Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético foi surpreendido e sentiu o golpe de um outro América com Wagner Mancini no comando

Que ótima partida no Mineirão nesta noite, entre Atlético e América. O primeiro tempo foi bem melhor, mas no segundo é que saíram os gols, belíssimos aliás, apesar do Ademir estar impedido no empate do Galo, aos 40 minutos.

Felipe Azevedo abriu o placar, aos cinco, em jogada pessoal de craque. Entortou o Godin, que fez o também Kanapkis, entortado pelo Ronaldo Nazário quando estava iniciando a carreira no Cruzeiro. Eu que bati palmas para a contratação, agora estou aguardando um jogo sem erros graves do grande capitão da Celeste olímpica.

Por outro lado, um absurdo não haver VAR nessa fase da Libertadores.

O Coelho entrou com uma motivação que não existia nos tempos do técnico Marquinhos Santos, o que mostra que o ambiente era ruim, entre comissão técnica e jogadores. Wagner Mancini trabalhou apenas a cabeça dos seus comandados, já que não daria tempo de mexer taticamente.

Pelo volume de jogo, o Galo não merecia perder, mas ficou muito abaixo do esperado. Não conseguiu sair da marcação eficiente americana e seus principais talentos não se sobressaíram. Faltou a jogada genial de um Hulk, Savarino, Nacho ou Vargas. Mariano lançou magistralmente para o Ademir mostrar seu talento e empatar, mas estava claramente impedido, motivo da justa reclamação do América. Sem VAR, fazer o quê? O olho humano não é perfeito.


» Comentar

Comentários:
35
  • Horacio disse:

    Sobre a falha do Godin, falhou sim, mas esta é a sina de quem faz a cobertura do mariano. O cara fica na intermediária, na maioria das vezes, fazendo chuveirinho, e nunca consegue voltar. Linha de fundo nem pensar.

    O interessante é que a culpa cai em quem faz a cobertura, foi assim na eliminação para o parmera. Depois de umas 9 bolas nas costas do Mariano, com o Galo ganhando não precisava subir, tome mais uma bola nas costas do veio, Nathan erra e sai o gol do empate. E a culpa foi do Nathan, só do Nathan.  

    O Mariano se posiciona bem, tem um passe bom, cruza bem mas ja não tem velocidade. Não é um jogador confiável para jogos desse porte com muita disputa e força física, seria um bom reserva. Colocaria o Godin ai tambem.

    Mas é interessante a reação da torcida facebook, a defesa toda errou. Sobrou pro Godin, ate pro Jair e pro Everson… menos pro Mariano. Rede social cabe qualquer coisa, eita mundinho paralelo fora da realidade.

  • Ed Diogo disse:

    Acho que o Mancini surpreendeu o Turco e deu um nó tático. O time não ficou só na defensiva não se esqueçam que o nosso treinador colocou em campo 2 atacantes no segundo tempo ( Pedrinho e Carlos Aberto) isto depois que estava vencendo por 1 x 0 , então não se pode dizer que não encaramos o Atlético, não temos atualmente peças para matar o jogo porque se tivéssemos a história seria outra.. Fomos prejudicados sim , mas é sempre assim. e somos o novato do torneio, então na dúvida nunca será para nos . Mas estou feliz com o resultado, com a contratação acertada do novo treinador e vamos na mesma linha … Acredita Coelhão

    • Hitler José Francisco Cardoso disse:

      Nunca vi besteira maior que o tal de nó tático!
      O Galo não venceu porque perderam três gols que não era para perder e o goleiro do américa foi o melhor jogador em campo.

  • Renan Rodrigues disse:

    O Turco está inventando muito, as vezes entra com quatro atacantes, três volantes e sem o meia de ligação. Por outro lado mexe na zaga que deveria ser Nathan e Alonso e com três bons jogadores de lado entra sem ponta. Faz o arroz com feijão que dá certo!

