Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com toda a razão, é grande a preocupação do técnico Cuca e da diretoria do Atlético em evitar a todo custo, euforia exacerbada antes da hora

Foto: twitter.com/Atletico

Euforia da torcida e principalmente dos jogadores. Qualquer título só é conquistado depois do apito final do jogo decisivo. Com a chegada do discutível VAR, agora, só depois da última conferida. Percebo que a torcida, em sua maioria, está engajada neste espírito do Cuca, já que todo atleticano com quem converso, rechaça a ideia do “já ganhou”.

O Galo tem histórico extenso de frustrações por conquistas perdidas na última hora, por erros próprios ou por armações fora das quatro linhas.

Cada atleticano tem um trauma especial na memória. Depende da geração e do tamanho da dor sentida. O meu, é dos tempos de criança, que valeu uma lição que coloquei em prática na vida, até hoje: você não perde nada por ser respeitador, por meio de gestos e palavras. Foi o Campeonato Mineiro de 1977. O Galo com uma máquina de jogar bola, com jovens prata da casa que já se destacavam entre os melhores jogadores do país. Aquele título seria “barbada”. Tanto que ninguém se espantou com a entrevista do líder do time, Toninho Cerezo, que depois do primeiro jogo da final, em que o Atlético venceu por 1 a 0, soltou essa: “. . .enquanto eu, Reinaldo, Paulo Isidoro e Marcelo (Oliveira, atual treinador) jogarmos juntos no Galo, o Cruzeiro jamais será campeão. . .”.

E ele ainda teve a audácia maior de pegar a Taça no hall do Mineirão e levá-la para o vestiário do Atlético.

No segundo jogo, o Galo fez 1 a 0, logo aos cinco minutos. Festa total nas arquibancadas, a sacramentação do título! Ledo e trágico engano. O uruguaio Revétria fez três gols, Reinaldo fez mais um para o Galo e uma terceira partida foi marcada. Aí, com 122.534 pagantes no Mineirão, o Cruzeiro ganhou de 3 a 1, com mais um gol de Revétria, e foi campeão. Na época, o goleiro argentino Ortiz, até então ídolo da torcida atleticana, foi escolhido como o vilão, acusado de tudo. Teve que ir embora de Belo Horizonte.

Por isso, dou razão a todo atleticano que morre de medo do clima de “já ganhou”. Mas, recomendo esta crônica do paulista Júlio Gomes Filho, do Uol, um dos melhores jornalistas do país, insuspeito, que fez uma avaliação fria dessa corrida pelo título.

* “Atlético ‘cancela’ final com o Flamengo e vira virtual campeão”

No Brasileiro dos pontos corridos, nunca um time havia tido sete pontos ou mais para o segundo colocado e perdido o campeonato. Só aconteceu uma vez. E foi neste ano. Era o Brasileirão de 2020, que a pandemia empurrou para frente. O raio, que nunca havia caído, cairá duas vezes no mesmo lugar? Ou no mesmo ano? Duvido muito. A poucos dias do esperado confronto direto entre Flamengo e Atlético Mineiro, separados agora por sete pontos (perdidos), nada faz parecer que o título nacional não irá parar, afinal, na Cidade do Galo. O São Paulo, de Leco, Raí, Pássaro e Diniz, passou o Reveillón pandêmico cumprindo distanciamento social e com distanciamento na tabela, eram sete pontos de vantagem para quem vinha logo atrás. Mas acordou da ressaca da virada sem dois destes elementos. Começou a derreter e jogou fora um campeonato “ganho” – é a estatística histórica que confere o termo. Se o Atlético não repetir o São Paulo, será campeão brasileiro pela primeira vez em 50 anos. Basta não derreter. E não há razões para achar que isso irá ocorrer. O Galo não vai trocar de diretoria nesta semana, não tem um técnico em constante corda bamba e muito menos um elenco cheio de buracos e limitações, como era o do São Paulo-2020/2021. Para melhorar o cenário todo, o Atlético conseguiu recuperar o bom jogo e aumentar a gordura justo antes do tal confronto direto.

