Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Você vai? A partir do ano que vem Libertadores da América será decidida em jogo único, em sede neutra

se definirá en final única a partir de 2019 con mayores beneficios a los clubes y la competencia. ▶️

 

A Conmebol vai imitar a Uefa com a decisão ao estilo Champions League. Decisão ocorreu agora há pouco quando a maioria das confederações Sul-americanas votaram a favor da ideia. Na Europa dá certo porque além da locomoção entre os países ser fácil o mundo inteiro se interessa pela disputa. Na América do Sul é diferente, além da pobreza geral predominante. Uma experiência. Tomara que dê certo.

Em termos de grana a situação é esquisita. Veja o que informa o , do O Globo: “Conmebol vai pagar apenas 2 milhões de dólares de compensação por finalista da Libertadores a partir de 2019 para realizar a final em jogo único. Só a Copa do Brasil vale 50 milhões de reais pro campeão e 20 mi para o vice. Bola fora!”

O , jornalista do Estado de Minas fez uma pergunta interessante, que repasso às senhoras e senhores do blog. Gostaria da resposta e opinião de vocês: “Já perguntei aqui uma vez e repito: se tivesse uma final entre Atlético Nacional-COL e Colo-Colo no Mineirão, por exemplo, você iria? Quero ouvir opiniões a respeito.”


» Comentar

Comentários:
18
  • Raws disse:

    Eu não iria, porém acho que muitos torcedores sim.

  • Rafael disse:

    Neste caso, dependeria muito dos seguintes fatores:

    – preço do ingresso
    – se tiver algum time tradicional ou com história ou alguma característica interessante, como Boca, River, Colo-Colo, Peñarol, Nacional-URU, Independiente, Univ. Católica, Cerro Porteño, Estudiantes, San Lorenzo
    – quais jogadores que estariam em campo, se pelo menos algum dos times estiver jogando bonito

    Mas discordo desse formato. América do Sul é muito maior que Europ, não temos o transporte ferroviário de lá, a renda etc

  • Alexandre Bertoldo disse:

    Vou formular uma perguntinha diferente: será que o Atlético Nacional e o Colo-Colo, e seus respectivos torcedores, viriam para uma final no Engenhão nos dias de hoje?

  • flavio disse:

    esta ideia nao foi feita para um continentye gigantesco. as TV’s tiraram a torcida do estádio…da gastança de dinheiro publico com os estadios, nem vou comentar…maracanã ta fechado????

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Só saio de casa pra ver meu Cruzeiro querido!!! mas não acho a ideia tão ruim assim não,faz o teste e ver como foi,se foi bom continua se não volta como era antes!

  • luiz ibirite disse:

    E o torcedor onde fica? Bom provavelmente pelas ruas, pq nem todos terão grana pra ir a outros paises, Tiro no pé!

  • Renato César disse:

    Final assim é mais fácil de comercializar para a TV. Só que a América do Sul não tem condições de receber. Na Europa a torcida sai de casa no dia do jogo. Andar de trem e ônibus é muito fácil. E tem transporte até na porta dos estádios.

    Aqui, tem que ir de avião e é difícil o turista chegar em grande número à maioria dos estádios. Por isso não vejo com bons olhos.

    • Renato César disse:

      Recentemente tivemos Atlético Nacional x Independiente del Valle.

      Jogo único no Brasil, brasileiros encheriam estádio? Penso que não.

      Equatorianos e Colombianos viriam em número suficiente para encher estádio? Também acho que não. Imagina dezenas de milhares de pessoas saindo de um aeroporto no Brasil para chegar a um estádio. E sair do estádio de madrugada então para o aeroporto?

      Não vai durar muito tempo isto.