  • Fernando Chaves disse:

    Esse negócio de gol irregular acontece direto. Ano passado o Galo saiu da Libertas invicto após gol irregular do Palmeiras com a invasão de campo do Deyverson. Somente o Éverton Guimarães levantou a bola, o restante da imprensa ficou caladinha.

    • Pedro Vitor disse:

      Pois é, é isso que falo, existe uma campanha da imprensa de Rio e São Paulo, pra dizer que o Atlético é beneficiado pela arbitragem, como você mesmo disse, saiu da Libertadores com erro da arbitragem com Var e tudo mais, e fica todo mundo caladinho.

  • Marcão de Varginha disse:

    O América soube jogar na retranca, e a arbitragem falhou no gol de empate, sem participação alguma de algum dirigente alvinegro que não comprou a arbitragem, se é que me entendem!
    – Quem sempre tremeu e treme contra o Galo é o time celeste!
    – #jacompraramarbitragens

  • Hitler José Francisco Cardoso disse:

    No Mineirão ninguém viu o impedimento do Ademir. O bandeirinha não viu, o árbitro não viu, nenhum jogador do América viu,(ninguém reclamou como seria natural) e o Vagner Mancini só viu depois que o pessoal da televisâo falou.

  • Julio Cesar disse:

    Treinador Mancini ficou a vontade e explicando sua retranca parecia querer dar aula sobre tática. Tática que afundou o Grêmio. Raras vezes retranca vai triunfar numa competição. Claro que me refiro a um time que precisava mais da vitória.
    Os mais exaltados já tão chamando de gênio.
    Já condenaram (merecidamente) o Godin que foi combateu o jogador do Mequinha (que alcançou o ápice da carreira com este gol; bonito gol) como zagueiro peladeiro. Mas menção honrrosa para Jair que sequer esboçou tentar o combate. E também Everson que estava na marca do penalti fazendo não sei o que e quando tentou voltar não dava mais tempo e apanhado na linha da pequena área.
    Na Colômbia ele evitou um gol com o atacante pregando dentro da grande área.
    Por favor, sem clichês do tipo “tem crédito) que não significa nada.
    E GALO, errando um caminhão de gols nada funciona
    E sem outro clichê idiota : “a bola não quis entrar”!
    Cafunga disse que “não existe gol perdido”. O jogador erra!

  • Raws disse:

    https://twitter.com/iranbarbosa/status/1514615674840104973?t=wVIWvTzPyWpHu0CgKcWeSw&s=19
    Eis uma opnião que comungo. Certos seres, em nome do futebol, de suas frustrações, seus recalques e fracassos, se dirigem aos seus representantes, do clube que dizem amar, para cometer todo o tipo de aberrações.
    Foram no Instagram de Godin e demonstraram a ele, o que nossa torcida nunca foi…
    Os imbecis descobriram novos instrumentos. Novos tempos… tristes tempos.
    Em tempo. Tenho um estilo aqui no blog de debater com respeito, mesmo que as vezes haja exageros de ambas as partes. Só que assim como todos aqui podem fazer, me reservo o direito ao “silêncio”, quando percebo que não vale a pena replicar.

  • Pedro Vitor disse:

    A verdade é que esse empate veio na hora correta, para freiar o “oba oba”, característico, da torcida do Galo, não podemos cair neste clima de “já ganhou “, a mídia nacional apontando o Galo o time a ser batido, isso gera uma pressão extra.

    Quanto ao time, eu vejo o Godin jogando com o nome. A realidade é que futebol dele está abaixo do Igor Rabello.

    Temos que considerar que o Jair também falhou, e que o atacante do América, acertou um chutaço.

    Mas não morreria abraçado ao Godin, principalmente tendo Alonso, Rever, Nathan em melhores performance.

    Houve impedimento foi bem claro na imagem, mas dizer que foi roubado, e era fácil de marcar aí eu discordo, se houvesse o Var, e juiz ignorasse, aí era roubo mesmo, mas peraí, um lance difícil.

