Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hoje é dia de abraçar a Rádio Itatiaia, nosso orgulho, que comemora 66 anos de grandes serviços prestados a Minas

Agradeço ao Carlos Cunha, comentarista do blog, que escreveu um texto em homenagem à Itatiaia, que completa hoje 66 anos de fundação. Ele homenageia também ao jornalista Orlando Augusto que faz aniversário na mesma data. A Rádio faz parte da vida de todos nós e tenho o maior orgulho ser amigo dessa casa fantástica e todos os seus funcionários. Ao saudoso Januário Carneiro, o visionário criador da emissora e ao sucessor no comando, o irmão dele, Emanuel Carneiro a nossa saudação, e a todos os companheiros que fazem a programação atual. Também aos que já não estão mais lá mas ajudaram a criar esta marca que é a cara e a voz de Minas Gerais para o Brasil.

Emanuel Carneiro

Fala Carlos Cunha:

* “Hoje a radio Itatiaia faz 66 anos. E 14 anos tinha a radio naquele historico ano de 1966 quando pela primeira vez o eixo Rio SP viu algo que parecia impossível. O que dizia é que havia uma JG no ar. Wanderleia era a rainha dos palcos e a torcida do Galo chamava Raul de Wanderleia pelo seu talento nos gramados. Coube a Tostão a nobre missão de levar o Cruzeiro conquistar o Brasileirão e dez anos depois na Libertadores brilhou o trio de ouro Nelinho, Palhinha e João Bailarino. Chico Maia é hábil e escrever é minha praia. Ele cita Gil Costa e a concorrência levava bola nas costas quando a resenha do jegue estava no ar. Em 66 os caçulas Luiz Carlos Alves e Orlando Augusto estavam nos humildes começos e os mineiros tinham 2 endereços. O Mineirão era a extensão do nosso lar e brotava no olhar um brilho. Os trens ainda movem nos trilhos da ferrovia, os bondes circulam nos trilhos das principais vias e vai lá saudade e diz para Maria que o que sinto por ela é bem mais que uma amizade. Ela deixou sua aldeia e veio fazer de BH a terra natal. O texto é pra todos os apaixonados do radio. Menção honrosa a radio itatiaia que faz 66 anos, ao saudoso Elmar Tocafundo que faria 78 anos, Luiz Carlos Alves que faria 71 anos. Dedico o texto ao aniversariante Orlando Augusto que teve o privilegio de ficar ali do lado do gramado vendo os craques dos anos 60 e 70 escrever belos espetáculos com os pés.”

Confraternização no fim de 2017 da equipe e debatedores do Rádio Vivo, a qual tenho o prazer de integrar, na casa do José Lino Souza Barros e esposa Ana Cristina Novato. A partir da esquerda: Andréia Santos, Fred Albuquerque, Maraísa Abrahão, Érica Machado, Tainá Silveira, Stephanie Mendes, Douglas Amorim, Ana Cristina Novato, Michel Angelo, Chico Maia, Paulo Schettino, Patrícia Diou, José Lino, Rachid Silva, Úrsula Nogueira, Patrícia Salomão, Carolina Santana e Silvana Lobo.

No portal da emissora um resumo da história iniciada pelo Januário em 1952:

* “Cada vez mais próxima aos ouvintes, Rádio Itatiaia completa 66 anos neste sábado”

A Rádio Itatiaia comemora 66 anos de fundação neste sábado, 20 de janeiro, dia de São Sebastião. No aniversário da emissora, nosso grande presente é o carinho e a fidelidade dos ouvintes, que fazem dela a Rádio de Minas.

Mineiros de todas as classes integram a diversificada audiência em busca informações que fazem a diferença no dia a dia do cidadão. Afinal, a Itatiaia dá notícia de tudo! O microfone da rádio sempre está onde o fato acontece. São centenas de profissionais envolvidos e empenhados para informar e prestar serviço de qualidade aos milhões de ouvintes.

OUÇA A CRÔNICA DO JORNALISTA EDUARDO COSTA SOBRE O ANIVERSÁRIO DA ITATIAIA

Atualmente, a Rádio de Minas chega a mais de 800 municípios mineiros via Rede Itasat e, pela internet, pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Em 2017 a emissora recebeu o prêmio Top of Mind, na categoria “liderança”, pelo 20º ano consecutivo, por ter sido a mais lembrada pelos mineiros.

Neste aniversário, a Itatiaia reverencia o ouvinte, dono da audiência fiel que coloca a emissora entre as maiores do Brasil e a transforma em um patrimônio mineiro.

História

A Rádio Itatiaia foi fundada pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro em janeiro de 1952, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Transmitida pelas frequências 610 kHz – AM e 95,7 MHz – FM, a Itatiaia é a principal emissora radiofônica do estado e está entre as mais importantes do Brasil. Conta com uma programação voltada para esportes, jornalismo, prestação de serviços e entretenimento.

A história da rádio é marcada pelo pioneirismo e compromisso com a verdade e tem como seu valor máximo a frase marcante de Januário: “nós vendemos espaço, não vendemos opinião”.

A emissora foi a primeira a implantar programação 24 horas, a usar satélite para transmissões internacionais, a transmitir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente, além de transmitir sua programação ao vivo pelo site e pelo e aplicativo.

