Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hércules Santos parou com o futebol porque um dia faria uma besteira com um árbitro

O coordenador da Rádio Super, Rogério Mauricio (esquerda), comentarista Leandro Cabido e Hércules Santos, na cantina do jornal O Tempo. Por ser o mais alto dos times em que jogava quando garoto, Hércules era sempre escolhido pra ser o capitão. Tinha que conversar com os árbitros e nunca havia consenso, foi tomando antipatia, que se tornou raiva, dos apitadores. 

É verdade, foi ele mesmo quem me contou! O ótimo jornalista/radialista Hércules Santos, ex-Globo/CBN, agora narrador da Rádio Super Notícia, também é roqueiro e tem uma banda. Mas poderia ter sido goleiro profissional, não sei se de clube grande, médio ou raquítico, porque nunca o vi jogar em seus áureos tempos. Ele jura que era bom demais conta. Sei não.

Conta também que quando estava naquela encruzilhada da vida, precisando decidir que rumo tomar, decidiu esquecer o futebol como profissão, pois tinha tanta raiva dos árbitros que num jogo qualquer poderia fazer uma besteira e matar um. Até hoje ele tem birra pessoal com os homens do apito e dos bandeiras. Já manifestou isso pessoalmente ao hoje colega de profissão Marcio Rezende de Freitas, que foi um dos melhores árbitros do país, mas que cometeu erros absurdos, que entraram para a história.

Em suas crônicas, Nélson Rodrigues também vivia manifestando seu ódio pelos apitadores. A vida deles não é fácil. Na maioria das vezes involuntariamente matam milhares ou milhões de raiva mundo afora em função de um único erro ao apitar ou deixar de apitar alguma coisa. É poder demais nas mãos de um ser humano só, com todas as consequências que o poder de decisão traz.

Lembrei-me dessa história do Hércules para voltar ao clássico e à chiadeira do América. Retomando também o comentário do cruzeirense Luiz Ibirité aqui no blog: “E na duvida seja contra o Atlético ou o Cruzeiro o juiz sempre decide contra o América!”.

Verdade, assim como também é verdade que, na dúvida, em jogos do América contra os times do interior, o árbitro sempre decide a favor do Coelho. E nessa mesma dúvida, os árbitros decidem contra Atlético e Cruzeiro nos jogos deles contra os grandes clubes do Rio e de São Paulo.

Este problema crônico parece uma lei natural, mundo afora. Ontem, zapeando TV em Piriápolis, me detive por alguns minutos num Borússia x Real Madri,que cheguei a pensar que fosse ao vivo, já que é tanto futebol na TV que a gente fica perdido. O time alemão dando um sufoco danado nos espanhóis e tem um pênalti claro a seu favor, não marcado pelo apitador. Logo em seguida, cruzamento longo, perfeito, da direita para a esquerda na área do Borússia. Num “sem-pulo” espetacular Bale faz 1 a 0 pro Real. Mudou todo o panorama da partida. Li depois que foi um jogo de dezembro do ano passado pela Champions, 3 a 1 para o Real na casa do forte adversário. Graças a um erro da arbitragem, porém, também aos excelentes jogadores que possui. Não é para qualquer um acertar o cruzamento como o que encontrou Bale, outro acima da média, que por sua vez, acertou um chute que não é pra qualquer um. Por isso ganham fortunas e por isso jogam onde jogam. Resumindo, excelentes e ainda contam o benefício da dúvida da arbitragem. Aí o desequilíbrio aumenta, vira sacanagem.

E assim caminha a humanidade, ou “o rio corre é para o mar”.

No Globoesporte.com o resumo desse Borússia 1 x 3 Real:

“A vitória do Real Madrid teve também controvérsia. Aos 13 minutos do primeiro tempo, quatro minutos antes de Bale abrir o placar, Yarmolenko cruzou, Philipp bateu de primeira, Navas desviou, e Sergio Ramos tocou com a mão quase na linha do gol. Apesar das reclamações dos jogadores e da torcida do Borussia Dortmund, o árbitro não marcou nada.”

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/jogo/26-09-2017/borussiadortmund-realmadrid/


» Comentar

Comentários:
10
  • GUILHERME CHAVES disse:

    Ou seja… tá liberado errar… é natural errar…A favor do maior em detrimento do menor. Caro Chico Maia, o senhor se esquece, ou não foi informado, que os árbitros da FMF já assinaram carta pedindo pra não apitar nenhum jogo do América no passado, em repúdio as reclamações do Coelho na FMF. Você aínda acha que em algum momento vão beneficiar o América? O velho futebol mineiro, continua amparado pela velha imprensa Mineira… Lamentável.

