Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Técnico Andrade vê Atlético e Flamengo iniciando nova era

* Disse o técnico Andrade, do Flamengo, sobre o clássico de domingo: “Não vai ter esse clima dos anos 1980”. Parecem óbvias, porém são sábias e providenciais palavras do ex-meio campista, que formou um trio histórico com Adílio e Zico. Seria uma frase óbvia, caso a paixão e, em muitos casos, a ignorância não predominassem no futebol. Atlético e Flamengo sempre fizeram grandes jogos, mas as duas torcidas viviam em paz e clima de cordialidade, tanto em Belo Horizonte quanto no Rio de Janeiro. As relações começaram azedar numa sequência de jogos entre eles, que começou no famoso “jogo da solidariedade”, amistoso no Maracanã, cuja renda fora revertida às vítimas das terríveis enchentes em Minas, em 1979. Foi 5 x 1 para o Flamengo, mas até aí tudo bem, pois era jogo festivo, inclusive com Pelé atuando o primeiro tempo pelo rubro-negro.

Mas aí vieram os jogos do brasileiro de 1980, com o Flamengo campeão, depois de partidas espetaculares. A Libertadores da América, com o fatídico jogo do Serra Dourada, em Goiânia, quando o José Roberto Wrhigt entrou para a história do futebol brasileiro com a expulsão de mais da metade do time do Atlético.

A violência nas arquibancadas que se iniciou em 1980 acabou com a fraternidade entre as massas e as hostilidade só aumentaram, de forma irracional, inacreditável.

Nova era

De lá para cá os dois clubes experimentaram o comando de alguns dos piores dirigentes do futebol brasileiro, foram ao inferno e recentemente iniciaram novos caminhos. É tempo de recomeço, também, entre essas duas “nações” e as palavras do Andrade precisam ser ouvidas por todos. O Brasil estará de olho no Mineirão domingo. Bom dia para um grande exemplo de festa e respeito mútuo.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna no jornal O Tempo de amanhã, nas bancas.


» Comentar

Comentários:
26
  • ivan JR disse:

    Flávio “Azedo”, falar do GALO dá IBOPE, mesmo para invejosos, pedantes, despeitados e ignorantes como você. Aliás, isso é normal para todo cruzeirense que passa o dia falando do GALO. Isso só reforça a tese de que todo cruzeirense queria que seu clube e torcida fossem iguais ao do GALO. Uma sugestão: continue vindo aqui, reduto de atleticanos, e deixe seus comentários à vontade. São divertidos e me fazem rir, pois são tão ridículos e sem propósitos que deveriam entrar para as pérolas das mais sem noção (para não dizer IDIOTAS) de todos os tempos. Não sei se o GALO será campeão, pois o futuro a Deus pertence, mas com certeza, estamos retomando o caminho que, por conta de dirigentes despreparados, nunca deveríamos ter saido. O GALO é imortal e, como diz o ditado, “as raposinhas vaidosas” gritam e a caravana passa. Saudações atleticanas.

  • Alexandre disse:

    Olá Flávio td bem!
    Gostaria de ressaltar que a minha critica ao seus posts se referem à sua preocupação em “rebaixar” o atlético. Você se esforça em passar uma imagem “neutra” nas suas colocações. Porém, nem sempre obtém êxito. Digo isso porque seus posts são sempre colocados nas notícias/comentários que o chico faz sobre o Atlético. Pena que você não percebe que isso acaba por refletir como provocação.
    No mais o apelido “mala” foi apenas uma brincadeira! Abraços!

  • não darei “resposta” à pessoa sem argumento…

  • ALEXANDRE disse:

    Puxa vida! Esse Flávio Azevedo é mesmo um mala. Como falar do América não dá IBOPE o cara fica aqui comentado notícias do Atlético. Agora ainda se diz flamenguista! Etâ mala!!!

