Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Democratenses, vilanovenses, ipatinguenses, juizforanos e divinopolitanos, felizes e tristes com suas estreias na Segundona Mineira; gremistas e sãopaulinos preocupados com degola no Brasileiro

Em imagem reproduzida da TV NSports/FMF, jogadores do Betim comemoram um dos dois gols da vitória sobre o Democrata Jacaré, na Arena Vera Cruz, em Betim

Começou sábado o Campeonato Mineiro da segunda divisão, oficialmente chamado de Módulo II pela Federação Mineira de Futebol. Ainda sem o goleiro Gomes, que está entrando em forma, o nosso Democrata Jacaré (de Sete Lagoas), perdeu de 2 a 0 em Betim, para o dono casa; já o Democrata Pantera (Governador Valadares) venceu em casa o Aymorés, por 1 a 0. O Villa Nova, que conseguiu uma parceria com o Coimbra para disputar o campeonato, também começou bem, derrotando o União Luziense, em Santa Luzia, 1 a 0; mesmo placar do Guarani de Divinópolis sobre o Serranense em Nova Serrana. Em Juiz de Fora o Tupí venceu o Ipatinga por 2 a 1 e o Tupynambás empatou com o Nacional de Muriaé, sem gols.

A segunda rodada, no próximo fim de semana, terá cinco jogos noi sábado e um no domingo. As partidas podem ser assistidas ao vivo no sitehttps://www.futebolmineiro.tv.br

Estas e outras informações podem ser encontradas no site da FMF http://fmf.com.br/Competicoes/ProxJogos.aspx?d=2

O Fernando Rocha aborda a segundona mineira e o Brasileiro da A e da B, na coluna dele, hoje, no Diário do Aço, de Ipatinga:

Coluna Bola na Área”

Por Fernando Rocha

Outra pedreira

Após o sofrível 0 X 0 sábado à noite em Pelotas-RS contra o Brasil, um dos piores times da Série B, o técnico Mozart Santos e alguns jogadores do Cruzeiro comemoraram o fato da equipe não ter levado gols.

Claro que o treinador não poderia dizer que o time é fraco, que este ou aquele jogador não serve, mas também não precisava exagerar no otimismo,  ao dizer que “encontramos hoje um equilíbrio defensivo”, pois a torcida está vendo tudo de camarote e, cada vez mais descrente e decepcionada com a equipe.

O Cruzeiro marcou um ponto neste empate e chegou aos nove, encravado 13ª posição da tabela, nove pontos atrás do quarto colocado que é o Goiás, que tem 16, mas distante apenas dois pontos   da zona da degola.

E a sequência de jogos a cada três dias não dá trégua para nada: hoje recebe outra “pedreira” no Mineirão, 19hs, o bom time do vice-líder, Coritiba, que tem no comando do ataque nada menos que o artilheiro Léo Gamalho, além de outros velhos conhecidos do torcedor celeste, como os  meias Robinho e Rafinha.

Valeu o resultado

A vitória magra de 1 x 0, obtida no péssimo gramado da Arena Pantanal sobre o fraco Cuiabá, merece ser valorizada tão somente pelos três pontos conquistados, pois a qualidade do futebol apresentado pelo Galo, sobretudo no 2º tempo, esteve abaixo da crítica.

O que não pode acontecer é tropeçar ou perder pontos, que farão falta na reta final, para adversários como o Cuiabá,  que lutam apenas para permanecer na Série A, como já ocorreu contra a Chape, Ceará e Fortaleza.

A preocupação agora, além da situação física do “cérebro” Nacho Fernandez, que deixou o campo sentindo um “incômodo” na côxa,  é o clássico com o Flamengo, amanhã, no Mineirão, para depois encarar o América e, na sequência, o Boca Juniores em Buenos Aires pela Libertadores.

À exceção do Palmeiras, os principais concorrentes do Atlético estão oscilando neste início, o que significa um campeonato menos difícil como no ano passado, mas que só poderá ser conquistado caso não tropece mais nos “pequenos”,  e deixe para trás pontos que farão falta na hora da onça beber água.

FIM DE PAPO

·        Hulk foi o principal nome da vitória sobre o Cuiabá, além do goleiro Éverson, que novamente fez algumas defesas importantes garantindo o resultado. Com o elenco que possui torna-se inadmissível uma atuação tão ruim como foi o 2º tempo do Atlético, quando não conseguiu dar sequer um chute a gol. Por sorte, o adversário era o limitadíssimo Cuiabá, que  teve mais posse de bola, mas não criou nada. Um ótimo resultado mesmo com uma atuação sofrível.

·        O América fez um jogo muito equilibrado e venceu o Santos por 2 x 0, sábado à noite, no Independência. O Coelho fez o primeiro gol no início do 2º tempo e sua defesa, agora melhor organizada pelo técnico Vagner Mancine, resistiu bem à pressão santista. No último lance, o garoto Carlos Alberto deu  números finais à excelente vitória do Coelho, que chegou aos nove pontos e foi para a 15ª posição, cinco  acima do São Paulo, primeiro da zona da degola, e seis pontos do quarto colocado,  Fortaleza, seu adversário amanhã,  às 18 horas, fora de casa no Castelão.

·        O futebol é o esporte coletivo  mais popular do planeta por ser também o mais imprevisível. Como explicar, por exemplo, a situação atual do Grêmio, lanterna com apenas 2 pontos ganhos e, do São Paulo, primeiro da zona da degola com 5 pontos ganhos. No Grêmio, o técnico Tiago Nunes perdeu o emprego, enquanto seu colega Hernán Crespo, balança no comando do tricolor paulista. Fala-se em  Felipão de volta ao seu ninho no Grêmio, enquanto Muricy Ramalho, hoje diretor de futebol, poderia retornar ao cargo do qual se diz aposentado faz tempo. Algo muito estranho anda acontecendo nos bastidores dos dois gigantes, que não conseguem ganhar de  ninguém.

·        O Ipatinga não foi bem em sua estréia na “segundona”, que também se chama  Modulo II do Campeonato Mineiro e dá duas vagas na elite do futebol estadual, em 2022. Perdeu de 2 x 1 para o Tupi, em Juiz de Fora, e terá a chance de se reabilitar neste sábado, 15hs, no Ipatingão, contra outro  juizforano, o Tupinambás. Muito bom ouvir novamente a narração dos jogos do Tigre pelo ”bate forte”, Nelcy Romão, tendo nas reportagens Fabrício Pereira e Jota Passos, comentários do Roberto Xavier, o “Coelhinho”. (Fecha o pano!)


» Comentar

Comentários:
1