Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Minas de volta ao colonialismo

Acostumados com Maracanã e Morumbi, bairros que se tornaram sinônimos dos grandes estádios que abrigam, os locutores nacionais da Rede Globo começaram a se referir aos nossos como estádio “do” Mineirão e “do” Independência (que agora está voltando a ganhar notoriedade). E, ao invés de alguém de Minas alertar à emissora que os seus profissionais estão equivocados, passou-se a aceitar o erro como se assim se chamassem essas tradicionais e famosas praças esportivas.

A força da Globo é tão grande que até repórteres e locutores daqui começaram a aderir. Tenho ouvido nas emissoras de rádio locais, gente quase famosa repetir feito papagaio o que os globais têm falado. Tempos atrás escrevi a respeito, mas a “praga” se alastrou como erva daninha, ao ponto de importantes autoridades mineiras embarcarem na mancada. Até parece que existe algum bairro chamado Mineirão, ou bairro Independência, onde se encontram os maiores estádios da capital mineira. Pampulha e Horto deixaram de existir da noite para o dia, e fica por isso mesmo.

Os tempos do Brasil colônia acabaram em relação a Portugal, mas foram reinventados nas Minas Gerais em relação ao que é ditado pela “Corte Global”, e o que ela inventa lá no Rio ou em São Paulo.


» Comentar

Comentários:
5
  • Aqui no meu Bairro Independência, região do Barreiro, o nosso campo chama-se “Chiqueirinho” e o campo do bairro Mineirão, vizinho, chamava-se campo do “Universal”, “invadiram” lá e agora são residências. Pior que isto, é o gerúndio que trouxeram dos “paulistas”. “está sendo duro aguentar.”

  • Frederico Dantas disse:

    Chico.
    Pega no pé mesmo. Critique, porque você está certíssimo nisso. Estádio do Mineirão é duro!

  • Guilherme Guimarães disse:

    “Galinha que acompanha pato morre afogada”. Claro que a Globo tem grande influência na sociedade, mas se sujeitar a acompanhar um erro é o fim da picada.

  • Celso disse:

    É duro mesmo! Repórteres e cronistas daqui de Minas, que se acham muito espertos, também embarcaram na onda da turma de Rio e São Paulo. Esses “espertos” são os mesmos que criticam a imprensa de RJ e Sampa pelo bairrismo, também seguem as tendências. Impressionante!

  • Cristiano Ozório (Diamantina/MG) disse:

    Chico, não adianta falar nada sobre esse assunto. Eles não sabem a força que tem isso. Vivem como bonecos nas mãos das emissoras. E não é só a Globo não. Tem muito mineiro como apresentador de programas de esporte por ai que nem se lembram mais que são daqui.
    Um abraço!!!