Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais uma transmissão pelo Facebook; chega o fim de semana; sai a Libertadores e entram os “emocionantes” estaduais

Os estaduais, de qualidade técnica fraca e enganadora, substituem os jogos da Libertadores, que agitaram até ontem o futebol Sul-americano. Domingo tem Atlético x América. O risco é alguém querer dizer que um outro está “evoluindo” em caso de vitória. Chegam as competições de adversários mais qualificados e volta a bater o desespero.

No twitter e em poucas palavras, o Sérgio Xavier Filho‏ avaliou os brasileiros na Libertadores até aqui: @sxavierfilho “Todo mundo enfrenta time fraco no primeiro trimestre. É uma característica do calendário brasileiro. Nem todo mundo resolve fácil esses problemas. CAP resolveu com brilho contra o Jorjão. Está no jogo. Na verdade, dos brasileiros da Liberta, já tem 3 quase lá, 3 no jogo e 1…

Palmeiras, Inter e Fla já na briga por melhores campanhas, Cruzeiro na espera do 2º jogo. CAP já encaminhou o saldo (isso tem quase o valor de um ponto a mais na última rodada), Grêmio sem pontuação, mas com time confiável. Problema brasileiro é o Galo. Em 2 rodadas, já na reza…”

***

E por falar em CAP, o jogo dele com o Jorge Wilstermann da Bolívia, também foi transmitido pelo facebook, com menos reclamações por parte dos usuários. A tecnologia vai sendo apurada a cada jogo. Na semana passada a Folha de São Paulo publicou interessante relato de um cruzeirense sobre a experiência dele como telespectador dessa nova forma de se transmitir futebol:

* “Como foi a experiência de assistir à primeira partida de um clube brasileiro na Libertadores transmitida somente pelo Facebook”

Mateus Luiz de Souza

Pela primeira vez na história um time brasileiro teve uma partida da Libertadores transmitida somente pelo Facebook.

A novidade aconteceu na noite desta quinta-feira (7), no duelo entre Huracán (ARG) e Cruzeiro, na Argentina, na estreia dos times pela competição continental.

O time mineiro venceu por 1 a 0, mas a partida em si é o que menos importa nesse texto, e sim como foi a experiência de ver o jogo pela plataforma Facebook Watch, com mais de 200 mil pessoas ao mesmo tempo.

Para começar, segui os passos iniciais que eu havia lido (Entre no aplicativo do Facebook, toque no ícone assistir. Na barra de pesquisa, procure por “Conmebol Libertadores” e siga a página. Os jogos serão adicionados à sua lista) e não consegui encontrar.

Achei mais fácil ir direto na página da Conmebol Libertadores. Desse jeito, o ícone “ao vivo” aparece na própria página e você já cai na tela com a transmissão.

A experiência pode ser dividida em duas: mobile e desktop.

Começo pelo desktop, pois estava no meio do trabalho, com a segunda tela ligada no jogo.

Primeiro você tem que maximizar a tela se não quiser ter uma experiência cheia de poluição: comentários, likes, corações e enquetes pululam na sua tela.

Deve haver quem goste de interagir (de fato há pois os comentários estavam a todo vapor), mas se você quer ter a experiência do futebol, e só o futebol, aumente a tela.

Os comentários, aliás, podiam ser chatos, mas não deixavam de ser divertidos. Além da torcida pelo Cruzeiro, rolou uma espécie de FlaxFlu: os que gostavam da transmissão pelo Facebook e os que estavam achando horrível.

Como a Brenda Kened: “Transmissão ótima, só quem tem internet ruim tá reclamando! Vai cruzeirão cabuloso”

E o Esdras Alcantara: “Isso é uma desgraça de transmissão”.

Por aqui, a internet do trabalho estava normal, então a transmissão transcorreu em boa qualidade.

Com a tela maximizada, a experiência é como se você tivesse assistindo à partida pela televisão.

O narrador Téo José, o comentarista Rodrigo Bueno, o apresentador Abel Neto e o repórter de campo Vinícius Nicoletti, todos contam com vasta experiência em canais esportivos (a junção de todos eles ao mesmo tempo dava a sensação de você estar com Globo, ESPN, Fox Sports, Esporte Interativo sincronizados ao mesmo tempo).

E o quarteto trazia análises, comentários e bastidores, tal qual nos canais tradicionais.

No intervalo (os comerciais seguem vivos!), eles avisavam como fazer para assistir à partida pelo Facebook Watch (o que era um pouco estranho, afinal, quem via aquilo já estava vendo pela plataforma…).

