Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/blog/www/wordpress/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Na dança dos treinadores, pimenta nos olhos do outro é refresco | Blog do Chico Maia

Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na dança dos treinadores, pimenta nos olhos do outro é refresco

twitter.com/Flamengo

O que me impressiona nessa chuva anual de demissões e contratações de treinadores é o alarde feito por grande parte da imprensa, como se isso fosse alguma novidade no Brasil. Não vejo nada de anormal nessa relação patrão/empregado. Nem quando um clube demite, nem quando o treinador pede demissão para aceitar outra proposta. Principalmente nos tempos atuais, já que os contratos preveem multas pesadas, que não deixam o sujeito na mão de calango. Este Domenèc, por exemplo: embolsa R$ 13 milhões do Flamengo. Está ruim? Como disse o Procópio Cardozo, no twitter: “Feliz Natal, Domenèc”.

Rogério Ceni não pensou muito e trocou o Fortaleza pelo Cruzeiro. Quebrou a cara, mas foi aceito de volta. Como um corno manso o tricolor cearense abriu novamente seus braços e portas para o ex-goleiro do São Paulo. E agora, de novo, ele sai, para o Flamengo e o Fortaleza soltou uma nota de felicitações: “…Agradecemos o trabalho realizado e desejamos sucesso em seu próximo desafio. Os auxiliares, Charles Hembert e Nelson Simões, e o preparador físico, Danilo Augusto, também deixam o Tricolor”. Entendo que ambos estão certíssimos. Foram úteis um para o outro, foram transparentes em suas conversas e acertos e vida que segue. O resto é perfumaria e hipocrisia.

Interessante é que ontem, quando o argentino Eduardo Coudet anunciou que chutaria a lata do Internacional para aceitar convite do Celta de Vigo, o jornalista Jorge Barraza, de Buenos Aires, se espantou: @JorgeBarrazaOKIncreíble estadística: 17 técnicos sustituidos en dos meses y medio de un campeonato. Será record mundial…? A ver”

Daí a pouco, eram 18, com a saída do Ceni do Fortaleza. Acredito que ele vai se dar muito bem no Flamengo. Cheio de grandes jogadores e uma estrutura montada, além de salários em dia. Não sei se o Internacional terá o mesmo sucesso ao investir em Abel Braga. Veterano, cansado, tido por muitos como “ex-treinador em atividade”.

Os gaúchos argumentam que ele tem uma sintonia forte com o clube, com quem foi Campeão da Libertadores e Mundial em 2006. Só que o tempo passa e a fila anda. Caso ele consiga manter a ótima campanha iniciada por Coudet, os dirigentes colorados poderão bater no peito e dizer que “ressuscitaram um grande treinador.

twitter.com/SCInternacional


» Comentar

Comentários:
22
  • Marlon Brant disse:

    “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer” já cantava Geraldo Vandré. A Hora é esta e não pode deixar passar. Chico Maia, ou seu Galão da massa ganha o Brasileiro ou simplesmente fecha as portas, demite todo mundo e vai investir em outro esporte. Tudo esta a favor do seu time, pois Internacional jogou tudo na lama ao contratar um cara fora do futebol a mais de 10 anos, Palmeiras trouxe um cara de fora e que vai demorar para conhecer o elenco e não vejo brigar por títulos, São Paulo tem um técnico que quer reinventar a roda, ganha uma perde outra e pra finalizar tem o melhor elenco do Brasil, agora com Ceni e tem tudo para dar liga, mas vai demorar umas quatro ou cinco rodadas e ai que entra a chance do seu time. Se o imprevisível e lunático do Sampaolli não inventar, vcs tem tudo para acabar com a zica de 50 anos sem caneco do Brasileiro. Pra mim, está nas mãos de vocês !!!!!!!

  • Roger Campos disse:

    Chico, aproveitando o tema “Técnicos”, viu a entrevista do Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, sobre a própria expulsão? Nas entrelinhas revela muita coisa para nós. Expõe o amadorismo do quadro de árbitros do Brasil e a desarrumação total da casa. Eu já havia notado um aumento incrível na quantidade de vezes que os árbitros estão indo à beira do gramado para advertir técnicos. Virou moda amarelar e expulsar. Particularmente, penso até que Sampaoli está sendo perseguido.

  • Roger Campos disse:

    Direto ao ponto:
    O ego do Rogério Ceni cabia no Fortaleza porque lá o ego dele era maior do que o de todos. No Flamengo encontrará egos maiores do que o dele; começando dentro de campo. Só esperar.