Um duelo que muitos adorariam chamar de “final antecipada”, mas que não será final nenhuma. Mesmo que perca, a vantagem do Galo ainda será estratosférica. Já faz tempo que o Atlético tem mais de sete pontos de frente para o segundo colocado, mas era (e é) sempre necessário olhar para os jogos a menos do Flamengo na tabela. E só agora, depois desta rodada do fim de semana, que o time de Cuca chegou a sete pontos de vantagem nos pontos perdidos. Se o Flamengo vencesse seus dois jogos a menos, que disputará sabe-se lá quando, a diferença ficaria nos tais sete pontos. A vantagem que o São Paulo – e ninguém mais – desperdiçou.

Houve viradas maiores nos pontos corridos, mas olhando da perspectiva de quem produziu a virada (exemplo, Flamengo de 2009) e não olhando para a diferença entre o primeiro colocado e seu perseguidor mais próximo. Quando um campeonato fica entre dois times e entramos no terço final, é natural olhar para cada rodada desta disputa particular.

Nas rodadas da Data Fifa de outubro, o Flamengo, com desfalques mais sensíveis que os do Galo e jogos mais difíceis, se deu bem por manter a desvantagem que tinha – ou seja, sobreviver na disputa. Mas um período de uma semana, simplesmente sete dias, foi suficiente para deixar o Atlético como virtual campeão brasileiro.

A série de eventos começou no domingo passado, quando o Galo, finalmente, perdeu – para o Atlético-GO. Naquele momento, às 20h de domingo, o Flamengo estava em campo e dependia somente de suas próprias forças para ser campeão brasileiro novamente. Mas aí o time de Renato empacou no Cuiabá, 0 a 0. No meio de semana, o Atlético, que vinha derrapando em termos de desempenho, fez brilhantes 4 a 0 sobre o Fortaleza pela Copa do Brasil – enquanto o Flamengo empatou com o Athletico-PR. Ou seja, na quarta-feira à noite, o Galo recuperava a confiança de forma dupla, pois voltava a jogar bem e tinha a garantia de estar na final da Copa do Brasil, podendo olhar para o Brasileiro com 100% das atenções.

O terceiro ato veio com a rodada deste fim de semana. O Fla teve mais uma atuação pífia no Fla-Flu, sábado à noite, e perdeu o jogo. O Atlético tinha a chance de aproveitar contra o mesmo Cuiabá que empatou com o Flamengo sete dias antes. E aproveitou, fez 2 a 1 e abriu vantagem na tabela.

No próximo sábado, haverá o esperado confronto direto entre eles, no Maracanã. Antes, no meio de semana, ambos voltam a campo pela Copa do Brasil, e Cuca, se for esperto, pode gerenciar o elenco e nem mandar alguns jogadores mais desgastados para a partida de volta contra o Fortaleza. Já Renato, que já convive com desfalques, não tem como gerenciar nada. Precisa dar uma resposta para a torcida e classificar o time para a decisão. No Brasileiro, restará ao Flamengo vencer o Galo para voltar a diferença a dez pontos – que seriam quatro nos pontos perdidos. Vejam o tamanho do buraco. Se o time mineiro sair do Maracanã com uma vitória ou mesmo com um empate, já pode dar a faixa. Já estamos em contagem regressiva, o Atlético é o virtual campeão brasileiro.

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/julio-gomes/2021/10/25/gomes-atletico-cancela-final-com-o-flamengo-e-vira-virtual-campeao.htm?cmpid=copiaecola

Revétria comemora um dos gols da final contra o Atlético em 1977, com Vantuir, Márcio Gugu, Ortiz e Alves sem entender o que estava acontecendo.


» Comentar

Comentários:
38
  • Humberto disse:

    Pelo jeito que falam o torcedor do Galo tem que ficar triste, não pode ficar alegre. Gual torcida não ficaria feliz na mesma situação? Só a do Galo que não pode, ahh.. vai lamber sabão.