  • Uai Lucas…Cê foi lá ?
    Teve show do Skank, foram arrecadadas 90 (NOVENTA) toneladas de alimentos e fosse fubá ou canjiquinha, não havia interesse em arrecadar para o clube ou para o Sorin.
    Foi uma linda festa, mesmo com o boicote.
    Tonhão,
    A festa do CEM-TER-NADA do seu time contra o Peñarol foi patrocinada também pela Globo e teve cobertura estupenda da mídia e público muito menor… Não adianta chorar Tonhão.
    E sobre título é melhor não cantar o OVO que ainda está na cloaca ???
    Chances ? tem… Mas, há que se ganhar primeiro.
    Mais um exemplo foi dado no último domingo no Mineirão…

  • Clauber,

    do Flamengo sei os valores:

    público pagante: 646.873 torcedores
    média: 38.051 torcedores por jogo
    renda: R$ 10.948.634,00

    PS: não tem nada de arco-íris comigo não: SOU AMÉRICA E FLAMENGO! FLAMENGO E AMÉRICA, AMÉRICA E FLAMENGO!

    sobre as outras equipes só relato fatos.

    AMÉRICA E FLAMENGO! AMÉRICA E FLAMENGO! AMÉRICA E FLAMENGO! AMÉRICA E FLAMENGO! AMÉRICA E FLAMENGO! AMÉRICA E FLAMENGO!

    se tiver curiosidade é só me visitar lá no Orkut que verá as fotos. meu apelido lá é meu próprio nome.

  • Lucas disse:

    fazendo uma comparação de preços de ingressos nos jogos do galo e raposa, a maior diferença é no preço da geral. Galo: 2 reais
    palestra mineiro: 5 reais
    Mas em contrapartida o atleticano paga 20 reais na cadeira inferior e o simpatizante azul paga na mesma cadeira, 15 reais!
    E ontem a entrada p/ o jogo de despedida da RAPUNZEL, FOI COBRADO um kg de alimento. Os simpatizantes lsão tão mizeráveis que evaram fubá e cangiquinha.kkkkk…….

  • É! O Galo incomoda muita gente…

  • Bruno Silva disse:

    Este Flavio é realmente um brincalhão. Meu caro, contra fatos não há argumentos. O Galo é disparado o time que mais leva público no Brasil. Apesar de ingressos com preços mais acessíveis, o Galo não tem nenhum tipo de benefício na aquisição de ingressos, como sócio torcedor. É só na fila mesmo. O time-perrela por exemplo, mesmo com sócio torcedor, cartão 5 estrelas, papa-filas não consegue encher o mineirão. O seu Flamengo deveria com a grana destas rendas pelo menos construir um campo de treinamento, pq daqui a pouco vão ter que treinar na praia, né “parceiro”?

  • Klailton Saraiva disse:

    Flávio, o Darío só usa a marca do Galo pra defender seus interesses, mas não é um atleticano de coração. Ele já disse a mesma coisa durante uma homenagem feita pelo Corinthians. É um oportunista.

  • Stefano Venuto disse:

    Com relação ao texto do Chico,
    Perfeito. Sempre digo que futebol não pode passar de uma boa diversão, acabou o jogo, bater um bom papo tomar uma cerveja e ir para casa em paz. O que tornou essa paz uma impossibilidade foi a criação dessas torcidas organizadas, verdadeiros exércitos de mal feitores. O sujeito, de má índole, em grupo, faz coisas que não faria sozinho. Sou a favor da extinção dessa torcidas e uma revista mais bem feita na entrada dos estádios, porque quem já foi ao mineirão e outros estádios de grande porte, está cansado de ver o estouro de bombas, que são artefatos caseiros, porém mortais.

  • Cabrito disse:

    Chico Maia,

    Oportuna,foi a leitura deste seu texto.

