Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No país do futebol “paternalista”, cheio de enganadores, dentro e fora das quatro linhas, Jorge de Jesus está fazendo história no futebol brasileiro

Torço para que o exemplo deste português seja bem assimilado pelas novas gerações de treinadores do Brasil. Os velhos e rodados donos das pranchetas nacionais não aceitam, mas têm muito a aprender com ele. De cara, chegou dizendo que “jogador que não corre 14 km por partida” não joga com ele. Impôs um estilo de jogo intenso ao Flamengo, em que todos se empenham igualmente. E sem essa de poupar os “coitadinhos”, tratando-os como se fossem crianças ou “bibelôs”.

O argumento de que o elenco comandado por ele é caríssimo não serve para desqualificar o trabalho, já que o Palmeiras gasta na mesma proporção e está longe de mostrar futebol ao menos semelhante. Para frente, vistoso, corajoso e de muita determinação. O Grêmio, que tem um excelente time, apesar de bem menos caro, custou resistir dentro de casa e neste jogo da volta, no Maracanã, quis encarar de igual para igual e tomou de cinco.

Sou da teoria de que treinador ganha e perde jogo. Ganha pelo trabalho do dia a dia e costuma perder nos 90 minutos, quando escala ou mexe mal, ou não percebe a tempo a estratégia do adversário.

No outro extremo, sem um elenco caro e fortunas para gastar, cito o Felipe Conceição, do América, que com o mesmo elenco dos seus antecessores tirou o time da zona do rebaixamento da Série B e o colocou na briga direta pelo acesso. Conhecer de futebol e saber administrar um grupo de jogadores são fatores essenciais para comandantes vencedores.


» Comentar

Comentários:
46
  • Horacio disse:

    Na minha modesta opinião, técnico brasileiro joga para manter cargo. Lembre-se da lei criada pela imprensa brasileira, 5 derrotas seguidas é rua. È só ver como foi com um dos 10 técnicos do Galo nos últimos 2 anos, fazem a maior onda mesmo. O estagiário não está conseguindo é hora de trocar… e por aí vai.

    Nenhum dos técnicos que jogam ‘pra frente’ continua na ativa, restam muito poucos, não sobrevivem nesta lama. Nenhum deles teve a disposição elencos milionários ou mais do que os 5 jogos regulamentares, é mais fácil 3 zagueiros e 3 volantes. Lembre-se, são 5 jogos se der sorte continua.

    Junta esta imprensa medíocre com uma cartolagem exibicionista, de uma incompetência lastimável e práticas obscuras, com os parasitas que atuam junto com o monopólio para se ter esta m. em que se transformou o futebol brasileiro. Sem sinais de mudança. Não dá para jogar a culpa apenas para os técnicos é tapar o sol com peneira.

    Apesar do escarceu e dos bons jogos acho que ainda é cedo para avaliar Jesus. Um bom número de jogadores não era titular até o meio do ano, nem o técnico estava lá. A disposição dos jogadores era bem diferente dos jogadores do gremio. Quando jogou aqui o gremio estava visivelmente desgastado, tinham jogado mais este ano que os que chegaram de fora no meio do ano voltando de férias. Conseguiram até agora uma boa vantagem, estão bem treinados e entrosados. Por enquanto.

    Mas vamos ver se correndo 14km por jogo vão aguentar os nossos 80 jogos, pelo menos 4 torneios por ano, com os quais os times mal conseguem pagar os salários. Falar a verdade gostaria de ver o diego do framengo correr estes 14 km.

  • Victor Maia disse:

    O Corinthians está interessado no Cazares… Por favor Sette Câmara, o pessoal da Savassi quer ver Cazares longe. Manda ele pro Itaim Bibi e pra Vila Madalena.

  • João Brás disse:

    O empresário Cristiano Richard, que fez empréstimo ao cru cru em troca de passes de atletas da base e que deu origem às denúncias do Fantástico, cobra agora na justiça a dívida azulina. È que pra burlar a justiça, disseram que as porcentagens dos direitos federativos eram apenas garantias do negócio e fizera a repactuação da dívida, que também não foi paga. Negocia, renegocia, vai a imprensa e diz que saneou a dívida e depois ela reaparece sem que ninguém obrigue a pagar. Pronto falei!

