Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Balanço do Cruzeiro

Só hoje fiquei sabendo que segunda feira à noite houve reunião do Conselho Deliberativo do Cruzeiro para apreciação das contas do clube relativas ao exercício de 2009. Não vi nenhuma menção ao assunto na imprensa, mas dois conselheiros enviaram comentários para o meu blog, cada um falando de um assunto: dinheiro e futebol.

Uma das cartas que recebi: “Foi apresentado ontem, na sede do Barro Preto, o balanço anual de 2009 do Cruzeiro Esporte Clube. Acredite: em um ano onde foram vendidos Guilherme, Ramires, Magrão, Vágner, Kerlon e Zé Eduardo, onde o clube chegou em uma final de Libertadores apresentando rendas astronômicas, onde faturou alto com o Sócio Torcedor, o senhor Zezé Perrela apresentou aos conselheiros, um défict no ano de 25 milhões de reais! E o pior: foi aprovado por aclamação pelos conselheiros do clube!

Somando-se ao déficit de 17 milhões, apresentado no ano de 2008, foram 42 milhões de déficit em 2 anos! E o que me estranha: até agora, a imprensa mineira não soltou uma única linha sobre o assunto!”. Ele entra em outras questões administrativas, que certamente serão alvo de explicações da diretoria cruzeirense, mas o espaço da coluna é pequeno para tantos assuntos.

Antes de escrever liguei para o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, para saber da veracidade de tudo que recebi. Ele disse que não participou da reunião e pediu um tempo para se informar de tudo. Mais tarde, gentilmente retornou, confirmando algumas coisas, negando outras e pedindo mais tempo para se inteirar de números oficiais, com o diretor Eduardo Maluf, que estava no Rio, como convidado da CBF para o Seminário de abertura do Brasileiro das Séries A e B.

Sobre o déficit, Guilherme confirmou que é verdade, e que já é de conhecimento da torcida que o clube gasta em torno de R$ 1 milhão a mais por mês acima das receitas, por isso a necessidade de sempre vender algum jogador e quase o Kléber foi negociado, por esse motivo.

Sobre os valores das vendas dos jogadores citados, ele lembra que o Cruzeiro não era dono de 100% deles. Tinha 42,5% do Guilherme, 10% do Magrão, 70% do Ramires, 40% do Wagner, enfim, números que serão publicados no balanço do clube, dia 30 de abril no Diário Oficial.

A outra carta fala que mais de 200 conselheiros compareceram, inclusive o Alvimar Perrela. Que conselheiro Anísio Ciscotto Filho questionou duramente o Adilson Batista, pela escalação contra o Ipatinga, e criticou o zagueiro Thiago Heleno. Depois de outro conselheiro falar e criticar contratações, Zezé Perrella questionou que a pauta era para falar das contas e não de futebol. Disse, dentre outras coisas, que a perda do Campeonato Mineiro não vai arranhar o brilho do clube; que os cruzeirenses não podem ficar tristes, pois tem 40 anos que o Galo não ganha nada; que Atlético é 13 anos mais velho do que o Cruzeiro e tem somente 4 ou 5 títulos mineiros a mais; que não “podemos criticar e desvalorizar o Thiago Heleno, pois será difícil vendê-lo; que os jogadores agora vão se desdobrar ao máximo, pois estão sentido na pele a responsabilidade pela perda do título mineiro, e que se encomendar uma pesquisa com pessoas na faixa entre 12 a 35 anos a porcentagem talvez dê 70% de cruzeirenses”.

Foi aplaudido e as contas aprovadas por unanimidade.


» Comentar

Comentários:
82
  • Severino Octavio Teixeira Fidelis disse:

    PREZADO CHICO BOM DIA!NO FUNDO,NO FUNDO A SITUAÇÃO DO CRUZEIRO É HORRÍVEL,MUITO PIOR DO QUE A DO GALO.NO DIA QUE ESSES IRMÃOS PERRELLLAS PULAREM FORA DO BARCO….AH O ROMBO VAI FEDER…E ACREDITO SINCERAMENTE QUE O ROMBO DO CRUZEIRO,SEJA MUITO SUPERIOR AO DO ATLETICO MINEIRO.
    PELO MENOS O KALIL É PORRA LOKA,MAIS NÃO É LADRÃO.O MESMO EU NÃO POSSO DIZER SOBRE A DIREÇÃO DO CRUZEIRO.

  • Leandro disse:

    Vcs Atléticanos não desistem nunca! Tanta resistencia em reconhecer uma verdade matemática. A torcida do Cruzeiro é maior q o dobro da do Atlético. Isso é fato consumado. Pelo amor de Deus, se acalmem!

  • Leandro disse:

    Ou melhor, o Kalil reduziu a dívida do Atlético com dinheiro de televisão e de bilheteria de ingressos a 2 reais. Assim, a dívida de 300 milhoes caiu para 22 milhoes. Foi exatamente isso. Parabéns, esse cara é o administrador em tanto!

  • Stefano Venuto disse:

    Olha aí Chico,
    Parabéns pela coragem e demosntração de independência, que você deu, colocar o “projeto de mafioso” pra gaguejar em pleno horário nobre da rádio Itatiaia foi muito confortante. Aproveito aqui, para deixar um link que analisa bem as tais pesquisas de torcidas do Datafolha, que o “Mini Don Vito” adora contratar para deixar o lado obscuro da lagoa alegre:
    http://noticias.r7.com/blogs/eduardo-marini/2010/04/27/o-datafolha-informa-a-torcida-do-santos-pode-nao-existir-e-tambem-as-do-atletico-botafogo-fluminense-bahia-vitoria-sport/

  • Leandro disse:

    Prezado Lauro,

    Parabéns pelo seu ceticismo meu caro. Realmente o Alexandre Kalil é um mago! Reduziu uma dívida de 200 milhoes para 25. Isso com dinheiro de televisão, provavelmente. Realmente, isso é um fato verídico, sem qualquer maquiagem contábel.
    Só ao Ricardo Guimaraes o Atlético deve mais de 100 milhoes, fora o passivo trabalhista, impostos etc….