  • Pedro Vitor disse:

    Vejo, muita gente, pelo resultado do jogo no Mineirão, em que o Atlético, goleou, o Fortaleza, menosprezando o mesmo time, na decisão, desta noite.

    Pois bem, eu não penso dessa forma. Acho que ainda é importante, matar o jogo, principalmente no primeiro tempo.

    O Cuca, pode até poupar um ou outro, que esteja desgastado, tipo, o zaratcho, está pendurado, ou Jair, que pode se lesionar com a sequência de jogos. Até mesmo preservar o Nacho, por um tempo, inclusive já foi testado em outras oportunidades e deu certo.

    Agora o Hulk, é super importante tê-lo, pois o Diego Costa, ainda não encaixou no esquema e time do Atlético. Trata-se de um excelente oportunista, inclusive já marcou 3 gols, e a média agrada, mas ainda necessita de uma sequência maior de jogos.

    Pra evitar sustos, o Atlético tem que ir com o que há de melhor, e deixar para administrar somente na segunda etapa, quando ou se o adversário estiver abatido.

    Lembrem se, que o Atlético foi, surpreendido pelo Bahia, e só obteve tranquilidade após um gol do Vargas, então que todos respeitem o Fortaleza!

  • Luís Cláudio disse:

    Hoje era jogo para Nathan (meia) e Allan Franco, o futebol do Borrero e Hioran não rende. Descansa Hulk e revesa o ataque com Diego Costa e Vargas. Importante rodar bastante a bola e não tomar gols.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Tem nada ganho. Se faltarem 3 jogos e o Galo estiver 10 pontos à frente, é possível perder os 3 jogos e a cbf tirar pontos porque um torcedor xingou um jogador adversário, levou macumba pro estádio… enfim, já vimos muita coisa. E pra não ficar só no Galo, em 1974 tiraram a decisão do Mineirão e levaram pro Rio, tirando o título do nosso rival. Aí, quando o eixo rouba um, o outro ri. Então fica fácil roubar o outro, porque um vai rir.

  • Paulo F disse:

    Se o time do Galo não fosse tão sólido, regular, focado e determinado, ia continuar aqui reclamando dos 3 volantes do Cuca, mas realmente tenho que tirar o chapéu e só comemorar cada vez mais cada vitória, estamos no rumo certo e me emociono só de pensar no título, como será contagiante a alegria e explosão dessa torcida tão sofrida. A glória de nossas conquistas épicas é proporcional à dor que sentimos a cada eliminação, seja por injustiça ou incompetência, duas características inerentes nas “morridas nas praias” que o Galo vivenciou ao longo das décadas.

    Claro que o Cuca tem um papel fundamental nessa campanha, mas devemos MUITO ao grande Sampaoli, que permitiu investimento, escolheu jogadores com a mentalidade certa, ensinou os caras a jogarem futebol. Faltava só um jogador diferenciado, com postura de atleta e mentalidade vencedora, exemplo em campo, que contagia os companheiros e faz com que eles queiram dar o melhor de si, e de quebra conseguimos dois esse ano: Hulk e Nacho! Como são fodas esses dois, a doação, o futebol, o espírito de luta, a garra, a vontade de vencer… de quebra ainda temos Diego Costa que pode ser fundamental na reta final e ano que vem também.

    em meados de 2019 não poderiamos sonhar com essa possibilidade: Inaugurar a ARENA MRV com a taça do bicampeonato brasileiro, com o ex-rival afundado na lama até o pescoço, 3x seguidas na serie B sem conseguir passar do décimo lugar!

    Nunca antes na história de Minas houve tamanha discrepância entre os dois rivais, ou entre 2 rivais no Brasil, o resultado disso será o retorno dos torcedores americanos que haviam migrado pro lado fresco da lagoa.