    A nação alvinegra deverá guardar suas energias para apoiar o Galo em campo. Nada de degladiarem nas arquibancadas. O mudo do futebol deste Brasil não mudou muito coisa,se comparada as mudanças no Brasil e mundo.
    Roberto Marinho e ACM já morreram. Vão de retro!
    O muro caiu!
    A inflação parece ter sido dominada, as condicões políticas e sócio/ecônomicas do Brasil e mundo projetam tempos de boas colheitas. Mas, a Globo ainda vampiriza o futebol deste país.
    Ainda resta, o Writh fazendo, no microfone, o mesmo que fez com apito no Serra Dourada. Algumas ferramentas nas mãos dos iguais serão usadas como martelo, cravando os cravos, como há dois mil e nove anos.
    Para piorar, tem muitos aspirantes do Writh em campo, “herrando umanamente” e manipulando as regras do jogo que juram ser claras,tirando de uns o direito de vencer ou preder conforme suas próprias forças.

    A ditadura no futebol é de causar inveja ao Golberi, Medici e Geisel e seus iguais, ou seja, o mesmo modelo apoiado pela plim.plim nos tempos de ferro.
    Deus, tende piedade de nós que, incapazes e cheios de fé, assistimos a tudo isto.

    Cabrito

  • Stefano Venuto disse:

    Engraçado esse Flávio Azevedo, outro dia mesmo ele me chamou de torcedor arco-íris, agora, vejo ele dizer que tem muito tempo que não veste a camisa do Flamengo? Nada como um dia depois do outro heim seu Flávio? Ele gosta muito de se meter em tudo, no fundo, mais um cruzeirense doido pra ser atleticano.

  • clauber disse:

    Bom dia a todos, flávio realmente os ingressos dos jogos do galo são acessiveis, mas vale fazer uma relação que não foi divulgada, qual a arrecadação total de atletico e flamengo? Penso que para o clube é melhor ter uma arrecadação constante que ter bruscas variações e isso acredito que não esta acontecendo com o Galo. A diretoria conta com pelo menos 400.000,00 livres por jogos o que daria algo em torno de 6.400.000,00 ja arrecadados. E isso para o clube já algo considerável contar com esses recursos.

  • TOTAL DE PÚBLICO (* JOGOS)
    646.873 Flamengo (17)
    625.464 Atlético/MG (16)
    341.812 São Paulo/SP (15)
    327.928 Corinthians/SP (16)
    292.119 Sport/PE (15)
    291.477 Grêmio/RS (15)
    286.404 Internacional/RS (16)
    270.708 Palmeiras/SP (15)
    269.962 Cruzeiro/MG (15)
    259.391 Coritiba/PR (16)
    237.642 Fluminense/RJ (15)
    236.515 Atlético/PR (15)
    219.823 Náutico/PE (16)
    199.811 Vitória/BA (15)
    189.305 Botafogo/RJ (15)
    187.790 Goiás/GO (16)
    159.584 Avaí/SC (16)
    149.539 Santos/SP (16)
    84.539 Santo André/SP (16)
    51.804 Barueri/SP (15)

  • TOTAL DE PÚBLICO (* JOGOS)
    625.464 Atlético/MG (16)
    603.399 Flamengo/RJ (17)
    341.812 São Paulo/SP (15)
    327.928 Corinthians/SP (16)
    292.119 Sport/PE (15)
    291.477 Grêmio/RS (15)
    286.404 Internacional/RS (16)
    270.708 Palmeiras/SP (15)
    269.962 Cruzeiro/MG (15)
    259.391 Coritiba/PR (16)
    237.642 Fluminense/RJ (15)
    236.515 Atlético/PR (15)
    219.823 Náutico/PE (16)
    199.811 Vitória/BA (15)
    189.305 Botafogo/RJ (15)
    187.790 Goiás/GO (16)
    159.584 Avaí/SC (16)
    149.539 Santos/SP (16)
    84.539 Santo André/SP (16)
    51.804 Barueri/SP (15)

  • Flamengo 1 x 0 Santos 31/10/09

    Renda: R$ 1.500.110,00 (maior renda)