    Acontece que há no momento, uma pressão absurda, uma campanha, pra dizer que o Atlético é beneficiado pelos árbitros, uma mentira descarada, porque todos os times tem erros a favor e contra, e o Var, existe é para isso, corrigir os erros.

    Agora quando a imagem é clara e o juiz ignora o Var, como já aconteceu com o Daronco, aí se aplica um favorecimento ou falta de caráter.

    O Atlético foi ajudado ontem, mas dizer que foi roubado aí já é demais

  • Othon Machado disse:

    É Chico, mais uma vez o Atlético foi ajudado pela a arbitragem.
    Será que eles estão pagando um cachê extra para os juízes?

    Abraços,
    Othon Machado

  • João Brás disse:

    Roubaram o Coelho, por causa disso o crucru não vai sair da SEGUNDONA.

  • Fred disse:

    Mancini conhece parte do elenco americano, já disputou esse clássico, provavelmente fez aquela preleção motivacional do tipo “os atleticanos já estão de salto alto contando os 6 pontos, vocês irão deixar?”. Deu pra ver pela comemoração do Felipe Azevedo.

  • Juca da Floresta disse:

    Estão falando que não vai ter páscoa! Roubaram o Coelho.

  • Horacio disse:

    Pois é seu Chico, e eu que vi um jogo chatíssimo e montar esta retranca só no psicológico, sei nao. O Mancine montou duas linhas de 5 na defesa, as vezes sobrava 1 para o contrataque.

    O cuei  teve 2 ou 3 contrataques, sempre nas costas do Mariano, em um deles saiu o gol. Mariano com Godin na cobertura é risco, muito lentos.

    Acho que está havendo uma  Givanildo dependência, marcou o Hulk em cima, o ataque murcha, perde eficiência.

    Houve pouca movimentação na frente, aceitou a marcação, tirou o Vargas, piorou. Jogo muito lento, só botou velocidade quando estava perdendo. Achei que teve um salto alto… médio.

    Já a marcação na saída do cuei foi implacável, tem hora que tem de explorar as deficiências do adversário e dar a bola pra ele.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Vendo a torcida do América reclamar ontem da falta do VAR, eu digo que ainda bem que não tinha, caso contrário o gol do América tinha sido invalidado, iriam inventar uma coisa milimétrica como inventaram ano passado contra o Boca nos dois jogos e o gol do A. Mineiro seria validado. Começou o ano gente, o investimento pesado não pode ser arruinado.

    • Mauro Lopes disse:

      No rural foi assim: Caldense 2×1, Galo 2×0, Vila 1×0, Uberlândia 2×1, Tombense 3×1. Na “preparação: Athlético 4×0. Na Libertadores: Independiente 2×0. Como essas arbitragens e os 4R’s phodem esse coelhinho, tadinho!

      • Ed Diogo disse:

        Deixe de ser ridículo, cada jogo tensa história, o que você está falando não faz sentido. Os jogos anteriores do América podem não ter sido a favor do América ou talvez não jogamos bem não interessa, o que está em evidência e que surpreendemos o galo e o treinador com um esquema muito bem armado e fomos prejudicados pela arbitragem. E vocês não admitem nem que jogamos bem e nem que faltou pouco para ganharmos do “timão “ do Atlético.

        • Mauro Lopes disse:

          Ridículo é quem reclama de arbitragem com um histórico de ferradas desses

          • Ed Diogo disse:

            Aceita que dói menos, que o Atlético deu sorte na Colômbia, que tomou um nó tático contra o meu América e não perdeu por detalhes, que vocês estavam achando que iriam enfiar uns 3 a zero e não foi fácil. Seu time pode melhorar sim e o meu também mas você comparando resultado que nem foram contra o Atlético fala sério. Se todos reclamão dos juízes porque nós não podemos e estamos com razão, até os jornalistas foram unânimes a favor do América.

    • Edson Dias disse:

      Inventar coisa milimétrica?
      Como assim? ONTEM, Ademir estava impedido. O gol tinha que ser anulado.
      Ano passado: primeiro jogo, houve falta no Nathan Silva. Gol irregular. Segundo jogo: jogador do Boca estava impedido. Outra vez gol irregular.

