Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Criada nova Liga, com 13 clubes da Série A, em oposição à Libra, que tem 7, porém, só “cachorros grandes”!

Briga de cachorros grandes e pequenos. A partir de 2025 a CBF cuidará apenas da seleção brasileira e os clubes vão organizar os campeonatos e cuidar das arbitragens. Na sequência, caso não haja acordo entre as ligas recém criadas, poderemos ter um novo e grande racha no futebol brasileiro. Dos atuais 20 da Série A, estão na nova Liga: Atlético, Athletico-PR, América, Atlético-GO, Avaí, Coritiba, Ceará, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional e Juventude. Na Libra, estão: Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Bragatino. 

Pelo menos de boca, o discurso de quase todos os clubes do futebol brasileiro era a criação de uma Liga, que os tornasse fortes, como aconteceu com os ingleses, espanhóis e outros que conseguiram se organizar neste formato, fugindo das suspeitas federações e confederações.

Mas, no Brasil, a CBF e federações não queriam dividir o bolo e perder a mamata de negociar os direitos de transmissão com as televisões e patrocinadores. Com a entrada cada vez maior de empresários e grandes grupos empresariais no futebol, via clubes, SAFs e etecetera, finalmente as coisas estão mudando. Pelo que parece, todo mundo vai pegar uma boa fatia do bolo, entre a cartolagem, seja da CBF, federações, clubes e corporações. As tetas são enormes, e dá pra gente demais mamar e continuar mamando.

 

A questão é: quem fica com as maiores fatias? O Flamengo e os grandes paulistas (Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos) se uniram de um lado e criaram a Libra – Liga Brasileira de Futebol. A eles, aderiram o Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Bragantino, Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta. Com grandes possibilidades de ter a adesão também do Grêmio.

Os descontentes com os percentuais de distribuição das verbas de direitos e publicidades se uniram e ontem, foi oficialmente criada a Liga Forte Futebol do Brasil,que tem: Atlético, Athletico-PR, América, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova e Tombense.

O jornal O Tempo deu mais detalhes a reunião que formalizou a nova Liga:

* “Em reunião na CBF, Atlético e América aderem à Liga Forte Futebol do Brasil”

Representantes de 25 equipes das Séries A e B se reuniram na sede da entidade para assinar ata de constituição do novo grupo, que não participa da Libra

Os 25 clubes das Séries A e B do Brasil que não aderiram à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) se reuniram nesta terça-feira (28), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, onde assinaram a ata de constiuição da Liga Forte Futebol do Brasil. Com a formalização do Estatuto, o grupo busca um consenso para a criação de uma liga.

“Acho que foi dado um passo muito importante hoje no futebol brasileiro. Esse movimento mostra uma consolidação de princípio, de valores… Clubes que há bastante tempo estão reunidos no mesmo propósito. Hoje, a maior entidade representativa de clubes em formato de liga no futebol brasileiro tem o objetivo de fazer um futebol mais justo, democrático e igualitário, para o bem do produto como um todo”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

A fundação de um novo bloco surge após os 25 clubes demonstrarem insatisfação com a proposta de divisão dos recursos, como, por exemplo, as cotas de TV, colocadas pelas agremiações que compõem a Libra.

O grupo recém-criado é formado por: Athletico-PR, Atlético, América, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova e Tombense.

Grupo é dissidência da Libra

Enquanto a Libra propõe uma divisão de receitas em que 40% seja feita de forma igualitária, 30% por desempenho e outros 30% por audiência e engajamento — sem critérios muito claros quanto a isso —, o grupo contrário exige valores diferentes, com uma divisão de 45%, 25% e 30%, respectivamente.

A Libra, bloco formado por Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco, assinou um documento de intenção com a proposta da da Codajas Sports Kapital para a organização dos campeonatos da primeira e segunda divisão.

A La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, vê com bons olhos a possibilidade de arrecadar R$ 25 bilhões por ano para os clubes. A outra interessada é a LiveMode/1190, uma empresa que distribui os jogos do Brasileiro no exterior.

“Hoje foi dado um passo importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro diante do protagonismo dos clubes. Conseguimos chegar a um consenso de modelo inicial de governança para avançar na formalização da Liga e, a partir disso, buscar a adesão de outras agremiações e desenvolver os modelos de acordos comerciais. Evidentemente, temos muito trabalho a ser feito, porém o bom diálogo entre todas as partes nos deixa otimistas quanto ao alcance dos nossos objetivos”, afirmou Guilherme Mallet, vice-presidente jurídico do Internacional.

Intenção antiga das principais agremiações do País, a criação de uma liga de clubes nunca teve o caminho tão aberto para sair do papel quanto agora. Isso porque no acordo que garantiu a eleição por consenso de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF, em março, o dirigente se comprometeu a dar liberdade aos clubes para organizarem o Brasileirão a partir de 2025 — algo que até então a entidade rechaçava. (Estadão Contéudo)

https://www.otempo.com.br/superfc/futebol/em-reuniao-na-cbf-atletico-e-america-aderem-a-liga-forte-futebol-do-brasil-1.2690937


» Comentar

Comentários:
8