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson Sol,
    Entendi perfeitamente o que você disse e concordo, mas será que essa relação de “CLUBE VITRINE” ´não é porque os Perrelas aceitam “coisas”, que depois virão a lhes favorecer? Será que é vitrine, porque lá se instalou um esquema de facilitação de lavagem de dinheiro? Que nos outros clubes, como o Galo, é mais difícil, porque existe uma oposição política atuante?

  • João disse:

    O balanço do Galo em 2009 foi de 3,5 milhões positivos.Vejamos que sem patrocíno master, sem Libertadores, sem ingressos de valores altos, sem sócio-torcedor e principalmente, sem a venda de nehum jogador valorizado!
    A diretoria do cruzeiro tem muito a se explicar!

  • Fabricio Melo disse:

    O Cruzeiro também recebe ajuda! O patrocinador é o mesmo do Galo. Estranho, quem decerrou a placa de inauguração da sede social do Cruzeiro foi o ex ministro dos esportes Carlos Meles, companheiro de partido do então dep. federal Perrela na época. Como sempre, só enxergam as coisas quando é no Galo. A casa do Zêro tá caindo.
    O Cruzeiro vende muito jogador, mas só possui 5% dos direitos dos atletas, os outros 95 são do marketing. O Cruzeiro não é lá essa vitrine, mas tem como sócios um pool de empresários que inclui o Juan Figer, que vende até terreno na lua. O Zezé perdeu a credibilidade depois que vendeu Fábio Júnior, Giovani e Marc. Ramos. Verdadeiras bombas!
    O Cruzeiro também já vendeu parte de direitos de atletas para pagar dívidas como foi o caso do próprio Marc. Ramos com o laboratório.
    As práticas são as mesmas em ambos os clubes, mas só enxergam no Galo.
    Parabéns Chico! O restante da imprensa está muda.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98952100
    vejam como são megalomaníacos (com raríssimas exceções)…

  • francisco barbosa disse:

    Alisson Sol, tudo bem
    “se os clubes fossem países” o Cruzeiro seria a Venezuela e o Atlético seria o Brasil mesmo.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E a continuar as coisas como estão, vcs cruzeirenses façam a gentileza de ignorar pessoas como o Clayton “boleiro”, que demonstra insatisfação com os erros e continuem assim como estão, batendo no peito pra comemorar rankings estranhos e de forma alguma admitam que há algo de errado no clube azul… isso será muito útil para nós atleticanos, que, com o caminhar das coisas veremos em poucos anos uma situação de caos do outro lado da lagoa…
    raciocinem em cima dessas palavras e ao invés de me retrucar, mais importante seria continuar contando vantagem, mesmo com todas essas evidências que apareceram recentemente…
    Saudações!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Sobre os lunáticos/megalomaníacos que citam a toda hora a 2ª divisão (que aguarda vcs em um futuro breve)… devo lembrá-los que Vasco, Corínthians, Palmeiras, Grêmio, Botafogo e Fluminense, além do Galo também já caíram…
    Portanto, para aqueles que têm um Q.I mínimo, é perceptível se tratar de um fato desagradável sim, mas longe de ser catastrófico…
    E aconselho não se apegar muito neste tipo de zoação, por que uma hora vai acontecer com o 3º melhor de MG… pode escrever aí… 🙂

  • Rafael Cruz disse:

    Parabens pela sua imparcialidade Chico. a casa ta caindo mariada!!

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Eu já até escrevi isto no passado, mas vou repetir, pois sua observação é importante. Eu só acho que as pessoas estão olhando no “lado errado”. Fica todo mundo olhando nas transações de saída de jogadores. Mas se esquecem da “entrada”. O Cruzeiro, infelizmente, é hoje um “clube vitrine”. Ignore eventuais prejuízos anuais. Interessa aos “administradores” do clube mantê-lo funcionando, e ganhando títulos, por motivos óbvios. Estes balanços divulgados convenientemente para “distrair” a atenção nada alteram, pois ano que vem tudo volta ao normal.

    Para ficar no terreno das hipóteses, imagine que você tem 10milhões de reais que você não pode explicar. Você não pode gastar tal dinheiro, talvez obtido ilegalmente ou, no mínimo, imoralmente. Mas você certamente quer gastá-lo. O que faz? Procura um dirigente de um “clube de futebol”. Pergunta quem “está para estourar”, ou nem isto. Já que o valor no balanço de todos os atletas em formação de um “certo clube” é de 4 milhões, você pode simplesmente comprar o passe de todos, e ainda dar um “troco” para quem te ajudou a convencer os pais dos garotos a assinarem documentos que eles sequer entendem (talvez, um percentual do tal passe…).

    Depois, um apenas dos seus garotos precisa se destacar. Ele vai jogar todas as partidas, a não ser que esteja machucado. Vai ser “escolhido” para entrevistas, e aparecer o máximo possível. Um dia, ele será um dos mais de 1000 jogadores de futebol do Brasil vendidos para a Europa anualmente. Se o “serviço” foi bem feito, vai ser vendido por uns 5 milhões de euros. Você tinha 50% deste valor, e agora tem 2.5milhões de Euros que você pode declarar no imposto de renda. Tem gente que fica procurando problemas nesta transação. Mas não existem problemas! Este é dinheiro que passou pelo Banco Central e é legítimo. Mas quem vigiou a “compra de percentuais” de passe lá na entrada dos jogadores no clube?

