Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma nova Inconfidência Mineira

Vale a pena ler a coluna do Paulo Vinícius Coelho, excelente jornalista paulista, na Folha de S. Paulo de hoje. Retrata muito bem o poder de Atlético e Cruzeiro, que, com a força das suas torcidas, vão mudar o cenário econômico do futebol brasileiro.

Também mostra, que os dois bem administrados ao mesmo tempo, como na atualidade, são muitos mais poderosos e além de Minas Gerais, o Rio Grande do Sul também vai se beneficiar:

Inconfidência mineira

 Com base nos números do pay-per-view, Atlético-MG e Cruzeiro reivindicarão fatia maior na divisão da cota de TV 

O CAMPEONATO mais equilibrado do mundo pode ganhar um concorrente a mais nas próximas rodadas. Se vencer o Fluminense, hoje, e o Sport, no Recife, o Cruzeiro terá chance de fechar a 34ª rodada a dois pontos da ponta. É o sexto concorrente a um título que nunca teve tantos candidatos.
Incrível: os países que mais vendem craques são os de disputa mais acirrada. No ano passado, o Alemão terminou com três postulantes à taça na última rodada. O Francês fechou com equilíbrio entre Bordeaux, Lyon e Olympique de Marselha, o Argentino teve um triangular para desempatar Boca Juniors, San Lorenzo e Tigre. O matemático Tristão Garcia calcula em 22% a chance de o Brasileirão chegar ao último dia com três clubes lutando pelo troféu.
Tudo isso reforça a ideia de que nenhum outro país tem tantos clubes grandes. Mas, em Minas Gerais, dois desses candidatos apontam para um número capaz de desequilibrar tudo isso: R$ 15 milhões. Essa é a diferença estimada entre o que hoje arrecadam Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Vasco, com as transmissões de seus jogos no Brasileirão, e o que recebem Inter, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro.
“Eu estou na comissão formada pelo Clube dos 13 para estudar a divisão do dinheiro da televisão, e temos de mudar essa situação. Ano que vem, o bicho vai pegar”, anuncia o presidente do Atlético, Alexandre Kalil. “Essa diferença financeira vai causar desequilíbrio técnico em breve”, diz Zezé Perrella, do Cruzeiro.
O ingrediente novo dessa tentativa de mudar a distribuição do dinheiro é a pesquisa realizada para dividir as cotas provenientes do pay-per-view. Os números aferidos pelo Clube dos 13 indicaram que Cruzeiro e Atlético detêm 15% dos pacotes vendidos. O Santos tem 1,2%. Cruzeiro, Atlético-MG, Inter e Grêmio representam mais telespectadores no pay-per-view do que Vasco, Fluminense e Botafogo. “Com todo o respeito, não podemos ganhar menos do que eles”, diz Zezé Perrella.
Você vai ponderar que os dirigentes mineiros não querem exatamente a igualdade, já que pretendem ganhar mais do que os cariocas, à exceção do Flamengo. Digamos que esta inconfidência mineira não carrega os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Não é uma Revolução Francesa, mas uma pequena insurreição que, se confirmada, cria um debate importante.
O fortalecimento do Brasileirão diminui a chance de os grandes clubes do país continuarem sendo 12, os tradicionais gigantes criados em cem anos de Estaduais em SP, MG, RJ e RS. Um novo grupo de elite, mais restrito, pode ter os seis que hoje sonham com o título e incluir o Corinthians…
Por outro lado, o São Paulo pode ser tetracampeão, tornar-se clube hegemônico, mesmo num torneio tão equilibrado. O ano também pode terminar com título do Palmeiras, o sétimo consecutivo dos paulistas.
A discussão começa agora, mas só será concreta em 2011, quando termina o contrato atual de televisão. Até lá, você se delicia com o campeonato mais empolgante da história e torce para que o craque do seu time seja o fator de desequilíbrio. Mas lembre-se de que nos próximos anos o desequilíbrio pode ser causado por outro fator: a grana.”