Da Rádio de Minas surgiram duas tradições do esporte mineiro. Uma delas é a Copa Itatiaia, criada por Januário para comemorar o 10º aniversário da rádio, e que teve, no dia 14 de janeiro deste ano, a final de sua 57ª edição, com quase 15 mil pessoas no Independência. A outra é o Troféu Guará, a maior premiação do futebol no estado, com a seleção de jogadores eleita pela imprensa de Minas.

http://www2.itatiaia.com.br/noticia/cada-vez-mais-proxima-aos-ouvintes-radio-itat


» Comentar

Comentários:
11
  • Herminio disse:

    Título por fax também é brasileirão?
    Brasileirão com 4 jogos?

    • João Chiabi Duarte disse:

      Como 4 jogos nobre Hermínio ?
      O Cruzeiro passou por Americanao de Campos, Fluminense, Grêmio e Santos (8 jogos), os mesmos que vocês fizeram para ganhar a Copa do Brasil de 2014.
      Só que você não se dá conta de que, para chegar lá o Cruzeiro teve que ser campeão mineiro e foi após 30 partidas. Só o campeão mineiro disputou a Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro de Clubes. Tentar vir com nhem-nhém-nhém é que não dá…
      E pior ainda se quiser falar do título que está no hino do Atlético-MG que foi ganho após disputa com os aspirantes do Fluminense (os titulares disputaram só o 1º jogo no qual ganharam do Atlético-MG por 6 x 0 , isto mesmo, SEIS A ZERO), Portuguesa de Desportos (enfraquecida após vender todo o time) e 3 grandes potências do nosso futebol (Aliança de Campos do Goytacazes, Rio Branco do Espírito Santo e a indefectível Liga de Desportos da Marinha), sendo a competição organizada não pela CBD, mas, por uma tal de FBF…Ô mamãezinha (diria Kafunga) que dureza hein ?

  • João Chiabi Duarte disse:

    Chicão,
    Morei em BH do fim de 1973 até o fim de 1983 e depois de março de 1991 a setembro de 1992. Nunca perdi o contato com esta terra. Morei na Serra, no Prado e a maior parte do tempo no Barro Preto. E desde que mudei para a terra sempre ouvi a ITATIAIA… Mesmo sabendo que puxavam mais a sardinha para a brasa atleticana, nunca deixei de ouvir a rádio. Mesmo quando me mudei para Vitória, trouxe o meu transglobe e sempre ouvi a programação esportiva da rádio. Mas, não apenas a programação esportiva… Sou amante do rádio. Ouvia o Hamilton de Castro (O seu amigo das madrugadas, porque sou notívago e nunca consigo dormir sem um barulho), gostava de ouvir a abertura do programa Rádio Polícia e seu jingle inesquecível (Se você anda abusando do fuminho da guiné…Das picadas e do cheirinho ou das bicotas das muiééééé´… Cuidado barango, cuidado…ocê vai virar notícia, aqui no Rádio Polícia)…O jornal das SETE da manhã da Itatiaia, que vinha logo após o tiro de meta… Enfim, a rádio ITATIAIA sempre foi a cara da informação em BH. Registro aqui os parabéns pela grande história e os bons serviços prestados ao público mineiro em geral, mas, especialmente à grande BH.

  • J.B.CRUZ disse:

    Há exatos 50 Anos Meus Três Aparelhos de Rádio, Estão sempre Sintonizados na RÁDIO ITATIAIA…
    A FAMÍLIA CARNEIRO Meus Parabéns por Conduzir Este Gigante Midiático ao Longo de mais de seis décadas, sempre Primando Pela Qualidade dos Seus Programas e Profissionais da mais Alta Competência…
    SEBASTIÃO; GUERREIRO, MÁRTIR E SANTO; PADROEIRO DA RÁDIO ITATIAIA E DO CRUZEIRO…ROGAI POR NÓS !!!…

  • Márcio Luiz disse:

    ITATIAIA!!!!!
    Comercial a TODA hora o tempo TODO!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Sem dúvidas, a maior e melhor Rádio de MG !
    Por mais Atleticana que possa ser… rs
    Ainda assim, não existe outra que possa sequer ameaçar sua grandeza e audiência !!!

  • M. Silveira disse:

    A torcida do Galo chamava o goleiro do cruzeiro de Wanderleia pelo cabelo louro comprido e não pelo talento dele.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico, ouvir a rádio Itatiaia é uma herança que meu pai me deixou. O Programa Rádio Vivo então é sensacional. Sou fã do José Lino desde os tempos do Programa Rádio Polícia, que nos anos 70 do século passado parava Belo Horizonte na metade do dia. Assim era o “Rádio Polícia”, que consistia na dramatização dos casos e das ocorrências que chegavam às delegacias. O grupo de apresentadores envolvia, entre outros, José Lino Souza Barros, José Penido, Wellington de Castro, Valter Luís e Amir Francisco, mas, o redator, aquele que efetivamente cuidava de preparar o roteiro e garantir o clima era Pedro Luís Carrapeta. Eu e meu falecido pai ouvíamos juntos os programa após o almoço e dávamos boas gargalhadas com aquela turma.

    • Márcio Luiz disse:

      E o mais bacana de todos, Juca, era o cidadão ligando para o “dotô” para falar sobre a situação do país.
      O “dotô” respondendo ao telefone era hilário.
      E quando o cara resolvia “meter a boca no trombone”, kkkkkkkkkkkk.