    Evidentemente, estamos apenas falando de “possibilidades”, se é que você me entende….

  • Ramon Mazzano disse:

    Chico,

    Aproveite que você stá descobrindo as coisas secretas do nosso futebol e tente informar-se sobre o dinheiro que um grupo de libaneses está colocando no Atlético.

    Tá certo que o Kalil, até prova em contrário, é muito honesto, mas é muito misterioso que um clube sem patrocinador, sem vendas de jogador, consiga apresentar resultado superavitário no seu balanço.

    Vale a pena entender, até pra servir como exemplo para os outros clubes.

  • Geovany Altissimo disse:

    NUNCA DIGA NUNCA

  • Stefano Venuto disse:

    O Alisson Sol o que você diz é bem coerente, mas será que o Cruzeiro não usa essa tática de forçar os credores a receber da maneira que ele quer? Toda vez que vende um jogador, no contrato, o cruzeiro assume a responsabilidade de pagar ao time formador os seus direitos, depois não paga. O time formador que entre na justiça, onde vai receber a juros de 1% ao mês e correção mínima. Na verdade Alisson, no cruzeiro a coisa é bem pior que no Galo, porque os dirigentes lá ficaram milionários de uma hora pra outra, o que vem sendo investigado pelo MP. O cruzeiro vende jogadores toda hora, e a dívida só cresce? E o sócio torcedor? Pelo amor de Deus né Alisson, o cruzeiro é uma podridão.

  • Alisson Sol disse:

    Lima,

    Se você leu o texto do Chico, verá que o que foi divulgado é que o Cruzeiro divulgou seu balanço de 2009. Maquiado, como eu já disse várias vezes, mas já divulgou.

    Se eu tinha 100mil numa conta, não ganhei nada no próximo ano, e gastei 50mil (mesmo a fundo perdido), eu termino o ano com 50mil. Dei prejuízo de 50mil no ano, o que é terrível, mas ainda tenho crédito e dinheiro. Esta situação de não ganhar nada e continuar gastando não pode é se perpetuar.

    Se alguém deve -100mil no começo do ano, não gasta nada durante o ano, e consegue reduzir suas dívidas por negociação para apenas -50mil, esta pessoa deu um “lucro” de 50mil no ano, mesmo tendo ainda ao final um caixa de -50mil. Difícil vai ser repetir a negociação todo ano…

    Não é “exatamente” a situação de Cruzeiro e Atlético-MG, mas seria uma analogia próxima o suficiente. Pelo que conheço de Economia, se os clube fossem países, o Cruzeiro seria os EUA: tem balança de pagamentos negativa, mas tem crédito. O Atlético-MG é que seria a Grécia: está quebrado, e recebendo “ajuda” para diminuir suas dívidas.

  • Junior Gam disse:

    Palestra: Continuem se preocupando com as dividas do Atletico, encomenando pesquisas de torcida, achando que é o 6º melhor do mundo (kkkkkk), se dizendo “Vitima do Calendário” (kkkkkk)… Enquanto isso vou assistindo de camarote vexames atrás de vexames.

  • Renato Alexandre disse:

    Como o Kalil disse: no futebol se não roubarem e não deixarem roubar, tudo é viável. Parece que a casa finalmente está caindo.

  • ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG disse:

    Engraçado como a maioria da mídia não mostrou nada né…. porque será Chico?

  • Lima disse:

    Caro Alisson Sol, muito bonito seu texto, como sempre comprido por demais e geralmente com pouquissimo sentido, agora quem está tendo patrimônio penhorado na justiça é o cruzero, isso já aconteceu no Galo a uns 2 anos atrás, mas desde que o Kalil assumiu, queira vc ou não essas coisas não acontecem mais com o meu time. Se vc fosse um banqueiro hoje, emprestaria sua grana para o Brasil( um país emergente ) ou para a Grécia ( país de primeiro mundo da união européia ) ? A uns anos atrás a chance de vc sofrer um calote do Brasil era muitas vezes maior que vc sofrer um da Grácia, mas os governantes mudam e com eles a vida dos países, assim como ocorreu no futebol, querendo vc ver ou não. O fato é que hoje seu time que tem que correr pra se livrar de penhoras. E por experiência própria, não se assuste se daqui alguns dias começarem em falar em leiloar algum bem do cruzero( como queriam leiloar a taça de 71 do Galo a um tempo atrás ). Coisas da vida meu caro, o mundo dá voltas e voltas.

  • Fabricio Melo disse:

    Sempre disse aqui, lá não tem rombo, tem uma cratera. O suporte necessário para o Perrela enganar sua torcida, são as dívidas do Galo. Até na reunião do conselho do Cruzeiro o Galo é citado.
    Comprar pesquisas e imprensa ainda vai quebrar nosso rival. Fica perrela, digo, oliveira costa…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Lauro,

    Issso é o que o Kalil diz!!!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Mudando de assunto, eu havia comentado:
    Pegar os Mexicanos na Libertadores ja nas Oitavas de Final nao seria uma boa!
    Estudiantes se deu bem. Mas o Velez levou um sacode.

    Rumo ao TRI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Saudações celestes!!!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Mas a realidade é essa. Todos os clubes tem dívidas, o futebol não gera lucro. Times ricos, como Manchester, devem em torno de 200 milhoes de euros! Temos que apoiar a diretoria. Cobrar tambem, claro, quanto aos resultados. Essa fama de que o Cruzeiro nao “deve”, etc, etc…parte tambem da propria imprensa.

  • rodrigo assis disse:

    Só não entendi a questão do magrão, quando o cru-cru atravessou a negociação do galo para compra deste jogador, falaram que estavam pagando 2,5 mi por 50%. Agora só eram donos de 10%?