    América está caminhando pra se consolidar na série A, com uma administração séria, sem dívidas, tem tudo pra virar a segunda força de minas, o que pode ser potencializado por uma possível debandada de torcedores do falido

    • Pedro Vitor disse:

      Não vejo o time jogando com três volantes, o Jair, joga praticamente de meia, tanto é que faz muitos gols, arma o time, o Tche Tche, quando joga também ataca bastante, o Zaracho quando atua ao lado do Allan, também participa muito das jogadas ofensivas, Borrero, também faz seus gols, e erra bastante também.

      Só Allan, que só ataca na boa, afinal ele cobre o Arana, e até às vezes faz um terceiro zagueiro, quando o Alonso sai pro jogo.

      As vezes sim, uma mudança tática repentina no meio de um jogo, faz os três meio campista, atuarem em linha, mas na maioria das vezes, Allan fica na contenção, e Jair, Zaracho, Nacho, fazem a meia, e deixam Hulk, Savarino e Keno, soltos em campo.

      O negócio é que os adversários conseguem encaixar a marcação aí tem sacar rápido e mudar

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    Eu jantei agora com “meu amigo” Jaeci Carvalho e ele me contou que tem 15 investidores interessados em adquirir 49% do CRUZERÃO CABULOSO. São investidores dos EUA, Europa e Oriente Médio, só moeda forte em relação ao nosso sofrido dinheiro… Pra esses caras 1 bilhão é dinheiro de pinga, como diria o velho deitado.

    SE der tudo certo, poderemos entrar o ano de 2022 com um parceiro financeiro forte e começar uma melhor estruturação para voltar a série A para DESESPERO de uns e outros aqui que falam e sonham com o crucru o dia inteiro.

    Vejam a matéria:

    https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2021/10/26/noticia_cruzeiro,3944993/temos-15-investidores-que-estao-interessados-no-cruzeiro-diz-head-da-xp.shtml?fbclid=IwAR3dijs7bv3Qa5JMe5kvP8GzLqRFcrVTfT7xp3SD-gkJxys8PZdocjvCdOI

    ALELUIA IRMÃOOOSSS, UMA BOA NOTÍCIAAAA…

    HABEMUS INVESTIDORUS ENDINHEIRADUS!

    chupa secadoreeesss… zeroooooooooooooo

    • Pedro Vitor disse:

      Acorda Alice,três anos de série B, dívidas de 2 bilhões, arena BBBuser, e vc indo na lábia de jaecy kkkkk

    • Marcão de Varginha disse:

      Se vc ainda não sabe, como bom conivente que grande maioria de seus iguais são e serão eternamente, ser empresa não é uma exclusividade para seu clube: todos eles poderão ser!
      – Independente de ser empresa ou não, quem apagará certas atitudes? Dinheiro também deixa no passado o que houve anteriormente? Quem esquecerá o que seu próprio dirigente assumiu espontaneamente? Tudo será jogado embaixo do tapete estrelado? Chupa, arrogantes!
      – #benecyeternomito

      • Eduardo Silva disse:

        ET de Varginha, bom dia,

        Como sou bom de fazer contas, tava pensando aqui:

        Em 100 anos o Cruzeiro ganhou 12 títulos dos mais importantes.
        Em 113 anos o Alt Mineiro ganhou 3 títulos.
        SE o Cruzeiro fechar as portas hoje e o Alt mineiro manter essa média, em 377 anos v6eis se tornam os maiores de minas.

        Ou seja, abre o olho cruzeirenses, o ano de 2.398 é logo ali….

        O que vc acha?

  • Julio Cesar disse:

    Jogadores e comissão técnica são os primeiros a terem os pés no chão. Cuca já deixou isso claro. O Atlético perdeu pontos em resultados inesperados e isso serve pra ficarem alertas.
    E maioria da torcida idem. O que existe é confiança no time que está focado e aguerrido.

  • Horacio disse:

    Amanhã tem definição na copa Brasil. Acho melhor o Galo entrar ligado, disputar todas as bolas porque o fortaleza vai para o tudo ou nada. Levar um gol no começo, com torcedor deles no estádio, é pedir pra tomar correria e pressão enquanto aguentarem ou acharem que é possível.

