Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pediu pra bater

Renan Oliveira quis se afirmar com a torcida do Atlético e a ousadia custou caro: quem bateria o pênalti contra o Palmeiras seria o experiente Júnior. Renan pediu, foi atendido e Marcos pegou.

Assim é o futebol e vida que segue!

Mas tem que parar com essa idiotice de “só erra quem bate!”


» Comentar

Comentários:
2
  • Silvio disse:

    O cara joga todo o jogo mal ai quer melhorar com um penal horrivel a participação dele no jogo!!!

  • Fred disse:

    É claro que só pode errar quem bate. Mas, entre os que batem, só erra quem não treina ou não está física e/ou psicologicamente apto a bater naquele momento. Nestes casos, um batedor oficial deveria passar a vez. Mas quase nenhum tem coragem de fazê-lo porque os que o fazem, e de forma acertada, acabam sendo rotulados de amarelões. Preferem correr o risco.

    O caso do Renan pareceu-me falta de técnica/treino, já que fisicamente ele estava bem e psicologicamente bastante autoconfiante. Porque falta de técnica? O recurso da paradinha traz uma uma grande vantagem e duas desvantagens ao batedor. As desvantagens são estar menos equilibrado para bater na bola e poder desferir o chute com menor potência. A vantagem, que é muito boa, é dar ao goleiro a chance do primeiro movimento e, com isso, matá-lo.

    Mas essa vantagem só é vantagem se o batedor sabe usá-la. Tem que saber perceber qual pé o goleiro colocou mais adiantado para jogar do lado oposto, no famoso contra-pé. Não é rezar para o goleiro cair num dos cantos e jogar a bola no meio do gol, como o Renan fez.

    Mas ele é jovem, vai se aprimorar e vai matar muitos goleiros ainda. Mas, sem dúvida, para ser um bom cobrador de pênaltis, é necessário treino.