Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fifa vai dificultar comércio de jogadores para o exterior

Uma notícia que trará consequências positivas para o futebol brasileiro está hoje no site da revista Veja. A FIFA vai começar a dificultar a naturalização de jogadores para que possam disputar por outros países.

“Joseph Blatter, presidente da Fifa, advertiu na segunda-feira que adotará medidas mais rigorosas para combater o crescente número de casos de jogadores sul-americanos que se naturalizam para jogar por outros países. Essa tendência terá “sérias repercussões” nos próximos Mundiais, afirmou Blatter durante uma visita ao México.

“Há um excesso de jogadores sul-americanos, a maioria do Brasil e da Argentina, que obtêm passaporte europeu com facilidade e isto pode resultar em uma Copa do Mundo de 2014 disputada na maioria por jogadores do Brasil e da Argentina. Por esta razão, devemos agir”, avisou o dirigente suíço.

Blatter afirmou que existem 6.000 jogadores sul-americanos profissionais no mundo e que é preciso cumprir o período de espera para representar uma federação nacional diferente do país de nascimento do atleta nasceu, que é de cinco anos. “E vou impor mais restrições”, prometeu Blatter, sem detalhar quais serão essas novas medidas.

No México, por exemplo, o brasileiro Antonio Naelson “Sinha” disputou a Copa da Alemanha-2006. Nas eliminatórias para a África do Sul-2010, a seleção mexicana contou com o também brasileiro Leandro Augusto e com o argentino Vicente Matías Vuoso. O brasileiro Amauri é cotado para disputar a Copa de 2010 pela Itália.”

(Com agência France-Presse)


» Comentar

Comentários:
3
  • no nosso mundo capitalista, se o “capilé” entrar, esta “zona” tende a aumentar e não diminuir.

  • Frederico Dantas disse:

    Com todo respeito, Daniel, nunca vi ideia mais estapafúrdia.

  • Daniel Silva Filho disse:

    O que precisa fazer é impedir que jogadores que atuam no exterior joguem em suas seleções, para acabar com esta de jogadores baterem papo duranto o hino nacional (como o Kaká e o Robinho fizeram), vir aqui e só passar pelo aeroporto, etc. Na minha opinião quem joga no Real Madrid e no Milan tem que jogar é nas seleções espanhola e italiana, pois seus salários milionários são pagos pelos clubes de lá. Fora a estrangeirada !!!