    Melhor entrar segurando mais o jogo e ver como o adversário reage com o tempo passando. Jogador para um contrataque rápido, pelo menos mais um com o Givanildo, me parece uma boa pedida. Um gol nosso no começo é água na fervura.

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, faço as minhas palavras a do Márcio Borges, a vantagem é muito, mas muito, mas muito grande. Já podem comemorar o fim da maldição de 1.971. A sina dos 50 anos de seca vai acabar. Realmente foi muito dinheiro investido, acredito que próximo de R$ 500 milhões nos dois anos 2.020/2.021, mas ano passado tinha um louco que diz ser técnico de futebol. Realmente em 2.003, 2013, 2014 todos já sabiam quem ia ser campeão, em 2006/2007 e 2008 todos já sabiam que o São Paulo com Muricy já era Campeão, pois jogava feio, por uma bola, mas levou o verdadeiro tricampeonato. Então, podem comemorar, pois este titulo já está lá em Lourdes. Quanto a Copa do Brasil, ai sim podem ficar espertos ´principalmente se a decisão for no maracanã. E em 1977 estava no Mineirão e ninguém entendeu nada naquela tarde e ganhar do esquadrão do atlético naquele dia foi algo fora da curva, mas futebol é futebol.

    • Edson disse:

      Marlon,
      A maldição responde pelos nomes de cbf, José de Assis Aragão, wrigth e tantos outros. É intolerável a injustiça que vocês cometem com o Galo, ao atribuir o longo período sem títulos à sua incompetência. Isso não é a verdade.

  • Jerônimo disse:

    O Galo se consagrará campeão brasileiro na rodada 35, em cima do Palmeiras, em São Paulo…anotem!

    Quanto a ser Campeão da Copa do Brasil são outros quinhentos…
    CBF e mídia farão de tudo para darem esse título da Copa do Brasil ao Flamídia.
    Se o Galo não exigir uma arbitragem de fora do Brasil ele será fatalmente prejudicado, como sempre foi.

  • Silvio Torres disse:

    Xiii, já vi que, pelo alto número de faniquitos, só posso ter acertado em cheio nos que compraram os pacotes pra final da Libertadores. Iti malia! Peço desculpas pelo “idiotas”. Eu errei, vocês são exemplos de atleticanos e muito espertos…

  • Pedro Vitor disse:

    A dor de cotovelo vai acabar infartando uns três ou quatro aí viu

  • Marcão de Varginha disse:

    Há os pseudo-torcedores que estando de birra com a vida apontam inúmeros defeitos no time para o qual dizem torcer.. realmente não devemos nos considerar campeões por antecipação, pois, respeito pelos demais times é indispensável, mas ficar lamentando derrotas também não é tão cômodo assim porque essas aconteceram com TODOS os times do campeonato que disputam.
    – Sugiro a esses pseudo-torcedores que façam paz com a vida: devemos ser torcedores realistas com nosso clube e não ganharmos por antecipação, mas ser tão pessimistas jamais!
    – Já basta os comentários regados a inveja e críticas ao Galo por parte da concorrência celeste que no momento não se vêem saindo do buraco e lama em que se encontram e que fizeram merecer por estar lá.. e que fiquem! O que está doendo nós celestes não é a situação fétida em que se meteram, mas no provável sucesso do Galo que almeja alegrar a verdadeira massa alvinegra, com origem em nossos solos!
    – #benecyeternomito

  • Antonio da Silva disse:

    Tem um comédia aqui, que tripudia da vitória do Galo sobre o Cuiabá e põe o Flamengo como melhor time do Brasil, mas se esquece, que o pequeno Cuiabá encarou o grande Flamengo em pleno Maracanã. Perdido igual cego em tiroteio! Galôôôôô!

  • Renato César disse:

    Internamente a postura do clube tem que ser esta mesma: toda entrevista tem que falar que o campeonato está em aberto, que faltam muitas rodadas ainda e nenhuma situação na tabela está definida. Isto é profissionalismo, tanto de diretoria quanto de elenco, que chegou ao Galo finalmente e não vai sair.

