Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hugo De Leon troca a bola pela política

Saiu na Folha de S. Paulo:

* Ex-zagueiro do Grêmio busca Vice-Presidência pelo Partido Colorado

GUSTAVO HENNEMANN
DA REDAÇÃO

Um dos maiores ídolos do Grêmio na década de 1980, o ex-zagueiro e treinador uruguaio Hugo De León, 51, concorrerá à Vice-Presidência de seu país nas eleições de hoje, em uma tentativa de reerguer o PC (Partido Colorado), tradicional legenda do Uruguai hoje enfraquecida.
Campeão mundial pelo clube gaúcho em 1983 e ex-jogador de Corinthians, Santos e Botafogo, De León se engajou na política no ano passado, quando percorreu o Uruguai pedindo aos colorados de origem que regressassem ao partido. O dividido PC, sigla que por mais tempo governou o país, só recebeu 10% dos votos em 2004.
Além de apostar na popularidade do futebolista, que jogou pela seleção uruguaia e foi campeão mundial também pelo Nacional de Montevidéu, o candidato colorado à Presidência, Pedro Bordaberry, viu em De León um símbolo de reunificação, por não ter laços com setores tradicionais do partido.
À Folha, por telefone, De León afirmou não ter medo de perder admiradores por envolver-se na política. “As pessoas entendem que, numa sociedade democrática, cada um escolhe o que acredita ser o melhor para o seu país, e não preciso faltar com respeito a ninguém para defender o meu partido.”
O maior desafio do ex-zagueiro é evitar o “voto útil” no primeiro turno, que tende a transferir eleitores colorados ao Partido Nacional, de centro-direita, com mais chances de evitar a vitória do governista José Mujica.
De León não descarta ser candidato principal em eleições futuras. “Rejeito cargos desta vez, porque quero apenas unir a família colorada, mas, no futuro, verei o melhor caminho.”

* Esta notícia foi publicada domingo na Folha de S. Paulo.


» Comentar

Comentários:
0