  • Silvio T disse:

    A resposta é fácil, basta ler a reportagem do Alexandre Simões no Hoje em Dia desta sexta. Os clubes estão faltando, literalmente, pagar para os torcedores irem a campo no rural. E não é muito diferente para a maioria dos clubes no campeonato brasileiro. Imagina num jogo desses aí, Atletico Nacional e Colo Colo. O mesmo vale para as principais cidades da América do Sul. Por exemplo, uma final como a do Atlético x Olímpia lotaria em Buenos Aires ou Santiago? Acho muito, muito difícil, pelos motivos apontados: pouco interesse para as populações locais e pobreza da grande maioria dos interessados, que não têm condições de viajar para ver uma partida dessas em outro país. Ainda mais no nosso continente! É nesses momentos que as companhias aéreas, hotéis e comerciantes em geral metem a mão sem dó nem piedade, querendo ganhar o dinheiro de uma vida num evento só. Temos um sem número de exemplos. Não adianta copiar fórmulas de sucesso do futebol da Europa sem copiar também os elementos que garantem o sucesso delas por lá. Por exemplo, a renda per capita dos principais países boleiros, Itália, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra está em torno de 40 mil dólares. No Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai está em torno de 14 mil. Enfim….

  • Alisson Sol disse:

    Em relação a “Se tivesse uma final entre Atlético Nacional-COL e Colo-Colo no Mineirão, por exemplo, você iria?“. Este pergunta é uma falácia. Considera dois times que atualmente estão “em baixa” e usa como exemplos para uma hipotética final que nunca existiu.

    Melhor seria: considerando uma lista de finais da Libertadores que realmente ocorreram, fossem estas em um só jogo no Mineirão, você iria à maioria?
    No meu caso, sim! Em finais reais, o Colo-Colo jogou contra o Independiente-AR e o Olimpia-PY. Nestas, creio que a maioria dos que gostam de um bom futebol teriam ido ver os dois times em melhor fase na Libertadores à época. Sem falar que a final de qualquer competição deste tipo é um show, do qual o jogo é apenas um componente. Não fosse assim, para que construíram estádios para a Copa em que o Brasil não iria jogar? (bem, sabemos a resposta disto, mas não resisti…)

  • Márcio Luiz disse:

    Haa, mas claro que eu iria. E iria chegar bem cedo ainda por cima. Quá quá quá!

  • Paulo F disse:

    Eu não iria, pra começar o preço do ingresso de uma final de Libertadores não seria viável diante da minha realidade financeira e da maioria dos atleticanos, que já sofrem pra conseguir acompanhar o Galo no máximo número de jogos possível (poucos podem ir em todos). O perfil dos torcedores na Europa igualmente não englobam os frequentadores das Finais da UCL, tendo em vista que a maioria das torcidas são dos próprios times finalistas, muito devido às facilidades de locomoção e curta distância entre os países e suas principais cidades.
    Acredito que irão desistir dessa final antes de acontecer, ou então ao menos não se repetirá.

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    JOGO
    NACIONAL DE MEDELIM
    X
    COLO-COLO (CHILE)
    Como o jogo via de regra é numa quarta feira. a noite, nem se eu ganhasse os ingressos eu iria.
    O que vou fazer lá,? nao conheço nenhum jogador dos times, se ganhasse, iria ser mal educado, pois nao iria nem buscar os ingressos.

    Tá respondido CHICO MAIA.?

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Respondendo a questão sobre uma suposta final no Mineirão com Atlético Nacional-COL c Colo Colo…

    Estando dentro das minhas condições financeira e de disponibilidade de tempo, eu iria sim.
    Quem gosta mesmo de futebol, ama e torce pelo seu time de coração, mas gosta de apreciar o futebol como um todo. E uma final de Libertadores, independente da presença do nosso time de coração, não deixa de ser um evento e tanto.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Pensando bem, se fosse uma final de um time brasileiro que não fosse o Cruzeirão, contra Boca,River, Nacional ou Peñarol talvez eu assistisse pela TV.

  • jorgemoreira disse:

    Eu não iria

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Não. De jeito nenhum. Nem de graça, com helicóptero e camarote.
    Aliás, nem pela TV em casa eu assistiria.