por ter sido até então do maior (já não é o maior titulo do Galo) o Jô é o artilheiro do maior titulo do Galo então fora dario josé dos santos

  • J.B.CRUZ disse:

    O NETO foi um excelente jogador; mas, como comentarista e apresentador de programas esportivos, para mim é mais como um humorista esportivo..Menospreza jogadores,dirigentes e até colegas de programa, mas, também faz piada com ele mesmo; e na mesma hora comentando jogos, um jogador faz uma jogada maravilhosa, para ele é convocação certa para Seleção; e logo a seguir o mesmo jogador perde ”um gol feito”, já não serve mais nem para vestir a camisa do clube..Quer dizer, diz e contradiz ao mesmo tempo..É um perfeito comediante no esporte..É o tipo de profissional que não deve levar a sério o que fala..Mas, não perco um programa dele..Pelo menos ele é franco…

  • Odair R Leite disse:

    Chico no realmente tem alguma ex atletas que no campo foram craques,mais no microfone são uma lástima.Simplismente horrorosos,abraço e obrigado.