  • Julio Cesar disse:

    E o Chamusca sai do Cuiabá para o Fortaleza. Ceni arriscou a draga de Pirangi e se deu mal. Voltou ao Fortaleza e deu sua”palavra” que cumpriria o contrato. Um comentário postado aqui (me perdoe não me lembrar o nome), depois vem esses treinadores e boa parte da imprensa dizer que não tiveram tempo de trabalhar, de por ideias em prática, “mais fácil demitir o treinador” e outras abobrinhas.
    Li que Ceni saiu de “pequeno” 320/mês pra 750/mês no Fla.
    Chico, por falar em ex técnico em atividade, o maior deles é Felipe Scolari. Tem dado sorte ultimamente (principalmente contra Guarani).
    E pode ter certeza, não menos que 500/mês. Bão demais pra quem tava coçando.
    F#*d** pra quem paga a conta.

  • Fred disse:

    Estou gostando da dança das cadeiras entre os líderes e torcendo pra essa turma que chegou avacalhar com os times: Abel abelar no Inter, o xará palmeirense dar uma de professor pardal, e o Ceni arrumar as prováveis briguinhas com os medalhões e com a imprensa.
    Enquanto isso o Galo volta pra liderança e firma lá kkkkkk

  • Horacio disse:

    A dança dos técnicos só mostra o nível de improvisação e amadorismo das chamadas cúpulas do futebol brasileiro. Não têm qualquer critério técnico para contratar e demitir. E técnico no Brasil, quem demite são os spikes que não têm responsabilidade com o clube, porque sabem que as direções não tem critério, conhecimento e nem querem assumir o risco de segurar ninguém.

    O esporte envolve quantias bilionárias e o que se vê são apostas baseadas em achismo sem a menor chance de dar certo. Eventualmente, quando a coisa tá feia, ouve-se que o clube vai transformar-se em uma SA, desde que mantenha o mando de alguns grupos, claro.

    Além de invocam a lei dos spikes, o das 3 derrotas seguidas, no rio, agora tem a lei dos spikes alínea 2: tomar de 4 do Galo dá demissão sumária. Aconteceu com o Barroca e agora com este japonês da espanha.

    Na época que o futebol brasileiro era respeitado técnico ficava por anos a fio, quem não entendia ficava calado ou não seria levado a serio. A torcida entendia, tinha seus preferidos mas não pedia pra contratar velho, que joga no estaleiro, enquanto pede raça para quem tá no campo.

    Depois do passeio no Vaixco, e suas consequências, tirando o flamengo, só jogamos contra retranca. Ninguém quis pagar pra ver. Tá bom, o palmeiras teve 3 volantões, marcando alto, que quando alguém passava tomava aquela bordoada, “na bola”. Retrancão, ou o famoso nó tático, é contra isto que vamos jogar todos os 18 jogos a partir de agora.

    Os técnicos já entenderam que o Galo joga pro ataque, jogo bonito de ver, um futebol competitivo… mas se tomarem de 3 é demissão. Os spikes gostam de jogo aberto e corrido, o famoso futebol moderno, mas o time deles não pode tomar de 3 ou mais. Inaceitável por conta do “elenco”, dos “investimentos”, blablablá… Até pagamento em dia já virou argumento.

    O futebol brasileiro é inacreditável, no geral, o Brasil é inacreditável, é só olhar como enfrentamos esta pandemia que está travando tudo.

    • Luiz Ibirité disse:

      Conta mais pra mim, afinal seu time teve nada menos q 12 técnicos nos últimos 5 anos, fora mais um interino, nao adianta pensar q só tem erro de um lado, este problema é cultural meu caro, e esta comprovado q quem fica no cargo por um periodo mais longevo consegue ser campeão, a história nao mente!
      Abraços!

    • Eduardo Silva disse:

      o que significa spikes, mesmo?

  • walter Gallo disse:

    Chico,
    desculpe pela sincericídio, mas treinador no máximo perde jogos.
    A importância do sujeito nos treinamento e a beira do campo não chega a 5% da engrenagem toda.
    Os caras chega para assumir uma equipe cheio de pompas e como o mestre do saber. Ganhando verdadeiras fortunas e indenizações milionárias. A maioria nunca chutaram um bola e se acham como deuses do futebol. Claro que por trás disso existe muita corrupção e enriquecimento ilícito, tanto de empresários, jogadores, diretores, treinadores e todos tipo de “bicho” que existe nos porões do esporte.
    Sds Alvinegras!

    • Fred disse:

      O Galo com esse elenco atual estaria disputando liderança, fosse outro treinador no lugar do Sampaoli? Tipo Vagner Mancini, Luxemburgo, Ney Franco? Teria sacolado o Flamengo com um Roger treinando? Obvio que faz diferença.