    Público: 77.063 pagantes (segundo público)

  • publico e renda. quando falamos que o preço dos jogos do Atlético Mineiro são mais baratos, ficam xingando:

    [DEZ MAIORES] Públicos e Rendas BR09
    DEZ MAIORES PÚBLICOS
    PÚBLICO JOGO DATA RODADA
    78.409 Flamengo/RJ 2 X 0 Fluminense/RJ 4 /10 – 27ª
    68.217 Flamengo/RJ 2 X 1 Atlético/PR 31/5 – 4ª
    57.901 Atlético/MG 1 X 0 Vitória/BA 24/10 – 31ª
    57.210 Flamengo/RJ 2 X 1 São Paulo/SP 10/10 – 29ª
    55.713 Atlético/MG 2 X 1 Fluminense/RJ 23/7 – 13ª
    54.184 Atlético/MG 2 X 0 São Paulo/SP 16/7 – 11ª
    51.800 São Paulo/SP 3 X 0 Cruzeiro/MG 31/5 – 4ª
    51.526 Atlético/MG 1 X 1 Palmeiras/SP 12/8 – 18ª
    51.091 Atlético/MG 0 X 1 Goiás/GO 26/7 – 14ª
    48.652 Atlético/MG 1 X 1 Botafogo/RJ 5 /7 – 9ª

    DEZ MAIORES ARRECADAÇÕES
    RENDA JOGO DATA RODADA
    R$ 1.412.320,00 São Paulo/SP 0 X 0 Palmeiras/SP 30/8 22ª
    R$ 1.293.939,00 Flamengo/RJ 2 X 1 Atlético/PR 31/5 4ª
    R$ 1.246.776,24 Palmeiras/SP 0 X 2 Flamengo/RJ 18/10 30ª
    R$ 1.209.559,00 Corinthians/SP 1 X 4 Goiás/GO 20/9 25ª
    R$ 1.097.168,00 Flamengo/RJ 2 X 1 São Paulo/SP 10/10 29ª
    R$ 1.050.380,00 São Paulo/SP 1 X 1 Corinthians/SP 27/9 26ª
    R$ 1.024.680,00 Goiás/GO 3 X 2 Flamengo/RJ 5 /8 17ª
    R$ 1.016.016,00 Flamengo/RJ 2 X 0 Fluminense/RJ 4 /10 27ª
    R$ 1.008.031,24 Palmeiras/SP 2 X 1 Atlético/PR 26/9 26ª
    R$ 994.111,24 Palmeiras/SP 2 X 1 Barueri/SP 5 /9 23ª

    O Atlético tem SEIS maiores Públicos e ZERO entre as arrecadações…
    o FLAMENGO tem TRES maiores públicos e TRES entre as maiores arrecadações (e mais duas como visitante)

    OBS.: Ainda não está computada a 33ª rodada

  • são torcedores da FLA-BH, flabh.com.br

  • Chico, “exclusivas” para você:

    http://img269.imageshack.us/i/04112009117.jpg/

    http://img14.imageshack.us/i/04112009118.jpg/

    O Dadá disse várias vezes que “jogar no Flamengo foi a melhor coisa que aconteceu na carreira dele, o Flamengo é a 8ª Maravilha do Mundo.”

    a entrevista passará no Alterosa Esporte de quinta ou sexta.

  • Chico,

    utilizar o seu espaço para ajudar em um pedido do capitão Wellington Paulo, do América:

    O zagueiro Wellington Paulo conta com a solidariedade de toda população belo-horizontina. O atleta está pedindo doação de sangue para sua mãe Marli Tomaz da Silva Barros. Para ajudar, basta comparecer ao Hemominas ou qualquer clínica que receba doação de sangue, dizer o nome da mãe do atleta e o hospital em que ela está internada, o Luxemburgo.

    As doações podem ser realizadas de segunda a sexta das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 18h. O Hemominas está localizado à Alameda Ezequiel Dias, número 321, Bairro Santa Efigênia.