    Mas na arquibancada eu discordo. Torcedor tem o direito e o dever de curtir e comemorar muito este momento. Cada rodada é para saborear e descontar tudo que já nos tiraram no passado.

    E isto não é arrogância, é matemática de futebol. Estamos falando de campeonato de pontos corridos. Neste modelo de disputa, o que manda é a regularidade. Galo está com uma campanha constante e de aproveitamento alto. Para reforçar, o desempenho do segundo turno está melhor do que o do primeiro.

    Em todos os exemplos citados de desapontamento alvinegro, o modelo de disputa previa jogos eliminatórios. Neste caso o desempenho é medido sempre na história particular do confronto direto do momento. Por exemplo, neste ex-clássico o time azul chegou a privilegiar a final do campeonato mineiro em detrimento da Libertadores. Preferiram se concentrar em vencer o Galo do que em vencer o Boca.

    Nestes modelos, há margem para muita coisa acontecer. De catástrofes até grandes roubos. Por isto eu já fiz o alerta sobre a postura amanhã (apesar dos 4×0, precisa de apenas uma chance para acontecer o “Sobrenatural de Almeida”.

    Mas, em relação ao Campeonato Brasileiro, não. Para ter ideia, se considerarmos a projeção dos 76 pontos, apenas outros 4 times estariam na disputa ainda:
    – Bragantino, desde que faça 100% de aproveitamento a partir de agora;
    – Fortaleza, desde que faça 93,33% de aproveitamento a partir de agora;
    – Porco, desde que faça 90% de aproveitamento a partir de agora;
    – Urubu, desde que faça 76,92% de aproveitamento a partir de agora;

    Isto tudo considerando que o Galo passe dos seus 72,83% de aproveitamento para 45,45% de aproveitamento a partir de agora. Ou seja, além dos 04 precisarem de um aproveitamento maior que o atual do líder (na era dos pontos corridos, este aproveitamento inclusive só perde para o do urubu de 2019), o Galo ainda precisa quase cair pela metade seu desempenho.

    O clube está no caminho certo ao ser cauteloso. Mas a torcida já pode comemorar toda rodada sim.

  • Marcio Borges disse:

    Olha, até entendo o receio pelos fracassos na história. Mas o galo já é campeão. Não tem como um time onde se investiu tanta grana, no Brasil, não ser campeão. A vantagem técnica e muito grande. Basta ver os jogos. Como em 2003, 2013 e 2014 o campeão já saiu anunciado. Não é ser arrogante como alguns gostam de dizer. E ser realista. Era pra ter sido ano passado mas tinha o treinador louco….kkkk
    Agora nao tem jeito. Fim do jejum de 50 anos…
    #tiburcioeternomito
    #naodeformataooficial

    • Paulo F disse:

      Olha o recalque não deixa aceitarem a nossa grande campanha. Palmeiras e Flamengo fizeram investimentos similares, só que possuem time pronto há mais tempo. A diferença técnica é tão grande assim? olha o time do Flamengo. Nosso time é mais sólido, aguerrido, focado e determinado. Unido, sem brigas de egos, compraram a ideia do treinador e obedecem suas disposições táticas.

      Enquanto isso sequer clássico mineiro temos mais… agora é com o América!

  • carloshenrique disse:

    vamos com calma jogo a jogo, Cuca mostrando como conhece futebol
    Cautela, sem euforia, ganhar do Flamengo
    seria o passo final para o titulo
    ai sim podemos cravar
    antes disso nada feito

  • Rodrigo Assis disse:

    Detesto essa coisa de cantar vitória antes da hora, esses torcedores contadores de papo, empolgação exagerada …. Temos que ter pés no chão e calma, nem precisa ir em 77, o melhor exemplo foi esa vaga na libertadores que perdemos pro Palmeiras, muito pelo favoritismo exagerado

  • Germano Brás disse:

    Pouquíssimos torcedores tem estes delírios de arrogância, a maioria tem pés no chão. Ontem o palmeiras ganhou do Sport com gol de bunda, o “sobrenatural de almeida” está muito presente no atual futebol, vide a desclassificação da Libertadores, era favas contadas.
    No lado obscuro da lagoa, Luxa disse que fica, mas só se houver estabilidade. Udeu!