  • Raws disse:

    Penso ser uma aposta dos dois lados.
    Ceni, faz bom trabalho, porém em time menor, sem cobranças e com jogadores sem expressão que imagino o respeitarem.
    Em sua vinda para o Cruzeiro, ele veio em momento errado, fora a pressão da pontuação, pegou um plantel cheio de vícios e sem respaldo da diretoria para mudanças.
    O caso agora tem suas diferenças. O plantel é dos melhores e as situações nas competições ajudam. A semelhança é com o perfil dos jogadores, de “nome”. Será que respeitarão Ceni como os do Fortaleza?
    Ceni, que nunca foi humilde, conseguirá administrar um grupo tão diversificado?
    Assim como quando está dando certo o apoio e bajulação lá são grandes, quando os resultados não vêm a cobrança é imensa e muitas vezes injusta.
    No meu ponto de vista, para Ceni se consolidar como bom treinador, o certo seria montar um time grande, como no caso de Sampaoli. Pegar um time montado e rotulado como melhor da América é um grande risco.

  • José Antonio disse:

    “Não sei se o Internacional terá o mesmo sucesso ao investir em Abel Braga. Veterano, cansado, tido por muitos como “ex-treinador em atividade”.”.. Realmente na imprensa tem dois pesos e duas medidas, isso não foi falando quanto o Cruzeiro contratou o “7 x 1”.. Vida que segue… Quanto ao aprendiz de treinador arrogante, vai quebrar a cara como quebrou aqui… Não tem competência pra dirigir time grande e com jogadores vaidosos… Dirigir time de série b com jogadores sem expressão é fácil, ainda mais para um sujeito que quer ser ele a estrela da companhia… É só aguardar…. Que o Fortaleza tenha aprendido a lição e não o aceite de volta daqui a dois meses, tempo máximo que deve ficar no VARmengo….

    • Chico Maia disse:

      Série A exige mais do que força e motivação para um time se dar bem. Não sei se o Cruzeiro estivesse na A, Felipão daria certo. Na B, por enquanto, ele está conseguindo o objetivo inicial (segundo ele mesmo), que é evitar o rebaixamento para a C. Pelas circunstâncias em que assumiu o time, conseguir o acesso seria uma nova consagração e indicativo de que ele continua e alta. Como diria aquele ex-treinador: “vamos aguardar”. Reconheço que há leitores e leitores. Para alguns é preciso ser mais explícito realmente.

  • Pedro Vitor disse:

    Eu imagino que o perfil do Rogério Ceni e sua personalidade é que vai pesar, o Ceni me lembra muito o Levir Culpi, gosta de ser o dono do time, peitar medalhão, e o Levir Culpi é bom nisso, atitudes comprovadas mais de uma vez.

    No Flamengo outra coisa que o Ceni vai ter que superar o jeito retranqueiro.

    Agora se o Rogério apresentar um jeito paizão estilo Felipão pode ser que dê certo mas repito não é o perfil do Rogério

  • Márcio BORGES disse:

    Chico, como disse quando o Cruzeiro foi atrás de técnicos empregados, não tem SANTO. Muito dinheiro em jogo e, claro, muita gente ganhando. Até o Fortaleza que embolsou 960 mil reais. E, duvido, que nao tinha um acerto entre o Ceni e a diretoria pra uma proposta desta. Sem querer menosprezar mas o Flamengo e uma vitrine muito maior que o time do Nordeste. Pra mim não é surpresa nenhuma o Ceni aceitar a proposta. Eles, como gostam de dizer, são profissionais. Só não podem reclamar quando sao mandados embora com 4, 5 jogos. O importante pra eles e o dinheiro que vão receber ficando ou não.
    O resto, só mimimi de quem acha que no meio do futebol existe profissionalismo por parte de alguém.

    • Marcão de Varginha disse:

      #benecyeternomito

      • Márcio BORGES disse:

        Ingrato como sempre hein ET…
        Faz homenagem também pra quem ajudou seu time, uai…
        #tiburcioeternomito

        • Marcão de Varginha disse:

          Tibúrcio, árbitro? De qual federação? Ele se vendeu também? Quem o pagou para “ajudar” o Galo num campeonato, e contra quem?
          – #benecyeternomito

          • Marcio Borges disse:

            Opa, opa, opa benecy arbitro? quem pagou a ele? ele apita o que?
            Para de ser ingrato ET. O cara pagou para voces permanecerem na primeira divisao. Deu incentivo. Ou a confissao dele nao vale? So a do Bene? Ele confessou. Ele foi quem passou o dinheio….kkkkkk
            Meu amigo ET, o seu unico assunto aqui agora tem dois personagens. Um de cada lado. Quem manda comprar tambem ta cometendo crime…kkkkkk
            Coloca ai #tiburcioeternomito em todas a suas postagens. Deixa de ser ingrato

  • Mauro Lopes disse:

    Vi um jornalista gaúcho explicar hoje que a ida do Abel para o Inter é tipo um mandato tampão. Em dois meses vai ter eleição para presidente e o Abelão topou ir sabendo que pode dançar rápido com a eleição de um novo nome lá.

  • stefano venuto barbosa disse:

    Aposto que não vai da certo no flamengo, não vejo nada de diferente no Ceni, além de uma bela retranca. Daqui a pouco volta pro Fortaleza, como um cão arrependido.