      Não existe “meio certo”, “meio errado”. Nem meio impedimento e nem meio pênalti. Ou é, ou não é. Agora, por que o lance era duvidoso ano passado não podia marcar? Se há recurso para apontar equívocos, que se use ué. O América foi prejudicado ontem pelo gol marcado pelo Galo? Foi, porque realmente havia impedimento. E era um impedimento fácil de marcar sem recurso eletrônico? Acho que não né??

      Aí não tem o recurso eletrônico, e a culpa é do Atlético? Ou da Conmebol?

      Me ajuda aí, Juca… provocações à parte, você é muito inteligente pra proferir uma doideira destas.

  • Paulo Antônio disse:

    Sobre Godín é desnecessário comentar. Mas o Turco precisa parar de fazer rodízio, treinar um time e poupar jogadores apenas quando for necessário.

  • Carlos Junqueira disse:

    Bom dia Chico, sem querer ser um defensor do Godin, mas ele não foi entortado na minha opinião . Foi um chutão da defesa em que Felipe Azevedo chegou primeiro que o lento defensor. E depois sim, entortou o Jair na péssima cobertura do mesmo. Aliás o Jair vem fazendo partidas muito ruins. Mas parece que ninguém está vendo isto, principalmente o técnico, que recebe muito bem para enxergar o jogo. Outra coisa: o que mais o Ademir precisa fazer para ser titular? Gol de tiro de meta? Abraços.

  • Pedro Ernesto disse:

    Muito cedo ainda pra ficar julgando o Godin, mas não gosto das invencionices doTurco, que ele escale o time que tanto brilhou ano passado. Também não gosto deste esquema suicida de só atacar e posse de bola que nem Sampaoly. Que se faça como no jogo contra o crucru, dê a bola ao adversário e o mate nos contra ataques.

  • Roberto Fonseca disse:

    Chico primeiramente queria parabenizar a postura do time ontem. Já se pode notar o dedo do Mancini principlamente na postura defensiva e nas transições. Com relação ao gol impedido sem comentários este erro pode custar até uma vaga na Sul Americana já que realisticamente passar para a segunda fase é tarefa de Golias. São 53 anos assistindo o América sendo prejudicado pela arbitragem quando joga contra o Atlético e agora internacionalmente. Vergonha!!!

  • Márcio Luiz disse:

    Embora o Godin tenha sido uma figura CARICATA em campo, Chico, quem foi “entortado” pelo atacante do América foi o JAIR, q mais parecia um CONE marcando o Felipe A. depois do carrinho de “pneu furado” do zagueiro uruguaio. Cruzes!

    E o Galo continua com seu sistema defensivo vulnerável, toda bola em diagonal pega nossa defesa de calça na mão. Um horror!

    E o simpático e sorridente Turco com seus “números fantásticos” mais perdido que roqueiro no pagode.

    Mas é o que (infelizmente) temos pra hoje, então segue o jogo.
    O treinador é fraco mas os valores individuais nos passam a confiança de mais novos canecos ainda este ano.

  • Claudio disse:

    Vixe, começou fogo amigo contra os °R”.
    Só Menins na causa….

    • Cesar de Freitas disse:

      A torcida ficou mal acostumada muito rápido. Por melhor que seja o time não vai ganhar todas, imagina a hora que perder um jogo bobo, que vai ser perfeitamente normal, eu já estou preocupado. Quando começaram as conversas para contratação do Godim, manifestei preocupação com sua idade sem desmerecer seu futebol em um grupo de Atleticanos, dizendo que quando o Rever não ia bem o chamavam de ex-jogador em atividade, levei paulada de todo mundo, agora os mesmos já estão cornetando, é muito difícil lidar com futebol, eu jamais imaginei que os 4 Rs fossem ser cornetados por tão pouco, depois de terem ganho muito em tão pouco tempo.
      Que esses cornetas ponham a mão na consciência. Tem um torcedor que fez um post abaixo, que ano passado só parou de cornetar quando o Galo pôs a mão na taça do Brasileiro. Para ele a Galo ganhava mas não estava bem, já começou cedo este ano, e olha que já ganhamos dois títulos fato que neste século só ocorreu ano passado e em 2013.