  • Rogerio Pereira da Costa disse:

    Lamentável que um grande profissional de imprensa como esse Hércules Santos, escolhe o árbitro de futebol como seu vilão! Ser humano como ele que será que nunca errará? Pobre do vício da paixão que o contaminou! Será que ele tem o mesmo ódio do dirigente da equipe que ele é apaixonado quando monta equipes medíocres? Quando atletas bisonhos que cavam cartões para não, fazer viagens, etc? Deveria na pelada de seu clube, se é que que um dia jogou bola, pegar um apito ou uma bandeira e tentar uma pelada sequer, eu tenho certeza terá o arrependimento de um ter tido ódio do filho sem pai do árbitro de futebol!

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, só uma coisa explica tantos erros da arbitragem em sequência: O amor.
    Parece que vão a campo pensando numa possibilidade de eliminação e agem por amor lembrando da canção adiante. Compreensível. Alguns árbitros também amam.
    The Isley Brothers – If You Leave Me Now (Se Você Me Deixar Agora) – https://www.youtube.com/watch?v=rCGj6_X6ofM

  • Hércules Santos disse:

    Grande Chico… Só os bons conseguem fazer tantos links num texto legal, principalmente a partir de uma história contada tão despretensiosamente. Hehehe …

  • Hércules Santos disse:

    Hahaha … Grande Chico. É pra poucos fazer tantos links nun texto tão legal, em especial com um caso contado tão despretensiosamente.
    Abraço, meu caro…

  • José Eduardo Barata disse:

    O Hércules Santos está muito bem
    no comando das jornadas da Super.

  • Roosewelt disse:

    Chico também pudera, tudo é culpa do Arbitro. Veja o Igor nos 2 jogos America x Galo acertou tudo. Paga o pato pelo erro dos bandeiras. E o tecnico porque nao ficou puto com He Man. Pe infantil e a culpa e do Igor rsrs

    • jorgemoreira disse:

      O Salum continua o mesmo, não mudou nada, ou se mudou mudou pra muito pior,,Veja bem antes do bolsa familia, antes do bolsa leite, antes destas bolsas de ajuda aos mais nescessitados aconteceu o bolsa estadio de futebol, expliconão sei precisar o ano mas havia em Belo Horizonte um Clube no Bairro Horto com o nome de Sete de Setembro cujo um dos presidentes era o saudoso Raimundo Sampaio, o Sete de Setembro era um time segundo os antigos um time mediano e por isto angariava a simpatia dos moradores daquela região, pois bem o futebol Mineiro precisava se modernizar e acompanhar o crecimento da cidade e ai através do governador (acho) Magalhães Pinto e sua equipe de politicos e grandes engenheiros apostaram na construção do Mineirão, ai o Sete de Setembro que não conseguia acompanhar o crescimento do futebol profissional não aguentou e se extinguil, foi quando os politicos (a maioria torcedores do America então o Grande rival Atléticano com muitos torcedores, com times muito bons)resolveram fazer um projeto desalojando o Sete de Setembro e atrvés de projetos ou até mesmo acordos doaram em regime de comodato ao Grande America Futebol Clube DOARAM EM REGIME DE COMODATO e o acordo foi tão bem feito pelos politicos que o governo ficou responsabilizado por muitas despesas do estado Independencia, ou seje criaram o bolsa estadio em favor do America Futebol Clube ,agora o Salum vem através de uma entrevista na Radio de Minas falar de estadio do America sim ele esta certo só que se esqueceu que o estadio Independencia foi uma conceção em regime de comodato e com prazo determinado, agora o America pagou quanto na reforma do estadio hem, qual a responsabilidade do America em pagar quando as despesas ultrapassarem os limites, tudo bem eu moro de graça e ainda tem alguem que me paga quando eu não tiver dinheiro pras despesas e até e principalmente as reformas da casa e eu ainda tenho a cara de pau de falar que a casa é minha não eu moro na casa mas a casa pertence ao no caso do America ao governo do Estado, e ainda pior se o inquilino não jogar lá quem paga pelas despesas é o governo, assim como no Mineirão, eu acho uma utopia esta de Arena MRV, mas chega destas declarações dos Americano que hoje não tem nem time e muito menos torcida pra encher o Indepa, quantos jogos o America lotou o Indepa? o Inquilino se Deus quiser vai sair ai eu quero ver os arrogantes baterem no peito e falar que o Indepa é auto sustentavél, sem ajuda do governo e muito menos dos inquilinos, desculpem mais HUMILDADE srs Presidentes e conselheiros Americanos, provem que o Indepa é de voçês nos mostrem o contratto de conceção permanente, mostrem quanto pagaram pela reforma do Indepa, provem que sem ajuda voçês são capazes de administrar sem ajuda dos outros, desculpem por algumas falhas afinal pra se lembrar de tantas historias tem que se ter vivido bastante e a memoria claro pode falhar

    • Helio Antonio Corrêa disse:

      ROOSEWELT
      Puxa cara,vc. foi preciso.
      Ja li até textos enormes sobre esses 2 jogos que aconteceram entre CAM e AFC, mas ninguem falou tanto com tao poucas palavras quanto vc.
      É isso aí.