  • Juliano Salvador disse:

    Já ouvi dizer que o termo do futebol Maria, vem do velho chavão “Maria vai com as outras”. Não é vão pular pro barco do “Cheirinho”.

  • Guilherme Leôncio disse:

    O Atlético sempre foi péssimo no quesito de repatriar ex ídolos. Bernard demonstrou interesse em voltar ao Galo, espero que 7 Câmara não pise na bola. E olhe que ele tem muita bola ainda pela frente, só 27 anos.
    Ainda que vemos arbitragens tendenciosas em seu favor, não há como negar o Fla como merecido campeão brasileiro. Estão jogando muita bola.

  • Igor Mendes disse:

    E pensar que Cazares fez um gol antológico, deixando zagueiro e goleiro no chão e o Galo venceu esse time de ouro no primeiro turno, jogando parte do 2º tempo com um a menos. Jesus estava na arquibancada observando o Flamengo e a imprensa admitindo que ele ia assumir o Galo. Vamos supor que a imprensa estivesse certa, com certeza, Jesus não seria a personagem principal desta manchete. Jesus já teria brigado com a imprensa, com a diretoria e com a torcida; e fatalmente teria sido “crucificado”. Brincadeiras a parte, dá gosto ver o Flamengo jogar!

  • Abraxas disse:

    O grande segredo dele é ter um elenco milionário, só isso. Coloca ele pra treinar esse time horroroso do Galo pra ver se ele faz milagre.

  • Julio Cesar disse:

    Só que o Bragantino agora é RED BULL !!! Leipzig é Red Bull ! Salzburg é Red Bull !
    Faturamento anual girando a casa de bilhões de euros. Tem equipe na formula 1.
    Li, ano que vem na serie A, vem com R$200 milhões de investimento no futebol !!!

  • Pedro disse:

    Tem um detalhe tático que até agora não vi ninguém comentar: um dos segredos que Jesus implantou no Flamengo é o velha e tão contestada utilização de um líbero. Talvez por aqui a função não tenha sido nunca bem entendida e implementada. No Flamengo atual Arão é o clássico líbero europeu. Só sobe em situações que pode, no resto do tempo volta e fica de um lado pro outro lá atrás permitindo que o resto do time ataque em bando fazendo a blitz no ataque.

  • Flávio Azevedo disse:

    Alem do treinador europeu, contratou jogadores jovens que não deram certo na europa mas sentiram o profissionalismo de la e trouxe veteranos consagrados e de ficha limpa como bons atletas e fez o obvio taticamente, a primeira função de lateral é marcar e quando um sobe o outro fica…acabou com os volantes brucutus e colocou meio campos que sabem marcar, sair pro jogo e finalizar. A linha de ataque sempre com 2 atacantes e os meias agudos na vertical e organizadores das jogadas e bons finalizadores…uma seleção… Somente o Arão e o craque everton ribeiro nao tem passagem pelo exterior..elenco forte é pra isto, vários reservas em condiçoes de serem titulares em outras equipes…e o principal, pelo menos ninguem viu, os atletas são profissionais e. todos bem preparados fisicamente e sem chinelinhos no depto medico…resumindo, time comprometido e rumo à uma triplice coroa…estadual-nacional e internacional…tiki-taka rubro-negro…

  • Raws disse:

    NÃO VOU NESSA ONDA!
    O time é bom? Lógico.
    O Técnico parece ser bom? Lógico.
    É o melhor time? Lógico.
    SÓ QUE: Nada de imbatível, nada de “Guardiola”, nada de melhor Flamengo de todos os tempos e a cereja do bolo, nada de melhor time brasileiro dos últimos tempos.
    Exagero é mato!
    A mídia flamenguista força e todos entram na pilha. Inclusive o Grêmio. Tinha time para eliminar o Flamengo e se acovardou nos dois confrontos. Diego Alves pouco trabalhou e para um ataque que teve, Cebolinha, Tardelli, Alisson e Luan. Ou seja, não foi falta de qualidade e sim de postura.
    Assim como o Galo agiu, o Grêmio não acreditou que poderia vencer.
    Massacre o River e calem minha boca.

  • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão !!! ) disse:

    Imagino que os Atleticanos devem estar se contorcendo de raiva, por verem seu “maior rival” com esse timaço, jogando o melhor futebol no Brasil e candidatíssimo a Campeão Brasileiro e da Libertadores !!