  • Lauro disse:

    O Perrela tem de pegar umas aulas com o Kalil pois o atletico tinha uma dívidada de quase R$ 200 milhões e em um ano o Kalil apresentou para seu conselho que reduziu a mesma dívida para R$ 22 milhões.

  • Alisson Sol disse:

    Pequeno comentário sobre o que disse o Sr. Luiz Renato.

    Torcida nenhuma, em lugar nenhum do mundo, “sustenta o clube”.Todos os clubes de futebol, talvez com poucas exceções, tem dívidas, e dão prejuízo anualmente. Isto vai do Ipatinga ao Manchester United, passando por Real Madrid e Barcelona, e certamente Cruzeiro e Atlético-MG. O que realmente sustenta clube de futebol são as “negociações” e os direitos de imagem, além de alguns “mecenas” aqui e ali. Se o Manchester United, dito como clube mais valioso do mundo, não tivesse vendido Cristiano Ronaldo na última temporada, sequer ia conseguir ter crédito para rolar a sua dívida.

    É preciso lembrar que, há alguns anos, o próprio Atlético-MG fez um convênio com a Cemig para que a torcida doasse dinheiro ao clube via conta de luz, através do programa “Torcedor Colaborador”. À época, dizia-se que tal dinheiro era utilizado para ajudar a base, especialmente na construção de alojamentos em Vespasiano. Mas parece que o programa conseguiu menos de 15mil torcedores, o que certamente é bem menos do que o tamanho da torcida do clube.

    Torcedor nenhum é bobo. Torcer pelo clube não significa dar seu dinheiro para os outros utilizarem indevidamente ou inexplicavelmente. Eu, que sou torcedor do Cruzeiro, não sou “torcedor da família Perrella”. Jamais daria meu dinheiro ao clube sem ter noção exata de onde ele seria aplicado. Da mesma forma, tenho certeza de que milhares de atleticanos irão ao jogo contra o Ipatinga, mas nenhum deles tiraria dinheiro do bolso para pagar dívidas que não sabem quando, como e porque foram feitas.

  • Alisson Sol disse:

    O Lima deve ser mesmo o típico credor do Atlético-MG: emocional. Conheço alguns outros, que orgulhosamente anos atrás me diziam que prestaram serviços ou venderam produtos ao Atlético-MG. Nenhum diz isto atualmente…

    Basicamente o “saneamento” do Atlético-MG é o seguinte: chama os credores, diz que deve R$10,00 mas não vai pagar. Ou o credor aceita abater a dívida para R$5,00 e entrar em um “bolo” de credores e ir recebendo em parcelas, ou pode entrar na justiça. Isto vai de jogadores, como Marques, a gente que vendeu móveis para o clube. O sujeito vai lá e senta na mesa que vendeu, para receber uma proposta destas. Entrar na justiça, além dos muitos anos de espera, não é garantia nenhuma de recebimento em Belo Horizonte, onde inúmeros juízes “torcedores” vão protelar o processo ainda mais do que o normal. Ou seja: o clube recebeu os serviços ou produtos, como os R$10,00 do Lima. Agora “diminui suas dívidas” com fornecedores de modo que, este sim, lembra a máfia…

    As pessoas sem senso de contabilidade infelizmente podem achar que um balanço com prejuízo é o “fim do mundo”. Não o é. O balanço com prejuízo evita pagamento de impostos. O lucro que uma entidade dá não está de forma alguma associado ao seu crédito. Da Goldman Sachs e Amazon.com, incluindo países, como o próprio Brasil, todas são entidades que no balanço dão prejuízo, mas têm o mais alto ranking de crédito. Isto porque o importante para o credor em um balanço é a parte operacional. Esta, seria preocupante, se eu não acreditasse que o tal “gastar 1 milhão a mais do que se recebe” fosse apenas uma “ginástica contábil” que, como citado, é feita para evitar impostos…

    Infelizmente, no Brasil, podem investigar: quase toda empresa com um bom contador dá prejuízo, e não paga impostos. A empresa sempre é pobre, e os diretores vão enriquecendo. O problema do Cruzeiro é repetir isto em uma entidade em que alguns dos diretores nem são remunerados. Aí não é mais “ginástica contábil”, mas pura mágica… ou outra coisa.

  • sunda disse:

    Falar que a torcida do Cruzeiro cresceu em função dos títulos é uma mentira sem tamanho, a torcida o Cruzeiro sempre cresceu de forma proporcional ao passar do tempo, inclusive na famigerada década de 80.

  • Caquinha disse:

    Qto maior o salto, maior o tombo!! Na hora que os linguiceiros largarem o osso, o cruzeiro vai ao chão…
    Infelizmente, a imprensa protege demais esse time!

  • Luiz Renato disse:

    O Atlético tem torcida pra segurar o clube depois de décadas de desmando, por isso o Galo não virou o América.

    Já o Cruzeiro, cuja torcida surgiu em razão de títulos, não tem essa identidade toda com o clube, prova disso que qualquer reunião do Conselho do Galo é notícia de primeira página, enquanto no Cruzeiro tais reuniões acontecem na surdina, fruto da falta de identificação da torcida azul com seu clube.