» Comentar

Comentários:
7
  • audisio disse:

    Os números não mentem e o paper view é uma maneira precisa de se aferir isto! De outra maneira estarão “desviando” o dinheiro da bilheteria do Atlético para Santos, Fluminense e Botafogo. O Atlético é uma potencia e nós aqui em Minas sabiamos disto, mas com a boa campanha deste ano isto ficou mais do que evidenciado. Sem querer ter a pretenção de ser um Flamengo ou um Corinthians, em termos de torcidada e números, porém, tendo o justo quinhão da sua representatividade.
    Abraço.

  • se sustenta para elite. Para o povo falta grana, emprego, saúde, educação, lazer. la no MARACA pós obras do PAN a geral custa acima dos R$ 20,00. so no desespero q abaixam os preços.

  • Pablo disse:

    Chico, com a sua experiência em coberturas e o seu conhecimento dos bastidores, acredita que alguma equipe brasileira possa almejar o sucesso como clube empresa, que se sustente COMPLETAMENTE com venda de ingressos, mensalidades e material esportivo?
    Abraço!

  • pra quem ta atoa e tem duvidas sobre a arbitragem favoravel ao SP, de uma olhada no penalti claro contra o barueri e o arbitro nao marcou. pelo amordedeus este empurrao do zagueiro do sao paulo nao tem como nao marcar o penalti. a mala branca ta rolando solta e a imprensa ta calada.

    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1151712-7824-RENATO+SILVA+DERRUBA+OTACILIO+NETO+NA+AREA+MAS+ARBITRO+NAO+DA+PENALTI+AOS+DO+TEMPO,00.html

  • Classificação – Campeonato Mineiro Júnior 2009 – Hexagonal Final

    Equipes..PG J SG V D E GP GC %AP
    Cruzeiro 13 6 15 4 1 1 22 7 72.22
    América 13 6 10 4 1 1 14 4 72.22
    Funorte 12 6 -3 4 2 0 9 12 66.67
    Atlético 7 6 1 2 3 1 8 7 38.89
    Divinópolis 4 6 -9 1 4 1 5 14 22.22
    Venda Nova 3 6 -14 1 5 0 6 20 16.67

    jogos da ultima rodada

    6ª rodada 31/10 10:30 América 4 X 0 Funorte Independência Belo Horizonte
    6ª rodada 31/10 16:00 Venda Nova 1 X 2 Divinópolis Frimisa Santa Luzia
    6ª rodada 31/10 16:00 Atlético 2 X 3 Cruzeiro Independência Belo Horizonte

    jogos da próxima rodada

    7ª rodada 07/11 16:00 América X Atlético Independência Belo Horizonte
    7ª rodada 07/11 16:00 Funorte X Venda Nova Montes Claros
    7ª rodada 07/11 16:00 Cruzeiro X Divinópolis Toca da Raposa I

    para aqueles que reclamam da vida e falam que ninguém valoriza as competições da base, vale lembrar que os clássicos estão sendo disputados no estádio do América, Independência, entrada 1kg de alimento não perecível e o público está diminuto. A imprensa e a torcida poderiam colaborar mais e comparecer e parar de ficar chorando , dizendo que ninguém fica vendo o jogo dos garotos. Não estão vendo porque não querem. Sempre tem empresários lá, depois não sabem porque os jovens vão embora.

  • o equilibrio é tão grande, caso o jogo do atletico mineiro terminar sem gols contra o goias, o Flamengo ficará em sua frente na tabela pelo confronto direto pois nos outros quesitos estarão empatados.

  • é bom jornalistas comentando sobre o equilibrio tecnico do futebol brasileiro para que os torcedores percebam que o melhor futebol do mundo está aqui no Brasil; já que nós simples mortais, com nossas humildes opiniões, quase sempre temos nossas opiniões descartadas.
    Parem de puxar saco de times internacionais. é um desrespeito ficar usando camisas de times de outro país. os brasileiros fazendo propaganda para equipes de fora do país. Compre produtos do seu time. Respeite seu País!