  • Germano Brás disse:

    Vixe, retornou o fake azulino com nome de mulher. Como gosta!
    Pelo escrito ai embaixo é o retorno dos anos 80, muitos azulinos vão virar flamenguista. De novo???

  • Paulo Cesar disse:

    Não sou simpatizante do Flamengo, muito pelo contrário. Mas esta vitória, classificação e virtuais títulos (Brasileiro e Libertadores) servem de reflexão para estas bobagens que as duas torcidas de MG ouvem há algum tempo: precisa-se priorizar uma equipe, porque nenhum time no país consegue (ou conseguiria) disputar mais de um título “grande” em alto nível.

    Nunca concordei com isto. Sempre achei, concordando com o blogueiro, um paternalismo, um conformismo e comodismo inaceitáveis. E o Flamengo (não discuto o poder econômico; me refiro ao foco e motivação a todos os títulos possíveis) está provando o contrário que ouvimos até então.

  • Antonio da Silva disse:

    Só me resta entender que o Crucru contratou o português errado então…
    Queria ver se esse português é bom mesmo treinando esse elenco ruim do Galo.
    Sette Câmara apequenou tanto o Galo, que até o Bragantino quer comprar jogador do Galo.

    • Marcão de Varginha disse:

      Acredito que do atual plantel não há nenhum jogador inegociável no Galo, e o Bragantino Red Bull ou qualquer outro clube chegar e pagar o valor pedido pela diretoria, Cleiton será vendido. O que importa são as cifra$ pagas por qualquer clube de futebol do planeta: entrando dinheiro no caixa, pode levar o time inteiro independente do clube pagador. Rechear os cofres é uma solução, um desejo, uma necessidade!
      – Ademais, há décadas que acabou o jogador que tinha amor pelo clube que atua: o “negócio” deles é dinheiro, e eles sendo funcionários e patrimônio do clube, podem e devem ser vendidos.. não tem como manter um clube de futebol sem que haja venda de seus atletas. Esse negócio de beijar a camisa no pós-gol e dar declarações provocando” o adversário são jogos de cena: jogador prioriza dinheiro, e o clube jamais será diferente nesse mesmo quesito! E os jogadores que falam demais, normalmente depois vem pedir desculpas à torcida e clube adversários, como recentemente vimos um falastrão que atua no Canidae.
      #benecyeternomito

  • Guilherme Leôncio disse:

    É inegável que o Flamengo é o melhor time do país e vem sim jogando muito, mas convenhamos, a zaga adversária não pode nem olhar para o atacante rubro negro que é pênalti. Outra coisa, tem time ai que volantes e zagas recebem amarelos logo no início do jogo, lá não, tem sempre os titulares a disposição, quando não tem o banco também é bom. E ninguém comentou que Abelão não tinha peito pra sacar o Diego Barbantinho, aquele que jogou no Santos, todas as bolas tinham que passar pelos pés dele e pouca produtividade. Depois que ele contundiu, o futebol do Everton Ribeiro cresceu, somando ao bom futebol do Gerson e do Arão, que defendem, armam e chegam bem no ataque. Lá, todos voltam e atacam como um rolo compressor com um futebol rápido, envolvente e sem firula.
    Vendo a entrevista do 7 Câmara, percebi que ele tem língua e deve ser internado urgentemente. Achou 6 milhões de dólares no Chará e não vendeu. Era a chance de manter salários em dias. Teve chances de vender Elias e Luan que demonstraram vontade de sair e a diretoria segurou, agora aguentem a pirraça. Essa de Cru Cru trabalhar no Galo é dose, me lembrei da segunda metade dos anos 90, quando o Cru Cru tinha sempre um espião dentro do Galo. O próprio Flávio Carvalho costumava dizer no programa, que tinha importantes fontes dentro do Galo. Comparar funcionário administrativo com atletas é de uma sandice monstruosa. Gestão pífia!