    Cuidado cruzeirenses, uma crise financeira tumultua e agita os bastidores do Galo, mas no Cruzeiro pode significar o próprio fim do clube, algo que aconteceu com o América. Cuidado… E cobrança nos Perrelas, apesar de achar que a torcida azul só liga pra títulos, pouco se importanto se o Presidente do clube é Hitler, Osama Bin Laden ou Perrela, desde que traga títulos…

    O Diabo dá com uma mão, mas cobra em dobro com a outra…

  • Renato Mello disse:

    Almir, por favor,amigo, não tenha “memória conveniente”; a coisa mais NORMAL do mundo é um time disputar uma competição importante e os torcedores do time rival vestirem a camisa do time que o rival vai jogar contra. Torcedores de SPFC,Corinthians e Santos vestiram a camisa do Manchester, quando o Palmeiras disputou a final do Mundial Interclubes em 99; torcedores do Flamengo,Botafogo e Fluminense fizeram o mesmo quando o Vasco disputou o mundial em 98; já os cruzeirenses, CANSARAM de vestir camisas do flamengo na década de 80, do Paris Saint-Germain quando disputamos (e GANHAMOS) o Torneio de Paris (por sinal, foi nesse torneio que REINALDO encantou os franceses que pediram a Elias Kalil para “botar preço” no jogador que eles pagavam, o queriam a todo custo; e Elias NÃO o vendeu). Vestiram a camisa do Santos, quando vencemos o Ramón de Carranza, a do Ajax, quando vencemos o torneio dos 3 continentes (3×0 no Ajax), vestiram a do Corinthians em 99, do SPFC em 77… então sem essa de que “atleticano é que veste camisa de outros times”. Corrigindo a frase: QUALQUER RIVAL veste. CANSEI de ver, tanto atleticanos quanto cruzeirenses vestirem camisas dos times que os rivais iam enfrentar. O problema é que o perrella fala e vcs aceitam tudo, vira LEI! Aí é duro,né…?
    Clayton, tb gosto muito dos seus comentários, é um “rival” no melhor sentido da palavra, que vem para DEBATER, e não para brigar. Vc, o Alisson Sol, o Benny The Dog que apareceu acho que ontem (já o vi em outros locais da net, era blogueiro do cruzeiro na globo.com, e junto com o Munaier, blogueiro do GALO, sempre faziam um trabalho super legal antes dos clássicos principalmente, direcionando as torcidas para torcer em PAZ). Só não engulo neguinho que vem aqui ou em qualquer lugar pra transformar FUTEBOL em “praça de guerra”… aí é fogo,né? Menos…
    No mais, grande abraço a todos, ao dono do blog tb,claro (sempre esqueço do Chico….rsss!), e vamos todo mundo torcer de boa!
    Abração,
    Renato Mello 😉

  • paulo disse:

    outra coisa , pelo que eu me lembro a taça de 71 do atletico q chegou a ser penherada

  • paulo disse:

    Lima , que dia que a sede do cruzeiro foi penhorada ??

  • Bruno Silva disse:

    Uma coisa é fato, nem em reunião do conselho o pseudo-deputado Perrela, esquece o Galo. Impressionante. Será frustração? Complexo de inferioridade? Realmente não consigo entender…
    Pq ele não disse que mesmo com tantos títulos, ele tem que aturar ver o Galo esgotar os ingressos em dois jogos com intervalo de 4 dias, enquanto seu time, é uma dificuldade danada para conseguir colocar 30 mil em jogos de libertadores. Ou que teve suas contas bloqueadas, por perda de processo na justiça trabalhista (me refiro ao caso Jussiê)?

    Por esta e por outras que ao contrário de muitos, acho totalmente certo qdo o kalil, dá lá suas “sapatadas” no nanico falastrão. E cá prá nós, JB Cruz, vcs hoje, são o 3º time de MG…

  • marcelo disse:

    esse ano as flanelas serão poucas para tantas lágrimas!!!

  • marcelo disse:

    Faltou prometer o estádio … na praça sete…. Vai trazer C. Ronaldo, Benzema.. Ryberry… Que esse cidadão fique mais uns 30 anos….porque só nascer com a nuca pra lua, não é para vida toda. Sorte ao 6º melhor time do mundo… ou melhor, ao 4º melhor de minas.
    Um salve para o açougueiro!!!!!

  • Rodrigo disse:

    E a megalomania continua!!! hehehe

  • J.B.CRUZ disse:

    Ouvindo a entrevista do ZEZÉ PERRELLA na ITATIAIA, fiquei satisfeito com as explicações..O Fábio Santos foi uma ótima contratação, temos que sempre acreditar no ser humano, principalmente quando reconhece os seus erros..Agora a última chance para Adílson Batista é a Libertadores, espero que agora que ele ¨deu de graça¨o título mineiro(será o tigre?), perca o medo e ponha o time para frente, porquê atualmente só tem 2 times bons no BRASIL, SANTOS E CRUZEIRO, o resto é empolgação!!!vamos aos fatos..

  • clauber disse:

    Rafael, como contador voce deve saber que se temos um passivo a longo prazo, a coisa esta bem. a partir dai é gerar receitas para cumprir as obrigacoes depende muito do perfil da divida. Entao numa analise finaceira dá perfeitamente para fazer essa magica que vc como contador deve analisar melhor. nós contadores precisamos ser mais gerenciais. eu como atleticano e contador estou aguardando o balanço e qdo sair eu prometo analisar as demonstracoes e apresentar um parecer das mesmas aqui no blog.

    Agora que o zeze tava igual ao personagem politico do saulo laranjeira no programa do joao vitor isso ele tava.

  • Edésio disse:

    Peço licença oa Rodrigo par transcrever:

    “O problema da Administração Perrela é a mania de grandeza.
    Querem ser os maiorais, colocar o Cruzeiro como o pioneiro nacional. Coisa que não é.

    Pra que deixar um CT enorme como a Toca I pra revelar essas babas que revelamos? Só prejuizo.

    Pra que uma sede administrativa daquele tamanho? Parece que temos 45 departamentos. Mais prejuizo.

    Pra que tanto estagiário? Tem estagiario de direito, de administração, de fisioterapia, etc. Todos remunerados. Mais prejuizo.