  • Silvio Torres disse:

    Sinto muito, Chico, mas seu alerta e os de outros torcedores conscientes de nada adiantam no Atlético. Os pontos que o time perdeu para Chape e Goianiense me dão essa certeza. Nao resistem aos afagos mentirosos da mídia inimiga e entram em campo rebolando mais que passista de escola de samba. Pra não falar dos idiotas que estavam comprando e divulgando pacotes para a final da Libertadores. Deu no que deu. Já estou prevendo um sufoco enorme contra o Fortaleza e um tremendo vexame sábado no Maracanã. Os “Messis” de araque vão ressuscitar o mengão e o Renato Gaúcho. É tradição do galo.

    • Antonio da Silva disse:

      Se a mídia é mentirosa, imagina você com seu discurso ante atlético. Não sei como você consegue se passar por tão vexatório papel. Vá procurar sua turma! Galôôô!

    • Célio Alvarenga disse:

      Falou o PVC do brejo,o ser humano que mais entende da arte de organizar um time de futebol nesse planeta,o Guardiola dos trópicos, otimista até dizer chega,firme em sua certeza de que o título brasileiro de 2021 será inevitavelmente conquistado pelo Liverpool, único time do planeta que atende aos seus exigentes conhecimentos táticos!Ele quer aplausos Massa,ele quer reconhecimento geral!O fato de nenhum atleticano que comenta aqui endossar suas opiniões deve feri-lo profundamente!Pobre PVC do brejo,se acha tão brilhante!Que dó,pois a Massa o ignora!

  • Geraldo Lacerda disse:

    Xô zica; não tem nada ganho e nada de projeções e passados. Também ainda não estamos na final da CB. O que vale é só a matemática. Enquanto isso, no Fundo da Lagoa o Presidente Gel anunciou estar quitando todos os atrasados. Acho que já ouvi isto umas dezenas de vezes. 171 purim!

  • Luiz disse:

    Chico, de tanto que a imprensa fala que somos favoritos, chega a me dar calafrios.
    Menos gente, ainda tem muita água para rolar. Detesto essas comparações com competições passadas, tabus, favoritismos pregado pela mídia, sempre essas coisas atraem fluidos negativos. Me lembra o campeonato de 77 perdido nos penais e com 13 pontos à frente do SP . Embora os tempos sejam outros, o galo e a torcida precisam de centralidade, concentração ,determinação e acreditar sempre. Vamos jogo a jogo, por favor! Ah ia me esquecendo! Chico , até você ??? baixa a sua bola, não existe Campeão Virtual!

  • Horacio disse:

    Nem lembrava disso, o problema mesmo foi no brasileirão, agora fiquei em dúvida se foi no mesmo ano, aquele dos 20 pontos de frente…. !!

    Agente sempre quer ganhar, mas esta fissura de ganhar porque tem 50 anos sem o nacional eu não tenho. Só de ver o Galo jogando bola já estou satisfeito, nos últimos 20 anos tivemos poucos times para lembrar e aquele futebolzinho que jogamos nos últimos anos foi de doer.

    No ano passado foram aquelas derrotas ridículas fora de casa.. deu raiva, mas naquele ano, (1977??) 20 pontos de frente… perdemos sem derrotas, PQP aquilo não podia acontecer!!

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Onde assino, tem muito modinha comemorando antes da hora, custa aguardar, campeonato é difícil, e devido a tanto tempo que não ganhamos tem que tomar muito cuidado para não desandar a maionese.tao indo na onda da imprensa do eixo, e alguns you_tubers, menos gente, cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

  • João Brás disse:

    Arrogância é do outro lado. Vamos comendo pelas beiradas!