  • Fred disse:

    O primeiro gol foi um exemplo de “nó tático”. o Bruno Henrique fez uma função diferente, como um armador, esperando ou o lateral direito passar ou acionar o Gabigol. Trouxe o lateral gremista pro meio, que bateu cabeça com volante e zagueiro. Ao mesmo tempo em que o Gabigol invertia o lado. Isso é treinamento. Resultado, abriu o espaço por onde foi dado o passe, enquanto os zagueiros se olhavam pra decidir quem ia em quem. Dá pra ver o Geromel saindo da sua posição e tentando correr pra bloquear o Gabigol naquela marcação “vamos em quem tá com a bola”.

  • Fred disse:

    O jogo de ontem se pareceu muito com o fatídico 7×1: uma aula de como o Brasil tem um futebol amador, continua achando que o talento no pé de algum craque/estrela resolve, até encarar a escola européia taticamente evoluída e que chega a humilhar o “país do futebol”.
    Se o Flamengo tem um ataque fulminante, por outro lado a defesa do Grêmio é uma das mais qualificadas do país. Provavelmente, devem ter estudado o ataque rubronegro, se preparado… mas aí a qualidade tática do time comandado pelo português apareceu, deu um nó nos ótimos Geromel e cia, que quando tentaram entender o jogo que estava sendo jogado, o placar já indicava uns 3×0. Mérito total da organização tática dos cariocas.

  • SOCORRO disse:

    O Mengão está jogando demais; uma verdadeira seleção. Praticamente já é campeão brasileiro e tem grandes chances de levar a Libertadores, embora o River seja muito forte.Sempre vai haver torcedores rivais invejosos, rancorosos e tomados por uma dor de cotovelo enorme dizendo que o Flamengo só ganha porque os seus dirigentes compram jogos, que a CBF ajuda, que o VAR e a Globo favorecem, etc.Tem gente que procura compensar o fracasso do seu time procurando desmerecer e desqualificar o sucesso alheio. É uma doença. Parabéns, Flamengo!

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    CHICO MAIA
    Ih, 14 KM?
    Então Tiago Neves, Fred,Robinho,Cabral,Edilson, e mais um monte, ja estariam longe da toca.
    É
    este portuga está fazendo falta na TOCA DA RAPOSA.

  • Silvio T disse:

    Chico, uma ideia concreta para ajudar o galo. Crawdfounding para pagar a dívida de dois milhões do Elias. Cem mil atleticanos depositando 20 reais cada um pra ficar livre dessa ferida é moleza! Assim que divulgarem o número da conta deposito imediatamente!

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    Essa euforia toda somente irá se consagrar SE o Flamengo for campeão em cima do River Plate na final, senão vai ficar parecendo a seleção de Telê Santana, que foi muito festejada e elogiada pela forma de jogar, mas não conseguiu ser campeã da Copa do Mundo

    Já estão comparando esse elenco com o time do Zico dos anos 80 com Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico, timaço que foi Campeão Mundial em 1981 em Tóquio. Eu ia ao cinema só pra ver o trailler inicial com o Canal 100, os clássicos Fla/Flu a toda altura e as imagens das torcidas no Maraca lotado, os bandeirões… Quem nunca viu procura no youtube, com aquela música de fundo: que bonito ééé… Muito legal!

    Mas é assim mesmo, os clubes passam por ciclos vitoriosos e o Palmeiras também poderia ser mais vitorioso, mas apesar do investimento, muitos jogadores não renderam o esperado como o Borja, Lucas Lima, o cabeça oca do Deyverson, o Felipe Melo, outro maluco, então se não contratar jogador de melhor qualidade pro meio e ataque, o Porco vai continuar na fila e não vai ter treinador que dê jeito.

    O Renato como sempre sai falando pelos cotovelos, falou que até mulher grávida faria gol no time dele, era só falar que não viram a cor da bola, que entraram na roda e pronto, sem desculpas! O Juca Kfoury falou hoje em sua coluna que nem grávido o André Beberrão é útil..kkk aff André??? E o Tandelli?? ganha um milhão pra ser reserva e entrar no segundo tempo? Ele deu uma entrevista a Rádio Guaiba após o jogo: _Eu olhei o placar e vi 5a0, parecia o Cruzeiro, mano… e depois vi o placar agregado 6a1… foi horrível, passou um filme de terror na minha mente, achei que tinha superado essa dor… kkk

    O Alysson também ciscou, como sempre e não fez muita coisa, eterno foguete molhado, eterna promessa, apenas mais um jogador mediano, no “meu modo de vista”, opinião é igual língua, cada um tem a sua… E o Arrascaneta? e o Éverton Ribeiro? aprenderam a jogar bola onde mesmo??