    Pra que uma frota gigantesca de veículos? Tem carro pra levar e buscar dirigente no aeroporto, carro pra levar os bacanas pro almoço, carro pra levar e buscar do CT, etc.

    São vários e vários gastos desnecessários. A Toca I e a Sede Administrativa deveriam ser vendidas, fazer bom caixa e deixar de ter esse tipo de gasto.

    Uma das diferenças entre o galo e nós é justamente essa.
    Possuimos alguns bens, porém bens passivos que tiram dinheiro no clube.
    O galo também possui seus bens, porém tem um ativo que é o Shopping, que coloca dinheiro no clube e vai colocar mais a cada ano.

    Em breve os papéis serão trocados. Se uma atitude nao for tomada iremos assitir o galo ganhando tudo e nos contentarmos em competir. ”

    E então? É ou não é para uma boa reflexão?

  • Rafael disse:

    Gente, vamos comentar com mais inteligência. Déficit é uma coisa e prejuízo é outra. Agora PASSIVO, que são as OBRIGAÇÕES de uma instituição para com terceiros, é outra coisa completamente diferente… Aliás, cadê o balanço do clube saneado?! Eu como contador estou curioso… Quero ver a mágica, o superavit e o passivo do clube saneado, ah se quero!

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Não estou entendendo mais nada… rsrs

    Alguns Cruzeirenses chamam a Itatiaia de “Atletiaia”…

    Agora, tem alguns Atleticanos criticando a postura da Itatiaia…

    Surgiram também, alguns detonando o Roberto Abras, que é um patrimônio da Itatiaia, que já até recebeu o Galo de Prata do Atlético, em reconhecimento ao seu trabalho de décadas cobrindo o clube…

    Cruzeirenses acham que o João Vitor Xavier é Atleticano. E Atleticanos acham que ele é Cruzeirense…

    Isso tudo só vem confirmar o nosso lado de torcedor. Por isso as vezes nos deixamos levar pela nossa paixão e emoção, pra falarmos coisas que nos sejam convenientes praquele momento. Normal…

    A gente lê de tudo, ouve de tudo… Isso sempre foi assim e infelizmente vai continuar sendo. O chato é só ter isso pra debater. O Cruzeiro tem suas mazelas, óbvio, mas tem um histórico de grandes títulos.

    Ou vcs acham que times como o São Paulo, Internacional, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, entre outros, também não têm essas mesmas mazelas em suas administrações ??

    O chato, são times que também têm os mesmos problemas, mas que não ganham nenhum grande título, pra pelo menos alentar um pouco as suas torcidas de vez em quando.

  • Rodrigo de Curvelo disse:

    Tem muita mais coisas de baixo do pano!

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Oi Polyana… Estou aqui !! rsrs

    Hoje o dia foi corrido ( Graças a Deus ! ) e quase não tive tempo de passar por aqui… Mas como de praxe, não fujo nunca !! rsrs

    Ouvi agora a pouco as explicações do Perrella, que na minha visão de leigo no assunto de balanços, acabei achando que ele falou, falou… Mas não explicou nada… rsrs

    Que tá na cara que tem algo estranho no Cruzeiro, isso não é de hoje…

    Agora sem querer defender o Perrella ( até pq eu já venho criticando a administração dele há muito tempo… ), ele chamou de idiota, não foi o Chico Maia não… Cada um entende da forma que quer, mas ele se referiu claramente como “idiotas”, foi em relação aos dois conselheiros citados no comentário do Chico Maia e arguido a respeito pelo João Vitor Xavier no Programa Bastidores. Creio que o próprio Chico Maia deve ter acompanhado a entrevista e com certeza, se ele tiver sentido que o Perrella se referiu a ele, pode esperar que o Chico comentará a respeito com algum tópico novo. Talvez, eu também possa ter entendido da forma que eu quis. Mas se houver resposta do Chico Maia a respeito, saberemos quem entendeu da forma correta.

    No mais, um abraço pra vc e só não vou te desejar boa sorte no jogo do seu time de amanhã, porque aí seria falsidade da minha parte… rsrs E se vc for ao campo, independente do resultado, desejo que vc vá e retorne pra sua casa em paz !

  • Lima disse:

    Menos de 1 mês depois da saída do Aécio, já pipocaram 2 más notícias sobre a vida financeira do cruzero, a penhora da sede e das contas pelo Goitacazes e essa do balanço, parece que a cortina caiu.

  • clauber disse:

    Gente, muito boa a entrevista do perrela ao joao vitor xavier. O cara tentou provar por a + b que nao deve. o que esta no balanco não é divida, enfim…. um embromation danado. Para quem nao entende é o seguinte:

    Deficit = gastei mais que tenho
    superavit = gastei menos que tenho
    lucro = gerei mais receita que despesa
    prejuizo = gerei mais despesa que receita

    se o deficit é de 42.000.000,00 significa que gastei isso tudo a mais. ai vem a pergunta; De onde veio o dinheiro para cubrir: ou veio do banco (BMG olha o ricardo ai!?) ou estao comecando a fazer fila na porta da sede para receber (vide penhoras). nao tem magica. Zeze para de gaguejar e comeca a explicar.

    Chico parabens pela noticia. Independencia assim é o verdadeiro jornalismo. Parabens.

    Ps: As coisa em minas estao mudando. Galo sempre

    Lembrando: prometeram 3 reforcos para outras fases da competicao sul americana e ate agora nao apareceu nem um. alias apareceu sim o doidao do ……. esqueci o nome dele. grande jogador.

  • Alessandro disse:

    Meus parabéns por ser o único da Imprensa a ter cutucado o Assunto Chico! O mesmo está borbulhando em comunidades no orkut relacionadas ao clube e a torcidas organizadas do mesmo, desde a utima segunda feira de manhã, antes mesmo de o balanço ser publicado, e a indignação é geral!