Também na pausa, Abel Neto mostrou alguns comentários dos internautas que apareceram no meio da transmissão –as mensagens, contudo, falaram apenas de futebol, e não da qualidade da live.

No mobile, tudo se repete: os comentários e reações pululam na sua tela, e só maximizando para ter a experiência plena da partida. Comparando com a tela do computador, o jogo até perde a graça, por isso, deve ser bastante usada por quem está em deslocamento no transporte público (ou no meio de uma aula da faculdade).

Ou pela maioria, afinal, vivemos num mundo mobile first.

Por fim, um pós-jogo com o vestiário do Cruzeiro, até a chegada da tela azul, que sinalizava que a transmissão havia acabado.

https://hashtag.blogfolha.uol.com.br/2019/03/07/como-foi-a-experiencia-de-assistir-a-uma-partida-transmitida-somente-pelo-facebook/


» Comentar

Comentários:
7
  • Lucas H. Nobre disse:

    Juiz e assistente são afastados por erro contra o Flamengo. Se fossem afastar os que beneficiam o Fla todos estavam no gancho.
    Malta é o país que mais tirou jogador do Brasil. Jesus!! 7 X 1…
    Armero de 32 anos fecha com o CSA e agita a torcida de lá… E “nois pricisano de um laterá”.
    Segundo o Super, Cru Cru vence tranquilo, se fosse o Galo: Galo vence apertado com gol contra e outro de penal. Aliás, é só o time azulino demorar fazer gol sai um penalzinho a seu favor.
    Hyuri, contratação de peso do Galo é emprestado ao Sport… Eu pensei que o cara já tinha vazado do Galo. Tá vendo ai diretoria, foguete queimado caro e com contrato longo.
    O Chará é a contratação mais cara do Galo nos últimos tempos, o Galo deveria denunciar no Procon, mas infelizmente é o único na posição e ruim com ele, pior sem ele.
    A cada dia me impressiona a atuação dos “microfones”… Levir disse que o mundo da imprensa e torcedores do Galo é muito pequeno. Estranho, um técnico sem ambição, que nunca exige contratações com medo de não receber $$$$ e considera seu mundo grande. Aliás, Levir está voltando do “surto”, as piadas e risadas das entrevistas foram substituídas pelos “coices” Eu sabia que isso era questão de tempo em vista do plantel fraco.
    Tenho receio da profecia: todo ex atleta quando joga contra marca gol no Galo, espero que o Berola entre nos acréscimos. A que ponto chegamos! Rsrsrsr!!!!

  • PABLO DE OLIVEIRA disse:

    Palavras do Levir: O Elias é um dos melhores atacantes que nós temos!!! putz estamos fudidos então!!
    O Levir bebeu o que? ele fez um super intensivo com o Oswaldo de Oliveira no Japão? ele tá gagá? ele quer ser comediante de stand up? O Chará saiu do time por causa dos números e os números do Patric, Fábios Santos e Elias?? que cara burro e a sorte parece que ficou em 2014 o ultimo que sair apaga a luz!!

  • José Sana disse:

    Chico, Boa noite!

    ENTREVISTA IMAGINÁRIA COM LEVICE CULPOSO https://www.noticiaseca.com.br/pg.php?id_cat=70&&id=443

  • Severino Bezerra disse:

    Ouvi no noticiário que a comissão técnica do Galo tava com dúvida se colocaria time alternativo contra o América. Gente o time titular tem que jogar pra entrosar e pegar ritmo. Além do mais, no time atual do Galo não há jogadores que faz falta, não há desfalques, todos são do mesmo nivel. Acho ate, que como castigo deveriam jogar quarta e domingo, durante a semana teriam que colocar essa turma pra encher laje durante o dia e treinarem a noite. Nunca vi um bando de perna de pau com salários altíssimo e muita mordomia. Oxente, pronto falei!!!!!

  • Guilherme Leôncio disse:

    Tem clubes que pegam tabela fácil e pensam que seus times são bons. Os brasileiros correm de Argentinos (Boca e River), uruguaios (Nacional e Penarol) e paraguaios. O Cerro veio aqui e venceu o Galo, o Libertad venceu o Grêmio em Porto Alegre, o restante só pegou “babas”, a Libertas só esquenta mesmo nas quartas de finais. Muito difícil a situação do Galo, não vejo poder de reação neste time ruim não.