    Mengooooooooooooooooo

  • Roger Campos disse:

    Eu li uma entrevista com o “finado” Rodrigo Santana. Ele disse que é impossível um time focar em duas competições. Vem o Jorge Jesus e coloca o time dele na final da Libertadores e líder disparado do Brasileirão , jogando em altíssimo nível. Me dói escrever isto, pois as chagas da década de 80 ainda não curaram, mas isso prova que o Rodrigo Santana não era nada, além do mesmo.
    Jorge jesus também prova que esse negócio de poupar jogador é só em time que o técnico não manda nada. Em time competitivo, jogadores não fazem corpo mole e só param se não der mesmo.
    Já o nosso Galo, com todo exemplo sendo dado, vai de Vagner Mancini. Não sei se o Atletico vai suportar duas gestões tão desastradas como as do Nepomuceno e do Sette Câmara.

  • Paulo Rodrigues disse:

    Chico Maia, Bom dia, concordo com você, treinador vence jogos sim, Abel Braga com esse elenco do Flamengo perdeu para o GALO que teve um jogador a menos dentro do Indepa. Esse negócio de poupar jogador é ridículo, o conjunto funciona justamente pela sequência de jogos e não por descanso remunerado.

    • Paulo F disse:

      Todos clubes vencedores rodam o elenco mantendo sempre uma base. Se tem que tirar 2 ou 3 jogadores para não estourarem, o time permanece entrosado, com ritmo de jogo… Só os incompetentes do departamento de futebol do Atlético que não enxergam isso…

  • J.B.CRUZ disse:

    O Futebol sustenta (sempre se sustentou) baseado em três pilares `
    1-) ENTROSAMENTO..
    2-) MOTIVAÇÃO.
    3-) PAGAMENTO EM DIA…( No Passado AMOR A CAMISA)..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Luiz Ibirité disse:

    O time deu liga, mas o homem trabalha mesmo, nota-se a dedicação dele durante os jogos, mandou o time pra cima mesmo goleando, o placar já definido e o time não tirou o pé, agora o q joga o Bruno Henrique, cê tá doido!

  • Julio Cesar disse:

    Renato após perder em casa para o Bahia declarou “…Gremio, Atletico PR, Santos e Flamengo..”(nessa ordem) os times que jogam futebol “que gostam de vencer”. Vi o primeiro tempo (segundo não) e na terceira ou quarta bola que os jogadores do Gremio entregaram nos pés dos jogadores do Flamengo, o primeiro gol saiu. Demorou.
    Jorge Jesus tem meritos . Veio do futebol europeu e assimilou conceitos mas nunca foi chamado pra treinar os times de ponta por lá . Chegou em fase de mata-mata na champions ocasionalmente e me parece, sempre com Benfica e/ou Sporting.
    Flamengo tem o melhor elenco no Brasil desde o ano passado mas o Palmeiras foi campeão. E nesse ano investiu mais ainda. Contratou até o Arrascaeta que ninguem da Europa ofereceu o que o Flamengo pagou, o que pra me pareceu muito estranho. Jogador não é diferenciado e nem consegue ser titular da seleção Uruguaia.
    Então ele está fazendo o Flamengo sobrar neste combalido futebel brasileiro onde todos estão endividados sem poder contratar.
    Há um tempo diziam que o futebol brasileiro poderia ter dois times com poder de investimento diferenciado o que resultaria em algo como Barcelona e Real Madrid na Espanha. E parece isso começou a ser realidade. Mas apostaram no Corintians que está enrolado com a divida de seu estadio (ou arena) com a CEF.
    Então ouço as pessoas questionarem de onde saiu essa dinheirama sendo que outro dia o clube era noticia pela tragedia que foi o incendio no alojamento dos jogadores da base, devido a problemas de infraestrutura. Palmeiras tem a Crefisa como um dia teve a Parmalat com a diferença que D. Leila é torcedora. Mas como mulher de negocios, deve querer retorno. Não sei tambem quem investe no Gremio.
    Em relação ao Atletico, quando BMG começou patrocinio, imaginei que Ricardo Guimarães poderia transformar o clube numa potencia, tendo seu retorno com a venda de jogadores revelados.
    Se Bernard não estivesse junto com Ronaldinho, Tardelli, Rever, Leo Silva o Atletico o venderia por 25 milhões de euros ?
    Sette Camara entrou com a ideia de saneamento, sem grandes contratações, e o time esta devendo salarios e sem dinheiro. Mas aceitou a contratação de jogadores mal avaliados por alguns milhões. as ultimas, 20 milhões por Lucas Hernandez e Martinez. Com dizia o bordão “não precisa explicar, só queria entender”!