    Continue sempre o caráter que é, e força, pois sabe como funciona a mordaça mineira quando se fala em Perrelas. Sou cruzeirense e lhe agradeço por não esconder os fatos. Grande abraço!

  • gagas disse:

    FICA ZEZÉ GAZELA!!!!

  • Antônio Emanuel disse:

    Cruzeiro= Zezé Roubela : Palmeiras= Mustafá Contursi : Corinthians: Alberto Dualib : Vasco: Eurico Miranda..Esse infelizmente é o destino para o qual se caminha o maior clube de Minas! Até quando vai a dinastia dessa quadrilha se chamada família Perrela e seu testa de ferro Adilson Batista que é o pior dos piores???!!!

  • Admin disse:

    É duro ouvir um administrador falar, que se você deixar de pagar uma conta em um ano e pagar no outro isso não é divída, e ainda ter coragem de falar que o futebol dar 2 milhões de divídas por ano, comparar um clube como cruzeiro com o uberlândia, se esse prejuizo acontece o que atletico fez para apresentar um superáfit em 2009, sem vender jogador e sem patrocínio . Coitados dos cruzeirenses que ainda acredita nessa nessa administraçao.

  • Poliana disse:

    Acho q alguns cruzeirenses não deveriam se preocupar com a divida do Atlético
    Todo mundo sabe que o Atlético deve…isso já foi noticiado milhares de vezes com detalhes
    A questão aqui e das contas apresentadas pelo Cruzeiro…clube tido com uma excelente administração e parece que as coisas lá não andam a mil maravilhas
    E se alguém não tiver uma atitude o trem vai desencarrilhar
    Já dei minha opinião aqui. Acho mto estranho um presidente a frente de um clube a tanto tempo. Ele sai…entra o irmão…ele volta e ainda coloca o filho
    Clube blindado pelo Perrela….ninguém sai…ninguém entra…será pq?
    E tem gente que ainda acha normal…e continuam preocupados com as dividas do GALO.
    ——————————————————————————–

    Cadê o Cleyton…gosto de ler as opiniões dele

  • Bruno disse:

    Chico, acho deveriam intensificar os questionamentos quanto as contas do Cruzeiro..O patrimônio dos perrelas quadriplicaram ao longo dos anos, se são empresarios tudo bem, onde estão as empresas deles que ninguém comentam? Se apertarem, em 3 meses ele renuncia. O Alvimar fica só de camarote agora, já encheu o bolso de dinheiro, só vai na boa, fica lá junto com aquela quadrilha. São criadores de frango mesmo.. Querem fazer campanha para aquele moleque assumir a presidencia do nosso time daqui alguns anos, tomara que a casa deles desabem antes disso. Tive informação que o cruzeiro contratou o Fabio Santos porque deve o mesmo, o Thiago Gosling ganha para ficar em casa e no bar enchendo a cara, o Dida quer o dele, o Goytacases já penhorou uma grana.. Desse jeito, se não mudar, vamos falir.

  • Paulo Henrique disse:

    Achei que esse tipo de coisa só acontecia em time pequeno.

  • Lima disse:

    Resumindo a situação atual, se eu estivesse com R$ 10,00 agora no bolso eu o emprestaria tranquilamente para o Galo(Kalil) mas ficaria receoso ao emprestar para o cruzero(Perrella), pois a verdade é que hoje em dia o Galo passa mais confiança na praça que o cruzero.

  • ely disse:

    agora tambem quero saber de nada não, problemas é dos perrelas, e o resultado está ai. nem final do mineiro chegaram.

  • ely disse:

    Poucos deram noticias das contas bloqueadas pra pagar 6 milhoes na venda do jussiê. Se fosse o galo era divulgado em todos os jornais, radios, e até auto falantes.

  • Luiz Fernando disse:

    Cada dia mais admiro a potura do jornalista Chico Maia na publicação pioneira de matérias coerentes, importantes e paltadas em fontes seguras e adotado o princípio do contraditório, quando este jornalista consultou o Guilherme Mendes, sobre a informação, e que somente foi publicada após a resposta do Gulherme, o Perrela, vacilou nesta….Parabéns Chico! meritos também ao João Vitor da Itatiaia!

  • Que bom que a maioria dos cruzeirenses são como o almir e o J.B.CRUIZES…

    Fica Adílson, fica Perrelas! Cruzeirenses, esqueçam o Santos, Sport, Ipatinga e continuem apático com o clube de vocês!

    Obrigado!

  • gagas disse:

    A que isso … ela está descontrolada!!!!!

  • André Rosa disse:

    O Perrela tá é que gagueja na Itatiaia! kkkkkkkk

  • Poliana disse:

    E Perrela ta que chama o Chico Maia de idiota.

    Será pq? Pq foi o primeira a soltar a noticia?

  • guilherme disse:

    É J.B. você vive no mundo das fantasias hahaha, falar de honestidade em relação aos Perrellas é brincadeira. Todos sabem que em breve uma bomba irá estourar no Barro Preto. A PF está de olho a muito tempo nessa trupe celeste. Por quê será que o Alvimar sumiu do Cruzeiro? O Atlético ano passado pagou 23 milhões em dívidas e não as esconde. O mundo está dando mais uma volta e tudo voltará em breve ao normal. Cruzeiro começando a descer a serra. FICA PERRELLA….

  • André Rosa disse:

    Chico, se fosse uma dívida do Atlético, com certeza todos estariam comentando.

  • Anderson Palestra disse:

    O Cruzeiro é o único time que adquire 40% de um jogador, na troca por outro, adquire mais 50% do passe do mesmo e na hora de vender só tem 10%. Numa boa Chico, eu queria que você esfregasse isso na cara daquele safado que comanda o Cruzeiro.