  • Raws disse:

    Coletivamente valeu pela vontade e raça.
    Individualmente valeu degustar do futebol de Mariano, Alan, Arana e Nacho. Que quarteto é esse.
    Longe de querer culpar o América pela retranca, ele estava no papel dele. Só que é muito ruim para o espetáculo um jogo de linha contra defesa.
    Hulk depois que engrenou, talvez tenha sido sua pior partida.
    Godin preocupa! Até o Rever é mais rápido que ele. Acho que ele não terá lugar nesse time. Dividindo a culpa do gol também com Jair, que estava na cobertura e deixou ser levado muito fácil.
    Hoje o Turco errou. Todos sabiam que o América jogaria no contra ataque e mesmo assim ele jogou sem atacantes da beira do campo. Erro primário.
    Mas é isso, bola pra frente.

  • Jerônimo disse:

    Segundo os “2R”, aqui do blog, o Turco Pardal sabe tudo de futebol:

    – escalou o Godin e o manteve campo, mesmo ele claramente não suportando o jogo rápido.
    – deixou dois jogadores lentos (Godin e Mariano), com mais de 35 anos, na defesa do lado direito, onde justamente saiu o gol.
    – manteve o time com dois volantes (Jair e Allan) mesmo com o time perdendo e com o América todo recuado.
    – tirou o Zaracho, quando estava claro que deveria ter tirado o Godin para colocar o Ademir, pois o América recuou e não oferecia risco e o Galo não precisaria de 2 zagueiros plantados.
    – tirou o Vargas (melhor jogador em campo) para inventar de colocar o Savarino… pelo meio, posição na qual ele nunca atuou.
    – deveria ter tirado o Hulk, que estava muito mal na partida, e ter colocado o Sasha, já no início do segundo tempo.
    – a partir dos 30 do segundo tempo o time virou uma zona e foi cada um por si.

    O Mancini, sem treinar o América, sem conhecer o elenco, sem estudar taticamente o Galo, apenas com uma conversa de 30 minutos no vestiário….fez muito mais no América que esse Turco Pardal, no Galo.

    Mas não podemos criticar o Turco Pardal, não…viu, gente?!?

    Esse magnífico treinador vai nos trazer o BI da Libertadores e o BI do Brasileirão…. segundo os “2R” aqui do blog.

  • Silvio Torres disse:

    Disse aqui logo depois da derrota do porco para o Ceará que era esse o risco que o Atlético corria: o salto alto, o rebolado, o já ganhou. O que se viu desde domingo foi uma avalanche de babação da mídia maldita em cima do Galo e detonando o América. O Atlético SEMPRE cai nessa armadilha. E repito: Atlético e mengão estão juntos num péssimo negócio. Compraram dois zagueiros decadentes e são obrigados a escalá-los por causa do nome e da grana alta investida. Qualquer um que acompanha o futebol Internacional sabia muito bem que Godin não serve mais nem pra terceiro reserva. E os experts arrebentando com o Igor Rabelo…

  • Jerônimo disse:

    Palmas para o Godin e para os seus apoiadores!!!
    Que jogadoraço, né?!?

    Não falha.
    Passa segurança para o time.
    Não erra passe.
    Tem antecipação.
    Não chega atrasado.
    Ganha todas as divididas.
    Tem velocidade.
    Tem preparo fisico para jogar, em alto nível, os 90 minutos.

    Os “2R”, aqui do blog, tem razão sobre o Godin…uma excelente contratação.

    Eu, que critiquei o Godin desde o primeiro jogo dele pelo Galo, dizendo que ele não servia para compôr o elenco… não sei nada de bola. Quem sabe tudo são os “2R” aqui do blog.