  • Silvio T disse:

    Jorge Jesus esteve um dia em BH pra conhecer e conversar com o Atlético. Ainda viu uma improvável vitória do galo, com menos um!, em cima exatamente do Flamengo. Foi o que bastou para que ele percebesse a casa da mãe Joana que é o Atlético e a indigência tecnica da maioria dos jogadores. Saiu correndo…

  • Audisio disse:

    Só um cego não enxergará a obviedade dessa realidade! Fico imaginando o Tite assistindo esse jogo! Aquele estilo mediocre dele, sua balela, papo furado, seus clichés. Renato Gaúcho na entrevista coletiva tentou desmerecer o trabalho do Jorge Jesus dizendo que o Flamengo montou um elenco milionário e quando isso acontece os títulos vêem. Balela! Quase que todos esses jogadores estavam nas mãos de Abel Braga produzindo absolutamente nada! Esse mesmo Renato que deu esta declaração se esqueceu que em 1994 Afonso Paulino torrou todas as reservas do clube para montar com um monte de estrelas um dos maiores fiascos da história, Renato Gaúcho era a principal estrela da companhia ao lado de Eder Aleixo, Neto, Adilson Batista e Luiz Carlos Wink. Paulino se esqueceu de um pequeno detalhe, colocou essa seleção nas mão de um novato completamente inexperiente chamado Vantuir Galdino! O resto é história do fracasso da famosa seleGalo.
    Boa noite!

    • edson dias disse:

      Mas vc tem razão Audisio. Quem realmente iniciou o trabalho foi o Vantuir – aliás melhor treinador que pelo menos metade dos técnicos que eu vi comandar o Galo de lá pra cá. Mas ainda em março ele daquele ano ele saiu e veio o Espinosa… Que lembrança triste viu?

    • edson dias disse:

      O técnico inicialmente contratado era Valdir Espinosa, campeão mundial pelo Grêmio em 1993… Mas de tão pilantra, chegou a comandar treinos POR TELEFONE lá do Rio de Janeiro onde morava. Seu auxiliar técnico recebia as instruções por telefone. Uma das coisas mais obscenas da História do futebol.

  • Audisio disse:

    Uma das coisas que derrubou o Atlético totalmente nessa temporada foi essa falácia de poupar titulares, o tal “girar elenco” e outras baboseiras e ridículas atitudes que jogaram no lixo oportunidades e títulos. Enquanto isso o Técnico português pôs os jogadores para o pau e o resultado disso foi um rítmo de jogo maravilhoso e um entrosamento quase perfeito! Mais uma lição para esse monte de idiotas que temos por aqui!

  • Audisio disse:

    Concordo totalmente com seu comentário Chico Maia, estivemos sufocados por retranqueiros e enganadores que conseguiram destruir o dna do nosso futebol ofensivo no entulho de desculpas até cairmos na cegueira absoluta. Abdicamos do futebol arte, de atacar por mêdo de treinadores que preocuparam mais com seus empregos do que com com o futebol. Destruíram o futebol brasileiro. Sempre disse aqui que técnico é absolutamente tudo no futebol.
    Ele é uma espécie de pedagogo que instrui os jogadores, um exemplo de atitudes para os jovens, um exemplo de comando e de postura, um exemplo de postura ética, um exemplo de coragem e de atitude. Enquanto tivemos Oswaldo Brandão, Mário Travaline, Tele Santana, Orlando Fantonni, Airton Moreira, Dorival Knippel (Ystrichi), o Brasil era referência no futebol mundial. Não estou falando de títulos, me refiro a qualidade de espetáculo futebolístico. Que sirva de mudança de paradigma esses técnicos estrangeiros que prezam pelo futebol extremamente ofensivo, destemido, agredindo o adversário e buscando a vitória sem temer o adversário. Perfil inexistente hoje entre esses moribundos e ultrapassados retranqueiros que infestaram o país nesses últimos 30 anos.
    Viva o futebol. Felizes os clubes que enxergaram isso claramente antes dos outros sonolentos dirigentes e pseudo treinadores.