    Não sou nenhum retardado mental, a primeira reportagem fala de uma possibilidade, não uma concretização, mas a segunda e a última não deixam dúvidas de como o Cruzeiro é conduzido pela família Perrela.

    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Gerson_Alencar_de_Lima_Junior

    http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/07/05/gerson_magrao_do_ipatinga_o_novo_reforco_do_cruzeiro-547118394.asp

    http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3908660-EI13759,00.html

    Outra coisa, se o Cruzeiro não tinha 100% do passe, acredito eu que também não pagava 100% do salário do jogador, porque se não for isso eu adoraria investir dinheiro em atleta profissional.

  • J.B.CRUZ disse:

    É o roto querendo falar do pseudo rasgado….No CRUZEIRO até as dívidas são planejadas e apresentadas aos conselheiros que aprovam sem pestanejar, pois confiam na administração que é compósta de pessoas honestas e comprometidas com o clube…Isto para um grande Clube como o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE é normal…

  • Lima disse:

    Sim almir o Galo está com suas contas pagas em dia a mais de um ano, e além disso apresentou superáfit no ano passado(mesmo sem patrocinio master e grande vendas), se isso não é estar se saneando, não sei mais o que o é. É claro que o caminho é longo ainda mas estamos reconhecendo nossos problemas e correndo atrás de soluções, ao contrário do que o cruzero tem feito.

  • Marcelo disse:

    Imprensa , conselho e árbitros vendidos!! E todos sabem disso! Cruzeiro, vergonha nacional! Salve chico Maia !!!

  • Bruno Guimarães disse:

    O engraçado é que quando se trata de DÍVIDAS DO CRUZEIRO a imprensa OU NÃO NOTICÍA, OU FALA DE MANEIRA MUITO SUPERFICIAL! Por que será??? no mínimo curioso!

  • João Paulo disse:

    O Atlético é sim 13 anos mais velho,mas se o Zezé Perrela,tivesse ao menos cuidado antes de falar besteira,perceberia que o galo só teve 1 título mineiro antes do Palestra Itália ser fundado.Logo a teoria dele é mais furada do que esse mentira que ele banca,de que o Cruzeiro é um time certinho e que não deve ninguém

  • gagas disse:

    O primo rico está ficando pobre !!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo disse:

    Como esse Perrela é patético… O Galo é de 1908, o primeiro Camp. Mineiro é de 1915, vencido pelo Galo… após isso, o América ganhou os 10 seguintes, com o AQtlético ganhando o segundo em 1926. O Cruzeiro é de 1921 (acho) então é furada esse argumento…
    Segundo, até pra tratar de assunto interno do Cruzeiro, precisa falar do Galo… depois falam que não se preocupam mais com o Atlético do que com o próprio time…
    Terceiro, Só os inocentes e iludidos Cruzeirenses acham que o time não deve… espere apenas a Dinastia Perrela sair pra casa literalmente ruir…

    Ah, antes que venham falar do Atlético, no balanço de 2009, fechou-se com superávit de alguns milhões…
    Fui!

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Que interessante!

    Ainda ontem fiz um comentário aqui de que a “bolha” ia estourar do lado de lá da lagoa, e hoje uma notícia dessas…

    É meus amigos, “a vida vem em ondas”, como diz o poeta.

    …”Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará”…

    E como diz o nosso grande Chico Maia: “Toda arrogância será castigada”.

  • Lima disse:

    Se no balanço estão as vendas de jogadores e mesmo assim o time teve esse déficit de R$ 42.000.000,00, de onde apareceu o dinheiro pra pagar esse rombo, será por empréstimos bancários ? Antecipação de receita de TV ? Qual a real dívida do cruzero na praça ? Pois só vejo esses números serem escancarados para as dívidas do Galo. A diferença é que o Galo está se saneando e o cruzero está se endividando, que é o contrário do que aconteceu de meados dos anos 80 a meados dos anos 90( nesse período o cruzero se saneou e o Galo se endividou ). É por essas e outras que acho que nosso rival está em “Boas” mãos.

  • Bruno Melo disse:

    Sem comentários, depois o quebrado é o Galo….Depois o Ladrão é o Kalil, e replicando a Grande Twittada do Grande jornalista JOSÉ LUIZ GONTIJO…..

    joseluizgontijo:“Pesquisa sobre torcedores… é estádio cheio todos os jogos. O resto é papo furado, produto mediático para influenciar patrocínios.”

    Ao Chico…Grande Abraço

  • Luiz Carlos disse:

    Esse Perrella é uma vergonha. Os cofres sentem as dores dessa péssima e interminável gestão.

  • Luiz disse:

    claro que ele foi aplaudido, com um conselho desses, em que todos que estao la ao inves de questionarem o motivo da divida, ficam cornetando jogador e treinador, o Cruzeiro caminha a passos larguissimos pra virar um Vasco da Gama de Minas Gerais….todos os cruzeirenses serios sabem que o conselho é vendido, que o Sr Zeze Perrella usa de suas atribuiçoes como dirigente para ganhar votos para ele e pro filho, ele nunca vai largar o osso, a imprensa nao divulga nada, pq ele tem grande parte da imprensa nas mãos, nos sabemos disso, vcs da imprensa tbem sabem…e o pior, o conselho do Cruzeiro é um conselho vendido !

  • Poliana disse:

    O assunto é de interesse do Cruzeiro…os questionamentos são de conselheiros e o “homi” vem falar de Atlético

  • Frederico Niemann disse:

    Chico vc esta errado ao dizer q alessandro fez gestos obscenos o que ele fez na verdade é um gesto típico da GALOUCURA: Cruza os braços no alto da cabeça e ergue os dedos médios.

    – Belo Horizonte