    Doe sangue e ajude a salvar vidas!

  • tá reclamando do Caciba? árbitro caseiro, se preocupe não. preocupe-se com o Imperador!

    sobre a violência Chico, eu mesmo desde a última rodada não uso minha camisa do Flamengo pois infelizmente tem alguns marginais vestidos de torcedores e não sabem que esporte é união, solidariedade, diversão, emoção, respeito, integração… Como vivemos em um país que não pune os vândalos, melhor prevenir. Nem vou ao mineirão pois da geral não dá pra ver porcaria nenhuma, somente as placas da televisão e agora colocaram uma ambulância bem na frente dos geraldinos e piorou com a baixa visibilidade do local. Só retornarei ao Mineirão após a reforma do estádio quando respeitarão os consumidores.
    Temos uma turma bacana de rubronegros que por causa da violência e de nem podermos usar a camisa normalmente pra ir pro estádio não irão ao Mineirão e nos reuniremos em um local seguro e tranquilo.

    A cada dia que passa o ser humano está se destruindo, lamentável.

  • Rômulo Perdigão Dias disse:

    Caro chico,

    Colocaram para apitar a partida em atletico x flamengo o gaciba arbitro franco e a pouco tempo deu um penalti inexistente a favor do botafogo contra o nautico. Em um jogo de tamanha importancia creio que deveria colocar arbitros melhores preparados.

    Não entendo isso.

    Abraços.
    Romulo

  • João Chiabi Duarte disse:

    Chico Maia,

    Pode ser erro de log?sitica, de timing ou de coisa que o valha, mas, achei um baita desrespeito a cobertura micha que os Diários e Emissoras Associados (EM + DT), Aqui Esportes + Alterosa deram à despedida do Sorin.
    Sorin, se identificou com Beagá como poucos. Tanto assim, que resolveu fixar moradia na capital mineira, mesmo sendo um cidadão do mundo e que poderia morar onde quisesse neste mundão de meu Deus. É merecidamente um ídolo do Cruzeiro e merecia um tratamento distinto dos órgãos da imprensa de Minas Gerais, mesmo a despeito da paixão destes que comandam as redações, pelas coisas do seu time, o CAM. Não consigo entender um clubismo tão bobo e uma falta de inteligência deste tamanho. Se o Professor José Leite Vidigal ainda vivo estivesse, por certo se referiria a estes gajos como uma SUPINA CAVALGADURA. A imprensa vive dizendo que os clubes não homenageiam a seus ídolos. Quando uma iniciativa bacana como esta parte do Cruzeiro, faz este tipo de BOICOTE.
    Inaceitável…
    Ah ! E se vierem com a lorota de que é promoção da Globo, vou relembrá-los a vasta cobertura dada ao amistoso contra o Peñarol por ocasião do CEM-TER_NADA do seu time, também promovido pela Rede Globo.
    Saudações Cruzeirenses – JCDuarte

  • Job Rodrigues disse:

    Hoje já temos uma nova esperança, quem sabe podemos ser campeões e
    comemorarmos muito, como ninguem nunca viu nesta terra do futebol.

    Um abraço

    Job Rodrigues

  • Adalton de Lima disse:

    Caro Chico,
    Estou aí de novo; desculpe, mas tenho que fazer os alertas ao Galo:
    1)Site do Uai: Barueri vai reintegrar Val Baiano e Renê; incrível, foram afastados somente contra o S.Paulo, coincidência?
    2)O Atletico deve se preocupar muito com arbitragens nesta reta final.
    3) Alguns sites nas suas simulações,poe o Galo fora doG-4. Que isso sirva de mais incentivo ainda para o Galo vencer:eles simulam que o Atlético vai perder 3 partidas e ganhar 2. Os jogadores precisam ser iumbuidos dessa imensa responsabilidade, pois a possibilidade de ganhar o título é real, depois de 10 anos.
    Um grande abraço.