  • Alisson Sol disse:

    Eu li que um comentarista da Argentina comentou assim sobre o Boca, que perdeu no agregado para o River: “É um time de ex-jogadores, começando pelo Tevez“. Praticamente pode se dizer o mesmo sobre vários times no Brasil.

    O Flamengo deu sorte de pegar uma diretoria boa, que decidiu não fazer o que ser faz no resto do país: contratos suspeitos com ex-jogadores em atividade. Isto obriga o clube a contratar técnicos que aceitam escalar jogadores velhos e fora de forma. Ao escapar desta armadilha, o Flamengo simplesmente plantou uma boa semente, que agora está colhendo. Não creio que vença o River, pois aquele é um time jovem e muito mais bem entrosado que qualquer outro time do Brasil. Sem falar que final de Libertadores não envolve apenas futebol, mas também certa calma nos momentos decisivos que falta a jogadores ainda em atividade no Brasil. Mas já é, sem dúvida, o melhor time do país.

    • Helio Antonio Corrêa disse:

      ALISSOM
      Via de regra, sempre concordo com vc.
      Mas nessa, concordo não, pegou pesado.
      Até nem sou fã do Fla, mas nesse momento, é disparado o melhor time do país e claro, poderá perder do River, mas será jogo duro, nao vejo esta disparidade que vc. enxerga não.
      Você diz que o River é bem entrosado, e o FLA não é?
      Olha, se ha um time nesse momento que está dando prazer em ficar à frente da TV para assistir, esse time é o Flamengo,mais até que o River, que por sinal no jogo contra o Boca, foi um Gremio piorado.

      • Alisson Sol disse:

        Hélio,

        A discordância é sempre saudável. O problema é o seguinte: se avaliarmos 20 fuscas estacionados e um deles está em melhor estado, podemos concordar que aquele é o “melhor dos fuscas” no estacionamento. Mas daí a dizer que é uma Ferrari, vai uma distância grande. Esta é a minha analogia com o Flamengo hoje.

        Vou ignorar o Campeonato Carioca. Primeiro porque, assim como o Rural, é daqueles que se joga uma moeda e decide-se o vencedor. Ainda que tenha sido campeão, os adversários estão numa fase horrível. Além disto, o técnico era outro. Veja que o Cruzeiro é o campeão do Rural este ano, e olha o estado do “fusca”. Vamos considerar o Flamengo depois da chegada do Mr. Jesus, que foi em Junho.

        Copa do Brasil: perdeu nas quartas-de-final contra o jovem time do Athletico Paranaense. Tudo bem que perdeu nas penalidades, mas o jogo de volta foi no Rio.

        Campeonato Brasileiro: creio que muito irão concordar que é o de pior nível técnico dos últimos 20 anos. Vale lembrar que grande parte do time manteve-se do ano passado, quando foram vice. Este ano, o time tem tido algumas “ajudinhas” bem visíveis.

        Resultados: Não vejo partidas maravilhosas como alguns apontam. Para cada gol “trabalhado”, há cinco ou seis que são meros erros grotescos do adversário. O futebol hoje está numa situação que, como eu já citei no passado, leva a goleadas mentirosas. O time em boa forma que faz 1×0 contra outro que continue insistindo em atacar vantagem enorme nos contra-ataques, e pode conseguir uma goleada mentirosa. Foi assim neste 5×0. Assim como o foi na goleada que este mesmo Flamego levou de 3×0 do Bahia, já com o Mr. Jesus: continuou atacando, e toma erro devido à pressa e o consequente gol adversário.

        Não discordo que o Flamengo hoje seja o “melhor Fusca do mercado”. Agora, quem quiser comprar este Fusca como sendo uma Ferrari, esteja à vontade…

    • Paulo F disse:

      Somente uma Maria recalcada pra desmerecer esse time incrível e fechar os olhos pra realidade

  • Carlos disse:

    Vendo este time do Flamengo jogar, o Galo parece um “time de várzea”! #prontofalei